Segredo para laudar mamografia com maior precisão

Por Dr. José Aldair Morsch, 5 de julho de 2018
laudar mamografia

A busca constante por radiologistas para laudar mamografia faz com que clínicas e hospitais encontrem na Telemedicina sua grande aliada.

De que maneira é possível aperfeiçoar ou até mesmo criar um serviço para laudar mamografia com maior precisão nos tempos em que o radiologista é cada vez mais raro nos pequenos centros?

A resposta está na Telemedicina que tem na Telerradiologia sua subespecialidade com mastologistas e radiologistas disponíveis em tempo integral.

Veja nesse artigo como tudo funciona.

O que significa laudar mamografia com maior precisão?

Exame de mama com palpação feito pela mulher mensalmente fora do período menstrual não é o suficiente para rastrear o câncer de mama.

Solicite um orçamento

Sabemos que estágios iniciais da doença não são possíveis de serem palpados e para isso lançamos mão de indicar o exame de mamografia para todas as mulheres com mais de 40 anos como rotina.

A precisão do exame da mama está numa mamografia digital bem executada e interpretada por radiologistas com subespecialidades.

Indicar uma biópsia mamária sem uma experiência consagrada em laudar mamografia de rotina é expor a mulher a um trauma físico e psicológico desnecessário.

Para os serviços que precisam expandir suas atividades, contratar uma empresa de Telemedicina para laudar mamografia a distância é a saída para manter a precisão e a rapidez na entrega dos laudos médicos.

Existe diferença em laudar mamografia analógica e digital?

Não há dúvidas de que uma mamografia digital interpretada no computador é muito superior a laudar mamografia em filmes revelados como antigamente.

A Mamografia iniciou de forma analógica como o RX tradicional. Neste formato a revelação do exame em filmes se faz necessário e o tempo de exposição da paciente a radiação é elevada.

Se for necessário repetir o exame, todo o processo é refeito com maior exposição a radiação.

Claro que hoje podemos falar nesses termos quando comparamos a mamografia digital que temos acesso com menos riscos.

A tecnologia de digitalização permitiu conectar o mamógrafo ao computador e com isso uma mamografia bilateral hoje recebe uma carga muito inferior de radiação para busca de nódulo de mama benigno ou maligno quando comparada a uma mamografia analógica de uma única mama.

A Telerradiologia mantém a precisão ao laudar mamografia a distância

O exame mamografia realizado em qualquer clínica ou hospital e que necessita de laudo a distância fornecidos por empresas de Telemedicina terá a mesma qualidade e precisão do que aqueles interpretados por radiologistas presenciais.

BAIXE O MANUAL DE TELEMAMOGRAFIA GRATUITO

A busca por laudos online na Telerradiologia está crescendo em todos os serviços que procuram aumentar a entrega de exames por trazer a principal vantagem de não precisar contratar novos radiologistas. Este é o grande segredo.

A configuração do computador que realiza a mamografia digital direto com o PACS da empresa de Telemedicina em nuvem, permite que o arquivo digital seja transferido em minutos e esteja disponível para o radiologista qualificado para laudar mamografia faça isso em minutos.

O arquivo digital aberto no PACS da Telemedicina é exatamente o mesmo aberto na tela do computador do radiologista presente na sua clínica.

Diante disso, é possível sim manter a qualidade das imagens para que o radiologista logado na plataforma de Telemedicina possa laudar mamografia com a mesma precisão do radiologista presencial.

Utilize a Telemedicina para laudar mamografia com precisão

A Telemedicina Morsch disponibiliza uma estrutura de Telerradiologia com PACS em nuvem que recebe os arquivos DICOM que serão acessados pelo radiologista ou mastologista e em minutos farão a interpretação com liberação do laudo a distância em minutos.

Ao laudar mamografia com precisão, vem em mente a classificação internacional de BI-RADS , com a possibilidade de estratificar o resultado da seguinte maneira:

– Bi Rads 1 – Sem alterações;
– Bi Rads 2 – Somente descrito achados benignos;
– Bi Rads 3 – Os achados são provavelmente benignos;
– Bi Rads 4 – Assume que os achados são suspeitos (essa é a única categoria que se subdivide, onde o diagnóstico pode possuir três possibilidades suspeitas: baixa suspeição, média suspeição e alta suspeição);
– Bi Rads 5 – Os achados são altamente suspeitos;
– Bi Rads 6 – Descreve os achados com diagnóstico de câncer;
– Bi Rads 0 – Necessita de Avaliação adicional, como ultrassonografia mamária.

Perceba que seguir essa classificação Bi- RADS é primordial para falarmos a mesma língua em qualquer lugar do mundo.

laudar mamografia

Mamografia digital laudada a distância

Que outros exames podem ser úteis após o radiologista laudar mamografia?

Muitas vezes ao laudar mamografia o radiologista indica um ultrassom da mama para complementar o seu laudo a distância.

Se na investigação for encontrado um nódulo sólido na mama, é possível partir para o próximo passo como uma biópsia mamária ou Paaf mama que significa punção aspirativa com agulha fina de mama.

Ainda em relação ao exame de ultrassonografia mamária, é possível que continue com dúvidas que não poderão ser esclarecidas com biópsia mamária.

O ultrassom de mama também tem suas limitações em alguns tipos de mama e o médico acaba indicando uma ressonância magnética de mama que é bem específica.

Diferente do ultrassom mama que é um exame barato, realizar uma ressonância magnética de mama implica em desembolsar uma boa grana, visto que são poucos convênios que autorizam esse exame.

Á propósito, se você tem um aparelho de ressonância magnética, é possível utilizar para investigar doenças da mama e também enviar para o PACS da Telemedicina onde um radiologista com subespecialidade irá interpretar e liberar o laudo médico em até 24 horas.

Em resumo, os serviços que tem potencial de crescimento para realizar mais exames de mamografia encontram na Telemedicina uma parceira forte para auxiliar nesse projeto.

É muito fácil configurar o aparelho de mamografia para que envie os exames na forma de arquivos DICOM para o PACS da Telemedicina e aproveitar a equipe de radiologistas que estão logados na plataforma para laudar mamografia.

A qualidade e precisão é a mesma que um radiologista presencial e a rapidez na entrega dos laudos médicos assinados digitalmente é muitas vezes superior e disponível todos os dias.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e não esquece da assinar nosso blog que tem novidades toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp