Tipos de dor: quais os principais, o que causa e como tratar

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de outubro de 2022
Tipos de dor

Sempre digo para os meus pacientes que conhecer bem os diferentes tipos de dor não é apenas para médicos e profissionais de saúde.

Quando sabemos as origens de um processo doloroso, fica muito mais fácil assimilar um tratamento.

Além disso, o conhecimento é fundamental porque melhora a comunicação entre médico e paciente.

Isso sem contar que a dor é um sintoma presente em diversas enfermidades, e descrevê-la corretamente faz toda a diferença desde a primeira anamnese.

Por isso, quero convidar você para avançar na leitura deste artigo, em que apresento importantes esclarecimentos sobre os diferentes tipos de dor e como elas podem ser tratadas.

Quais os principais tipos de dor?

Quando um médico realiza uma entrevista preliminar com um paciente, busca coletar informações para realizar um diagnóstico preciso.

Via de regra, essa entrevista busca também excluir hipóteses, até porque existem doenças bem diferentes com sintomas comuns, entre os quais está a dor.

Se você lembra a última vez em que foi ao médico com algum tipo de dor, é provável que ele tenha perguntado de que forma essa dor se manifestava.

O objetivo com essa pergunta é isolar causas por meio da identificação das reais origens de um processo doloroso.

Dependendo da resposta obtida, o médico pode enquadrar a dor em um dos seus quatro tipos principais, aproximando-se assim de um diagnóstico mais exato.

Confira a seguir.

1. Nociceptiva

Dor nociceptiva é aquela cuja origem está em um estímulo que, por sua vez, leva à ativação dos nociceptores responsáveis por transmitir a sensação de dor.

Assim, ela pode ser classificada de duas formas: superficial ou profunda.

As dores nociceptivas profundas, por sua vez, são classificadas como viscerais ou somáticas.

No primeiro caso, a dor acontece por ativação de nociceptores encontrados nos órgãos internos, que respondem a uma isquemia (obstrução de artérias) ou inflamações.

Sua principal característica é ser uma dor difusa, percebida em regiões do corpo que não correspondem ao local da lesão.

Já a dor somática é causada pela estimulação de nociceptores que se encontram nos tendões, ossos, ligamentos, músculos e vasos sanguíneos.

2. Inflamatória

A dor inflamatória está associada principalmente à artrite reumatoide e à gota, embora possa acompanhar outras doenças articulares.

Sua causa principal está na resposta que o sistema imunológico dá nessas doenças inflamatórias.

Ela decorre da hipersensibilização das terminações nervosas periféricas por uma verdadeira inundação de citocinas.

Além disso, a dor inflamatória pode ter como causa problemas nos mecanismos de regulação do próprio sistema nervoso central (SNC).

No tratamento, podem ser prescritos métodos farmacológicos e não-farmacológicos.

Entre os primeiros, destaco medicamentos como o Metotrexato e o Acetaminofeno.

Em casos mais extremos, podem ser prescritos opioides em doses mínimas, de modo que sejam administrados pelo menor período de tempo possível.

3. Neuropática

Já a dor neuropática afeta tanto o SNC quanto o sistema nervoso periférico, tendo como causas mais frequentes a diabetes e infecções, como a herpes.

Em certos casos, ela pode ser desencadeada por problemas do próprio sistema nervoso, devendo por isso ser cuidadosamente investigada.

Esse tipo de dor pode ser classificado de duas formas:

  • Mononeuropatia: dor localizada, atingindo uma região específica ou um lado do corpo, com apenas uma terminação nervosa comprometida. Quando mais de um nervo é acometido, é diagnosticada a mononeuropatia múltipla
  • Polineuropatia: caso mais grave, em que diversos nervos lesionados causam dores generalizadas em mais de uma região do corpo. Por isso, podem aparecer nos membros superiores, inferiores e no tronco ao mesmo tempo.

Dores neuropáticas são potencialmente incapacitantes, devendo por isso ser acompanhadas de perto, já que causam dores de diferentes intensidades.

Tipos de dores

O tipo de dor mononeuropatia atinge uma região específica ou um lado do corpo, mas também pode ser múltipla

4. Funcional

Também conhecida como dor abdominal funcional, tem como principal característica a aparente ausência de causa.

De qualquer forma, esse é um tipo de dor associada a problemas gástricos, tais como intestino irritável e dispepsia funcional.

Para nós, médicos, todo desconforto na região do abdômen, cuja causa não possa ser detectada em uma anamnese, se caracteriza como dor funcional.

Uma peculiaridade sobre a dor funcional é que ela é mais recorrente em crianças, que podem ser diagnosticadas dessa forma se persistir por mais de dois meses.

No tratamento, podem ser prescritos antiespasmódicos, assim como probióticos para melhorar a flora intestinal e mudanças na dieta.

O que pode causar os diferentes tipos de dores?

Como destaquei no começo, a dor é um sintoma bastante comum e, por essa razão, o paciente precisa descrevê-la o mais fielmente possível para um diagnóstico rápido.

Ela pode estar associada tanto a processos inflamatórios causados por patógenos como vírus e bactérias quanto por reações autoimunes ou mesmo ser causada por anormalidades no sistema nervoso.

Para encontrar suas reais causas, é necessário um esforço investigativo, no qual a participação do paciente é sempre fundamental.

Afinal, só quem sente a dor é capaz de descrevê-la a partir de aspectos como frequência, intensidade e tipo de sensação que provoca (dor aguda, queimação, etc).

Nesse sentido, existem certas doenças e síndromes que geram dores em diferentes partes do corpo, manifestando-se de maneira peculiar, como veremos na sequência.

Tipos de dor de cabeça

A medicina descreve pelo menos 200 tipos de dor de cabeça, o que demanda ainda mais cuidado por parte dos profissionais na hora de fazer um diagnóstico.

De qualquer forma, existem quatro tipos fundamentais, cada um deles podendo ou não estar associado a uma doença.

São eles:

  • Tensional: dor que se assemelha a uma pressão envolvendo a cabeça
  • Sinusite: localiza-se atrás dos supercílios e nas maçãs da face
  • Cefaleia: sua principal característica é localizar-se atrás de um olho
  • Enxaqueca: dor forte que vem acompanhada de náuseas e alterações visuais.

Lembrando que cada tipo de dor pode exigir uma abordagem médica específica.

Tipos de dores nas costas

Dores em diferentes pontos das costas podem sinalizar problemas de saúde diferentes.

Uma dor localizada pode ser sinal tanto de problemas posturais quanto nos rins, ou mesmo indicar lesão por excesso de esforço.

É o caso das dores na região lombar e na coluna, com destaque para a região cervical.

Contudo, há situações menos ambíguas, como a dor nas costas ao respirar, um claro sintoma de problemas pulmonares e/ou respiratórios.

Outra dor que deixa pouca margem para dúvida é aquela que começa nas costas e irradia para as pernas, um claro indício de lesão no nervo ciático ou de hérnia de disco.

Há ainda um tipo de dor nas costas que indica uma emergência, quando, junto à dor, vem a sensação de aperto no peito.

Neste caso, há indicativo de infarto e a pessoa deve receber atendimento médico de urgência.

Espécies de dor

Para encontrar a causa da dor, é preciso um esforço investigativo no qual a participação do paciente é essencial

Tipos de dor de garganta

A dor de garganta é particularmente preocupante por causa da dificuldade em diferenciar a que é provocada por infecções daquela que tem origem em processos inflamatórios.

Por isso, vale prestar atenção aos seguintes sintomas associados a cada situação:

Dor de garganta causada por infecção:

Dor de garganta causada por inflamação:

  • Calor
  • Dor ao tocar
  • Inchaço
  • Queimação
  • Vermelhidão.

No caso das dores provocadas por agentes infecciosos, as que atingem a garganta são, em geral, associadas a problemas como a amigdalite, faringite ou laringite.

Boa parte das dores infecciosas são curadas naturalmente, sem a necessidade de qualquer medicação.

No entanto, podem ser prescritos antibióticos ou analgésicos, dependendo da intensidade da dor ou a critério médico.

Tipos de dor torácica

É no tórax que se localizam a maior parte dos órgãos do corpo, logo, dores nessa região podem ter uma imensa diversidade de causas.

A dor no tórax é a mais comum nos serviços de urgência, correspondendo a até 10% dos atendimentos realizados.

Entre as dores que mais demandam atenção, nesse caso, estão as causadas por problemas cardíacos.

Um exemplo disso é a dor precordial, localizada no precórdio, junto ao coração, localizada na porção central do peito, um pouco para a esquerda.

Dores no tórax também podem ser causadas por problemas gástricos, pulmonares ou vasculares, e devem por isso ser tratadas com urgência caso sejam intensas ou frequentes.

Tipos de dores musculares

Normalmente, as dores musculares decorrem do esforço intenso em função da prática de esportes ou até má postura no trabalho, contudo, também podem estar relacionadas a doenças dos mais variados tipos.

É o caso de certas doenças virais, principalmente gripes e resfriados.

A dengue também é uma doença viral que provoca dores musculares intensas, além dos sintomas típicos como febre e cansaço.

Há ainda as dores musculares que podem surgir como efeito colateral de certos medicamentos, como os prescritos para controle do colesterol.

Tipos de dores na barriga

As dores na região abdominal são em geral relacionadas com o trato digestivo.

Contudo, elas podem indicar uma variedade de problemas e devem ser investigadas com cuidado.

Entre as dores mais comuns estão as que são causadas por úlceras e gastrites, as quais se caracterizam por uma intensa sensação de queimação.

Há também as dores causadas pela pancreatite, predominantemente na região superior abdominal e que podem irradiar para as costas.

Tipos de dores no joelho

Engana-se quem pensa que a dor no joelho é decorrente apenas de problemas articulares, traumas e lesões.

Esta complexa articulação pode ser igualmente acometida por dores neuropáticas, além da dor miofascial, causada por processos inflamatórios fasciais e musculares.

Entre as dores causadas por sobrecarga, as mais comuns são a patelofemoral, localizada na frente do joelho, normalmente associada à condromalácia patelar.

Tipos de dores emocionais

O Brasil é, infelizmente, um dos países com maior número de casos registrados de depressão, uma doença que afeta sobretudo a psique e o equilíbrio emocional.

Uma pessoa deprimida sente um desânimo profundo, que a impede de levar uma vida normal, de trabalhar e de realizar até mesmo atividades corriqueiras.

Outra doença emocional que provoca dificuldades em levar uma vida produtiva é a ansiedade, em cujos índices o Brasil é líder mundial.

O tratamento para ambas as enfermidades consiste primeiramente em terapia acompanhada por um psicólogo ou médico psiquiatra.

Nos casos mais agudos, podem ser prescritos antidepressivos e ansiolíticos de uso controlado.

Tipos de dores na gravidez

Gravidez não é doença, contudo, pode trazer consigo alguns processos dolorosos que demandam atenção.

Entre as mais recorrentes estão as dores nas mamas, causadas pela lactação, e a dor lombar, em razão da maior curvatura dessa região da coluna.

Outra dor bastante comum é a da pélvis, causada principalmente pelo peso extra do bebê e proveniente do acúmulo de gordura nessa parte do corpo.

Tipos de dor oncológica

As dores causadas pelo câncer são, em geral, associadas ao próprio tratamento, seja por quimioterapia, radiação ou intervenção cirúrgica.

Também são causadas pelo avanço da doença, que, ao se espalhar, lesiona tecidos, nervos e órgãos (dor nociceptiva).

Tipos de dor por intensidade

Uma das principais referências para saber o quão intensa é uma dor é a Escala Visual Analógica (EVA).

Ela é estabelecida a partir de 7 perguntas, cujas respostas podem somar entre 12 e 24 pontos.

Ela é usada para saber se o sistema nervoso está transmitindo adequadamente os impulsos dolorosos, ajudando assim a diagnosticar o tipo de dor que o paciente está sentindo.

Sendo assim, uma pontuação menor que 12 indica que os mecanismos neuropáticos provavelmente não estão influindo para a dor.

Do contrário, uma pontuação acima de 12 indica que os mecanismos neuropáticos estão induzindo à dor.

Como tratar os diferentes tipos de dor?

O tratamento para a dor depende da condição do paciente.

De qualquer forma, é sempre o médico quem determina o melhor caminho a seguir.

Nos casos mais graves, podem ser prescritos analgésicos e, em situações mais extremas, pode ser indicado o uso de morfina e opioides.

Como a telemedicina agiliza o atendimento em casos de dor?

Quem sofre com dor tem pressa, por isso, a Telemedicina Morsch mantém um plantão de atendimento 24 horas por dia.

Se você sentir algum tipo de dor dentro das que descrevi neste artigo (ou que não tenha sido citada), conte conosco para consultar com um clínico geral.

Você nem vai precisar sair de casa, já que fornecemos laudo a distância e teleconsulta para agilizar o seu atendimento de urgência.

Essa é uma solução sob medida para médicos, clínicas e hospitais, como outras que a Morsch oferece através da telemedicina.

Conclusão

Sentir qualquer um dos diversos tipos de dor pode ser sintoma de algum problema de saúde, embora sejamos acometidos por pequenas dores o tempo todo.

Os principais critérios para buscar orientação médica são a frequência e a intensidade da dor.

Por isso, quem sente dores que não cessam ou fortes a ponto de incapacitar deve procurar um médico o mais rápido possível.

Compartilhe este artigo e ajude a disseminar informação útil, afinal, nunca se sabe quando um amigo ou familiar poderá precisar.

Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin