Como fidelizar um paciente?

Por Dr. José Aldair Morsch, 30 de agosto de 2016
fidelizar um paciente

Fidelizar um paciente sempre foi um desafio e para quem trabalha com comércio sabe que é muito importante fidelizar clientes.

Mas e quando o assunto são consultórios e as clínicas médicas? É possível fidelizar um paciente?

É claro que sim!

Muitas clínicas médicas perdem pacientes para outras clínicas por diversos motivos, como a qualidade do atendimento, do local e até mesmo da agenda concorrida e apertada dos médicos.

Por esse motivo, veja algumas dicas para conseguir fidelizar um paciente em sua clínica.

Solicite um orçamento

Aproveite a leitura e não deixe de baixar os e-books gratuitos!

Mantenha um bom relacionamento

Outra forma de melhorar esse atendimento é expandir o relacionamento para além das ligações telefônicas.

Aproveite outros canais de comunicação, como redes sociais, e-mail, mala direta e até mesmo aplicativos de conversação como o WhatsApp.

Isso facilita imensamente o contato entre paciente e clínica, o que é um ponto muito positivo para você.

É importante também utilizar estes canais não apenas de maneira passiva.

Pequenas atitudes como um lembrete de consulta marcada, ou informar a necessidade de uma nova consulta em breve trazem empatia e atraem o paciente muito mais facilmente.

Espaço e atendimento para fidelizar um paciente

Um atendimento de qualidade para o paciente começa com as secretárias e o agendamento das consultas.

Tenha pessoas agradáveis e competentes trabalhando na clínica.

Uma reclamação muito comum entre os pacientes é o péssimo atendimento da recepção, problema que pode e deve ser resolvido.

É importante também manter um controle digital de consultas. Isso agiliza os processos e impede erros causados pela perca de papéis, por exemplo.

Além disso, possuir um local confortável para os pacientes esperarem é imprescindível.

É comum encontrarmos televisão, revistas e até um cafezinho disponível, essas são estratégias tradicionais que funcionam, mas também é possível melhorá-las.

O uso do wi-fi liberado é uma delas. Com tantas tecnologias disponíveis, muitas pessoas saem em busca de um bom sinal de internet.

E pense bem: seus pacientes se sentirão muito mais a vontade com seus smartphones do que lendo revistas antigas, não é mesmo?

fidelizar um paciente

Atendimento de primeira para fidelizar o paciente

Use tecnologias para melhorar o atendimento médico

As tecnologias também são muito bem vindas para fidelizar um paciente, pois elas os agradam e ainda facilita o trabalho e a rotina de uma clínica. São ferramentas perfeitas para fidelizar um paciente.

Já falamos sobre algumas dicas que envolvam tecnologia, como o uso das mídias digitais e o wi-fi disponível na sala de espera. Mas ainda existem outras formas de utilizá-la.

O uso de sistemas é cada vez mais comum nas empresas pequenas e grandes, mas também é muito útil em clínicas médicas. Softwares de gerenciamento facilitam a rotina de trabalho, que envolvem desde o agendamento e confirmação da consulta, até um histórico completo de cada paciente.

Por exemplo, é possível agendar a consulta de um determinado paciente fiel a clínica, e, assim que ele for atendido, o médico já terá todo o seu histórico médico cadastrado no sistema, o que facilita o controle de medicamento dado anteriormente, a verificação de possíveis alergias ou até mesmo uma análise mais aprofundada sobre os exames realizados.

O sistema também ajuda a fidelizar um paciente através de uma melhoria em seu relacionamento. Como no sistema há um cadastro de todos os pacientes, é possível mandar mensagens de aniversário, por exemplo.

Melhore sua agenda de compromissos para fidelizar um paciente

Outra reclamação comum de pacientes esta relacionada com a agenda e os horários das consultas.

Muitas clínicas cometem um erro de marcar consultas com apenas minutos de diferença uma da outra, o que pode atrasar (e muito) as consultas.

Não é porque será apenas um retorno para analisar exames que a consulta será de 10 minutos. Esse momento também é importante para se relacionar com o seu paciente, conversar, ver como ele se ainda se notou alguma diferença no início do tratamento.

Dependendo do diagnóstico dos exames, a consulta pode se estender.

Reserve um tempo maior para cada consulta, assim os pacientes não precisam passar horas esperando sua vez e o médico também pode oferecer um atendimento melhor para cada paciente, o que melhora o relacionamento e os agrada, fazendo com que eles se fidelizem.

Tenha os exames em seu próprio consultório ou clínica com o apoio da Telemedicina

Sim, não dependa somente das consultas. Inove com exames em sua própria clínica e o paciente não precisará perder tempo indo em outros lugares para realizar os exames.

Fique com o lucro dos exames, não deixe que ele fique como os especialistas.

Ao contratar uma empresa de Telemedicina, o médico dono do consultório ou clínica recebe todo o suporte necessário para instalação do equipamento que adquiriu ou até pode receber em comodato caso não tenha condições iniciais de compra.

Todo o treinamento da secretária ou do técnico em enfermagem é feito remotamente e em pouco tempo estará apto a realizar o exame e enviar para a plataforma de Telemedicina em nuvem para ser interpretado por um especialista.

Em resumo, pequenas ações no seu atendimento repercutem de forma positiva na retenção do paciente e isso mantém seu faturamento estável.

Mas nunca se esqueça que o melhor faturamento no consultório acontece justamente quando agrega exames junto com as consultas.

Gostou das dicas? Então assine o nosso blog para mais informações sobre o gerenciamento da sua clínica!

Compartilhe nas redes!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp