Como escolher o melhor software para medicina do trabalho

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de junho de 2017
melhores softwares para medicina do trabalho

Investir num software para medicina do trabalho para quem possui uma clínica de medicina do trabalho se tornou fundamental para mantê-la atualizada no mercado e oferecer melhores serviços ao cliente.

Hoje em dia, é possível aumentar muito o atendimento através de serviços integrados e online usando um software para medicina do trabalho.

Como é o caso dos prontuários eletrônicos, que garante a centralização das informações dos pacientes juntamente com os laudos médicos. No entanto, esse investimento nem sempre é barato. É preciso escolher um serviço que agregue à sua empresa, mas que garanta custo-benefício.

A modernização usando prontuários eletrônicos em nuvem é imprescindível. Um dos maiores erros dos profissionais de medicina é o receio sobre novas tecnologias. Como não investigam sobre o assunto, acabam não sabendo de que forma o atendimento modernizado se tornou simples e lucrativo.

Além disso, o software para medicina do trabalho é essencial por ser um  investimento que certamente dará muito retorno e não despesa. Longe de perder dinheiro, os empresários estarão poupando para o futuro.

Solicite um orçamento

Conheça um pouco mais sobre o software para a medicina do trabalho e por que eles estão sendo utilizados cada vez mais.

A adesão do mercado médico á tecnologia e softwares em nuvem

Você deve ter percebido que a adesão dos profissionais de saúde a software para medicina do trabalho cresceu nos últimos tempos. O primeiro motivo para isso já mencionamos: o uso dos prontuários eletrônicos não significa apenas modernização, mas economia.

BAIXE O GUIA COMPLETO PARA CLINICA DE MEDICINA DO TRABALHO

Você garante atendimento em menor tempo e com qualidade, o que aumenta seu custo-benefício. Imagine não precisar guardar em papel toda documentação de atendimento, todos os exames realizados, todos os atestados.

O que tem em comum a Telemedicina e um software para medicina do trabalho?

A telemedicina envolve o uso de modernas tecnologias de informação e telecomunicação nos exames médicos. Através dela os profissionais da saúde podem obter informação e dar atenção aos pacientes e a outros profissionais de saúde à distância.

É uma maneira de ter acesso ao resultado dos exames feitos em sua clínica e laudados por especialistas pela internet, intranet e outros meios de comunicação como celulares, telefones fixos, tablets etc. 

Em outras palavras, o dono da clínica de medicina do trabalho realiza os exames, envia para a plataforma de telemedicina e tem o resultado que é o laudo a distância em minutos.

A grande integração da Telemedicina e do software para medicina do trabalho está em receber o resultado do exame, ou seja, o laudo médico diretamente na pasta do paciente dentro do prontuário eletrônico sem precisar correr atrás do resultado.

Dentro desse contexto surgem os softwares de atendimento na medicina ocupacional, também chamados de prontuários eletrônicos. São ferramentas adquiridas pelos profissionais para auxiliar o acompanhamento, diagnóstico e tratamento, fazendo exames usando a plataforma de Telemedicina e integrando tudo num único local.

Enquanto a telemedicina é uma ferramenta voltada ao envio de exames e recebimento dos laudos médicos, o software de medicina do trabalho agiliza as tarefas dos profissionais médicos.

Uma das maiores vantagens está na possibilidade de descartar servidores, utilizando apenas a internet. Através do cloud computing, também chamado de computação em nuvens, você faz todo o trabalho online.

Por que  são necessários softwares em nuvem?

Um dos nossos objetivos como profissionais na área de saúde é fazer o trabalho da melhor forma possível. Por causa disso, é importante encontrar a melhor solução tecnológica, que atenda às nossas necessidades. Isso fará toda a diferença na hora de fidelizar os clientes.

Escolha o software para medicina do trabalho que traga as 9 principais ferramentas de atendimento

Conheça 5 soluções tecnológicas para clínicas médicas 

1-O software deve manter a integração de medicina e segurança com outras áreas da empresa, como, por exemplo, os recursos humanos. Isso é essencial para agilizar os processos no dia a dia. 

2-Outro ponto importante é que o software deve atender às normas regulamentadoras brasileiras (NRs) e as leis do setor.

3-Os dados precisam ainda estar integrados para a emissão PPRA e do PCMSO.

4-Em relação às funções importantes, é necessário que você escolha um programa que tenha dispositivos de agendamento e lembretes automáticos. Isso faz com que os prazos e compromissos não sejam esquecidos.

5-O software também precisa dispor de um armazenamento do histórico de saúde do colaborador.

6-Ele deve garantir exames e atendimentos de cada colaborador e ainda os laudos técnicos como PPP e PCMSO.

7-Há também laudos específicos relacionados às atividades da empresa, como o PCMAT da construção civil, que ele deve integrar.

8-Outro ponto, o software deve conter também a identificação de riscos no local de trabalho, para poder relacionar os equipamentos de proteção e sistemas relacionados (manutenção, higienização, validade etc.).

9-Os sistemas que são criados a partir das informações de NRs são fundamentais para garantirem excelentes e modernas consultas, além de relatórios gerenciais.

Apresento a lista para escolher o melhor software para medicina do trabalho de acordo com sua estrutura

Peoplenet

Trata-se de um software online que ajuda a administrar não só a saúde ocupacional, mas também as questões legais relacionadas a ela. Isso evolve a emissão de PCMSO, PPRA, ASO, PPP e muitos outros.

Adaptável a qualquer tipo de empresa, o Peoplenet é totalmente integrado ao eSocial e possui mais de 20 módulos. Uma das grandes vantagens é que ele oferece um auxílio na certificação OHSAS 18001.

Plustrade

Um software de fácil operação e pronto para o uso imediato. Pode ser usado em qualquer dispositivo com internet, como computador, tablet e smartphone. Ele garante que otimiza o trabalho dos colaboradores, fazendo com que haja até mesmo uma redução no seu quadro de funcionários.

Outra vantagem é o baixo custo para a empresa, ainda que seja totalmente flexível para a finalidade dela.

O Plustrade é totalmente integrado à medicina do trabalho e à engenharia financeira e de segurança. Além disso, também agrega o sistema bancário, de modo que você possa emitir boletos e registrar cobranças.

O número de usuários é ilimitado e não há custos adicionais quanto a isso. Ademais, permite que os funcionários troquem mensagens para otimizar o trabalho.

Fazsoft SMT

É um sistema com uma interface de fácil utilização, desenvolvida por profissionais especializado em segurança e medicina do trabalho.

Ele permite que você faça um cadastro de empresas e colaboradores e gere documentos como LTCAT, PPP, PPRA e PCMSO.

O instalador dele é muito prático, e a empresa produtora permite que você experimente o software por 30 dias gratuitamente.

Atento

O software Atento oferece um pacote com melhoria contínua. Ele não exige instalação de servidores na empresa, pois é totalmente baseado em cloud computing.

Você pode acessá-lo de qualquer lugar com internet.

O sistema é dividido em pacotes, de modo que sua empresa pode contratar apenas o serviço que necessitar.

Os pacotes podem ser aplicados em diversos setores, desde clínicas de segurança ocupacional ao dos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

SOC

O SOC é o pioneiro no Brasil em oferecer funções de software 100% online. Ele faz a gestão completa da medicina ocupacional, seja ela para a prestadora de serviço, seja para as empresas com SESMT.

Ele tem a maior base integrada de gestão ocupacional, sendo líder no mercado de saúde e segurança do trabalho no Brasil.

O software para medicina do trabalho SOC permite que você potencialize o portfólio da sua empresa.

Como não é vendido por módulos, você recebe periodicamente as atualizações, podendo acessar todas as funcionalidades.

Isso significa que, após um tempo, com manutenção e evoluções, ele estará atualizado gratuitamente.

Nexo CS

A Nexo CS oferece serviços para diversos tipos de empresas com SESMT próprio. Produz softwares voltados para o perfil da empresa, com contínua melhoria nas soluções do setor de saúde ocupacional.

O Nexo eSocial, por exemplo, é a melhor solução para eventos de saúde ocupacional e segurança do trabalho que são obrigatórios no eSocial.

Ele oferece também o Nexo Gestão Empregada, para administração completa e integrada da saúde ocupacional da empresa.

Ele possui controle preventivo para que você obtenha as informações necessárias para o eSocial.

Já o Nexo EPI informatiza e agrega os equipamentos de segurança individual. Ele reduz os custos da empresa, mesmo ela otimizando os processos.

Metra WEB

É um software para a medicina e segurança do trabalho inteligente, completo, integrado e seguro. Famoso no mercado, tem mais de 12 mil usuários atualmente.

Ele desburocratiza as rotinas de atendimentos, com o objetivo de melhor a qualidade do trabalho para seus clientes.

Funciona com o padrão GESTIC – Gestão pela Tecnologia da Informação e Comunicação.

Você pode gerenciar, de maneira integrada, todos os setores de empresas de assessoria, SESMT e clínicas de medicina e segurança do trabalho.

É possível administrar, por exemplo, médicos, técnicos, recepção, sala de exames, financeiros, profissionais de apoio, faturistas etc.

Um dos diferenciais do software é a evolução simultânea com a informática, sempre garantindo personalização e segurança.

Personal Med, da Totvs

A empresa de softwares e soluções em tecnologia TOTVS desenvolveu uma ferramenta especialmente para as empresas especializadas em medicina do trabalho.

O programa foi criado para os profissionais gerirem seu trabalho adequadamente e garantirem ferramentas que auxiliam no bom desempenho das funções.

Entre as características do sistema, que foi chamado de Personal Med, está a agilidade no atendimento e o acesso às informações.

Possui uma interface bastante amigável e garante uma busca rápida pelos prontuários. Isso garante que você tenha uma produtividade aumentada e pontualidade na entrega.

Madu 

É uma solução para automatizar processos, centralizar informações e emitir documentos legais, atendendo as necessidades dos prestadores de serviços de saúde e das Clínicas de Saúde Ocupacional.

A sua estrutura atende as diversas áreas e profissionais envolvidos com a Saúde Ocupacional, como: Administrativo, Financeiro,

Médicos do Trabalho, Fonoaudiólogos, Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho.

Conta com a disponibilidade na nuvem e não é necessário investimento com equipamentos e nem com backups.

Conta ainda com serviços de migração de dados e integração, com uma equipe de assessoria e de suporte e há a possibilidade de customizar a solução de acordo com a necessidade do seu negócio.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar?

É importante saber escolher um software para medicina do trabalho e fazer uma integração com a Telemedicina que é parceira na entrega do laudo a distância. Você saberá que o médico responsável pode enviar os exames para a plataforma de Telemedicina e receber seus laudos direto na pasta do paciente no software.

Lembre-se sempre de que, na hora de escolher seu software para medicina do trabalho, é preciso fazer uma boa pesquisa de fornecedores. É preciso contar com integração de outros softwares para aproveitar a tecnologia da melhor forma.

É o caso da Telemedicina Morsch, que garante um serviço prático que evita ao máximo os erros humanos que são comuns, como a troca de exames.

Os laudos a distância, feitos pela Telemedicina Morsch através da plataforma de Telessaúde, permite que a interpretação dos exames seja feita à distância.

Além de modernizar seu negócio, ela pode ser uma aliada no seu crescimento, por ser uma empresa séria e competente.

Compartilhe o conteúdo com seus amigos, assine nosso blog e se mantenha informado!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp