Como funciona um sistema de telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de junho de 2015
Como funciona um sistema de telemedicina

Você já se perguntou como funciona um sistema de telemedicina? Vamos descrever detalhadamente neste artigo o que está por trás de uma plataforma de telemedicina. Fique com a gente!

Com a necessidade das Clínicas Médicas em disponibilizar para os seus pacientes exames especializados com qualidade, laudos analisados por especialistas e rapidez para tomada de decisões, a Telemedicina Morsch investe em tecnologia da informação, desenvolvendo uma plataforma de Telemedicina própria.

Mas afinal o que é Telemedicina?

Para entender o sistema por trás da especialidade, é importante entender um pouco sobre a função da Telemedicina.

De uma forma prática, ela é a ferramenta exclusiva de troca de exames e laudos médicos dentro da Telessaúde que abrange todo o atendimento do paciente, com prontuário eletrônico, monitorização domiciliar, educação da equipe multidisciplinar, auxilio em cirurgias á distância, entre outros.

CLIQUE AQUI E SE APROFUNDE NO TEMA TELEMEDICINA E TELESSAÚDE

Solicite um orçamento

Unindo aparelhagem médica de ponta em diversas áreas, com todos os equipamentos regulamentados na ANVISA e um sistema de Telemedicina em nuvem de recebimento dos registros de exames e liberação dos laudos médicos em tempo real.

Sistema de telemedicina

Sequência de atendimento com a Telemedicina na Urgência

Resoluções que se aplicam aos serviços de telemedicina

É importante saber que para atuar na Telemedicina é necessário estar de acordo com resoluções do Conselho Federal de Medicina. Abaixo descrevemos as principais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.643/2002 – Define e disciplina a prestação de serviços através da Telemedicina.

RESOLUÇÃO CFM Nº 1890/2009 – Define e normatiza a Telerradiologia.

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.821/2007 – Aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes, autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde.

RESOLUÇÃO CFM nº 1.983/2012 – Normatiza o CRM Digital para vigorar como cédula de identidade dos médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina.

DESPACHO SEJUR N. 194/2013 – … a empresa que presta serviços de telemedicina deverá ser registrada no Conselho Regional de Medicina onde está situada e mantém sua inscrição primária. Desta forma, estaria dispensada de manter registro também nos demais estados da federação.”

Baixe o despacho do Conselho Federal de Medicina clicando AQUI

Conhecendo o sistema de telemedicina

O sistema em nuvem permite o acesso restrito com login e senha fornecidos, cadastro do paciente com todos os dados clínicos, historia clinica, resultado de exames gerais que ficam disponíveis para pesquisa para o profissional da instituição que pode comparar os exames atuais com exames antigos, onde o médico plantonista, médico do trabalho, especialistas, acessam de qualquer aparelho que acessa a internet.

O sistema também permite que salve os resultados dos exames no seu próprio software de gerenciamento, também chamado de prontuário eletrônico, bastando baixar o laudo em formato PDF e anexá-lo na pasta correspondente.

Integração do prontuário eletrônico com a Telemedicina

Uma novidade tecnológica fornecida pela Telemedicina Morsch é a possibilidade de integrar diretamente a plataforma de telemedicina com o prontuário eletrônico do paciente.

Esse recurso evita troca de exames muito comum quando existe a intervenção humana.

Para entender a integração, á partir do momento que o técnico envia o registro do exame de eletrocardiograma por exemplo para ser analisado na telemedicina, o laudo médico disponibilizado vai direto pra pasta do prontuário do paciente que também está em nuvem.

Quando o médico abrir a pasta do paciente no prontuário, automaticamente o resultado do exame estará disponível, sem necessidade de busca. Isso é muito eficiente para ser utilizado em hospitais para todos os exames.

sistema de telemedicina

Clique em enviar exame

Observe que de forma simples e prática é possível enviar os exames e buscar os resultados num único local, sem necessidade de navegar por diversas páginas.

A mesma página pode ser aberta em mais de um ambiente de trabalho, seja numa sala de exame, no consultório do médico, na recepção, na área administrativa sem que haja interferência no sistema, com isso todos os setores trabalham independentes, incluindo realizar e enviar exames de diferentes especialidades ao mesmo tempo.

Disposições técnicas sobre o sistema de telemedicina

Abaixo vemos de forma didática como é o fluxo lógico de envio dos exames e recebimento dos laudos.

Sistema de Telemedicina

Fluxo de envio dos exames

Para utilizar de toda segurança no tráfego e guarda do dados, utilizamos linguagem de programação extremamente avançada.

Linguagem de programação utilizada no sistema – HMTL5 / CSS3 / jQuery / PHP / MySQL

O banco de dados do sistema possui hospedagem com servidor dedicado em nuvem, exclusivamente para rodar o site e o Sistema de Telemedicina, com backup multiponto em tempo real do banco de dados.

Rotina de acesso ao sistema e execução dos exames

A forma de trabalho baseia-se na realização do exame pelo técnico de Enfermagem treinado onde o aparelho faz a digitalização dos exames gráficos como Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Espirometria, Radiologia geral com envio dos arquivos pelo sistema disponibilizado na internet.

sistema de telemedicina

Área para logar no sistema

Com acesso a plataforma de telemedicina com login e senha fornecidos, os arquivos são enviados através de ícone específico na área de trabalho da Clínica e são direcionados para cada especialista relacionado que está logado para interpretar e fornecer o resultado em tempo real onde ficam disponíveis para impressão, salvar no computador, enviar por e-mail para quem escolher.

A Clínica pode disponibilizar login e senha para os médicos ou pacientes que acessam os resultados dos exames de qualquer aparelho que navegue na internet, seja smartphone, tablet, notebook, etc…

A execução dos exames não depende de disponibilizar internet em tempo integral.

Nos períodos em que a Clinica não disponibiliza internet por problemas técnicos, ou mesmo nas empresas usando aparelhos portáteis, os exames podem ser salvos no computador e enviados no momento que restaurar o sistema de internet, 24 horas por dia.

Também é possível marcar os exames nas empresas e utilizar um notebook com sua própria bateria onde o técnico realiza os exames, salva e depois que estiver com sinal de internet pode transmitir para ser laudado no portal telemedicina.

Os benefícios para a empresa que necessita deste tipo de serviço

1-Reduz drasticamente o tempo em todos os processos do atendimento, iniciando no momento em que o trabalhador chega no serviço para ser atendido no programa de saúde ocupacional em que imediatamente após ser avaliado pelo clínico já tem a opção de realizar no mesmo período de ausência do trabalho os exames solicitados, sem ter que marcar outro procedimento em outro serviço.

2-A clínica deixa de ter dependência do especialista para a execução dos exames, encaminhando especificamente quando recebe um resultado de exame alterado.

3-No quesito custo dos serviços se torna a maneira mais atrativa de investimento, com redução significativa dos custos dos exames

4-Todos os exames são analisados individualmente por especialistas com títulos inscritos nos respectivos conselhos, com assinatura digital e um canal de comunicação para discussão dos resultados caso o clínico tenha a necessidade de assim fazê-lo.

5-Todos os registros e laudos ficam disponíveis no sistema para pesquisa, impressão de segunda via, comparação anual dos resultados, enfim, todas as estatísticas que a clínica necessitar.

Modelos dos aparelhos fornecidos em comodato

Algumas empresas de Telemedicina fornecem os equipamentos na forma de aluguel em comodato, assim recebe o aparelho e paga somente os laudos.

Eletrocardiograma

Sistema de Telemedicina

Eletrocardiograma da TEB

Aparelho fabricado pela TEB, modelo ECG-PC Não necessita de bateria, utiliza a mesma fonte do computador.

Registrado na ANVISA, com calibração automática toda vez que o software é inicializado. Também é fornecido pela empresa o certificado de calibração anual caso sua empresa necessite.

Abaixo um registro gráfico do exame de Eletrocardiograma que é enviado para o sistema onde o especialista consegue analisar todos os detalhes do exame.

Sistema de Telemedicina

Traçado no computador, pronto para ser enviado para telemedicina

Abaixo dispomos um modelo de laudo fornecido pelo sistema

sistema de telemedicina

Modelo do laudo de ecg para impressão

Observe que no cabeçalho do laudo é possível configurar para aparecer a logomarca da sua empresa para melhor apresentação aos clientes.

Eletroencefalograma Vertex Meditron

Sistema de Telemedicina

Eletroencefalograma Meditron Vertex

Espirômetro

Sistema de Telemedicina

Espirômetro Minispir da MIR

A tendência de mercado para a Medicina Ocupacional é receber os equipamentos em comodato, sem custo. Pagando somente os exames realizados.

Quero contratar a Telemedicina Morsch, já tenho os equipamentos, como faço?

CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO DIRETO COM A EMPRESA

O que achou do Sistema de Telemedicina?

Tem dúvidas? Pergunte, assim melhoramos ainda mais nossos conteúdos!

Compartilhe nas suas redes sociais, assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp