Radiografia da cabeça: o que é, indicações e como é feito o exame

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de janeiro de 2024
Radiografia da cabeça

O termo radiografia da cabeça costuma se referir a um método diagnóstico por imagem do crânio.

Embora tenha limitações em relação ao parênquima cerebral, esse procedimento é útil para o estudo das estruturas ósseas, dando suporte a uma série de diagnósticos.

Por isso, segue sendo exame de primeira linha diante de ocorrências como traumatismos, tendo os dados complementados pela tomografia computadorizada ou ressonância magnética, quando necessário.

Explico mais sobre as aplicações e importância da radiografia da cabeça nas próximas linhas.

Ressalto que esse exame pode ser laudado a distância via telemedicina, conferindo celeridade ao diagnóstico.

O que é radiografia da cabeça?

Radiografia da cabeça é um exame de imagem que utiliza radiação ionizante.

Os famosos raios X são emitidos por um equipamento analógico ou digital, atravessando as estruturas internas do crânio para que sejam retratadas.

Os registros são formados de acordo com a densidade dos tecidos, como explicarei mais à frente.

Embora a radiografia da cabeça possa incluir regiões como os seios paranasais, geralmente, essas áreas são estudadas em detalhe por meio do raio X da face.

Esse exame auxilia no diagnóstico de sinusite e outros problemas respiratórios.

Para que serve uma radiografia da cabeça?

A radiografia da cabeça serve para detectar anormalidades nos ossos do crânio.

Como adiantei na introdução do artigo, as imagens radiográficas limitam a observação das partes moles, que acabam aparecendo muito escuras e com sobreposições.

No entanto, é possível visualizar a forma, tamanho e simetria do crânio, cavidades paranasais, espessura e densidade óssea, entre outras características relevantes.

E, dessa forma, identificar anormalidades que apoiam diversas hipóteses diagnósticas, tais como calcificações, objetos metálicos, lesões focais líticas ou escleróticas.

Segundo descreve um artigo sobre neurorradiologia:

“Doenças dos ossos e certas doenças sistêmicas produzem alterações nos ossos que podem ser detectadas em radiografias. Um tumor intracraniano, crescendo em contato com o tecido ósseo do crânio, pode também determinar alterações ósseas mais ou menos características. Além disso, tumores e outros fatores determinantes de aumento da pressão intracraniana produzem alterações cranianas gerais ou localizadas que podem denunciar essa hipertensão”.

Em uma aula sobre métodos de diagnóstico por imagem usados para o crânio e encéfalo, são mencionadas como principais indicações da radiografia simples de crânio:

  • Traumatismos craniofaciais
  • Lesões ósseas focais decorrentes de tumores ósseos, osteomielite, granuloma eosinofílico, entre outras condições
  • Metástases
  • Histiocitose
  • Lesões metabólicas com envolvimento ósseo
  • Cranioestenose
  • Síndromes genéticas com deformidades craniofaciais
  • Hidrocefalia.

A seguir, explico como o exame é realizado.

Como é feita a radiografia da cabeça?

O exame não exige preparo, mas o paciente deve ser orientado a retirar objetos metálicos antes de entrar na sala de raio X.

Óculos, celular, bijuterias e cinto são alguns itens que normalmente possuem metais em sua composição, e precisam ser removidos.

Em seguida, o médico ou técnico em radiologia responsável posiciona o paciente conforme as incidências determinadas no pedido médico.

As mais comuns são póstero-anterior (PA), anteroposterior (AP) e lateral ou perfil.

Com tudo OK, o profissional se dirige à sala de comando e liga o equipamento de raio X, dando início ao exame.

O aparelho emite um feixe heterogêneo de raios X sobre a cabeça do paciente, permitindo que parte da radiação seja absorvida pelos tecidos.

O restante dos raios atravessa as estruturas anatômicas, alcançando os detectores instalados na mesa do equipamento.

Se for um aparelho de raio X digital, o sinal é capturado e enviado a um computador com algoritmo específico, que o converte em pixels (os menores pontos de uma imagem digital).

Já a tecnologia analógica fornece uma chapa fotossensível, que é queimada pela radiação restante.

Esse filme radiológico deverá passar pelo processo de revelação para mostrar as imagens internas.

RX cabeça

Os raios X são emitidos por um equipamento analógico ou digital, atravessando as estruturas internas do crânio

Como interpretar o resultado da radiografia da cabeça?

A interpretação do exame é reservada a radiologistas especializados.

Esses são os médicos aptos a estudar as imagens, detectando anomalias que sinalizem patologias e/ou lesões cranianas.

Para tanto, é importante considerar a reprodução de estruturas tridimensionais em apenas duas dimensões, o que cria sobreposições e distorções conforme o ângulo observado (incidência).

Cabe ainda ao radiologista conhecer os diferentes tons apresentados nas imagens radiográficas, que retratam os tecidos conforme sua densidade.

Partes duras como os ossos aparecem em branco, pois absorvem a maioria dos raios X.

Ao passo que partes moles como o cérebro são mostradas em tons de cinza escuro, pois deixam a maioria da radiação passar.

Já o ar é retratado em preto.

Todos esses detalhes devem ser observados e combinados às informações do exame clínico para formular o diagnóstico correto.

Vantagens do laudo eletrônico da radiografia da cabeça

Laudo eletrônico é o documento emitido através de uma plataforma de telemedicina, que media a comunicação entre a equipe local e um radiologista online.

Funciona assim: a radiografia é feita normalmente pelo profissional responsável, que compartilha as imagens no sistema de telemedicina.

Um software em nuvem de alta tecnologia e qualidade, como o da Morsch, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo com internet.

Uma vez que os registros ficam disponíveis, um especialista pode avaliar e interpretar, considerando dados do histórico do paciente e suspeita clínica.

Ele elabora o laudo online com base nos achados e conclusões e insere sua assinatura digital para garantir a autenticidade.

Nesse cenário, o laudo é entregue em minutos na plataforma.

O telediagnóstico auxilia na cobertura de folgas, férias e ausências do radiologista local e ainda permite a ampliação do portfólio de exames, delegando os resultados para nosso time de especialistas de plantão.

Além da agilidade no diagnóstico, sua equipe pode consultar uma segunda opinião médica ou até a discussão de urgências por videoconferência.

Oferecemos também a opção de teleconsulta para encaminhamento dos seus pacientes, integrada ao prontuário eletrônico para atualizações em tempo real.

Tudo isso dentro de um sistema de telemedicina online seguro e intuitivo, protegido por criptografia e mecanismos de autenticação para preservar o sigilo médico.

Leve essa inovação para o seu negócio hoje mesmo!

Conclusão

Ao final deste artigo, espero ter esclarecido as indicações atuais, limitações e detalhes sobre a interpretação da radiografia da cabeça.

Conte com a Morsch para laudar esse e outros exames radiológicos com rapidez e qualidade!

Se achou o texto interessante, acesse o blog e leia mais conteúdos sobre radiologia que escrevo por aqui.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin