Ginástica laboral nas empresas: objetivos, benefícios e como implementar

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de janeiro de 2024
Ginástica laboral

A ginástica laboral pode fazer muito pela saúde dos colaboradores de sua empresa, seja de qual for o segmento.

Segundo série histórica do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2007 e 2022 foram notificados 109 mil casos de lesões por esforço repetitivo (LER-DORT) no Brasil.

Somente em 2022, foram 7,2 mil casos no país, sendo os estados com maior incidência São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais.

Isso sem contar que, somente em 2021, houve um aumento de 36% nas mortes por acidente de trabalho, passando de 2,5 mil.

É dever de todo empregador zelar pela saúde de seus colaboradores, não só dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, neste texto, vou explorar os benefícios da ginástica laboral, um meio eficaz e lúdico de melhorar a saúde e a autoestima das pessoas no contexto empresarial e corporativo.

Acompanhe até o final e veja como implementar essa e outras ações preventivas.

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral consiste na realização de exercícios coletivos no ambiente de trabalho.

Já vai longe o tempo em que as empresas ignoravam a importância do bem-estar do trabalhador, dentro e fora de suas dependências.

Isso porque a questão vai além do aspecto físico, como mostra um estudo (em inglês) da Universidade de Oxford.

Segundo a pesquisa, trabalhadores felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos.

Pode não parecer muito, mas não se engane.

No longo prazo, e, principalmente, quando se trabalha com grandes equipes, um aumento como esse é um enorme salto de qualidade.

Um profissional de Educação Física orienta os funcionários durante a realização de atividades físicas em séries, com o objetivo de promover a saúde e prevenir problemas relacionados ao trabalho.

Essa atividade é voltada para melhorar as condições físicas e mentais dos trabalhadores, reduzir o estresse e prevenir lesões causadas por esforço repetitivo ou posturas inadequadas.

Então, se você quer promover a saúde em sua empresa e, ao mesmo tempo, motivar e engajar seus colaboradores, essa é sem dúvida uma solução a se considerar.

Qual a origem da ginástica laboral?

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, os primeiros registros de ginástica laboral são de 1925, na Polônia.

Essa prática logo foi seguida por países como Holanda e Rússia e, mais adiante, já na década de 1960, Alemanha, Suécia, Bélgica, Japão e EUA.

Embora os primeiros exercícios físicos para funcionários tenham sido registrados em 1901, foi somente em 1973 que a ginástica laboral teve uma proposta publicada.

Qual o objetivo da ginástica laboral?

Por se tratar de um tipo de exercício assistido, o objetivo principal da ginástica laboral é melhorar o condicionamento físico dos seus praticantes, que ganham mais agilidade e disposição para realizar as tarefas diárias.

Além disso, ao fortalecer músculos, tendões e ligamentos, também previne as temidas lesões por esforço repetitivo que, como vimos, são uma importante causa de baixas no trabalho no país.

No entanto, a ginástica laboral vai além.

Como os exercícios são sempre em conjunto e liderados por um especialista, são também uma oportunidade de descontrair e de socializar.

Nada melhor para a empresa, que passa a contar com empregados mais confiantes, integrados e menos propensos a sofrerem lesões.

Quais os benefícios da ginástica laboral?

Sessões regulares de ginástica laboral podem promover melhorias significativas para a saúde das pessoas que praticam.

Dessa forma, no longo prazo ela pode ser uma poderosa ferramenta para a promoção do bem-estar coletivo e, nesse caso, os ganhos são mútuos.

Como sugere um estudo (em inglês) da Universidade de Lisboa, a ginástica laboral traz retorno expressivo para a empresa, já que colaboradores mais dispostos desempenham melhor suas tarefas.

Em consequência, tende a aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços, beneficiando por fim os seus clientes.

Há ainda outras vantagens a serem destacadas, como explico abaixo.

Exercícios laborais

A partir da ginástica laboral, as tarefas diárias podem ser desenvolvidas com mais agilidade no trabalho

Previne doenças e lesões

Outro estudo, realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul, indica que programas de condicionamento físico ajudam a evitar doenças.

Essa face preventiva traz consigo outro benefício ainda mais importante, que é a mudança de comportamento das pessoas em relação à própria saúde.

Como sugerem os pesquisadores, a ginástica laboral é eficaz para estimular um estilo de vida mais saudável, no qual os exercícios e mudanças na alimentação são incorporados.

Dessa forma, a empresa dá o “pontapé inicial” e, a partir disso, o próprio colaborador assume a responsabilidade por cuidar bem da sua saúde, em um ciclo virtuoso de bons hábitos.

Reduz o absenteísmo

As atividades físicas em grupo são um remédio preventivo contra o absenteísmo, a ausência injustificada no ambiente de trabalho.

Ainda que parte desse problema esteja sendo compensada com o avanço do teletrabalho, ele ainda gera prejuízos consideráveis para as empresas.

Segundo reportagem do Monitor Mercantil, segundo a qual a improdutividade causada pelo absenteísmo leva a perdas de até R$ 230 mil por ano.

Nesse sentido, a ginástica laboral pode ser uma solução de custo baixo e que se paga com a própria redução das perdas que ela vem a proporcionar.

A partir da ginástica laboral, as tarefas diárias podem ser desenvolvidas com mais agilidade.

Melhora o ambiente

Atividades físicas em grupo são positivas não apenas porque são mais seguras, mas sobretudo porque levam as pessoas a interagirem mais.

Dessa forma, a autoestima melhora no nível individual enquanto os laços de companheirismo são fortalecidos.

Nem precisamos ir muito longe para saber que, em ambientes mais colaborativos, a tendência é de que o clima seja muito mais agradável.

Cabe ressaltar que as empresas em que o clima organizacional é mais leve e positivo tendem a atrair e reter os melhores talentos, como aponta uma pesquisa em inglês

Assim, investir em programas de ginástica laboral é uma maneira de fomentar um ambiente mais produtivo, no qual as relações se baseiam na confiança mútua.

Estimula a atividade física

Uma pesquisa publicada na revista Veja revela que o sedentarismo nas empresas custa para a economia global R$ 220 milhões por ano.

Portanto, deixar os colaboradores sedentários traz riscos no longo prazo, especialmente porque leva a taxas maiores de absenteísmo, afastamento por lesões e afastamento por inatividade.

A partir do estímulo dado pela prática regular de ginástica laboral, abre-se uma janela de oportunidade para aqueles que não têm ou nunca tiveram o hábito de se exercitar.

Ao tomar gosto pela prática, aumentam as possibilidades de o próprio colaborador se movimentar, buscando fora da empresa um esporte que o faça se sentir bem.

Colaboradores mais produtivos

Os estudos que falam sobre os impactos da ginástica laboral associam invariavelmente a falta de atividade física à improdutividade, o que, como vimos, custa muito caro.

Considerando esse impacto, implementar programas de ginástica no ambiente de trabalho é uma forma de induzir ao aumento da produtividade.

Isso vale para todos os tipos de empresa.

Afinal, do operador de máquinas ao funcionário administrativo, todos se beneficiam de uma boa condição física.

Quando se trata de saúde, a prática de esportes é sempre uma boa solução, desde que seja orientada e observando as limitações de cada colaborador.

Atividade física no trabalho

Um dos principais benefícios da ginástica laboral é o estimulo à prática de exercícios físicos

Qual a relação entre ginástica laboral e ergonomia?

No ambiente profissional, a ergonomia tem como objetivo principal ajustar as condições de trabalho às características físicas dos colaboradores para prevenir lesões, melhorar a eficiência e promover a satisfação.

A ergonomia física busca garantir que elementos como ferramentas, equipamentos, mobiliário e ambientes de trabalho estejam alinhados com as características anatômicas e biomecânicas dos trabalhadores, afastando lesões musculoesqueléticas e fadiga.

Assim, a ginástica laboral e a ergonomia estão relacionadas porque ambas promovem a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Dentre os objetivos comuns, posso citar ainda a melhoria das condições de trabalho e prevenção de problemas de saúde relacionados ao ambiente laboral, considerando não apenas aspectos físicos, mas também fatores psicológicos e sociais que podem influenciar o bem-estar.

Ambas se complementam, e os benefícios da ginástica laboral podem ser potencializados por ajustes ergonômicos.

Por exemplo, enquanto um mobiliário ergonomicamente projetado pode melhorar a postura dos trabalhadores, a ginástica laboral pode fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade.

Importância da ginástica laboral nas empresas

Vale destacar que a falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e complicações graves.

Hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e articulares são alguns dos males que podem ser evitados quando se pratica esportes regularmente.

Nesse sentido, a ginástica laboral é uma maneira de despertar nas pessoas a necessidade de cuidarem de si mesmas.

É também uma forma de induzi-las a uma mudança de hábitos e posturas em relação à saúde, já que costuma promover uma reeducação alimentar e tem influência positiva até mesmo na higiene do sono.

Se individualmente essa alteração do comportamento já provoca impactos positivos, no nível coletivo pode levar a saltos de qualidade que, de outra forma, não seriam alcançados.

Um dos principais benefícios da ginástica laboral é o estímulo à prática de exercícios físicos.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

Outro aspecto positivo da ginástica laboral é que as rotinas de exercícios podem ser adaptadas conforme o contexto e o segmento da empresa.

Por exemplo: em uma indústria, o risco de lesões por desatenção nas operações de equipamentos torna indicada a ginástica do tipo preparatória.

Já em uma empresa prestadora de serviços com atividades de escritório, o tipo de ginástica mais adequada é a preventiva, em razão do risco maior de LER-DORT.

Portanto, a ginástica no ambiente de trabalho pode ser totalmente ajustada às demandas dos trabalhadores, potencializando assim seus benefícios.

Apresento na sequência os 4 tipos mais conhecidos e explico de que forma eles impactam no bem-estar e condicionamento físico das pessoas.

1. Relaxamento

Uma jornada de trabalho intensa pode levar ao estresse em razão das pressões diárias e a fatores como tráfego no trajeto casa-trabalho-casa e má alimentação, entre outros.

Assim, é preciso considerar a necessidade de induzir os trabalhadores a um estado físico e mental mais relaxado, até porque o estresse é uma doença cumulativa.

A melhor maneira de conseguir esse objetivo é recorrer à ginástica laboral relaxante, que pode ter suas sessões iniciadas entre 10 a 15 minutos antes do fim do expediente.

Entre as práticas mais frequentes estão massagens relaxantes, meditação e exercícios de respiração, de maneira a dissipar as tensões acumuladas ao longo do dia. 

2. Preventiva

Por sua vez, a ginástica preventiva foca em exercícios aeróbicos e anaeróbicos com o objetivo de melhorar a condição cardiovascular, força e resistência.

É um tipo de atividade indicada para todo tipo de empresa, já que promove a melhora do condicionamento físico global.

De qualquer forma, as rotinas de exercícios devem ser selecionadas com cuidado, tendo em vista eventuais diferenças de idades e as condições de saúde de cada um.

Ainda assim, é possível estabelecer sessões com metas, de maneira que os participantes se sintam estimulados a continuar.

Lembrando sempre que, como toda sessão de ginástica laboral, as do tipo preventiva devem ser sempre conduzidas por profissionais de Educação Física ou Fisioterapeutas credenciados.

3. Compensatória

Para certos tipos de atividade, os riscos de lesões, dores ou desconforto em regiões do corpo específicas são mais altos.

Uma equipe que trabalha o dia inteiro digitando, elaborando textos e relatórios, por exemplo, pode ficar mais suscetível a dores no pescoço, cotovelos e pulsos.

A ginástica laboral compensatória é indicada nesses casos, já que seu objetivo é minimizar os danos causados por posturas inadequadas ou o esforço repetitivo.

Ela pode ser realizada durante o expediente ou ao final, sempre com exercícios de alongamento ou de isometria com o objetivo de compensar o estresse músculo-esquelético.

3. Corretiva

Mais ou menos como na ginástica compensatória, na corretiva, o que se busca é atenuar os problemas articulares causados por má postura durante o expediente, como a hérnia de disco, por exemplo.

A diferença principal está no risco oferecido pelo ambiente de trabalho.

Nesse caso, quanto menos ergonômica for a posição em que o trabalhador atua, mais necessários serão os exercícios de correção.

4. Preparatória

Como o nome já indica, a ginástica laboral preparatória serve para deixar o colaborador preparado para o dia de trabalho que tem pela frente.

Ao realizar exercícios aeróbicos e anaeróbicos, ele aumenta gradativamente sua capacidade respiratória e eleva os níveis de endorfina.

Com isso, passa a se sentir mais disposto para trabalhar.

Os objetivos da ginástica laboral se adaptam ao que a empresa busca na relação com suas equipes.

Ginástica no trabalho

Os objetivos da ginástica laboral se adaptam ao que a empresa busca na relação com suas equipes

Exemplos de exercícios de ginástica laboral

A ginástica laboral geralmente envolve uma série de exercícios simples que visam alongar, fortalecer e relaxar os músculos, promovendo a melhoria da postura e aliviando o estresse.

Separei aqui 10 exemplos de exercícios que podem ser incluídos em uma sessão de ginástica laboral:

  • Alongamento de pescoço, costas, braços, ombros, pernas e panturrilha
  • Rotação de ombros, punhos e quadril
  • Inclinação lateral.

As sessões de ginástica laboral podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e características específicas dos trabalhadores.

É sempre aconselhável contar com a orientação de um profissional qualificado ao implementar essas atividades.

Quem deve fazer ginástica laboral?

Embora não haja uma contraindicação expressa, vale ficar atento.

A ginástica laboral deve ser realizada sempre com acompanhamento de um médico do trabalho, um fisioterapeuta e um profissional de Educação Física.

Juntos, eles vão definir as rotinas adequadas ao perfil dos colaboradores.

Da mesma forma, vão avaliar aqueles que, eventualmente, estejam incapacitados para participar das sessões.

Por que criar um programa de ginástica laboral na sua empresa?

Como destaquei até agora, são muitos os benefícios de implementar a prática da ginástica laboral na sua empresa, tanto para os empregadores quanto para os funcionários.

Além de prevenir lesões e reduzir o absenteísmo, a ginástica laboral ajuda a promover a adoção de hábitos mais saudáveis pelos colaboradores, que cuidarão melhor de sua saúde.

Assim, terão boa disposição física e maior capacidade de se concentrar e desempenhar suas tarefas de maneira eficiente, o que pode resultar em um aumento da produtividade.

E tem mais, a ginástica laboral promove reflete em melhorias no clima organizacional ao promover a integração e o trabalho em equipe, fortalecendo as relações entre os colegas de trabalho.

A prática promove ainda um alívio nos níveis de estresse, aumenta o bem-estar emocional e a autoestima.

Isso sem contar que os exercícios ajudam a corrigir e melhorar a postura, reduzindo os riscos de dores crônicas e lesões.

Se ainda não está convencido, saiba que a ginástica laboral pode ser um diferencial na atração e retenção de talentos, mostrando preocupação com o cuidado e a saúde dos colaboradores.

Por fim, a implementação de práticas de ginástica laboral pode contribuir para a conformidade com normas de saúde e segurança no trabalho, demonstrando o comprometimento da empresa com o bem-estar dos funcionários.

Como implementar a ginástica laboral nas empresas?

Normalmente, a ginástica laboral utiliza as dependências das empresas para realizar suas atividades.

Ainda assim, se a equipe de Medicina do Trabalho da empresa decidir, é possível reservar áreas exclusivamente para as rotinas em grupo.

Seja qual for o caso, é indicado que os programas sejam prescritos por equipes multidisciplinares formadas por fisioterapeutas, médicos do trabalho e treinadores qualificados.

Eles vão selecionar o tipo de atividade que mais se encaixa no perfil dos funcionários e da empresa, cuidando ainda de aspectos como frequência e auxiliando a gestão na avaliação dos resultados.

Uma possibilidade é contratar uma empresa terceirizada para oferecer a atividade física laboral aos funcionários.

Terceirize demandas de saúde ocupacional com eficiência e qualidade

Por falar em terceirização, a tecnologia é grande aliada das demandas de Medicina do Trabalho.

E isso vai muito além da ginástica laboral e se estende a várias tarefas que podem ser terceirizadas, agregando agilidade e qualidade ao setor.

Não seria melhor se, na sua empresa, os documentos relativos aos exames ocupacionais pudessem ser emitidos e assinados online com 100% de credibilidade?

A Telemedicina Morsch conhece bem as necessidades dos profissionais de saúde nas empresas e, por isso, vamos além do que fazem as plataformas convencionais de medicina a distância.

Além da consulta online e telediagnóstico, disponibilizamos serviços para médicos do trabalho em uma plataforma para emissão e assinatura de atestados de saúde ocupacional

Elas são amparadas pelas leis que foram publicadas no contexto da pandemia, quando foi ampliada a rede de serviços médicos por plataformas online.

Na Morsch, você poderá gerar e assinar eletronicamente os seguintes documentos com toda garantia e segurança:

Aproveite e solicite o seu orçamento agora mesmo!

Conclusão

Não é por acaso que a ginástica laboral faz tanto sucesso nas empresas.

Neste conteúdo, vimos por que ela é uma solução para melhorar não só a parte física, mas sobretudo a autoestima das pessoas.

Conte com a Telemedicina Morsch para levar aos colaboradores da sua empresa mais qualidade de vida e bem-estar.

Se achou este artigo interessante, leia outros sobre medicina ocupacional no blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin