Inteligência artificial na saúde: entenda os benefícios e conheça as aplicações

O interesse pela inteligência artificial na saúde cresce conforme a tecnologia avança e inovações são lançadas.
E não é por acaso, já que ela torna processos mais ágeis e apoia a tomada de decisões qualificadas, beneficiando desde gestores em saúde até pacientes.
Partindo de mecanismos como o aprendizado de máquina, as equipes de saúde podem automatizar várias tarefas, economizando tempo e recursos.
Neste texto, trago informações essenciais sobre a importância, exemplos e como usar tecnologias como a IA para qualificar a assistência em saúde.
Se o tema interessa, não perca uma só linha!

O que é inteligência artificial na saúde?
Inteligência artificial na saúde é o uso de tecnologias capazes de analisar dados clínicos, apoiar diagnósticos, sugerir tratamentos e otimizar processos em hospitais e clínicas.
Ela amplia a precisão de exames de imagem, identifica padrões em grandes volumes de informações médicas e auxilia no acompanhamento de pacientes crônicos.
Conforme destaca a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso seguro, ético e equitativo da IA tem o potencial de prover soluções para demandas urgentes no campo da saúde, como a escassez de mão de obra qualificada e as limitações de recursos.
Com a tecnologia, sistemas computacionais são treinados para adquirir a capacidade de aprender e tomar decisões racionais, de acordo com a análise de dados.
Dessa forma, médicos ganham suporte para decisões mais assertivas, enquanto gestores reduzem custos e aumentam a eficiência dos serviços.

Qual a importância da inteligência artificial na saúde?
Como adiantei na abertura do texto, a IA qualifica as decisões em saúde, prestando um suporte relevante para melhorar os serviços na área.
Isso porque essa tecnologia na saúde permite a construção e análise de bancos de dados (big data), que servem como fonte para o treinamento dos sistemas computacionais, apoiando o aprendizado de máquina (machine learning).
Também reforça o monitoramento remoto de pacientes, por meio de dispositivos vestíveis (wearables) e a possibilidade de envio dos dados em tempo real a médicos e outros interessados.
Nesse cenário, a IA contribui para o empoderamento do paciente, que pode investir em autocuidado de maneira simples e direta.
Afinal, o uso da inteligência artificial na saúde significa acesso mais rápido a laudos, consultas e receitas digitais, como já acontece com a telemedicina e o telediagnóstico.
Por sua vez, a equipe médica dispõe de cada vez mais ferramentas para a promoção da saúde e a personalização da assistência, desde a triagem até o tratamento dos doentes.

Inteligência artificial na saúde é o uso de tecnologias capazes de analisar dados clínicos
Exemplos de aplicação da inteligência artificial na saúde
Existem diversos exemplos de uso da inteligência artificial na medicina, na saúde pública e nos demais campos do setor.
Conheça cinco deles a seguir:
Monitoramento de doentes crônicos e populações
Vale destacar a combinação entre dispositivos vestíveis e IA para manter o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas.
Essa aplicação pode ser ampliada, aumentando a previsibilidade de eventos de saúde entre usuários e até entre populações rastreadas.

Está aí um uso interessante para a saúde pública, pois norteia investimentos em medicina preventiva para evitar epidemias, por exemplo, vacinando a maior parte das pessoas em grupos de risco.
Tratamento customizado
O apoio da IA permite cruzar dados de grupos ou indivíduos para prever quais abordagens terapêuticas terão mais sucesso e menos efeitos colaterais.
Triagem de pacientes
Algoritmos auxiliam na redução das filas de espera, realizando a primeira etapa da triagem hospitalar.
Partindo de informações prévias sobre comorbidades, presença de sintomas e histórico do paciente, o sistema pode emitir alertas para que a equipe médica preste socorro imediato, indicar casos prioritários e até orientar usuários sobre o tempo de espera.
Interpretação de exames de imagem
A capacidade de comparar até milhões de imagens em segundos faz da IA uma poderosa ferramenta de suporte ao diagnóstico por imagem.
Estudos vêm sinalizando que os algoritmos têm alta precisão na análise dos registros de exames como tomografia e ressonância magnética, estabelecendo um ponto de partida para que médicos especialistas possam elaborar o laudo com mais agilidade.
Chatbots
Recomendações simples podem ser reunidas e apresentadas ao paciente em instantes por meio de um chatbot.
Os avanços da IA generativa simplificam ainda mais esse processo, resumindo as pesquisas a poucos instantes.
Desafios da inteligência artificial na saúde
Como toda nova tecnologia aplicada à saúde, o uso da IA pede regulação para atender a padrões éticos, sendo usada de maneira benéfica.
Uma das principais questões é o sigilo médico, que protege dados sensíveis dos pacientes, devendo obedecer a legislações como a LGPD.
Contudo, ainda faltam instrumentos regulatórios atualizados, que acompanhem a velocidade da evolução da inteligência artificial.
Um exemplo disso é a IA generativa, que pode produzir declarações falsas, imprecisas, tendenciosas ou incompletas, prejudicando a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.

A IA qualifica as decisões em saúde, prestando um suporte relevante para melhorar os serviços na área
Como a tecnologia melhora o atendimento e amplia o acesso à saúde?
A inteligência artificial melhora o atendimento porque agiliza tarefas médicas que antes eram manuais e demoradas, como a análise de exames de imagem e a elaboração de laudos.
Com algoritmos de alta precisão, diagnósticos chegam mais rápido, o que facilita o início do tratamento e reduz riscos de complicações.
Muito em breve, a IA estará conectada a outras tecnologias na medicina, como a plataforma de telemedicina.
No entanto, já é possível aproveitar vantagens como diagnósticos céleres, redução de custos com deslocamentos e maior produtividade das equipes contando com a Telemedicina Morsch.
Nosso software em nuvem oferece laudos a distância em minutos, segunda opinião médica, prontuário eletrônico integrado à teleconsulta e muito mais.
Descubra serviços pensados para o seu negócio aqui!
Conclusão
O uso da inteligência artificial na saúde já é uma realidade e deverá continuar se popularizando.
Este é um bom momento para seguir se informando e monitorar as novidades que vêm por aí.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Leia mais artigos para médicos aqui no blog.