Telerradiologia e laudo a distância, entenda como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de julho de 2016
telerradiologia e laudo a distância

A Telerradiologia e laudo a distância é uma das especialidades mais antigas na área de telemedicina e telessaúde. O resultado dessa evolução com o advento da internet deu origem ao laudo a distância.

Não é segredo para ninguém que a internet e outros avanços na tecnologia de comunicação estão oferecendo muitas mudanças para diferentes mercados de trabalho no Brasil e no mundo. A medicina acompanha esta tecnologia.

As novidades que chegam no campo da medicina, como a Telemedicina e laudo a distância, são as que mais chamam a atenção, por serem capazes de melhorar ainda mais a qualidade de vida de milhares de pessoas espalhadas por todo o país – e até mesmo pelo mundo, recebendo laudos a distância em minutos.

A Telerradiologia e laudo a distância como responsáveis pela interpretação dos exames de imagem

Já é possível realizar pré-consultas médicas à distância, fazer o monitoramento de sinais vitais de um paciente crônico ou que recebeu alta e que deve ser observado a nível domiciliar e, até mesmo, fechar diagnósticos com a ajuda da telerradiologia e laudo a distância.

Solicite um orçamento

Também chamada de telerradiologia, esta especialidade proporciona agilidade e segurança com a interpretação de exames e elaboração de laudos médicos por radiologistas em qualquer lugar do mundo usando uma plataforma de telemedicina em nuvem junto com um PACS em servidor dedicado.

A radiologia é uma das áreas que foram beneficiadas com o avanço da tecnologia no campo da telemedicina. Já é possível enviar arquivos de imagens no formato DICOM e receber laudos a distância relacionadas com essa prática. Confira abaixo como isso é possível!

Conceito de Telerradiologia e laudo a distância

A telemedicina na radiologia é uma prática também conhecida como teleradiologia. Nesse tipo de especialidade médica, é possível capturar imagens de exames de RX digital, Tomografias, Ressonâncias de pacientes em clínicas de radiologia distantes do local de análise – e até mesmo em locais onde os recursos são poucos e precários.

Os arquivos de exames em DICOM são enviados para uma plataforma de telemedicina onde serão interpretados em poucos minutos e o laudo médico é liberado imediatamente para que o médico responsável pelo paciente tome a conduta ideal de acordo com o resultado.

Essa técnica, além de auxiliar no diagnóstico rápido de doenças nas  pessoas localizadas no interior do Brasil, também é muito útil para atender pacientes em localidades remotas, como plataformas de petróleo, navios de cruzeiro, por exemplo.

Telerradiologia e laudo a distância são comuns em clínicas e hospitais

A facilidade oferecida pela telemedicina na radiologia permitiram que essa alternativa se tornasse cada vez mais comum nas clínicas de radiologia de todo o país que, quando utilizada por médicos e outros profissionais da saúde, já não é vista como uma grande surpresa.

A presença dessa alternativa nos locais de atendimento à saúde permitem maior produtividade, qualidade e economia para a clínica que faz os exames na área de radiologia.

Telerradiologia e laudo a distânica

Interpretação de exames a distância

A interpretação dos exames com a Telerradiologia e laudo a distância

Uma das grandes vantagens da telemedicina na radiologia é fazer com que a interpretação de exames como rx digital, tomografia, ressonância, mamografia não seja presencial.

Isso significa que o paciente não precisa entrar em contato várias vezes com a Clínica de radiologia para realizar o exame, buscar o resultado e esperar dias pelo diagnóstico de sua doença.

Tudo isso pode ser administrado com a a ajuda da tecnologia oferecida pela telemedicina, recebendo o laudo médico em poucas horas.

Todos os benefícios citados acima, a facilidade para enviar os exames e receber um laudo de qualidade, resultam, é claro, em maior comodidade e segurança para pacientes e profissionais no momento da consulta e também ao longo do tratamento.

A telemedicina na radiologia é só mais um exemplo do verdadeiro diferencial que essa tecnologia pode oferecer para todos os tipos de profissionais da saúde espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Como a Telerradiologia e laudo a distância entregam os laudos médicos?

Precisamos entender que a telemedicina é uma ferramenta, um software em nuvem capaz de comunicar os profissionais da saúde entre si, com o objetivo de compartilhar informações dos pacientes que realizaram seus exames.

Para atuar nessa área a empresa de telemedicina precisa estar utilizando um sistema PACS de arquivo de imagens homologado pela ANVISA. Nossa legislação determina que o nível de segurança siga critérios pré-estabelecidos para que não ocorra vazamento de informações dos pacientes.

A clínica que busca os serviços de telemedicina na radiologia deve exigir a documentação que comprova que a empresa está de acordo com a legislação.

Após a confirmação dos dados e a assinatura do contrato de prestação de serviços, o responsável técnico da empresa de telemedicina irá entrar em contato com a clínica que solicitou os serviços para configurar o sistema no computador da clínica que possui internet ativa.

Automaticamente ao final de cada exame realizado os dados dos exames são convertidos em arquivos DICOM de padrão mundial e enviados para o PACS e em seguida para a plataforma de telemedicina para os radiologistas analisarem os dados do exame e entregarem os laudos em poucos minutos pelo mesmo sistema em nuvem.

Tudo funciona como um chat de atendimento em tempo real, onde o cliente recebe imediatamente o laudo na sua área de trabalho e já pode imprimir o laudo médico do exame com assinatura digital e entregar para o paciente.

Esse modelo de serviço tem sido aceito de forma geral com total satisfação. O crescimento das clínicas é espetacular, onde acabam contratando outros exames clínicos para agregar mais valor ao seu serviço, já que o paciente consegue realizar todos os exames num único lugar.

A expansão da Telemedicina e laudo a distância para outras especialidades

Como exemplo, temos clinicas de radiologia que acabam contratando exames de eletrocardiograma em comodato. As empresas de telemedicina contemplam a entrega de serviços de laudos em várias especialidades, com o benefício de fornecer o equipamento em comodato.

Algumas áreas de atuação da Telemedicina

Entre as especialidades mais atendidas pela Telemedicina e laudo a distância estão:

  • Cardiologia
  • Pneumologia
  • Neurologia
  • Radiologia Geral

Enfim, se a sua clínica tem um grande volume de exames e existe a demanda por outras áreas, está na hora de inovar e apresentar mais opções aos seus pacientes e melhorar a qualidade de saúde de sua região.

Compartilhe nas redes, assine nosso blog!

Esse post foi publicado originalmente em julho de 2016, e revisado e atualizado em setembo de 2017.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp