Exame de mamografia com baixo custo nos laudos

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de setembro de 2016
TELEMEDICINA-MORSCH_header_9_9_2016 exames de mamografia

O exame de mamografia está atualmente na lista dos mais procurados pelo público feminino – especialmente para mulheres com mais de 40 anos.

Seu objetivo é prevenir contra o câncer de mama, que conta com a mais alta taxa de incidência no Brasil.

Continue lendo e não deixe de baixar o e-book sobre os riscos de radiação que descrevo no texto abaixo!

Incidência do câncer de mama descoberto com exame de mamografia no Brasil

A cada ano, são mais de 55 mil novos casos da doença no país, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

O câncer de mama representa 25% dos novos casos da doença anualmente e são consideravelmente raras às vezes em que a mulher é diagnosticada com a doença antes dos 35 anos de idade.

A partir dos 50 anos, as probabilidades do desenvolvimento do câncer aumentam significativamente, motivo pelo qual a mamografia deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

A maneira tradicional de realizar o exame de mamografia

As mulheres estão acostumadas a pegar o pedido do exame de mamografia e ir até uma clínica ou hospital para realizar o exame.

Depois de finalizado é orientada a voltar outro dia para pegar o resultado. Essa espera pode demorar semanas ou até meses. Imagina nos casos de doença, como câncer o atraso no tratamento.

Exame de mamografia por meio da telemedicina

O exame de mamografia, por ser um exame fundamental para a prevenção do perigoso câncer de mama, é realizado com grande frequência pelo público feminino.

Hoje em dia, já é possível realizá-la e enviar o exame por meio da telemedicina para ser analisado por profissionais habilitados (e com baixíssimo custo).

Isso facilita as coisas, já que não há mais a obrigatoriedade da presença de um médico radiologista na clínica para a oferta deste serviço.

Agora, vamos imaginar uma cidade pequena, em que os moradores precisam viajar pelo menos 50 quilômetros para chegar a um município vizinho que tenha serviço médico como hospitais e clínicas especializadas para realizar um simples exame de mamografia e depender do laudo médico para iniciar um tratamento.

Oferecer o serviço de mamografia pela telemedicina, neste caso, pode ser uma verdadeira ‘salvação’ para a comunidade feminina da região, que poderá realizar seus exames anuais (ou semestrais) com muito mais rapidez e praticidade.

Sendo assim, a oferta de exame de mamografia conta com um altíssimo potencial de lucratividade, principalmente em regiões onde conseguir realizá-lo exige muitos esforços.

Com a montagem de um serviço de mamografia (aliado ao uso de telemedicina), cria-se um ciclo de benefícios em que todos saem ganhando: tanto o profissional da área de saúde responsável pelo projeto como principalmente a comunidade a ser atendida.

exame de mamografia

Mamografia na prática

Sendo assim, se você também busca uma oportunidade para entrar no mercado de telemedicina, montar um serviço para oferecer exames de mamografia pode ser uma alternativa altamente lucrativa de garantir o seu espaço e/ou de sua clínica.

Cabe destacar que o exame, por ser simples e altamente preciso, não precisa ser realizado unicamente por médicos radiologistas, basta ter o técnico em radiologia.

Como a Telemedicina Morsch auxilia nos laudos de mamografia

A praticidade está na configuração do PACS da sua máquina diretamente no nosso PACS em nuvem onde os mastologistas acessam os arquivos dos exames e liberam os laudos médicos em minutos.

A Telemedicina é uma plataforma em nuvem que recebe pela internet os arquivos enviados dos exames de várias especialidades e simultaneamente os especialistas logados acessam esses arquivos, interpretam e liberam os laudos médicos em minutos.

E para as cidades que não dispõem deste serviço, os benefícios são ainda maiores.

Isso porque a falta de oferta de exames de mamografia em cidades e comunidades pequenas faz com que as mulheres acabem por não procurar o exame com a frequência que deveriam.

Portanto, ao considerar que o diagnóstico precoce é importantíssimo para o câncer de mama, que quando é identificado em seus primeiros estágios tem mais de 90% de chances de ser curado, oferecer esse serviço também é uma forma de contribuir positivamente para a saúde do espaço do mapa em que você vive, certo?

Enquanto na forma tradicional de entrega dos laudos a clínica disponibiliza o radiologista alguns dias da semana, usando a Telemedicina esse serviço aumenta o número de exames e com isso tem uma lucratividade muito mais expressiva.

Vale lembrar ainda que o valor do laudo cobrado na Telemedicina é menor que o do Radiologista presencial.

Gostou deste post?

Então não se esqueça de assinar nosso blog e compartilhar nas redes!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp