Gestão ocupacional: como fazer com o suporte da telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de janeiro de 2023
Gestão ocupacional

Ações de gestão ocupacional são indispensáveis para a promoção da saúde corporativa nas empresas.

Porque todo ambiente de trabalho possui características que podem representar ameaças ao bem-estar físico e emocional dos funcionários, exigindo medidas preventivas.

Daí a necessidade de identificar, mapear e gerenciar riscos ocupacionais, evitando que provoquem acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Explico mais sobre as vantagens e exemplos de gestão ocupacional nas próximas linhas.

Lendo até o final, você ainda confere soluções de telemedicina para simplificar as rotinas de medicina do trabalho da sua equipe.

O que é gestão ocupacional?

Gestão ocupacional é um conjunto de iniciativas que constroem ambientes de trabalho mais saudáveis.

A partir da avaliação dos efeitos do trabalho sobre o bem-estar dos colaboradores, essa disciplina identifica riscos e apresenta caminhos para que sejam eliminados ou minimizados.

Nesse cenário, a gestão ocupacional tem grande importância na redução de ocorrências durante a jornada laboral, sejam elas acidentes ou doenças.

Por consequência, as empresas ganham em produtividade e lucratividade, pois contam com equipes de empregados sadios, bem-dispostos e dedicados.

Quais os benefícios da gestão ocupacional?

Fazer gestão ocupacional agrega uma série de vantagens para empresa e colaboradores, como mostro a seguir.

Aumento da produtividade

É mais fácil aumentar a qualidade e quantidade de entregas quando o funcionário se sente seguro, concorda?

O reconhecimento de perigos mal gerenciados aumenta a preocupação, impactando a produtividade de forma negativa.

Por isso, a gestão ocupacional deve fazer parte da estratégia de maior desempenho e lucratividade dos negócios.

Redução de acidentes e doenças

Como mencionei antes, um dos benefícios mais evidentes do investimento em saúde ocupacional está na proteção da integridade e bem-estar do trabalhador.

Com a correção de irregularidades, os empregados passam a atuar sob rotinas seguras, com menores chances de adoecer ou sofrer acidentes.

Isso se traduz em menos dias de afastamento, faltas e atrasos que prejudicam o rendimento do colaborador e todo o seu time.

Considerando apenas os afastamentos, foram registrados 430 milhões de dias de trabalho perdidos entre 2012 e 2020 no Brasil.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes e doenças ocupacionais resultaram em despesas acidentárias da ordem de R$ 100 bilhões.

Além de implicar em despesas médicas e gastos com a contratação e treinamento de pessoas para substituí-lo.

Economia com multas e impostos

Quanto mais ocorrências no trabalho, maior a variação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), usado para calcular impostos devidos pela empresa.

Ao investir em gestão ocupacional, os valores diminuem, assim como a aplicação de multas e outras penalidades trabalhistas.

Melhora no clima organizacional

A sensação de segurança e valorização do trabalhador por parte da empresa contribuem para um clima organizacional leve e positivo.

Esse contexto tem grande benefício para a saúde mental dos funcionários, diminuindo o estresse e os conflitos no trabalho.

Reforço na retenção de talentos

Qualidade de vida e bem-estar pesam na escolha por permanecer ou trocar de emprego.

Isso faz da gestão ocupacional uma aliada do time de Recursos Humanos para reter profissionais de alta performance.

Exemplos de ações de saúde ocupacional

Existem diversas iniciativas de saúde ocupacional que podem ser utilizadas pelas empresas.

Começando por programas exigidos na legislação trabalhista (CLT e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho), vale destacar o Programa de Gerenciamento de Riscos, ou PGR.

Ele tem caráter contínuo, criando rotinas para a identificação, avaliação e mitigação de riscos ocupacionais, que podem ser:

  • Ambientais: provocados por agentes químicos, físicos ou biológicos a que os trabalhadores estejam expostos. Poeiras, vibração e vírus são exemplos desses riscos, respectivamente
  • Ergonômicos: são fruto de inadequações do trabalho às necessidades dos empregados, gerando estresse mental e físico. Movimentos repetitivos, ritmo intenso e metas inatingíveis se enquadram nessa classe de riscos
  • Mecânicos: são fatores capazes de desencadear acidentes de trabalho, a exemplo de máquinas obsoletas e ferramentas inadequadas.

Outro programa de destaque é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que prevê exames de monitoramento da saúde dos colaboradores.

Além das medidas de segurança e saúde do trabalho, o empregador pode oferecer benefícios voltados ao bem-estar, como ginástica laboral, acompanhamento psicológico, meditação, plano de saúde corporativo, etc.

Gerenciamento ocupacional

Com um software de gestão ocupacional, é possível comparar resultados e manter protocolos bem-sucedidos

O que faz um software de gestão ocupacional?

O software de gestão ocupacional é um sistema que centraliza e otimiza as tarefas de gerenciamento, reunindo todas num só local.

Usando a tecnologia e recursos modernos, esse software oferece uma visão geral sobre programas e iniciativas implementadas, facilitando a visualização do status e controle de indicadores de desempenho.

Também fornece dados detalhados para que o gestor aprimore as estratégias em certos setores e contextos.

Vale a pena contar com plataformas em nuvem, que podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e disponibilizam muito espaço para a construção de bancos de dados.

Assim, o gestor consegue comparar resultados, manter protocolos bem-sucedidos e corrigir falhas.

Como a telemedicina facilita a gestão ocupacional?

A telemedicina pode auxiliar no monitoramento, laudos de exames complementares do PCMSO e assinatura online de documentos de SST.

Sistemas robustos como o da Telemedicina Morsch ofertam todos esses serviços num mesmo lugar e possibilitam o armazenamento de dados na nuvem, através de prontuário digital para os trabalhadores.

Acionando a interpretação de exames a distância, a equipe do SESMT recebe laudos digitais em minutos.

Basta que um dos profissionais compartilhe os registros do eletrocardiograma, espirometria ocupacional, raio X de tórax OIT e outros procedimentos.

Caso seu time não disponha de um médico do trabalho presencialmente, poderá contatar esse profissional via plataforma Morsch e obter a assinatura digital para laudos ocupacionais com agilidade.

Essa opção está disponível para:

Solicite já um orçamento sem compromisso clicando aqui!

Conclusão

Ao final deste artigo, espero ter tirado suas dúvidas sobre a importância da gestão ocupacional.

Se achou o texto interessante, não deixe de compartilhar com seus contatos.

Aproveite para acompanhar outros conteúdos sobre medicina ocupacional em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin