Fornecedores da saúde: como escolher corretamente?

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de fevereiro de 2018
fornecedores da saúde

Escolher os fornecedores da saúde adequados para uma empresa que presta serviços médicos é um desafio quando buscamos na internet e nos é apresentado uma lista infinita de possibilidades.

Saber filtrar os anunciantes e vendedores que visitam pessoalmente seu serviço, requer seguir um check list próprio que vai limitar sua busca ao que realmente interessa.

Neste artigo falo sobre a relação das empresas com os fornecedores da saúde e como podemos reduzir consideravelmente os problemas que todos nós passamos depois de assinar o contrato e perceber que não está recebendo o prometido.

Eu vou sugerir alguns critérios gerais e específicos que usamos na nossa empresa e que vão orientar a sua escolha. Fique comigo!

Solicite um orçamento

O que são fornecedores da saúde?

Numa leitura rápida podemos interpretar como pessoas, empresas de serviço médico ou hospitais que oferecem saúde a seus pacientes.

Mas não é bem o foco do assunto,

Tecnicamente falando, são várias categorias de empresas que fornecem todo tipo de materiais, insumos e serviços para os setores da saúde.

Este leque de empresas, os fornecedores da saúde, tem em comum a experiência de vender exclusivamente para serviços de saúde, com produtos ou serviços de nichos bem específicos.

Como avaliar os fornecedores da saúde?

Independente do tamanho do seu serviço de saúde, procure criar um questionário de avaliação dos fornecedores da saúde.

Para que este questionários seja útil, vale perder ou em outras palavras, ganhar tempo em reuniões com os responsáveis do setor de aquisição dos produtos ou serviços para entrar num consenso.

O que avaliar de forma geral nos fornecedores da saúde?

Independente de se tratar de produto ou serviço, existem pontos cruciais para serem analisados do ponto de vista geral antes de passar para os pontos específicos.

Listo os 7 critérios gerais de avaliação dos fornecedores da saúde:

1- Qualidade na prestação do serviço ou do produto em si

A resposta óbvia seria que a qualidade faz parte do pacote. É o mínimo que se espera dos fornecedores da saúde.

Nos enganamos profundamente.

Veja bem,

Confiar no vendedor sem buscar provas é ponto perdido.

Precisamos sempre solicitar contatos de clientes servidos por esses fornecedores da saúde e investigarmos o grau de satisfação na entrega do que foi prometido.

Chamamos isso de referências no mercado de atuação.

2- Disponibilidade do produto ou serviço

Os fornecedores da saúde devem estar preparados com estoques e mão de obra dos seus serviços disponíveis de acordo com a necessidade do contratante.

Na saúde não existe o não temos no momento. A falta de um produto ou serviço implica em risco de vida.

3- Flexibilidade para mudanças no cronograma e logística.

Os serviços de saúde estão expostos a situações instáveis de atendimento. Podem ocorrer catástrofes naturais, acidentes, epidemias e a necessidade do produto ou serviço pode mudar.

Os fornecedores da saúde devem provar que podem se adaptar ás necessidades do seu cliente.

4- Preço justo dentro do mercado de atuação

O serviço de saúde que faz cotação de preços sem analisar o contexto de complexidade do produto ou serviço solicitado, comprometimento dos fornecedores de saúde em oferecer uma experiência única no mercado e só buscarem preço, terão sérios problemas de relacionamento.

5- Pesquisa no reclame aqui

Acredito que este item seja o mais apreciado pelos interessados em buscar fornecedores da saúde compatíveis com suas necessidades.

A internet propiciou ferramentas de compartilhamento de experiências que ajudam futuros clientes que buscam por produtos ou serviços a conhecerem a relação da empresa com os seus clientes.

Devemos sempre valorizar a opinião do coletivo, é uma referência importante para nos protejer de futuros problemas comerciais.

6- Tempo de existência no mercado

Este é outro dado fundamental para ser avaliado antes da contratação.

Empresas com menos de 2 anos de mercado tem 75% de chance de fecharem as portas e lhe deixarem na mão.

A estatística das empresas no Brasil não é favorável. Apenas 4 sobrevivem por mais de 10 anos nesta instabilidade econômica e falta de estrutura administrativa.

7- Solicite um demonstrativo financeiro dos seus fornecedores de saúde

Sim, é seu direito saber como anda a saúde da empresa que você pretende contratar.

Só aceite empresas com um balanço positivo há pelo menos 2 anos. Isso mostra solidez administrativa e maior chance de sucesso no negócio.

Uma dica extra para organizar os fornecedores da saúde

Crie no setor de compras de seu serviço ou no site de sua empresa a área de cadastro de fornecedores e já deixe esse questionário pronto para ser preenchido pelos interessados.

Isso vai ganhar um tempo considerável.

Quais critérios específicos devo valorizar nos fornecedores da saúde?

fornecedores da saúdeSe os fornecedores da saúde passaram pela avaliação geral, é hora de afunilar o processo e ir para a parte específica da contratação.

Descrevo os 6 critérios fundamentais que orientam na escolha dos fornecedores da saúde:

1- Comprovação da experiência na produção ou na prestação dos serviços

Não despreze a cuidadosa avaliação dos certificados de fabricação dos produtos ou os cursos e formações dos prestadores de serviço.

Existem todos os recursos disponíveis para documentação do processo de formação dos profissionais ou de criação dos produtos.

2- Exija as certificações dos produtos ou serviços

Se no caso você busca um produto, insumo, material de reposição para o seu serviço de saúde, solicite as documentações correspondentes.

Se por outro lado você está buscando um serviço para o seu hospital, clínica ou consultório como interpretação de exames, existe a opção da contratação do especialista presencial e a contratação dos serviços de laudo a distância.

Nestes casos também é de extrema relevância solicitar o registro do profissional ou da empresa de Telemedicina nos devidos conselhos de seus estados.

3- Tecnologias adequadas

Com a constante mudança que estamos expostos nos cenários tecnológicos, precisamos nos manter atualizados.

Escolher fornecedores com tecnologia de ponta é uma obrigação. Isso traz agilidade, especificidade, efetividade e maior desempenho na área escolhida.

Vejamos de novo como exemplo uma empresa de Telemedicina.

Existem vários formatos no mercado, com tecnologias inovadoras, atualizadas e ainda aqueles casos ultrapassados onde o especialista simplesmente utiliza o e-mail para receber os arquivos e liberar os laudos para os clientes.

As plataformas em nuvem provaram sua eficiência e caminham para o uso da inteligência artificial. Será um novo e revolucionário mecanismo de atendimento dos serviços de saúde com agilidade e qualidade que salvará muito mais vidas.

4- Respeito pelas normas de segurança e meio ambiente

Valorizar o meio ambiente é pensar no presente para um ambiente saudável e ao mesmo tempo deixar para os nossos filhos uma sociedade cada vez melhor.

Devemos analisar a estrutura dos fornecedores da saúde, como seus funcionários trabalham, como respeitam todo o processo de produção e descarte dos materiais.

5- Localização do fornecedor

Em se tratando de produtos físicos, ter um centro de distribuição perto do seu serviço de saúde vai garantir a entrega em tempo hábil.

No formato de serviços prestados pela internet, devemos valorizar o tipo de velocidade necessária para usar o serviço e como resolver nos casos de perda do sinal.

Muitas empresas de serviços pela internet trabalham num formato híbrido, ou seja, durante a queda de sinal, continua normalmente o serviço de forma local e depois atualiza na nuvem, esse tipo é o ideal.

6- Prêmios e reconhecimentos

Solicite que a empresa forneça alguma prova documental de alguma premiação pelo seu trabalho no seu setor ou algum tipo de reconhecimento da sua categoria.

A Telemedicina Morsch por exemplo, ministrou recentemente a convite da  ACM – Associação Catarinense de Medicina uma aula sobre suas atividades que pode ser assistida neste link.

A Telemedicina Morsch é um fornecedor da saúde que segue os critérios para suas contratações

Tanto para contratar fornecedores, quanto para ajudar milhares de serviços de saúde com interpretação de exames a distância, a Telemedicina Morsch está preparada para o mercado e suas exigências.

Antes de contratar um serviço de interpretação de exames a distância, procure analisar nosso modo de atuação no mercado, compare e decida de forma consciente.

Resumidamente, precisamos ter paciência na escolha dos fornecedores da saúde, não se empolgar pelo preço, visto que pode ser uma armadilha.

Tenha sempre uma rotina de avaliação do seu fornecedor e não deixe ele no final da fila de importância.

Tanto o serviço de saúde quanto os fornecedores de saúde devem trabalhar mutuamente, visto que um não existe sem o outro.

Respeitem os prazos de entrega e de pagamentos para manter uma ótima relação de negócios e com isso ocorra renovação anual de forma rápida e segura para ambos.

Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp