SIPAT: o que é e como organizar a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de janeiro de 2024
SIPAT

Quer saber como organizar uma SIPAT? Então, este artigo é para você.

A partir de agora, falo sobre os objetivos e normas que regem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Este é um importante evento na área de saúde e segurança no trabalho.

E para entender mais sobre a sua relevância e quais ações promover na empresa em que atua, é só continuar lendo.

Ao final do texto, descubra ainda como emitir seus documentos de segurança ocupacional online por meio da telemedicina.

O que é SIPAT?

SIPAT é um evento anual voltado à promoção da segurança e saúde no trabalho.

Sigla para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o termo é conhecido por profissionais de segurança e medicina do trabalho, além dos membros da CIPA.

Afinal, cabe a eles organizar as atividades do evento, abordando temas de interesse conforme a necessidade da empresa e colaboradores.

Segurança contra incêndio, prevenção de acidentes de trabalho e hábitos saudáveis são alguns assuntos recorrentes na SIPAT.

Eles podem ser pautados por palestras, workshops, dinâmicas de grupo, jogos e outras atividades que façam parte da programação.

Qual a diferença entre CIPA e SIPAT?

Embora as siglas sejam semelhantes e façam parte do universo da SST, elas têm significado diferente.

Enquanto a SIPAT se refere a um evento, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) compreende o grupo de trabalhadores que zelam pela segurança e saúde dentro da empresa.

Esse grupo é um comitê paritário, formado por integrantes indicados pelo empregador e pelos empregados para prevenir ocorrências no trabalho.

Vale mencionar que a realização da SIPAT é uma das atribuições da CIPA, que deve organizar as atividades com o suporte do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho), caso a empresa tenha um.

Qual o objetivo da SIPAT?

O objetivo da SIPAT é fornecer ferramentas para o empoderamento dos funcionários, a fim de que assumam uma postura proativa para evitar ocorrências no ambiente laboral – e por vezes em outros locais, pois muitas dicas são aplicáveis à vida pessoal.

Tanto que há empresas que envolvem os familiares dos trabalhadores na SIPAT, convidando-os a participarem do evento.

Dessa forma, é feita uma conscientização ampla, que alcança os entes queridos do colaborador para prevenir incidentes perigosos.

Quanto mais pessoas entenderem a importância do comportamento seguro, primeiros socorros e respeito à sinalização de segurança, por exemplo, melhores serão os resultados da SIPAT.

Para que serve a SIPAT?

Funcionários saudáveis e capacitados para prevenir ocorrências colaboram para diminuir a quantidade e gravidade dos acidentes de trabalho.

E reverter o quadro preocupante de ocorrências durante a jornada laboral no Brasil, que causam em média sete óbitos por dia.

Ou seja, a cada 3 horas e 47 minutos uma pessoa morre por acidente de trabalho no país.

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab de Trabalho Decente).

Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas a partir da adequação do ambiente, conscientização sobre a percepção de riscos ocupacionais e mudanças no comportamento.

Ao disseminar informação qualificada sobre SST, a SIPAT contribui para uma postura mais consciente entre empregadores e empregados.

E, por consequência, para reduzir gastos com multas e passivos trabalhistas, períodos de afastamento do trabalho, recrutamento e seleção de profissionais para cobrir funcionários em licença por motivos de saúde.

Sem falar na melhoria da qualidade de vida no trabalho, com ganhos expressivos na produtividade, satisfação dos empregados e lucratividade do negócio.

A SIPAT é obrigatória?

Sim, realizar a SIPAT é obrigatório para empresas de todos os portes e segmentos.

Essa determinação consta no item 5.3.1, da Norma Regulamentadora 05 do Ministério do Trabalho, que estabelece as regras para a CIPA.

A legislação coloca entre as atribuições da Comissão:

“Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, conforme programação definida pela CIPA”.

Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O objetivo da SIPAT é fornecer ferramentas para o empoderamento dos funcionários

Como organizar uma SIPAT?

A organização da SIPAT vai depender dos objetivos, cultura organizacional e porte da empresa.

Para ajudar a começar, apresento 5 passos que se aplicam à maioria dos casos.

1. Trace o perfil de acidentes e doenças

Tenha em mente que o foco da SIPAT é tornar o ambiente de trabalho seguro e salubre.

Daí a importância de saber quais os acidentes e doenças ocupacionais mais comuns nas equipes, ou mesmo entre as categorias profissionais presentes na rotina de trabalho.

2. Conheça as necessidades da empresa e empregados

Com base no perfil, será possível entender as necessidades das pessoas e do negócio.

Além das doenças relacionadas ao trabalho, aborde também outras patologias crônicas observadas entre os times, como pressão alta, diabetes e asma.

3. Planeje com antecedência

Nada de definir os detalhes da SIPAT na última hora.

Comece o quanto antes para escolher os temas mais relevantes segundo as necessidades dos colaboradores, de que forma e por quem serão abordados.

Escolha também a duração do evento e um local que acomode o público de modo confortável e, caso caiba no orçamento, adquira presentes para os funcionários.

4. Defina o orçamento

Depois de anotar os detalhes, seja realista ao reservar um montante para as atividades e respeite o limite de valores disponíveis.

5. Misture diferentes atividades

Quando se fala em SIPAT, é natural pensar logo em palestras.

As explanações podem fazer parte do evento, contudo, procure diversificar para manter os colaboradores engajados.

Peças de teatro, mesas de debates, sorteios, workshops e ações de integração são ideias para enriquecer as atividades da SIPAT.

Como emitir laudos de segurança ocupacional online?

Sabia que não é preciso estar no mesmo local que o profissional de SST para emitir e entregar um documento ou laudo?

Graças à tecnologia, essa dinâmica se tornou mais simples e ágil, realizada dentro de uma plataforma de telemedicina.

Softwares completos como a Telemedicina Morsch permitem criar, armazenar, compartilhar e assinar digitalmente seus documentos de saúde ocupacional em poucos cliques.

Basta fazer o login para ter acesso ao serviço, que contempla:

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Conclusão

Espero ter tirado suas dúvidas sobre a SIPAT ao longo deste artigo.

Conte sempre com a Telemedicina Morsch para simplificar as rotinas das equipes do SESMT e CIPA.

Se achou o conteúdo útil, leia mais textos sobre medicina ocupacional que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin