A Telemedicina Morsch oferece prontuário eletrônico do paciente grátis por 1 ano

Por Dr. José Aldair Morsch, 24 de setembro de 2021
A Telemedicina Morsch oferece prontuário eletrônico do paciente grátis por 1 ano

Sabia que sua clínica pode implementar o prontuário eletrônico do paciente grátis?

Se você está pesquisando sobre meios de aprimorar seus serviços de assistência, certamente já conhece a importância dessa tecnologia.

Com ela, é possível armazenar e controlar todas as informações dos pacientes. Isso inclui dados de diagnóstico, tratamentos, além de diversos recursos digitais.  

A verdade é que esse tipo de ferramenta se tornou um requisito para toda clínica, consultório ou hospital que deseja crescer no mercado atual.

Não por acaso, 81% dos estabelecimentos de saúde brasileiros já utilizam registros eletrônicos para otimizar seus atendimentos, segundo dados publicados no Fórum Saúde Digital. 

Deixar essa tendência de lado já não é mais uma opção. Contudo, muitos profissionais ainda se perguntam se vale a pena implementá-la por meio de versões gratuitas.

Para lhe ajudar a aproveitar as soluções mais vantajosas em prontuário eletrônico do paciente grátis, preparei este artigo com informações completas sobre o assunto.

Acompanhe e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema, seus impactos, pontos de cautela, oportunidades e muito mais. 

Por que começar com um prontuário eletrônico do paciente grátis?

Como você já deve saber, organizar os prontuários dos pacientes pode ser uma tarefa trabalhosa, demorada e passível de erros quando feita manualmente. 

Por isso, as tecnologias para registros digitais se popularizaram muito no segmento médico, tornando-se praticamente obrigatórias para prestar bons serviços de assistência.

Reconhecendo a importância do prontuário eletrônico, os profissionais de saúde buscam pelas melhores soluções de software na área.

Nesse sentido, o desafio é conseguir implementar sistemas de ponta, mas sem que isso gere custos muito elevados para a gestão das unidades.

Entretanto, é comum que os médicos tenham um “pé atrás” com a oferta de prontuário eletrônico do paciente grátis

Afinal, é comum que versões gratuitas não ofereçam o mesmo padrão de ferramentas, de segurança e de suporte técnico que as pagas.

De fato, esse é um ponto importante a ser considerado. Se você procura otimizar seus serviços de assistência, realmente não deve optar pelo primeiro software aberto que encontrar.

A boa notícia é que existe a possibilidade de aderir ao prontuário eletrônico do paciente grátis e ainda desfrutar de todos os recursos que as melhores soluções do mercado oferecem.

Isso porque, é comum que os desenvolvedores liberem o uso de sistemas pagos por certo período. Tudo ocorre sem custos, geralmente durante 6 meses ou 1 ano.

Essa é uma forma de comprovar a qualidade do prontuário médico digital ofertado. Ao mesmo tempo, a clínica pode adequar-se à ferramenta até contratá-la definitivamente.

Dito isso, minha recomendação é que você procure por esse tipo de fornecedor e priorize inicialmente o prontuário eletrônico do paciente grátis.

Assim, você tem tudo o que precisa à sua disposição. Então, pode testar o software, adaptar-se, fazer os ajustes necessários e começar a pagar só quando seu uso já estiver bastante fluido e vantajoso na sua unidade de atendimento. 

Qual é o impacto do prontuário eletrônico grátis na clínica médica? 

Antes mesmo de buscar pelos melhores desenvolvedores de prontuário eletrônico do paciente grátis, é importante que você esteja ciente dos benefícios que ele pode gerar.

Afinal, seguindo as recomendações que citei acima, o ideal é que você comece a pagar pelo serviço depois de certo período de teste. Portanto, é fundamental que ele gere um bom retorno.

Para elucidar os impactos do prontuário eletrônico, apresento os resultados de uma pesquisa feita pela Medscape com mais de 18.500 médicos. 

Os resultados, publicados no portal Saúde Business, são extremamente positivos. 83% dos profissionais usam a ferramenta e 4% estão em fase de implementação, sendo que entre eles:

  • 63% confirma melhorias na documentação das informações;
  • 35% aprimora sua habilidade de atender às demandas dos pacientes;
  • 34% reconhece a melhora de suas operações clínicas;
  • 33% garante mais eficiência na gestão e no planejamento terapêutico;
  • 32% obtêm benefícios nos serviços prestados.

Vale mencionar que, entre as maiores preocupações em relação à tecnologia, 48% dos médicos têm receio de perder suas informações e 47% de não ter um bom controle sobre os acessos.

Nesse sentido, a segurança novamente é um fator a ser destacado. Veja abaixo como garanti-la no prontuário eletrônico do paciente grátis

É seguro obter um prontuário eletrônico do paciente grátis? 

É seguro obter um prontuário eletrônico do paciente grátis

Seria equivocado dizer que um prontuário eletrônico do paciente grátis é sempre pior que uma ferramenta paga.

Por mais que os sistemas abertos às vezes sejam menos seguros e ofereçam menos recursos, existem possibilidades para que isso não ocorra, como você pôde ver acima.

Para isso, você deve procurar versões na categoria “freemium”. São elas que fornecem experiências gratuitas com sistemas “fechados”, nos termos que expliquei anteriormente. 

Portanto, é verdade que você deve priorizar desenvolvedores pagos para ter mais benefícios e total segurança

Contudo, é possível só começar a pagar quando a plataforma já estiver gerando retornos. Assim, o custo-benefício se torna garantido e a tecnologia “se paga” através de suas vantagens. 

Sendo assim, podemos dizer que o prontuário eletrônico do paciente grátis de fato é seguro. Entretanto, isso só é verdade quando há uma escolha criteriosa de opções freemium. 

Com isso em mente, jamais adote sistemas de código aberto. Eles são mais sujeitos a vazamentos, ataques, falhas e quedas. 

Ao adotá-los, você pode ter problemas com o sigilo dos seus dados, perder informações cruciais da sua clínica, ter seus serviços comprometidos e ainda não contar com nenhum suporte quando precisar.

Em contrapartida, todos esses riscos podem ser inexistentes ao optar por um prontuário eletrônico do paciente grátis freemium.

Nesses casos, você deve ter atenção a alguns requisitos, como:

  • Criptografia de ponta para proteger os dados;
  • Compatibilidade com certificado digital para a legalidade dos processos;
  • Protocolos seguros de acessos apenas por pessoas autorizadas;
  • Assinatura digital para conformidade do prontuário;
  • Armazenamento em nuvem para prevenir perdas de arquivos físicos;
  • Suporte completo para treinamentos, atualizações e resolução de problemas;
  • Alinhamento às normas do CFM e à LGPD. 

Além desses pontos, outros cuidados devem ser priorizados na hora de contratar um prontuário eletrônico do paciente grátis. Veja no próximo item quais são eles. 

O que levar em conta ao contratar um prontuário eletrônico do paciente grátis?

Depois de ater-se aos requisitos de segurança do prontuário eletrônico do paciente grátis, é importante voltar-se a outros detalhes que podem ser decisivos para ter uma experiência vantajosa com o sistema. São eles: 

Credibilidade do fornecedor

Tanto no período gratuito, quanto no pagamento das mensalidades, a qualidade dos serviços prestados pelo fornecedor são decisivas para garantir um software de excelência.

Evidentemente, a ferramenta deve melhorar a gestão e o andamento dos seus serviços de assistência. Portanto, ela deve ser prática, intuitiva e alinhada às suas necessidades.

Para certificar-se de que é isso que o prontuário eletrônico irá oferecer, pesquise a fundo seus desenvolvedores.

Mais que verificar o prestígio da empresa no mercado, seu padrão de assistência e garantias, busque avaliações de outros contratantes ou entre em contato com eles para saber mais. 

Integração com outros sistemas

Por falar na facilidade e nos benefícios de usar o sistema, atente-se à sua compatibilidade com outros softwares usados por sua clínica.

Caso você já use outras tecnologias para otimizar seu gerenciamento interno, o prontuário eletrônico do paciente grátis deve integrar-se a elas.

Se não for a sua situação, é válido verificar quais são os outros recursos oferecidos pelo desenvolvedor.

Integração com outros sistemas

Afinal, você deve modernizar continuamente sua unidade. Caso o fornecedor tenha mais soluções de qualidade na área, é mais fácil aderir a recursos que sejam compatíveis entre si. 

Suporte e treinamento

Voltando à questão do suporte, ele não está ligado apenas à segurança dos seus dados. Na verdade, ele deve ser contínuo e atender a uma série de finalidades.

Para começar, todo bom sistema deve ser atualizado continuamente. O serviço do desenvolvedor deve garantir que isso seja feito de forma simples e eficiente.

Além disso, priorize um atendimento disponível em tempo integral. Afinal, falhas podem acontecer e seus serviços não podem ficar parados por conta delas.

Outro ponto importante é o treinamento. Por mais que uma ferramenta intuitiva seja necessária, ainda será preciso familiarizar-se com ela e qualificar seus funcionários para usá-la.

Sendo assim, não comece o teste de um prontuário eletrônico do paciente grátis sem certificar-se de que ele atende a essas demandas de serviços. 

Telemedicina

Por fim, priorize prontuários eletrônicos capazes de integrar-se a telediagnósticos, teleconsultas e outros serviços de assistência remota. 

Isso porque, a telemedicina está entre as tendências mais significativas da área da saúde. Sua recente liberação pelo CFM só tende a ampliar a exigência por esse tipo de serviço no mercado. 

Mesmo que você ainda não faça consultas à distância, nem preste assistência online ou receba telelaudos, é importante estar preparado para eventualmente aderir a essas soluções.

Dessa forma, você não precisará enfrentar impedimentos nem incompatibilidades de sistema caso queira aproveitar as oportunidades do mercado de teleassistência ou se surgir a necessidade de atuar em alguma de suas frentes de serviços. 

Quais são as vantagens de um prontuário eletrônico do paciente grátis?

No item sobre os impactos do prontuário eletrônico do paciente grátis, já apresentei uma breve noção sobre as vantagens que a ferramenta pode proporcionar. 

Contudo, seus recursos são ainda mais diversos, assim como os benefícios proporcionados por eles. Confira os principais e não tenha dúvidas na hora de aderir ao sistema:

  • Registro completo de históricos dos pacientes, com acessibilidade de dados completos;
  • Controle de planilhas, receitas, balanços e outras demandas financeiras;
  • Automatização no tratamento das informações, que desburocratiza a rotina clínica;
  • Digitalização e mais flexibilidade para o uso da documentação;
  • Garantia de mais privacidade e segurança para as informações dos pacientes;
  • Backups que evitam qualquer perda ou acesso desautorizado dos dados;
  • Controle integral e unificado dos processos da unidade;
  • Possibilidade de usar anotações, lembretes e mensagens eletrônicas no sistema;
  • Maior acessibilidade, com uso das informações em qualquer dispositivo autorizado;
  • Uso colaborativo entre os profissionais que fazem parte da cadeia de atendimento;
  • Personalização de funcionalidades, de acordo com as demandas da clínica;
  • Integração com ferramentas de agendamento, para maior comodidade e taxa de frequência dos pacientes;
  • Compartilhamento de informações autorizadas junto a outras clínicas, planos de saúde, laboratórios, farmácias, entre outros interessados.

Com essas e outras possibilidades, o grande ganho é a otimização. Ou seja, os processos se tornam mais rápidos, assertivos e seguros.

Ao deixar a burocracia dos documentos em papel de lado, você ganha tempo para lidar com o que mais importa nos seus serviços, sua clínica se torna mais competitiva e seus pacientes ficam muito mais satisfeitos.

Prontuário eletrônico do paciente grátis ou pago?

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de sistemas médicos e de prontuários eletrônicos. Isso é válido tanto para os softwares pagos, quanto para os gratuitos.

Inclusive, é comum encontrar soluções com os mesmos recursos. Nesses casos, o que muda são pequenos detalhes (como a qualidade do fornecedor, disponibilidade de assistência, integrações, etc.).

Sendo assim, você deve acima de tudo fazer uma boa pesquisa. Encontre as soluções mais bem avaliadas, faça comparações entre elas, entre em contato com os fornecedores e determine seu custo-benefício.

Evidentemente, os melhores desenvolvedores cobram por seus serviços e costumam agregar mais qualidade aos contratantes.

Contudo, (conforme expliquei ao longo deste artigo) isso não significa que o prontuário eletrônico do paciente grátis é pior.

Na verdade, você pode (e deve) aproveitar o melhor das duas possibilidades. Ou seja, priorize soluções com testes gratuitos e as contrate apenas quando certificar-se de seus retornos.

Portanto, a resposta para qual é a melhor opção é: as duas! 

Basta ficar longe dos softwares de código aberto, aproveitar a qualidade e a segurança das ferramentas pagas e poupar seus recursos com as versões freemium.

A Telemedicina Morsch oferece prontuário eletrônico do paciente grátis por 1 ano!

Se você ainda não sabe qual é o melhor prontuário eletrônico do paciente grátis para a sua clínica, a resposta pode estar na solução que desde 2005 é referência absoluta no Brasil.

Com mais de 2.000 parceiros em todo o país, a Telemedicina Morsch oferece um sistema completo e repleto de possibilidades para você otimizar os seus serviços.

Além de estarmos entre os pioneiros na área de atendimentos remotos, reunimos todas as tecnologias que se tornaram indispensáveis para uma assistência mais moderna.

Nossa plataforma em nuvem é prática, possui total respaldo legal, atende a todas as especialidades médicas, tem suporte e treinamento integrais, é livre de burocracias e conta com os melhores padrões de segurança do mercado.

A Telemedicina Morsch oferece prontuário eletrônico do paciente grátis por 1 ano!

Como se não bastasse, nossa contratação garante o uso do prontuário eletrônico do paciente grátis durante 1 ano. 

Então, não deixe de aproveitar a solução que mais se destaca na área. Clique aqui e saiba ainda mais sobre os diferenciais oferecidos pela Telemedicina Morsch. 

Conclusão

Os prontuários eletrônicos com períodos gratuitos de testes são ideais para que a sua clínica otimize seus serviços e comece a pagar apenas quando seus retornos já estiverem garantidos.

Para isso, é fundamental optar pelos melhores fornecedores da área, pois só eles proporcionam sistemas práticos, totalmente seguros, com funcionalidades completas e assistência de ponta. 

Entre em contato agora mesmo com a Telemedicina Morsch para ter seu prontuário eletrônico do paciente grátis durante 1 ano. Se você quer manter-se informado sobre novas oportunidades para seus atendimentos, aproveite também e assine nossa newsletter.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE