Laudos de exames na medicina ocupacional

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de fevereiro de 2016
exames na medicina ocupacional

O crescimento na indústria e comércio aumentou a demanda por exames na medicina ocupacional, sejam eles preventivos ou para acompanhamento no tratamento de algumas doenças. 

Junto com a necessidade de laudos para exames na medicina ocupacional veio a busca por agilidade e qualidade na entrega dos serviços. 

E as cidades pequenas sentem maiores dificuldade em suprir essas necessidades de laudos de exames na medicina ocupacional, visto que não existem especialistas para realizar os exames.

E é para isso que a Telemedicina foi criada.

Você já imaginou se todas as pessoas que precisassem de um simples exame de eletrocardiograma tivessem que deslocar-se até um hospital?

Certamente o tempo de espera, que já é grande, ficaria ainda maior. A máquina acaba lentificando e todos perdem com isso.

A autonomia dos laudos de exames na Medicina Ocupacional

Alguns profissionais da medicina ocupacional ou de áreas correlatas acabam optando por investir em ter sua própria clínica.

Ao utilizar a Telemedicina como parceira, os médicos do trabalho tem a oportunidade de iniciar com exames em suas clínicas sem precisar comprar o equipamento.

Além do comodato do equipamento, ainda recebe 30 laudos mensais de cortesia, tendo que pagar apenas a mensalidade. isso revolucionou o atendimento e trouxe total autonomia para as clínicas de medicina ocupacional.

Para muitos deles, isso representaria a concretização de uma vida profissional completa e realizada.

Porém, há aqueles que acabam abrindo mão de tudo isso por não disporem de recursos suficientes para investir nos equipamentos.

Imagine o dinheiro que precisa ser investido para adquirir um aparelho de eletroencefalograma, por exemplo.

Ainda se esse fosse o único aparelho necessário, seria possível fazer um esforço, mas trata-se de apenas um dos muitos aparelhos médicos que o profissional precisaria comprar.

A Telemedicina como parceira dos laudos dos exames na Medicina Ocupacional

Numa época de crise econômica, algo assim seria praticamente inviável. Mas saiba que nem tudo está perdido. Você já ouviu falar em telemedicina?

O tema representa uma grande tendência na era tecnológica em que estamos vivendo.

Usando a tecnologia da informação, computadores, internet, plataforma em nuvem de recebimento de exames médicos com interpretação por especialistas em tempo real e liberação dos laudos médicos em minutos.

A isso chamamos de Telemedicina. É possível trabalhar com exames médicos em qualquer lugar e enviar os arquivos para serem laudados, desde que tenha internet em algum lugar para fazer a transmissão dos arquivos.

É possível utilizar os serviços da Telemedicina Morsch para interpretar os exames me poucos minutos sem precisar tem o especialista presente na sua Clínica. O técnico em enfermagem é treinado pelo nosso suporte e em poucas horas estará pronto para executar essa função.

O comodato com alternativa de investimento

Aderindo a essa novidade, uma clínica de medicina ocupacional não precisa comprar os equipamentos, basta mantê-los em comodato (como se fossem alugados) e enviar os arquivos dos exames usando a plataforma em nuvem de Telemedicina para emissão de laudos médicos pelos especialistas e que podem ser recebidos através de um computador ou qualquer dispositivo devidamente conectado. Fácil, não?

Vantagens do comodato de aparelhos médicos

Trabalhando em comodato, a clínica investe um valor muito menor do que investiria na compra dos equipamentos, e têm um faturamento maior, pois se trata de uma forma rápida e eficiente no recebimento dos laudos médicos.

Dessa forma, os recursos necessários para o funcionamento de uma clínica passam a ser bem menores, o que possibilita a abertura de novas clínicas em regiões em que os serviços locais encontram-se sobrecarregados.

A clínica pode, por exemplo, manter um aparelho de eletrocardiograma em comodato e atender a demanda por este exame, sem precisar pagar o alto preço da compra de um equipamento novo.

Investir em novas técnicas de medicina é importante, pois a população idosa e a demanda por esses serviços aumentam com o tempo. As doenças também “evoluem”.

Os laudos recebidos rapidamente ajudam na descoberta precoce de problemas de saúde, o que potencializa o tratamento que, na certeza do diagnóstico, já poderá ser aplicado imediatamente.

Trata-se de um modelo de negócio rentável, de baixo investimento e que leva em conta a segurança e saúde dos usuários.

Se você é um profissional da saúde e já tem conhecimento sobre o tema (ou acabou de conhecê-lo através da nossa página) deixe a sua opinião abaixo nos comentários, curta e compartilhe com seus amigos.

Ajude-nos a divulgar essas informações tão importantes para os avanços da medicina, buscando combater com eficácia as doenças que surgem a cada dia.

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp