Telemedicina online: o que é, como funciona e vantagens de ter um sistema completo

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de fevereiro de 2021
10 motivos para implementar um sistema de telemedicina online

Contar com a telemedicina online amplia as oportunidades de negócio para seu consultório, clínica ou hospital.

Por meio dessa ferramenta, a equipe local terá à disposição serviços que vão além da teleconsulta, englobando os laudos eletrônicos, prontuário digital, segunda opinião médica e muito mais.

É por isso que as soluções médicas a distância vêm ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de saúde e pacientes.

Neste artigo, explico mais sobre os benefícios de utilizar uma plataforma de telemedicina online, como funciona a troca de informações e de que forma escolher o sistema mais adequado para as suas necessidades.

Se o tema interessa, siga com a leitura.

O que é telemedicina online?

Telemedicina online é a oferta de serviços médicos intermediada pela internet, geralmente disponível de forma ininterrupta.

Isso porque a palavra “online” se refere a um sistema que permanece ativo dia e noite, bastando alguns cliques para que seja acessado.

Falo de um software hospedado na nuvem, ou seja, com armazenamento seguro na internet.

Nesse espaço, acontece o compartilhamento de dados, respostas a dúvidas, entrega e assinatura de documentos, etc.

Como funciona a telemedicina online?

A telemedicina online funciona de maneira síncrona ou assíncrona.

Geralmente, isso depende do tipo de serviço requerido, já que plataformas completas oferecem diversas funcionalidades.

Uma consulta online com paciente costuma ser realizada de forma síncrona, ou seja, a comunicação acontece em tempo real.

Para tanto, são usados recursos de vídeo e áudio, resultando em conversas por videoconferência dentro do sistema.

Já o telediagnóstico é feito de modo assíncrono, pois o envio dos registros do exame se dá num momento e o laudo digital é entregue em outro.

Afinal, é necessário aguardar pela interpretação das imagens ou gráficos, que dará base ao relatório redigido pelo médico especialista.

Confira a seguir detalhes sobre o funcionamento dos principais serviços de telemedicina online.

Telediagnóstico

Esse é o braço da telemedicina que permite a interpretação de exames e a emissão de laudos online.

O processo começa com a realização de um exame complementar, seguida pelo envio dos registros obtidos através do software de telemedicina.

Depois, um médico especializado na área do exame avalia os achados, considerando a suspeita clínica e histórico do paciente.

Ele produz e assina digitalmente o laudo, entregue pelo sistema.

Teleconsulta

A consulta direta entre paciente e profissional de saúde é conduzida numa sala virtual exclusiva, dentro do sistema de telemedicina.

Depois de agendar o encontro, o paciente recebe o link que o direciona para a sala virtual.

No horário marcado, o médico ou outro profissional estarão à sua espera no ambiente online, acessado pelo mesmo link.

Ambos devem se logar e, em seguida, poderão conversar normalmente.

Telemonitoramento

Doentes crônicos podem ser acompanhados pelo médico, nutricionista, fisioterapeuta e outros profissionais através do monitoramento a distância.

O atendimento é semelhante a uma teleconsulta realizada periodicamente para fornecer recomendações a familiares, cuidadores e ao próprio paciente.

Prontuário eletrônico

Como a nuvem tem espaço infinito para arquivar dados, a telemedicina online oferece o armazenamento do histórico do paciente via prontuário eletrônico (PEP).

Esse software é muito mais que uma simples versão digital dos documentos de saúde, pois tem uma série de recursos que otimizam a rotina nos estabelecimentos de saúde.

Salvamento e atualização automática, mecanismos de busca e cruzamento de dados, organização dos arquivos, alertas e autopreenchimento são algumas das funcionalidades.

Para conferir ou atualizar o prontuário, é só fazer login no sistema.

Teleconsultoria

O login na plataforma também possibilita a solicitação de uma consultoria com um colega da área da saúde.

Orientações sobre a conduta diante de uma urgência ou esclarecimento sobre normas do setor são exemplos de informações concedidas via teleconsultoria.

As dúvidas podem ser enviadas por mensagens de texto ou por videoconferência, se houver a necessidade de respostas rápidas.

Segunda opinião médica

O suporte de especialistas em tempo real é feito por meio desse serviço, que coloca médicos em contato com outros médicos.

A segunda opinião é pedida em instantes dentro da plataforma.

Comodato de equipamentos médicos

O comodato funciona como um empréstimo de aparelhos usados em exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria, entre outros.

Ele é oferecido por algumas empresas de telemedicina a clientes que contratam pacotes de laudos eletrônicos.

Pagando uma única mensalidade, clínicas e hospitais podem usar dispositivos modernos enquanto durar a parceria.

O que é sistema de telemedicina online?

Sistema de telemedicina online é um software de registro eletrônico que engloba ações para transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem.

Ele pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, desde que a pessoa tenha seu próprio login e senha.

Na outra ponta, está uma equipe de profissionais de saúde da empresa de telemedicina, com destaque para médicos especialistas.

Esse time é responsável pela entrega dos serviços requisitados por pacientes, médicos e outros profissionais que utilizam a plataforma de telemedicina.

Ao fazer seu login, o cliente encontra um sistema intuitivo e simples, que disponibiliza as soluções que expliquei acima e outras.

Um sistema de telemedicina online completo atende às necessidades de estabelecimentos de saúde de todos os portes e tipos, de consultórios até grandes complexos hospitalares.

Além de fornecer serviços interessantes para empresas, operadoras de planos de saúde, consultorias de medicina e segurança do trabalho, centros de diagnóstico por imagem, etc.

Vantagens da telemedicina online para clínicas e pacientes

São muitas as vantagens da telemedicina online, por exemplo:

  • Economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com deslocamentos de pacientes e profissionais de saúde
  • Teleconsulta com prontuário digital integrado, o que permite a atualização em tempo real
  • Opção de plantão clínico 24 horas via telemedicina, para dar mais comodidade aos pacientes
  • Emissão de receita digital com QR Code, evitando erros na dispensação dos medicamentos devido à letra de médico
  • Ampliação do portfólio e especialidades atendidas com o suporte do telediagnóstico, combinado ao aluguel em comodato, que oferece equipamentos sem custo para estabelecimentos de saúde
  • Aumento da produtividade a partir da digitalização de prontuários médicos
  • Qualificação da assistência com o auxílio de especialistas.

 

Recursos de um bom sistema de telemedicina online 

Muitos são os benefícios da Telemedicina proporcionados por meio de um bom sistema de telemedicina online.

Porém, nem todos os softwares da área agregam todos os recursos capazes de viabilizar essas vantagens.

Abaixo, elaborei uma lista com os pontos mais vantajosos e que devem ser priorizados por quem deseja aderir ao melhor sistema de telemedicina online:

Armazenamento na nuvem de todo sistema de telemedicina online

Todo bom sistema de telemedicina online conta com armazenamento em nuvem. Afinal, isso é indispensável para que todas as suas informações sejam armazenadas com segurança na internet.

Lembre-se que os seus dados administrativos são muito valiosos, assim como os dos pacientes, e ambos devem estar devidamente protegidos de qualquer tipo de vazamento.

Além disso, a tecnologia em nuvem permite que o acesso às funcionalidades e informações seja feito por meio de qualquer dispositivo autorizado via internet, seja ele um notebook, tablete ou smartphone.

Atendimento de especialidades

Uma boa plataforma de Telemedicina também precisa contemplar diferentes tipos de especialidades. Dessa forma, você pode aumentar sua oferta de exames e atender a ainda mais demandas de seus pacientes.

Por exemplo, com os telelaudos, você pode realizar diversos diagnósticos sem precisar investir em um corpo clínico maior e mais qualificado para laudar.

Isso porque, as informações são enviadas diretamente dos aparelhos de exames para o sistema de telemedicina online, que por sua vez envia os dados para uma central de especialistas que encaminha o laudo pronto em poucas horas.

Assim, sem grandes investimentos, você pode atender com qualidade a ainda mais pacientes em procedimentos como:

  • Espirometria;
  • Raios-X;
  • Ressonâncias magnéticas;
  • Holter;
  • MAPA;
  • Acuidade visual;
  • ECGs;
  • Entre muitos outros.

Facilidade de uso do sistema de telemedicina online

Além de garantir um uso prático e intuitivo para os médicos, os sistemas de telemedicina online também devem ser práticos para os pacientes.

Afinal, nem todas as pessoas dominam as tecnologias móveis, por isso é fundamental facilitar toda a experiência de atendimento.

Nesse sentido, o ideal é que as pessoas possam receber um link por SMS, WhatsApp ou e-mail para clicar e iniciar a chamada de vídeo.

Isso evita dificuldades e frustrações com longos cadastros ou complicações que comprometem o engajamento com a consulta.  

Integração com agenda e prontuário

Na era digital, já não há mais espaço para os rabiscos e confusões que são comuns nas agendas de papel.

No seu sistema de telemedicina online, é possível desfrutar de uma agenda eletrônica inteligente, que garante uma melhor organização, evita erros de marcação e ainda possibilita um melhor aproveitamento do seu tempo.

Sistema de teleconsulta: 10 benefícios para a sua clínica

Quando esse tipo de recurso é integrado à plataforma, você terá mais eficiência em relação aos seus horários, não apenas para os atendimentos à distância, mas até mesmo para os presenciais!

No mesmo sentido, a integração do prontuário eletrônico ao sistema de telemedicina online também garante que as informações sejam acessadas com mais facilidade e que as consultas com os pacientes tenham mais qualidade e sejam mais dinâmicas.

Com a ferramenta, todas as informações dos pacientes são anexadas e o médico tem total liberdade para inserir:

  • Prescrições;
  • Documentos extras;
  • Anotações;
  • Entre outras inserções semelhantes.

Assim, é possível se organizar melhor e centralizar todas as informações, otimizando os diagnósticos, o gerenciamento do estabelecimento e a própria experiência das pessoas atendidas.

Laudos precisos e rápidos

Lembra dos telelaudos que mencionei anteriormente? Atualmente, as melhores plataformas de Telemedicina oferecem Inteligência Artificial para dar apoio à identificação de alterações nos exames.

A análise é feita por meio de uma comparação das imagens dos pacientes já armazenadas no sistema e também por seu histórico clínico.

Para aderir ao sistema de telemedicina online como laudos à distância, os técnicos responsáveis, por receber os pacientes e lidar com os equipamentos de exames, recebem treinamentos completos.

Essa qualificação, que pode ser presencial ou remota, permite que os profissionais realizem os procedimentos com mais agilidade e qualidade.

Além disso, o software é capaz de alertar em tempo real quando houver algum erro nos dados de um exame. Assim, faz com que a clínica não precise convocar novamente o paciente e gerar transtornos ao mesmo.

Prescrição digital no sistema de telemedicina online

Todas as facilidades do sistema de telemedicina online não fariam sentido se os médicos não pudessem realizar todas as atividades que realizariam no consultório físico.

Um bom exemplo disso são as prescrições digitais, em que os médicos podem prescrever medicações, assinar o documento de prescrição e enviá-lo aos pacientes à distância.

Para garantir ainda mais praticidade para os pacientes, as prescrições também podem ser encaminhadas por WhatsApp, SMS ou e-mail.

Redução de custos

A rotina de um consultório é marcada por diversos gastos, que incluem:

  • Conta de água e luz;
  • Ferramentas médicas;
  • Móveis confortáveis para os pacientes;
  • Papéis para laudos e prescrições;
  • Equipe de recepção;
  • Manutenção, e assim por diante.

Com um sistema de telemedicina online, você só precisa de uma boa conexão com a internet e um dispositivo digital que tenha um desempenho relativamente bom!

Isso não quer dizer que a Telemedicina serve para substituir seus atendimentos presenciais, mas sim que a área pode ampliar a sua oferta de atendimentos. Além de atingir públicos de pacientes mais distantes e ampliar suas ofertas de especialidades sem altos investimentos em pessoal.

Nesse sentido, posso mencionar também a economia e praticidade garantida pelos laudos à distância, além das ferramentas integradas de organização, que garantem máximo desempenho e um melhor aproveitamento dos seus recursos.

Segurança da informação

Por mais que o armazenamento em nuvem por si só já seja importante em termos de segurança, um bom sistema de telemedicina online também precisa contar com protocolos próprios de proteção.

Portanto, tenha em mente que os seus documentos, arquivos e informações de pacientes não podem simplesmente ser digitalizados e guardados em um formato qualquer no HD do seu aparelho.

Isso significa que toda a armazenagem, elaboração e envio de dados precisam ser padronizados, de forma que os protocolos de segurança garantam total confidencialidade e o devido prazo legal para a guarda das informações.

As tecnologias indispensáveis nessa área são aquelas que permitem:

  • Criptografia do conteúdo;
  • Certificações de segurança;
  • Recursos para identificação e validação, que confirmam que cada arquivo foi acessado apenas por uma pessoa autorizada.

Suporte de qualidade

Não importa qual seja a área do mercado: qualquer software, por melhor que seja, precisa contar com um sistema de suporte de qualidade.

No segmento da saúde, esse tipo de diferencial é ainda mais importante, já que qualquer uso equivocado ou erros não resolvidos podem comprometer a qualidade do atendimento aos pacientes.

Com isso em mente, na hora de contratar seu sistema de telemedicina online, não abra mão de um suporte completo, qualificado e disponível integralmente para contato.

Além de qualificar a todos os profissionais para o uso do software, o fornecedor também precisa prestar atendimento nas plataformas que forem mais convenientes para sua equipe, seja via e-mail, WhatsApp, por videochamadas ou mesmo presencialmente.

Tecnologia de ponta

Por fim, não se esqueça de que um sistema de telemedicina online faz mais do que viabilizar atendimentos à distância.

Sua principal finalidade é aprimorar os processos da unidade de saúde e otimizar a qualidade, bem como a organização, do atendimento aos pacientes.

Para que isso seja possível, o software deve ter máxima eficiência e tecnologia, oferecendo o que há de mais atualizado em termos de inovação.

Entre as tecnologias que não podem faltar em um bom sistema de telemedicina online, estão:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Integração de dispositivos;
  • Criptografia;
  • Diferentes protocolos de identificação;
  • Recursos para assinatura digital.

O ideal é pesquisar o que cada solução oferece, entender os principais avanços da área e optar por aquela que será capaz de realmente revolucionar as suas rotinas médicas!  

Como funciona o sistema de telemedicina online da Telemedicina Morsch?

Para proporcionar o atendimento dos pacientes à distância, a Telemedicina Morsch disponibiliza um sistema de telemedicina online em nuvem, que se baseia em todos os pontos mencionados anteriormente e nas mais avançadas tecnologias de informação e comunicação.

Por meio de recursos como prontuário eletrônico e videochamadas, os médicos podem prestar assistência tanto pela própria plataforma, quanto pelo Marketplace Médico (que possibilita as consultas através do site da Morsch).

Em ambos os casos, o acesso é protegido por sólidas camadas de segurança, com estrutura alinhada às diretrizes de LGPD, que inclui vias de autenticação e criptografia para garantir total sigilo das informações.

Assim, o médico e os pacientes podem se encontrar em uma sala virtual dentro do sistema, desenvolvida especialmente com a finalidade de proporcionar os recursos necessários para a teleconsulta

Com o sistema de telemedicina online da Morsch, é possível:

  • Evitar grandes deslocamentos;
  • Garantir telemonitoramento constante para pacientes crônicos;
  • Atender aqueles que não podem comparecer presencialmente;
  • Ainda, reduzir significativamente os custos de atendimento.

Muito além dessas comodidades, a Telemedicina Morsch ainda permite que médicos generalistas contem com o auxílio de especialistas remotos durante seus atendimentos presenciais, enfermeiros enviem informações em tempo real sobre sintomas e sinais vitais, profissionais se comuniquem para a busca de segunda opinião médica, etc.

Para ampliar as possibilidades diagnósticas e de monitoramento, aparelhos para medir pressão, glicemia, saturação, entre outros, podem ser configurados para registro automático dos dados na plataforma.

Em geral, o sistema de telemedicina online da Telemedicina Morsch contempla as seguintes frentes:

  • Telediagnóstico com laudo à distância;
  • Prontuário eletrônico do paciente (PEP) em nuvem com teleconsulta;
  • Marketplace médico para pacientes, operadoras de saúde e médicos especialistas.

 

Conclusão

Saiba as possibilidades oferecidos por um bom sistema de teleconsulta

Mais que viabilizar atendimentos à distância e democratizar a medicina, um bom sistema de telemedicina online é aquele capaz de modernizar a atuação dos médicos e de proporcionar recursos para uma atenção de excelência em saúde.

Porém, para que isso seja possível, é preciso priorizar os softwares com armazenamento em nuvem, de fácil utilização, com atendimento a diversas especialidades, integrados a agendas e prontuários, com recursos de telelautos e prescrições digitais, que garanta total segurança da informação e que tenham tecnologia de ponta!

Quer saber ainda mais sobre as possibilidades dos sistemas de telemedicina online com quem mais entende do assunto? Então assine a newsletter da Telemedicina Morsch e continue acompanhando o conteúdo exclusivo do nosso blog! 

Não deixe também de recomendar este artigo para seus colegas.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin