Empresas de telerradiologia: o que são, serviços, benefícios e como escolher uma

Por Dr. José Aldair Morsch, 14 de novembro de 2024
Empresas de Telerradiologia

Com a popularização das empresas de telerradiologia, a área cresceu e se modernizou.

Tanto que, segundo esta notícia, a radiologia foi a primeira especialidade a ter os processos digitalizados por completo, eliminando os filmes radiográficos e auxiliando na preservação do meio ambiente.

Ter uma parceria nessa área traz uma série de benefícios para clínicas, hospitais e consultórios, a exemplo do menor tempo de espera por laudos médicos.

Graças aos avanços da tecnologia na medicina, as imagens são transmitidas com qualidade e os resultados ficam prontos em minutos.

A partir de agora, vou contar tudo sobre a telemedicina radiológica e, ao final do texto, você terá informações suficientes para decidir pela melhor forma de modernizar seu serviço.

O que são empresas de telerradiologia?

Empresa de telerradiologia é aquela que presta serviços de apoio ao diagnóstico radiológico.

Basicamente, ela atua na oferta de laudos online para exames de diagnóstico por imagem e pode, ou não, disponibilizar serviços agregados, como é o caso da segunda opinião qualificada.

Para explicar melhor, vale definir o que é telerradiologia: trata-se de um braço da telemedicina, que utiliza as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) para viabilizar a oferta de serviços médicos de maneira remota.

A telemedicina radiológica contempla exames nos segmentos de:

A seguir, explico o que faz uma empresa de telerradiologia.

O que fazem as empresas de telerradiologia?

Empresas de telerradiologia disponibilizam soluções de radiologia online.

Dependendo de sua capacidade, o cliente tem acesso a serviços como:

  • Telediagnóstico: consiste na emissão de laudos eletrônicos a partir da interpretação de exames online, realizada por um radiologista especializado na área do procedimento
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos, com ou sem a presença do paciente, a fim de discutir diagnósticos complexos e tirar dúvidas
  • Teleconsultoria: contato entre profissionais de saúde destinado a esclarecer questões amplas relacionadas à assistência, administração, etc.

Continue lendo para entender melhor o seu funcionamento.

Como funcionam as empresas de telerradiologia?

Não é difícil de entender como funcionam as empresas de telerradiologia.

São serviços de apoio diagnóstico que fornecem laudos radiológicos à distância. 

Para tanto, obedecem às regras de entidades como o Conselho Federal de Medicina.

Em aspectos práticos, os serviços são prestados de forma muito semelhante à do médico radiologista no local.

Primeiro, um médico ou técnico em radiologia realiza um exame simples, usando equipamento digital.

Se for uma mamografia, por exemplo, será empregado um mamógrafo digital, que produz imagens com qualidade superior ao aparelho analógico.

Como as imagens obtidas a partir dos equipamentos de radiologia são enviadas para um computador, o que acontece em seguida é o seu compartilhamento com a empresa de telerradiologia, através da plataforma de telemedicina.

Nela, o especialista tem acesso aos dados coletados da mesma forma que teria se estivesse presente durante o exame.

Para tanto, ele entra com seu login e senha e, só então, pode interpretar os resultados e emitir seu parecer na forma de telelaudo.

A legislação prevê que as empresas de telerradiologia tenham toda a infraestrutura tecnológica necessária para oferecer o apoio diagnóstico.

O médico responsável pelo documento se responsabiliza solidariamente pelo atendimento, já que isso compete principalmente ao especialista que assistiu ao paciente durante a realização do exame.

Não é permitido recorrer a empresas de telerradiologia fora do país.

Integração entre telerradiologia e sistemas RIS/PACS

Como mencionei antes, os registros de exames radiológicos são compartilhados via software de telemedicina online, viabilizando o telediagnóstico.

Essa dinâmica pode se tornar ainda mais ágil a partir da integração entre essa plataforma e os sistemas utilizados pela clínica radiológica ou hospital.

Um exemplo é o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System) essencial para o gerenciamento dos registros gerados por exames de imagem.

É possível configurar o equipamento de raio-X, aparelho de tomografia e demais tecnologias para o envio automático das imagens ao PACS da empresa de telerradiologia.

Nesse contexto, o médico ou técnico responsável pela realização do procedimento não precisa investir tempo na transmissão dos registros.

A plataforma de telemedicina também pode ser integrada ao RIS (Radiology Information System), colaborando para reunir as informações do histórico do paciente num mesmo ambiente virtual.

Essa dinâmica permite seu gerenciamento junto a outros tópicos de gestão em saúde.

Essas possibilidades contribuem para um ganho de eficiência no gerenciamento dos dados do estabelecimento de saúde.

Como funcionam as empresas de Telerradiologia?

Empresa de telerradiologia é aquela que presta serviços de apoio ao diagnóstico radiológico

Benefícios das empresas de telerradiologia para clínicas e consultórios

A telerradiologia é capaz de otimizar a interpretação de exames e a emissão de laudos.

E essa otimização é resultado de diversas vantagens da área, que comento a seguir:

1. Segunda opinião médica de especialistas

Além da emissão de laudos digitais, empresas completas como a Telemedicina Morsch oferecem uma segunda opinião médica – ou teleinterconsulta – caso haja dúvidas ou divergências.

O serviço pode ser solicitado de modo simples na plataforma de telemedicina.

2. Laudos elaborados por médicos radiologistas qualificados 

Assim que as informações ficam disponíveis no PACS da empresa de telerradiologia, um especialista qualificado inicia sua análise e interpretação, favorecendo diagnósticos rápidos e precisos.

Como forma de atestar a autenticidade do laudo a distância, o médico radiologista responsável finaliza o documento com sua assinatura digital.

3. Resultados liberados em minutos

A equipe da empresa de telerradiologia fica dedicada apenas à composição dos laudos, o que agrega maior agilidade ao processo.

Assim, os resultados são liberados, em média, após 30 minutos, acabando com as filas de espera e permitindo o início do tratamento rapidamente.

4. Garantia de segurança para o paciente

O paciente pode ficar tranquilo quanto à confiabilidade do laudo remoto, pois o documento recebe a assinatura digital do radiologista nos padrões exigidos pelo CFM e SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).

As informações contidas nos arquivos digitais também ficam seguras no portal de telemedicina, graças à utilização de mecanismos de proteção como criptografia e senhas.

5. Atendimento 24 horas na empresa de telerradiolgia

A plataforma integrada de telemedicina, que viabiliza a troca de informações em telerradiologia, funciona sem interrupções.

Por isso, clientes de empresas como a Morsch têm ampla cobertura, podendo solicitar laudos a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em finais de semana e feriados.

Seja qual for a ocasião, eles recebem os resultados de exames online em minutos.

Telerradiologia e redução de custos operacionais

Outra vantagem de contar com uma parceira de telerradiologia é a redução de custos com a contratação de médicos radiologistas para interpretar exames complementares.

Isso porque a maioria dos procedimentos pode ser conduzida por um médico local ou técnico em radiologia devidamente treinado, conforme expliquei nos tópicos anteriores.

E a equipe médica local pode delegar a interpretação dos exames aos radiologistas online, disponíveis 24 horas por dia.

Dessa forma, os profissionais in loco ganham também mais tempo para se dedicar ao atendimento humanizado, coordenação do time de saúde e capacitação.

O telediagnóstico radiológico ainda é útil para cobrir folgas, férias e outras ausências dos radiologistas locais, diminuindo os gastos com contratações temporárias e treinamento de novos funcionários.

Impacto da telerradiologia na expansão de serviços de saúde

Assim como outras subáreas da telemedicina, a telerradiologia tem papel importante no aumento do acesso à saúde.

Afinal, ela conecta pacientes e profissionais de saúde a médicos especialistas, rompendo com a barreira geográfica para levar serviços de qualidade até as localidades mais remotas.

Nesse cenário, dá para reforçar a estratégia de captação de pacientes, alcançando pessoas de todo o país que precisam ter seus exames radiológicos laudados com rapidez.

E proporcionar a ampliação do portfólio de exames ofertados pela clínica ou hospital, que pode, inclusive, incluir novas especialidades médicas atendidas com o suporte da telemedicina.

Como escolher uma empresa de telerradiologia

Separei, neste tópico, as 5 dicas principais para você acertar ao contratar os serviços de empresas de telerradiologia.

Faça destas dicas o seu checklist pela melhor solução em laudos à distância.

Agilidade

Ainda que não seja uma situação de urgência, tempo é sempre um recurso valioso quando o assunto é saúde.

Então, a solução que você contratar precisa laudar o exame radiológico o mais rápido possível.

Isso exige sintonia total, desde a realização do exame, passando pelo envio das informações e culminando na disponibilização do laudo.

Já se for urgência, aí não tem jeito: você precisa do documento imediatamente.

Tecnologia

Não existe telemedicina sem investimentos em tecnologia. É simples assim.

A dica aqui é verificar a infraestrutura oferecida pela empresa de telerradiologia para atestar se ela está preparada para fornecer o suporte que você precisa.

A plataforma online disponibilizada deve ser de fácil integração, com layout e usabilidade descomplicados.

Eficiência é inegociável.

Disponibilidade

Outro ponto sem discussão: ou a empresa de telerradiologia está à sua disposição, ou não está. Não existe meio termo.

Isso significa que ela deve poder ser acionada a qualquer momento, 24 horas por dia.

E respondendo com a agilidade já destacada.

Vale o mesmo raciocínio para o suporte a possíveis dúvidas, não apenas para os laudos.

Segurança e privacidade

Este é um ponto que só reforça o que já está previsto na legislação.

Os dados do paciente são sigilosos, sejam eles pessoais ou clínicos, e não devem cair nas mãos erradas.

Apostar num bom software de telemedicina em nuvem assegura a proteção contra acessos não autorizados, mas verifique, ainda, de que forma a empresa manipula as informações para a elaboração dos laudos.

Equipe de especialistas

Como vimos, a telerradiologia é composta por diferentes processos e exames.

Por isso, quanto maior o nível de especialização da equipe terceirizada, melhor.

O ideal é que ela possua profissionais certificados em cada uma das áreas nas quais você realiza exames radiológicos.

Por exemplo, é importante que ela tenha um especialista em neurorradiologia para interpretar uma ressonância magnética cerebral com eficácia.

Quando contratar uma empresa de telerradiologia?

Plataformas de telerradiologia podem ser acionadas a qualquer momento, 24 horas por dia

A importância da certificação e regulamentação nas empresas de telerradiologia

Citei, ao longo do texto, que as empresas dessa área devem obedecer às normas de autoridades de saúde como o CFM.

Uma delas determina que apenas médicos especializados na área do exame podem emitir o laudo, seja in loco ou a distância

De acordo com a Resolução CFM 2.107/14, que regula a telerradiologia no Brasil, é vedada a interpretação a distância de procedimentos de radiologia intervencionista, bem como de ultrassonografia.

A legislação exige que prestadoras de serviços de telemedicina radiológica devem ter sede em território nacional e inscrição no Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

Além de um diretor técnico com CRM ativo na mesma jurisdição da empresa de telemedicina.

Em seu Art. 2º, o documento afirma que:

“Os serviços prestados pela Telerradiologia deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada e obedecer às normas técnicas e éticas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.”

Telemedicina Morsch, a sua empresa de telerradiologia

Experiente na entrega de laudos para exames de imagem, a Morsch combina uma equipe completa a uma plataforma integrada e intuitiva que funciona sem interrupções.

Bastam alguns cliques para compartilhar informações e solicitar o suporte de uma das centenas de especialistas que compõem nossa equipe.

Além de atender a diversos exames radiológicos, o sistema é a solução ideal para clínicas e hospitais que desejam expandir seu atendimento para outras especialidades, como cardiologia, neurologia e pneumologia.

Essas unidades de saúde podem contratar laudos a distância no próprio portal, sem burocracia e adquirindo equipamentos a custo zero.

Através do aluguel em comodato, elas pagam apenas a mensalidade pelo pacote de laudos e ganham o direito de utilizar aparelhos modernos em diferentes especialidades médicas, sem qualquer taxa extra, enquanto durar o contrato.

Clique aqui e comece a aproveitar os benefícios da telerradiologia hoje mesmo!

Conclusão

Neste artigo, apresentei vantagens e expliquei como funciona o serviço ofertado por empresas de telerradiologia – especialidade que faz parte da telemedicina.

Antes de escolher sua parceira, vale consultar a reputação, a adequação e possibilidades que ela disponibiliza para seu estabelecimento.

Com a Morsch, seu time terá pleno suporte na otimização da área radiológica, com mais agilidade na entrega de laudos, segunda opinião qualificada e apoio para a expansão do negócio.

Entre em contato para saber mais e aproveite para conhecer melhor nossa plataforma!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin