Investimento em clínica: como calcular e potencializar o lucro da clínica médica

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de março de 2019
Investimento em clínica

Planejar o investimento em clínica médica tem por objetivo otimizar o uso dos recursos.

É uma demanda de gestão financeira, mas diretamente relacionada com a administração do negócio em todas as suas áreas, incluindo o atendimento ao paciente.

E é assim porque ele é a razão da empresa existir.

Isso exige oferecer qualidade, agilidade e comodidade, o que se aplica tanto à oferta de serviços quanto à estrutura disponível, incluindo recursos materiais e humanos.

Mas o administrador de uma clínica médica não pode esquecer que está à frente de um negócio.

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Significa que não pode sacrificar a sobrevivência dele para atender aos desejos e necessidades do paciente.

E nem precisa ser assim, como veremos neste artigo.

Você vai descobrir a partir de agora como acertar no investimento em clínica e torná-la lucrativa, sem deixar de qualificar a relação com seus clientes.

Se o tema é de seu interesse, não deixe de acompanhar até o final.

Boa leitura!

Investimento em clínica médica: sua clínica é lucrativa?

Investimento em clínica médica: sua clínica é lucrativa?

Sua clínica é lucrativa?

Cogitar o investimento em clínica médica faz parte da evolução natural do negócio.

Conforme ele se estabelece no mercado, conquista pacientes e se torna conhecido, mais evidente fica a necessidade de investir para garantir seu crescimento e longevidade.

Mas um gestor atento deve olhar para os números da empresa antes de abrir o caixa.

O que acontece é que o sucesso junto ao público nem sempre se confirma no aspecto financeiro.

Mas como saber se a clínica vem gerando lucro ou se o faturamento não é suficiente para cobrir as despesas?

Há métricas, técnicas e ferramentas aliadas do administrador para isso.

Antes de falar sobre elas, porém, é preciso entender justamente aquele que é o ponto que provoca confusão e que, em alguns casos, é responsável pela falência precoce de negócios.

Afinal, o que é lucro?

O que é lucro?

O lucro é caracterizado quando o resultado financeiro de determinado período é positivo.

Para ficar mais claro, vou apresentar um exemplo.

Digamos que, durante o mês de janeiro, o faturamento da sua clínica foi de R$ 100 mil. Esse é o montante que corresponde às suas receitas.

No mesmo período, as despesas com folha de pagamento, equipamentos e todas as demais relacionadas à clínica somaram R$ 90 mil.

Agora, entra a matemática: 100 – 90 = 10. Ou seja, a diferença é positiva e seu lucro foi de R$ 10 mil.

Parece básico, certo? O problema é que muitos gestores, em todas as áreas, confundem o lucro com o faturamento.

O faturamento nada mais é do que as receitas oriundas da atividade fim do negócio.

No caso de uma clínica ou consultório médico, são os valores de exames e consultas.

O lucro só é identificado quando há um controle absoluto também sobre as despesas.

Caso contrário, você pode comemorar um faturamento recorde sem perceber que os gastos superaram o seu resultado.

Como identificar os lucros e fazer novos investimentos na clínica?

Como identificar os lucros e fazer novos investimentos na clínica?

Como identificar os lucros na clínica?

O ponto central de preocupação com a gestão financeira do negócio, antes de fazer investimento em clínica médica, é saber analisar seu desempenho nessa área.

Será que a clínica é deficitária ou superavitária?

É um erro perigoso comprar novos e modernos equipamentos ou contratar especialistas, por exemplo, sem olhar para a saúde do caixa.

Ir por esse caminho pode resultar no endividamento e, com ele, um futuro sombrio para a empresa.

Confira a seguir as melhores práticas para fugir dessa verdadeira cilada.

Identificar e organizar custos fixos e variáveis

Você já sabe que precisa focar no lucro e não apenas no faturamento da clínica.

Então, um bom ponto de partida é identificar a origem das despesas. Ou seja, onde o dinheiro do negócio é aplicado.

Basicamente, elas se dividem em custos fixos e variáveis:

  • Custos fixos: são aqueles que se repetem mês a mês e independem da quantidade de exames e consultas. Exemplos: água, energia elétrica, aluguel, telefone e internet
  • Custos variáveis: são aqueles relacionados à atividade, ou seja, variam conforme o número de atendimentos realizados no período. Exemplos: compra de insumos, manutenção de equipamentos médicos, impostos devidos.

Ao listar todos eles, fica muito mais difícil algo escapar do seu radar e não entrar no controle financeiro da clínica.

Analise o fluxo de caixa de sua clínica

Ao mapear todas as despesas e receitas da clínica, você se habilita a ter um fluxo de caixa bem realizado.

Essa é a ferramenta que pode responder se a empresa está dando lucro ou prejuízo, pois compara o que se gasta com o que se fatura em determinado período.

Sua análise ao longo do tempo permite identificar onde estão as principais fontes de despesas e quais serviços mais agregam financeiramente ao negócio.

Também possibilita, a partir dos resultados, fazer projeções de investimento em clínica, de forma mais segura e assertiva.

Mas atenção: para o fluxo de caixa funcionar, é preciso se dedicar a ele.

Significa registrar toda e qualquer despesa e receita, por menor que seja. É o que garante conhecer a efetiva realidade financeira do negócio.

Pode ser em uma planilha, mas o ideal é usar um software médico de gestão.

Calcular o ROI (retorno sobre o investimento)

Calcular o ROI (retorno sobre o investimento)

Calcular o ROI (retorno sobre o investimento)

ROI é um conceito que, em português, pode ser entendido como retorno sobre o investimento.

Basicamente, representa o resultado financeiro de um determinado produto, serviço ou ação.

Trazendo para a realidade de uma clínica médica, o ROI pode responder qual o lucro gerado por cada especialidade ou tipo de exame ou realizado.

Vamos imaginar que o faturamento oriundo das consultas com neurologista seja de R$ 30 mil por mês, enquanto aquelas de clínica geral rendam R$ 22 mil.

A primeira especialidade fatura mais, mas não necessariamente tem um ROI melhor.

É o que descobre, por exemplo, quando identifica que o investimento que ela exige é de R$ 16 mil mensais, contra R$ 7 mil da segunda.

Nesse caso, temos um lucro de R$ 14 mil para a neurologia e R$ 15 mil na clínica geral, o que representa um ROI inferior, como veremos logo a seguir, ao aplicar a sua fórmula.

Obviamente, os valores que apresentei no exemplo são apenas para que entenda o conceito.

Você pode utilizá-lo para descobrir o retorno que o próprio estabelecimento tem gerado. Ou seja, o ROI da clínica médica.

Agora, vou ensinar como fazer o cálculo.

Passo a passo de como calcular o ROI na clínica médica

A fórmula do ROI é bastante simples e fácil de ser aplicada.

Basta ter em mãos os dados quanto ao investimento inicial e ao lucro obtido.

Veja:

  • ROI = (lucro + investimento) / investimento

Ao aplicarmos o cálculo nos exemplos anteriores, temos um ROI de 1,87 nas consultas de neurologia e de 3,14 naquelas de clínica geral.

Mas vamos a mais um exemplo.

Supondo que você investiu R$ 500 mil na montagem da clínica e que, passados três anos, o lucro (não o faturamento) atingido foi de R$ 800 mil.

Então, temos:

  • ROI = (800.000 +500.000) / 500.000 = 2,6.

Se o número encontrado é satisfatório ou não, depende de sua análise em conjunto com outros indicadores e métricas.

Vou falar sobre algumas delas agora.

Estabelecer métricas de resultados e monitorá-las

O ROI, como vimos, é apenas uma das formas de avaliar o desempenho financeiro antes de propor qualquer investimento em clínica médica.

É correto que o gestor tenha em mãos dados de outras métricas que combinam bem com o modelo de negócio.

Um bom exemplo é o Net Promoter Score (NPS), que investiga a satisfação dos pacientes e, a partir daí, identifica o percentual de promotores e de detratores do negócio, ou seja, que fazem propaganda positiva ou negativa dele, respectivamente.

Para colocar em prática, é preciso aplicar uma pesquisa de opinião com uma só pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nossos serviços para um amigo ou familiar?”.

Quem der 9 ou 10 é promotor. De 0 a 6, são detratores. E 7 ou 8 são neutros.

Entre outras métricas que você pode aplicar na clínica, estão:

  • Custo de aquisição por cliente
  • Tempo de espera para consultas
  • Percentual de novos pacientes
  • Taxa de fidelização de clientes
  • Ticket médio de cada serviços
  • Taxa de cancelamentos
  • Média de consulta por paciente.

Estude sua clínica e seu público, e não será difícil encontrar métricas relevantes para monitorar os resultados.

Como potencializar os lucros da clínica médica

Lucros da clínica médica: como potencializar

Como potencializar os lucros da clínica médica

Identificado o quão lucrativa a sua clínica é, muito possivelmente, você descobre que ela pode entregar um desempenho financeiro melhor.

Afinal, o próprio investimento no negócio exige essa condição.

Para alcançá-la, leve em conta as dicas a seguir.

Ampliar o portfólio de serviços médicos

Ampliar o portfólio significa oferecer consultas e exames em áreas que hoje não são atendidas.

Para consultas, obviamente, será preciso aportar recursos na contratação de novos especialistas para compor o time.

Já para aumentar sua oferta de diagnósticos, não.

Através da parceria com uma empresa de telemedicina, você pode disponibilizar ao público novos exames, como aqueles nas áreas de radiologia, cardiologia, neurologia e pneumologia.

A regulamentação da telemedicina no país permite que profissionais de nível técnico, como em radiologia ou enfermagem, possam conduzir muitos desses exames no local.

Já a análise dos resultados e emissão do laudo é um ato médico, mas ele não precisa estar presente fisicamente na clínica.

Investir em atualização, treinamento e aperfeiçoamento de médicos e equipe

Como você sabe bem, o mercado de clínicas e consultórios no Brasil é bastante concorrido.

A oferta de serviços é extensa, especialmente nos grandes centros. Com isso, o paciente tem liberdade de escolher o estabelecimento que lhe atende com qualidade, agilidade e comodidade.

Uma forma de não ficar pra trás e conquistar mais clientes é investir nos conhecimentos da sua equipe.

Vale seminários, palestras, workshops, cursos de extensão e outros, com foco na atualização e aperfeiçoamento dos profissionais.

Investir em marketing médico

Sua estratégia de divulgação não pode ser restrita aos guias de convênios médicos ou ao popular marketing boca a boca.

Seguindo o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, você garante que sua clínica seja notada sem ferir a legislação.

Como dica, estude as características do seu público, defina quem são suas personas (perfil ideal de cliente) e, a partir daí, estabeleça uma estratégia.

Esse esforço indicará, por exemplo, quais canais seus potenciais pacientes utilizam para consumir informações, além do tipo de mensagem e o tom de voz dela que funcionam melhor.

Também vai apontar qual tipo de marketing funciona melhor, como o digital, de conteúdo, de relacionamento e outros.

Veja este artigo completo que preparei sobre o assunto.

Investir em novos equipamentos e tecnologias para a clínica médica

Se o consultório tem equipamentos antigos, de tecnologia defasada, ou mesmo apresentando necessidade frequente de manutenção, isso desagrada o paciente.

Em resposta, ele busca uma solução na concorrência.

Então, a aquisição ou locação de aparelhos para o dia a dia da clínica acaba sendo uma necessidade.

Para economizar e gerar ainda mais lucro, vale recorrer ao regime de comodato.

Ao se tornar parceiro da Telemedicina Morsch e contratar um pacote de laudos à distância com comodato, você tem acesso a determinados equipamentos sem custo adicional.

Reduzir os custos da clínica sem perder a qualidade

Os laudos à distância, que acabei de citar, são uma excelente forma de reduzir custos na clínica sem se descuidar da qualidade.

Como destaquei anteriormente, ao se aliar a uma empresa de telemedicina, você economiza com a contratação de profissionais especializados para a interpretação de resultados dos exames.

Também pode usar o comodato para ter equipamentos melhores.

A tudo isso, você ainda agrega a agilidade.

A Telemedicina Morsch fornece laudos à distância em até 30 minutos. Já em demandas de urgência, o atendimento se dá em tempo real.

A Telemedicina Morsch como parceira das clínicas médicas e consultórios

A Telemedicina Morsch como parceira das clínicas médicas e consultórios

A Telemedicina Morsch como parceira das clínicas e consultórios

Com a oferta de laudos à distância e aparelhos médicos em regime de comodato, a Telemedicina Morsch pode ser uma importante parceira para o seu negócio, permitindo realizar o investimento em clínica que tanto deseja.

O funcionamento do serviço de laudos online é bastante simples.

Um profissional de nível técnico realiza exames de imagem a partir de um equipamento digital. Dali, os dados vão direto para um computador, de onde são disponibilizados em uma plataforma de telemedicina.

Em seguida, com seu login e senha, profissionais da Morsch acessam as informações, interpretam os resultados, emitem o laudo e assinam o documento digitalmente.

O laudo fica disponível na mesma plataforma, podendo ser acessado pelo médico que solicitou o exame, por outros profissionais de saúde e até mesmo pelo paciente, caso ele tenha sua própria senha de acesso.

Conclusão

Como vimos neste artigo, o investimento em clínica médica depende de conhecer a sua realidade financeira e tornar o negócio mais lucrativo.

Com as informações que conferiu ao longo da leitura, você está habilitado a dar mais esse passo rumo à longevidade do consultório.

Nessa jornada, não deixe de contar com a parceria da Telemedicina Morsch.

Acesse o nosso site, faça contato conosco e solicite um teste grátis da plataforma.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

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