Por que fazer Mamografia Digital?

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de fevereiro de 2017
mamografia digital

A mamografia digital é um dos exames obrigatórios para mulheres de 40 anos ou mais. É considerada um dos mais eficientes no diagnóstico do câncer de mama.

As unidades básicas de saúde o fornecem gratuitamente para rastreio e prevenção, porém, será que todas as mulheres tem acesso ao exame de mamografia digital?

mamografia digital

Aqui no Brasil, o aparelho que realiza esse exame foi trazido na década de 70, graças aos esforços do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Neste artigo vamos entender a trajetória do exame de mamografia, do analógico ao digital, continue sua leitura!

Solicite um orçamento

Quando surgiu a Mamografia Digital?

mamografia digital equipamento

A primeira máquina para a execução da mamografia foi desenvolvida em 1966.

Com os avanços tecnológicos a qualidade do exame melhorou e em 1996  foi criado um aparelho cuja operabilidade era mais fácil e as chances de erros menores.

Mas ainda era na forma analógica, com revelação em filmes e uso de vários produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

Por fim, no ano 2000, entrou em atividade o mamógrafo digital, um grande avanço da tecnologia nos exames de diagnóstico por imagem.

Atualmente, embora alguns locais continuem realizando a mamografia analógica, a mamografia digital já se popularizou bastante e oferece vantagens em relação a esse método mais convencional.

Diferenças entre mamografia digital e convencional

diferenças mamografia digital

A Mamografia convencional é realizada sem o uso de um computador e necessita de revelação do filme da maneira convencional, com produtos químicos.

A Mamografia digital é realizada com o auxílio de um computador e com isso as imagens ficam gravadas de forma digital, podendo ser trabalhadas como quiser.

O uso da Mamografia digitalizada substituiu a convencional e hoje é o exame de escolha na maioria dos serviços de radiologia.

Abaixo é descrito todas as vantagens que fizeram com que a mamografia digital fosse definitivamente a escolha ideal para rastrear câncer de mama na mulher e no homem.

Indicações da Mamografia digital

mamografia digital indicação

Rastrear câncer de mama tanto em homens como mulheres.

Sim, homem também desenvolve câncer de mama e é muito mais agressivo que na mulher.

Não basta levar em conta somente os sintomas que a mulher pode apresentar como dor ou desconforto ou mesmo alterações no palpação ou aspecto visual da pele.

O aparelho de mamografia digital bilateral é capaz de diagnosticar lesões mínimas que podem ser consideradas suspeitas.

Para mulheres que tem histórico de câncer na família, a idade inicial para realizar a mamografia digitalizada é aos 30 anos e então, anualmente.

Riscos em realizar Mamografia digital

mamografia digital doi

A Mamografia digital emite radiação igual a um Rx convencional e deve ser evitado em mulheres antes dos 25 anos por terem maior chance de agressão ao parênquima mamário em desenvolvimento.

De maneira geral, a exposição á radiação de um exame, seja um Rx simples, uma tomografia ou mamografia, vai depender do risco-benefício da exposição.

Para entender a quantidade de radiação de um exame de mamografia, ela é menor que um dia de sol que você pega na praia, mas vai se somando ao longo dos exames realizados.

Exames que substituem a Mamografia digital

mamografia digital aparelho

Muitas mulheres sofrem com o desconforto e dor ao realizar uma Mamografia, seja ela digital ou convencional.

Ao buscar alternativas para substituir o exame de Mamografia, surgem a ecografia mamária e a Ressonância Magnética de mama.

Em muitos casos é possível acompanhar sua saúde apenas com a ultrassonografia de mama, principalmente em mulheres mais jovens e com mamas pequenas.

A Ressonância de mama sem dúvida é um exame mais completo, porém não é feito de rotina e tem um custo bem elevado.

As escolhas dos exames dependem do bolso de cada um e de um consenso com o seu médico.

Entre os benefícios da mamografia digital, além da sua ligação com a telemedicina, que será abordada no final, é possível destacar 6 benefícios:

11 Vantagens da Mamografia Digital

mamografia digital

1. Diagnóstico mais sensível

O diagnóstico é mais sensível, por isso, as chances de conseguir captar, por exemplo, um tumor que esteja em estágio muito inicial, são maiores.

Esse é um ponto positivo especialmente importante para mulheres com menos de 50 anos ou aquelas cuja as mamas são mais densas, ou seja, com mais glândulas, que também possuem mais chances de desenvolverem câncer.

2. Mais detalhes de visualização

As imagens computadorizadas oferecidas por esse tipo mais moderno de mamografia digital são dotadas de mais contraste e podem ser ampliadas pelo radiologista durante a análise no seu computador.

Com isso, se houver alguma lesão, será possível visualizá-la com mais detalhes.

3. Backup de imagens

É possível armazenar as imagens em computador e recuperá-las se necessário.

Obviamente que hoje escolhemos guardar as imagens em PACS diretametne na nuvem, por se tratar de um meio mais seguro e sem riscos de perder dados ao longo do tempo.

4. Mais recursos para o médico

O médico tem a possibilidade de trabalhar com as imagens computadorizadas, aproximando, aumentando, diminuindo, configurando o brilho, enfim, uma série de recursos que o ajudam a distinguir uma calcificação de um tumor, por exemplo.

5. Menor exposição à radiação

Essa possibilidade de editar as imagens traz outro benefício: a quantidade de imagens diferentes necessárias é menor, porque com apenas uma é possível verificar diferentes ângulos e perspectivas.

Com isso, a paciente também fica menos tempo exposta à radiação utilizada para fazer o exame.

6. Agilidade

A mamografia digital fornece as imagens prontas em poucos segundos, portanto, é um exame que garante agilidade.

Esse é um fator essencial quando a paciente está iniciando o tratamento de um câncer, por exemplo, sem contar que não usa produtos químicos para revelação do filme e é ecologicamente correta.

7. Causa menos dor e desconforto

Por não precisar apertar a mama com a mesma intensidade da mamografia convencional, diminui as queixas.

8. Mais indicada para mulheres de seios grandes

A penetração é maior, com isso a sensibilidade do exame de mamografia digital é melhor em mulheres com mais gordura corporal.

9. Tem mais efetividade em nódulos de menos de 1 cm

No rastreio de nódulos pequenos, a Mamografia digitalizada é superior.

10. Pode ser usado contraste

Casos que necessitem investigar se houve comprometimento do tecido vascular da mama se beneficiam com o uso de contraste durante o exame.

11. A Mamografia Digital dispensa o uso de filme de revelação

Como as imagens vão para o computador, é possível imprimir em papel de alta qualidade.

Além de todos esses pontos positivos, não se pode ignorar a relação entre a mamografia digital e a telemedicina.

Mamografia digital e laudo a distância

mamografia digital laudo a distancia

A terrível situação de filas nos serviços públicos atinge também o exame de Mamografia.

A espera por um resultado que pode levar meses pode impactar de forma negativa no tratamento do câncer de mama.

A Telemedicina supre a carência de especialistas fornecendo o laudo a distância para os exames de Mamografia.

Quando o posto de saúde ou hospital não tem um médico especializado em mastologia, as imagens podem ser enviadas para um profissional de outra localidade para que ele dê o laudo.

A telemedicina tem melhorado os serviços de saúde em muitos locais e isso só é possível por causa da modernização dos exames de diagnóstico.

Muitas mulheres não têm condições de se deslocarem até uma grande cidade para levarem a sua mamografia até um especialista, felizmente, esse fator não é mais motivo para que elas fiquem sem atendimento.

Como funciona a Telemedicina para auxiliar nos laudos de Mamografia?

mamografia digital

O serviço que contrata uma empresa de Telemedicina vai receber o suporte para configurar o aparelho de Mamografia digital para que ao salvar os registros no computador, envie os arquivos para o PACS da Telemedicina em nuvem.

A Telemedicina em nuvem é um sistema acessado por especialistas que interpretam os exames enviados de qualquer clínica que precise da interpretação dos exames.

Os radiologistas e mastologistas que estão logados no sistema vão acessar os arquivos enviados e após a interpretação, liberarão o laudo de Mamografia digital assinado digitalmente em minutos.

A clínica poderá imprimir o resultado e no mesmo dia entregar para a paciente levar para o seu médico.

Resumindo, ter acesso a Mamografia digitalizada ficou muito mais prático com o advento da Mamografia digital.

A Mamografia digital substitui com sucesso a mamografia convencional e continua sendo o exame mais indicado para rastrear câncer de mama.

A ecografia mamária e a Ressonância magnética de mama são exames complementares e podem ser utilizados de acordo com a experiência do médico que acompanha  a paciente.

As mulheres podem realizar os exames em sua cidade e a clínica de radiologia pode enviar os arquivos para uma plataforma em nuvem onde os especialistas interpretam e liberam o laudo médico em minutos.

O que achou do artigo?

Comente, compartilhe nas redes e não deixe de assinar nosso blog para receber conteúdo no e-mail toda semana.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp