Telemedicina: rapidez e confiabilidade na prova de função pulmonar

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de junho de 2018

A Telemedicina possibilita que lugares sem especialistas possam realizar exames de prova de função pulmonar, recebendo os laudos a distância numa plataforma de Telemedicina em nuvem.

Para quem já conhece o exame de espirometria, sabe que a prova de função pulmonar é um outro nome utilizado como sinônimo, porém, nem todos estão por dentro das facilidades de ter esse exame em qualquer lugar que tenha internet.

No artigo de hoje vou comentar sobre o exame de prova de função pulmonar e a facilidade de clínicas em locais remotos sem pneumologistas terem mais esse recurso para oferecer aos seus pacientes, aumentando consideravelmente seus lucros.

O que é espirometria ou prova de função pulmonar?

A Prova de função pulmonar foi criada para avaliar a expansibilidade dos pulmões e o nível de restrição da passagem de ar pelos brônquios. Antes do exame o paciente aspira uma dose de broncodilatador na forma de spray para testar se ocorre algum grau de dilatação da árvore brônquica e possa confirmar o diagnóstico.

Numa espirometria convencional, o paciente sopra num aparelho de espirometria até tirar todo o ar dos pulmões e em seguida inspira profundamente.

Esta espirometria tradicional sem broncodilatador, não consegue avaliar completamente a condição ventilatória dos pulmões.

Com a Prova de função respiratória onde usamos um medicamento broncodilatador aspirado na forma de bombinha em spray antes do exame, conseguimos dilatar os brônquios que estavam fechados e descobrir as doenças subclínicas para fazer um diagnóstico mais exato da doença pulmonar do paciente.

Em que situações é indicado fazer um exame de prova de função pulmonar?

A lista de possíveis doenças e situações de exposição a riscos onde está indicado realizar a prova de função pulmonar:

– Bronquite;
– Bronquite crônica;
– Asma;
– DPOC;
– Enfisema;
– Enfisema pulmonar;
– Fibrose pulmonar;
– Fumantes;
– Trabalhadores de ambientes com poluição do ar.

Por quê devo utilizar a prova de função pulmonar em minha clínica?

O que eu realmente ganho com isso?

Uma espirometria exame com prova de função respiratória pode ser realizada em minutos, sem risco para o paciente e pode se tornar um exame complementar a mais em sua clínica para aumentar seus lucros e ajudar a sua região a se desenvolver.

A Espirometria tornou-se um exame de fácil realização com os aparelhos de espirometria digitais disponíveis no mercado, junto com o treinamento constante fornecido pelas empresas de Telemedicina.

Qualquer técnico em enfermagem pode ser treinado a distância para realizar o exame e o resultado pode ser adquirido com interpretação de laudo a distância numa plataforma de Telemedicina.

prova de função pulmonar

Como a Telemedicina auxilia na prova de função respiratória?

O Pneumologista é o especialista responsável pela investigação de doenças pulmonares em geral e é o médico mais preparado para este exame.

Na prática, qualquer médico pode pedir o exame de prova de função pulmonar, mas no pedido é escrito “Espirometria com broncodilatador” que significa o mesmo que Espirometria com prova de função pulmonar.

É comum um clínico ou médico do trabalho pedir uma Espirometria interpretação com laudo do pneumologista.

Sabemos que este especialista não está disponível em pequenas cidades e faz com que os pacientes precisem se deslocar para centros maiores.

Com a Telemedicina Morsch, o exame de espirometria pode ser realizado pelo técnico em enfermagem de sua clínica que é treinado pelo nosso suporte e no mesmo dia já pode utilizar a nossa Plataforma de Telemedicina em nuvem para enviar os arquivos do exame e receber os laudos médicos assinados digitalmente pelo Pneumologista.

Para médicos do trabalho que desejam melhorar seus rendimentos, ter exames de espirometria com interpretação de Pneumologistas em sua clínica, para entregar para a empresa no mesmo dia é um grande diferencial.

Também é possível fazer o exame dentro da empresa do trabalhador sem que isso comprometa a produtividade, entregando o resultado do exame em minutos.

Para quem está começando, contrate o aparelho de espirometria em comodato

Ao abrirmos uma clínica médica, seja para atendimento geral ou medicina do trabalho,  sabemos que a maior dificuldade está na compra dos equipamentos.

A dúvida se vai dar certo o investimento ou não, acaba atrasando o seu crescimento na sua região e dá oportunidade para outros concorrentes prosperarem.

Ao contratar o aparelho em comodato, além de receber o aparelho durante o tempo contratado, o cliente recebe gratuitamente uma cota de laudos assinados digitalmente como pacote.

Se ao longo do ano perceber que foi um ótimo investimento, basta comprar o seu próprio aparelho de espirometria e devolver o que foi contratado.

Me interesso apenas pelo resumo

Disponibilizar exames de espirometria ou prova de função pulmonar em sua clínica é uma alternativa viável, ética e com a mesma qualidade de ter o pneumologista presente para assinar os laudos médicos.

Tudo isso é possível com a utilização de uma empresa de Telemedicina que disponibiliza uma Plataforma de Telemedicina em nuvem para receber os exames e liberar os laudos assinados digitalmente pelo Pneumologista em minutos todos os dias.

Se você é médico do trabalho ou clínico com um bom volume de atendimento, vale muito a pena investir nesse exame para oferecer mais serviços de saúde com qualidade para os seus pacientes e melhorar seus lucros.

Gostou do artigo? Comente!

Compartilhe nas suas redes sociais e não esqueça de assinar nossa newsletter!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp