Eficiência e segurança: a importância da informatização de clínicas e consultórios

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de junho de 2017
informatização de clínicas

Se sua empresa vem pesquisando pela informatização de clínicas, no setor médico não pode ser diferente. Em uma clínica ou em um consultório, o fluxo de papéis, relatórios e registros é enorme.

Uma saída inteligente e eficaz para uma boa gestão das clínicas e consultórios é  optar pela digitalização e informatização de clínicas, já que ela organiza, facilita e possibilita o fácil acesso a todas essas informações.  

Como funciona a informatização de clínicas

A informatização de clínicas permite a otimização do tempo de todos os profissionais envolvidos além de proporcionar um melhor atendimento aos pacientes, já que ao concentrar as informações em um só lugar ganha-se praticidade e rapidez para realizar as tarefas do dia a dia. Afinal, tempo é dinheiro!

Quero saber como transformar a minha clínica e dobrar o faturamento.

Agora que você já entendeu a importância da informatização, deve estar se perguntando: mas, como informatizar a minha clínica e realizar a auto gestão do meu negócio?

Solicite um orçamento

Existem hoje no mercado softwares e aplicativos específicos para gestão de clínicas e consultórios. Esses programas evitam o gasto de tempo e papel com agendas de marcação de consultas e acervo de exames, por exemplo.

São várias as alternativas para facilitar o gerenciamento do seu negócio, com opções de agendamento de horários e atendimento de pacientes, faturamento de convênios e até mesmo controle financeiro e monitoramento de estoque do seu consultório.

Quais os benefícios da informatização de clínicas

A informatização de clínicas traz também outros benefícios como:

  • Organização: o registro dos dados e do histórico dos pacientes é essencial para o funcionamento da sua clínica ou consultório. Com um sistema virtual, você consegue armazenar cadastros, dados de consulta, históricos e a agenda com mais facilidade e padronização.
  • Gestão Centralizada: um único software de gerenciamento de clínicas e consultórios permite ter todas as informações reunidas em um só lugar. Um médico que é proprietário de uma clínica ou de um consultório tem diversos compromissos além das consultas e exames. Também precisa dar conta de tarefas cotidianas, como encontrar fornecedores de remédios, organização da própria agenda e até atividades mais complexas, como pesquisas e a própria gestão de funcionários. Com o consultório informatizado, tudo fica centralizado e sob o controle do médico gestor.
  • Menos burocracia: informatizar é reduzir gastos com tempo, problemas e dinheiro. Adotar uma plataforma digital é prezar pela rapidez! O uso de um software agiliza os processos de trabalho do atendimento, dos médicos e outros funcionários, além de permitir o fácil acesso às informações importantes, como exames e o histórico de um determinado paciente.
  • Produtividade: quando o secretariado e os médicos têm um software de gestão de consultórios em mãos, o acesso às informações fica mais fácil e rápido. Há maior rendimento do tempo, que pode ser dedicado a outras atividades no espaço.
  • Segurança: ter um sistema moderno e virtual garante a segurança das informações, dos profissionais e dos pacientes. Afinal, você elimina o uso de fichas de papel que podem ser perdidas e danificadas facilmente. Os arquivos digitais têm maior integridade e confidencialidade.
  • Custo e benefício: ter um sistema de gerenciamento informatizado e eficiente implica em investir em computadores ágeis e um bom sistema de rede, permitindo que as informações estejam integradas em todos os setores. O investimento em computador e internet, a longo prazo, tem maior custo/benefício do que o gasto com papéis e outras formas de documentação.

Quero otimizar a gestão da minha clínica

  • Economia de Espaço: papel, exames e arquivos físicos com o tempo consomem muito espaço. Com a informatização, o único espaço físico necessário é o do computador. Um único disco rígido capaz de armazenar milhares de dados.
  • Padronização: é um grande benefício da adoção de um software. Isso facilita a manipulação de informações, seja para recuperar dados, migrar informações de uma pasta para outra, etc.
  • Fácil acesso: informações digitais são mais fáceis de serem localizadas. Além disso, muitos softwares de gestão de clínicas também estão disponíveis na versão mobile, o que facilita o acesso às informações de qualquer lugar.

Como implementar a informatização nas clínicas

Se você está precisando de um software de gestão, vale a  pena conferir o que o ProDoctor Plus e o ProDoctor Corp têm a oferecer para a gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais.

Os softwares vão de agendamentos e faturamento dos profissionais, até o controle financeiro e de estoque de todo o estabelecimento, além de um ótimo apoio prestado por uma equipe altamente qualificada para acompanhá-lo durante as fases de implantação e treinamento e um suporte disponível ao cliente sempre que necessário.

Estes softwares pertencem à empresa ProDoctor Software, que está presente no mercado desde 1993 e desenvolveu também dois aplicativos: o  ProDoctor Medicamentos, que já é referência em medicamentos para profissionais de saúde,uma vezque nele é  possível consultar medicamentos, ler bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis, solicitar revisão de um medicamento e a inclusão de novos.

E o ProDoctor CID-10 que permite pesquisar toda a classificação de doenças, fazer anotações e favoritar as mais utilizadas.

Com a ajuda dessas dicas você vai conseguir transformar a sua clínica em um lugar de trabalho moderno e otimizado. Quem vai colher os frutos dessas mudanças, além de você, são seus pacientes – e eles vão adorar!

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp