CID S61.0 – Ferimento de dedo(s) sem lesão da unha

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de janeiro de 2024
CID S610

CID S61.0 é o código para ferimento de dedo(s) sem lesão da unha, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Neste texto, explico o significado do CID S610, apresento a conduta médica para manejo do paciente nesses casos e recomendações para diagnóstico e tratamento.

Ao final, mostro como as soluções de telemedicina podem auxiliar no atendimento médico.

CID S61.0: o que significa?

CID S61.0 quer dizer ferimento de dedo(s) sem lesão da unha e integra o grupo entre S60 e S69, de traumatismo do punho e da mão.

Pode ser encontrado no Capítulo XIX, sobre lesões, envenenamento e outras consequências de causas externas, do livro CID 10.

Mais especificamente, é uma das 5 subcategoria da S61 (traumatismo no punho e na mão) e não possui dupla classificação.

Aqui estamos olhando para diversas situações, como cortes com objetos afiados, perfuração do dedo com um objeto pontiagudo, contusão ou pancada, entre outros.

Conduta médica para o CID S61.0

A conduta médica para lesões CID S61.0 pode variar dependendo da gravidade do ferimento.

Em geral, o tratamento pode incluir:

  • Avaliação Inicial: realize uma avaliação inicial abrangente para determinar a extensão do ferimento e identifique possíveis fatores de risco, como a presença de condições médicas subjacentes ou alergias
  • Limpeza e tratamento da ferida: a região afetada deve ser cuidadosamente higienizada para evitar infecções, podendo ser recomendado o uso de antissépticos e, em alguns casos, a aplicação de pomadas ou cremes para ajudar na cicatrização
  • Avaliação da extensão do ferimento: avalie a gravidade do ferimento, determinando se é superficial ou se há danos mais profundos nos tecidos, tendões, nervos ou vasos sanguíneos (considere o encaminhamento a um especialista, se necessário)
  • Imobilização: em casos de lesões mais graves, pode ser necessário imobilizar o dedo para evitar movimentos que possam prejudicar a recuperação
  • Controle da dor: prescreva medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação, se necessário (se apropriado, aplicar gelo para reduzir o inchaço)
  • Acompanhamento: dependendo da gravidade do ferimento, recomende acompanhamento regular para monitorar a recuperação e garantir que não haja complicações (aumento da dor, vermelhidão ou inchaço são sinais de alerta)
  • Prevenção de infecções: o paciente deve ser orientado sobre cuidados domiciliares, como manter a ferida limpa e seca, como realizar a troca de curativo e o que evitar a fim de prevenir infecções
  • Reabilitação: em casos de lesões mais graves, pode ser necessária fisioterapia ou outras formas de reabilitação para restaurar a função normal do dedo.

Em casos de ferimentos causados por objetos sujos ou contaminados, a atenção para prevenir infecções é crucial.

Já em ferimentos mais graves, como lacerações extensas, considere suturas se necessário.

A comunicação efetiva com o paciente, junto a uma abordagem clínica cuidadosa, é essencial para garantir o melhor resultado possível no tratamento de CID S61.0, ou seja, de ferimentos nos dedos sem lesão da unha.

Serviços Morsch para o CID S61.0

O diagnóstico de CID S61.0 pode se beneficiar dos serviços da Telemedicina Morsch com solicitação de exames em uma plataforma informatizada e segura, laudos online e telemonitoramento.

Minha equipe de especialistas atua em diversas áreas da saúde e oferece soluções sob medida, como interpretação de exames, que você pode acessar durante uma teleconsultoria.

Conte também com um olhar especializado para ampliar investigações ou buscar uma segunda opinião médica.

Conheça nossa plataforma através de uma avaliação gratuita ou entre em contato!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin