Laudo de Mamografia digital na Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de abril de 2016
laudo de mamografia digital

O laudo de mamografia digital é o resultado do exame soberano na investigação de câncer de mama. Tornou-se ainda mais solicitado com o avanço da tecnologia digital.

O crescimento da telemedicina propiciou a realização desse exame em locais remotos onde o especialista acessa a plataforma de telemedicina que recebeu o exame, interpreta e rapidamente libera os laudos de mamografia digital para ser entregue às pacientes.

Laudo de mamografia digital

Com o surgimento e aperfeiçoamento constante da telemedicina, o laudo de mamografia digital também se tornou uma rotina com sucesso absoluto em todo o planeta.

Sendo assim, agora esse exame de tanta importância para as mulheres também pode ser realizado com laudos á distância graças a internet e um sistema de telemedicina em nuvem.

Solicite um orçamento

Por se tratar de um exame realizado de forma digital, fica muito prático sincronizar o PACS da clínica de radiologia com o sistema de telemedicina em nuvem.

Essa condição de disponibilizar um time de especialistas logados na plataforma para interpretar exames radiológicos acabou criando a teleradiologia.

Laudo de Mamografia digital x convencional, analógica

Quando em comparação à mamografia convencional, onde tradicionalmente é usado um aparelho de rx convencional com revelação do flime para ser interpretado, a mamografia digital se destaca por usar uma tecnologia inovadora.

Primeiro diz respeito à própria nitidez das imagens que apontam para os resultados do exame. Com esse modelo, o aparelho de mamografia é configurado num computador capaz de digitalizar as imagens, com envio do exame para a central de telemedicina que se torna muito mais simples, prático e rápido.

Esse processo facilita também para o especialista que tem mais recursos para diagnóstico precoce descrito no próprio laudo de mamografia, visto que usa um visualizador de qualidade no seu computador, tanto no navegador do computador ou mesmo aquele que está instalado na máquina.

O exame de mamografia avaliado no computador tem a vantagem de usar muitos recursos digitais como aumentar o tamanho da imagem, mudar o contraste, a cor, definir melhor as calcificações e com isso vai antecipando um possível o tratamento precoce e aumentando as chances de cura.

Benefícios do laudo de mamografia digital

Além de mais eficiente, o laudo de mamografia digital acaba sendo muito mais barato financeiramente do que o de mamografia convencional. Isso porque neste caso não há revelação do filme, apenas impressão em papel e reduz com isso a agressão ao meio ambiente. 

Vale lembrar que no processo antigo de revelação era utilizado um produto químico para fixar o filme e dar a possibilidade do radiologista conseguir interpretar o exame e fornecer o laudo de mamografia com suas limitações.

Na era digital, o processo todo de realização do exame, envio dos arquivos em DICOM para a central de Telemedicina que fornece os laudos a distância,  com recebimento do laudo de mamografia digital ocorre em minutos, traz rapidez e qualidade nos relatórios, sem prejudicar a qualidade.

A própria aparelhagem atual para realizar o exame e o rastreamento de um possível câncer de mama – ou outro problema nas mamas – é muito mais compacta, com uso de muito menos radiação.

Saiba os riscos da exposição ao rx e tomografia

O número de radiologistas que sua clínica irá precisar em seu local de trabalho será muito menor, pois irá desviar os exames para o sistema de laudo á distância com menor custo e maior rapidez.

Mamografia digital é o presente, não tem volta

Se pretende montar um serviço de mamografia, opte pelo aparelho digital. Se você tem um aparelho de radiologia analógico, pode fazer um upgrade, comprando um digitalizador de imagens que pode ser um CR ou DR que é capaz de substituir o processo de revelação tradicional, Fale com o técnico que faz manutenção do seu aparelho.

O laudo de mamografia digital promete fazer a diferença daqui para frente no diagnóstico, rastreamento e no próprio tratamento do câncer de mama.

Os benefícios do laudo de mamografia digital se iniciam no próprio suporte de fábrica – e se estendem até a manutenção. Mas certamente um dos grandes destaques do aparelho de mamografia digital fica pelo fato de que este recurso traz benefícios inigualáveis para clínicas que não trabalham com médicos radiologistas, no caso, responsáveis pela interpretação no caso de laudos de mamografia convencionais.

A Telemedicina parceira na entrega do laudo de mamografia digital

Sendo assim, para a clínica que apostar na telemedicina e consequentemente, no laudo de mamografia digital as vantagens vão desde a redução de custos (com profissionais e aparelhagem) até o alto faturamento, uma vez que a telemedicina é capaz de proporcionar incríveis resultados na lucratividade.

O custo de um laudo de mamografia usando um serviço de Telemedicina é muito inferior ao cobrado pelo Radiologista presente na clínica de radiologia. Também deve ser levado em conta que o radiologista não ficará em tempo integral em um único lugar, então, nos dias que ele não estiver presente, vai ser possível realizar os exames normalmente.

Além disso, com a mamografia digital e a Telemedicina Morsch, os laudos médicos são disponíveis diariamente na clínica, o que faz com que ela se torne uma referência na oferta deste tipo de exame – graças a sua eficácia e rapidez na oferta deste serviço.

Com as mamografias digitais, mais clínicas terão condições para aquisição do equipamento, melhorando suas estruturas e aumentando as chances de uma população feminina saudável e bem orientada sobre os males do câncer de mama.

CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA USAR A TELEMEDICINA

Aproveite e compartilhe com seus amigos, leve informação relevante para todos!

Assine nosso blog e fique informado!

Este post foi publicado originalmente em abril de 2016, e revisado e atualizado em agosto de 2017.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp