Consulta médica: como funciona e quais as vantagens do modelo online?

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de abril de 2021
Consulta médica

A realização de uma boa consulta médica é de suma importância para a devida atenção à saúde dos pacientes.

Há anos, o formato online tem ganhado espaço nessa área, por trazer mais facilidade aos envolvidos, por ampliar o acesso aos atendimentos e também torná-los mais viáveis.

Recentemente, esse movimento de transformação digital na saúde ganhou ainda mais impulso com a regulamentação da consulta médica online.

Publicada em abril de 2022, a Resolução CFM 2.314/2022 oficializou as regras para esse tipo de atendimento no Brasil.

Nesse contexto, diversos especialistas aderiram às possibilidades da internet, mas muitos ainda têm dúvidas sobre como usufruir corretamente de seus benefícios.

Para elucidar o tema, preparei este artigo sobre como manter a qualidade do atendimento médico online

Abordo também a importância desse tipo de assistência, seu funcionamento, tipos, como fazer a migração para a web e muito mais.

Acompanhe até o final.

A importância de uma boa consulta médica

A consulta médica viabiliza um momento valioso de contato direto entre pacientes e profissionais de saúde.

Ela serve para que as pessoas:

Essas dinâmicas são indispensáveis para investigar sintomas, manter os cuidados de saúde em dia ou fazer um check-up com bateria de exames.

Normalmente, a consulta é motivada pelos incômodos sentidos por uma pessoa e leva até o diagnóstico clínico.

Contudo, ainda é possível que ela inclua outras frentes, como os já citados atendimentos de rotina, ou ainda a solicitação de exames, obtenção de laudos e realização de tratamentos.

Como deve funcionar a consulta médica?

De maneira geral, uma consulta médica deve conter algumas etapas básicas, contemplando o exame clínico para que tenha qualidade.

Elas podem ser reproduzidas no ambiente online, com as devidas adaptações.

Veja detalhes sobre cada fase a seguir.

Anamnese

A anamnese médica é a primeira etapa de qualquer consulta.

Ela consiste numa entrevista roteirizada, feita com o propósito de entender a queixa principal, quando se iniciou e de que forma impacta na rotina.

O profissional também levanta relatos sobre o histórico do paciente, tratamentos em curso, alergias, cirurgias prévias e outros pontos relevantes para a saúde.

Combinadas aos dados obtidos no exame físico, essas informações são indispensáveis para a construção da hipótese diagnóstica

Inspeção

Na inspeção, como o próprio nome indica, o médico deve observar atentamente o paciente.

Para cada especialidade, um tipo diferente de visão é adotada. 

Por exemplo, um dermatologista deve priorizar aspectos da pele do indivíduo, enquanto o oftalmologista analisa os olhos e a região da face, e assim por diante.

Nessa etapa, é importante aliar o olhar médico às queixas do paciente. 

A partir disso, é possível formular o diagnóstico, com o apoio (ou não, a depender do caso) das fases que mencionarei em seguida.

Palpação

A palpação consiste no toque da pessoa atendida. 

Essa etapa pode ser muito importante, pois certos toques feitos de maneira técnica, muitas vezes, são fundamentais para identificar sintomas de patologias.

No entanto, às vezes, a observação e os relatos dos pacientes são suficientes para construir um diagnóstico.

Portanto, mesmo que não seja possível na consulta médica por videoconferência, a palpação não inviabiliza vários atendimentos online.

Promova um atendimento humanizado na consulta médica

Ter uma fala mais clara e pausada é importante para melhorar a comunicação nas videochamadas.

Percussão e ausculta

Assim como a palpação, também é útil escutar os sons emitidos pelo corpo.

Por exemplo, se o paciente se queixa de dor no peito, o médico deve auscultar o pulmão, o coração e outras áreas para obter um diagnóstico mais certeiro.

Exames complementares

Como etapa complementar, algumas consultas médicas podem ser seguidas do pedido de exames complementares como o eletrocardiograma e a espirometria.

Eles são importantes quando o diagnóstico clínico não foi conclusivo durante o atendimento, para confirmar ou afastar a hipótese diagnóstica.

Também são comumente solicitados quando os pacientes passam por diversos especialistas que não conseguem descobrir qual agravo à saúde está presente.

Os exames devem ser seguidos de um retorno para a análise do caso, e sua realização precisa ser restrita a situações indispensáveis, para que o paciente não seja submetido a procedimentos desnecessários.

Como o profissional pode ser cobrado na consulta médica?

Durante qualquer tipo de consulta médica, o paciente deve ter liberdade para cobrar o especialista caso sinta que suas expectativas não foram atendidas.

Nesse sentido, é preciso evitar queixas vagas e ter clareza para descrever seus sintomas.

Para a pessoa atendida, também é importante observar se a etapa de inspeção foi devidamente realizada e se o médico está entendendo o que é descrito.

Acima de tudo, é preciso evitar que a consulta seja finalizada sem esclarecer as dúvidas do paciente ou acompanhante.

Como o cliente é o mais interessado nos resultados da consulta, é natural que tenha uma postura ativa para cobrar do médico sempre que acreditar que ela está ocorrendo de forma inadequada.

O que é retorno de consulta médica?

O retorno de consulta médica é o atendimento complementar realizado quando não foi possível formular um diagnóstico durante uma única consulta.

Esse tipo de assistência está previsto na Resolução CFM 1.958/2010, que diz:

“Quando houver necessidade de exames complementares que não possam ser apreciados nesta mesma consulta, o ato terá continuidade para sua finalização, com tempo determinado a critério do médico, não gerando cobrança de honorário”.

Como descrito acima, a norma frisa que o prazo deve ser determinado pelo médico, de acordo com a necessidade e interesse do paciente.

Por que ter uma planilha de controle de consultas médicas?

Montar sua própria planilha de controle é importante para a organização da agenda médica.

Sem essa estrutura mínima, fica complicado planejar o dia, semana e mês, pois agendas e prontuários em papel são pouco práticos.

Afinal, ter de consultar esses materiais impressos ou manuscritos consome um tempo valioso da secretária, recepcionista ou mesmo do próprio profissional de saúde.

Contudo, nem sempre uma planilha em Excel ou outra ferramenta é o ideal para dar mais agilidade à rotina, pois ela precisa ser atualizada manualmente.

Já um software médico promove a automatização de tarefas e preserva os dados dos pacientes a partir da digitalização de prontuários.

Usando a plataforma de Telemedicina Morsch, por exemplo, é possível integrar a ficha de anamnese, atestados, laudos, encaminhamentos, receitas digitais e demais documentos pertencentes ao prontuário eletrônico.

Todos eles são protegidos por mecanismos de autenticação e criptografia, ficando disponíveis facilmente para pessoas autorizadas.

Elas podem utilizar qualquer dispositivo com acesso à internet para fazer o login em nosso software de telemedicina em nuvem.

Esse sistema completo ainda disponibiliza uma agenda sincronizada, que é atualizada de modo automático quando um paciente cancela ou remarca uma consulta, além de enviar lembretes para que ele não se esqueça do atendimento marcado.

Telemedicina Morsch e consultas médicas

O que é consulta médica online?

Consulta médica online é o atendimento realizado por meio da telemedicina.

Geralmente, é prestado por videoconferência, utilizando recursos modernos de áudio e vídeo para que seja semelhante à assistência presencial.

A fim de preservar o sigilo médico, cada consulta é conduzida numa sala virtual exclusiva dentro da plataforma de telemedicina.

Durante o atendimento, o médico pode fazer a prescrição eletrônica e emitir documentos digitais que serão encaminhados ao paciente ao final da teleconsulta.

Por que migrar a consulta médica para o digital?

O motivo mais óbvio está na oferta de opções para o paciente, que ganha a comodidade de ser atendido em qualquer lugar.

Enquanto o médico pode ampliar a base de clientes, atraindo pacientes que vivem em áreas distantes, remotas ou de difícil acesso, onde há carência de médicos.

Além disso, o consultório online reduz gastos com infraestrutura como aluguel, contas de água e luz.

Basta ter uma sala com computador e internet banda larga para realizar a teleconsulta, contando com um sistema de telemedicina online de qualidade.

A facilidade e a praticidade no atendimento também são importantes para pacientes em condições especiais, como portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes e pessoas com restrição de mobilidade.

Isso porque, a telemedicina facilita um contato recorrente com os médicos, seja para tirar dúvidas, renovar receitas ou realizar o devido acompanhamento de forma simplificada.

Principais tipos de consulta médica online

Os principais tipos de atendimento médico online são:

  • Teleconsulta: consiste no atendimento direto ao paciente, feito com o apoio de plataformas conectadas à internet;
  • Teleorientação: serve para contatos mais breves, seja para tirar dúvidas, receber orientações, conferir a evolução de sintomas etc.;
  • Telemonitoramento: é voltado ao acompanhamento contínuo de doentes crônicos, gestantes, pacientes acamados, entre outros casos especiais;
  • Teleinterconsulta: consiste no contato entre médicos generalistas e especialistas para a obtenção de segunda opinião, no apoio a tratamentos, no auxílio diagnóstico, entre outras situações semelhantes.

 

O que está permitido – ou não – em uma consulta online?

Mencionei na introdução do artigo que a Resolução CFM 2.314/2022 tem contribuído para a popularização da telemedicina no Brasil.

Isso não é à toa, pois a legislação passou a permitir a teleconsulta direta ao paciente, contanto que ele ou seu representante legal concordem com esse formato de atendimento.

Para tanto, um deles deve oficializar a permissão através de um termo de consentimento, por meios eletrônicos ou de gravação de leitura do texto.

Esse documento ficará salvo junto às informações do prontuário digital.

Anamnese e técnicas como a inspeção são realizadas durante a consulta virtual, bem como a solicitação de exames complementares e emissão de documentos médicos.

Caso o paciente necessite de assistência contínua, é permitido o telemonitoramento, desde que inclua atendimentos presenciais a cada intervalo máximo de 180 dias.

A oferta da consulta médica no formato online é condicionada ao uso de um sistema de teleconsulta registrado no CRM local, além de ferramentas para viabilizar atendimentos de qualidade.

De acordo com a legislação, todas as modalidades remotas da medicina devem atestar a devida segurança, integridade e sigilo das informações dos pacientes, que são consideradas sensíveis.

Isso é especialmente necessário com o uso de prontuários online, fundamentais para a prática médica virtual, que precisam ser protegidos com o apoio de protocolos de segurança e criptografia, nos termos da LGPD.

Inclusive, esse ponto só reforça a necessidade de contar com bons softwares médicos, que têm esses cuidados inerentes ao seu funcionamento.

Atualmente, é possível encontrar diversas opções de plataformas de teleconsulta no mercado.

Escolher um sistema de qualidade é imprescindível para cumprir todas as exigências próprias da telemedicina.

Como prescrever medicamentos e exames em uma consulta médica online?

É necessário contar com um software de teleconsulta completo para fazer a prescrição médica digitalmente.

Utilizando a plataforma Morsch, esse processo é simples, começando pelo acesso à página de login.

Basta inserir sua identificação e senha para acessar o sistema, incluindo a sala virtual onde a teleconsulta será feita.

Durante o atendimento, você terá ferramentas de prescrição e pedidos de exames à mão, na própria tela da consulta online.

Seu preenchimento é simples e intuitivo, autenticado por meio da assinatura digital, que deve obedecer ao padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Assim, a assinatura virtual tem a mesma validade jurídica da física, conferindo legitimidade aos documentos emitidos dentro da plataforma de teleconsulta.

Os documentos criados podem ser encaminhados ao paciente ou cuidador logo depois do atendimento, por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Como manter a qualidade da consulta médica no ambiente virtual?

Para que a consulta médica online mantenha o mesmo nível de atenção dos atendimentos presenciais, alguns cuidados são indispensáveis.

Confira os principais:

Crie um ambiente adequado

Mesmo que o atendimento seja remoto, é importante criar uma ambientação adequada para que o paciente tenha a sensação de que está sendo recebido em um local profissional e não sinta estranheza.

Se você realizar a teleconsulta dentro do próprio consultório, isso será mais fácil. 

Caso atenda por home office, procure criar um cenário profissional ao fundo da câmera que evoque a ideia de um ambiente clínico.

Promova um atendimento humanizado

A humanização do atendimento é importante nas consultas físicas, mas deve ser reforçada no ambiente online para que exista maior proximidade e confiança na comunicação médico-paciente.

Ter uma fala clara e pausada é importante para melhorar o contato através das videochamadas.

Além disso, é preciso ter empatia, saber ouvir o paciente, explicar como a teleconsulta funciona e colocar-se à disposição para tirar dúvidas e ouvir as queixas do indivíduo.

Faça um checklist

Durante a consulta online, procure listar tudo o que for conversado para resumir as orientações médicas passadas ao paciente.

Isso é importante para garantir que a pessoa realmente entendeu suas recomendações e para que reconheça possíveis dúvidas que podem ser tiradas antes do encerramento da consulta.

Prepare-se para a consulta

Além de preparar o ambiente e garantir um atendimento humanizado, é importante conferir se já existe registro em prontuário eletrônico do paciente.

Nele, é possível ver o histórico do indivíduo, se ele já realizou algum exame ou consulta, entre outras informações.

Dessa maneira, será mais fácil se aproximar de quem é atendido, compreender sua situação e promover uma assistência de qualidade.

Garanta uma boa conexão

Evidentemente, uma consulta médica online depende de uma boa conexão com a internet.

Procure testar sua plataforma de telemedicina antes de começar o atendimento, contrate um bom provedor web e acione o suporte sempre que identificar problemas na velocidade da rede.

Falhas na conexão podem gerar interrupções e comprometer a qualidade do atendimento, e devem ser evitadas ao máximo.

Tenha um sistema seguro e criptografado

Como mencionei anteriormente, uma das exigências mais importantes para a consulta médica online é a segurança dos dados dos pacientes.

Tendo isso em mente, priorize plataformas de telemedicina com bons protocolos de criptografia e codificação de todas as mensagens trocadas.

Além disso, as informações relativas a exames e prontuários precisam ser guardadas em ambientes seguros, com armazenamento confiável em nuvem.

Não abra mão das melhores plataformas de Telemedicina

Muitos dos pontos mencionados até aqui dependem da adesão a uma boa plataforma para teleconsultas.

O serviço contratado deve fornecer todo o apoio tecnológico necessário para a realização de atendimentos de qualidade, com velocidade de conexão, apoio de ferramentas como prontuários eletrônicos assinados digitalmente, registro seguro de dados, etc.

Procure também observar se o software pode ser integrado a outros sistemas que você já utiliza (caso exista essa necessidade), se diferenciais como agendamento online são oferecidos e se o sistema contempla os benefícios que comento no próximo tópico.

14 benefícios de uma consulta médica online

Ao aderir às consultas médicas online por meio das melhores plataformas de telemedicina, sua equipe médica aproveita uma série de benefícios, tais como:

  1. Mais facilidade e praticidade para atender os pacientes
  2. Maior acesso a serviços de saúde, mesmo em áreas remotas e sem especialistas
  3. Ganho em termos de viabilidade e menores custos
  4. Menor necessidade de uso da rede presencial
  5. Mesmo nível de qualidade das consultas presenciais
  6. Melhor capacidade de encaminhamento via teletriagem, caso certos pacientes tenham que ser direcionados à assistência física
  7. Possibilidade de obter laudos a distância via telemedicina
  8. Conexão entre diferentes especialistas médicos, para dar apoio a tratamentos, diagnósticos e opiniões clínicas
  9. Melhor capacidade de gestão em saúde
  10. Agendamento facilitado e bem organizado via plataforma de telemedicina, inclusive com confirmação via e-mail, site ou aplicativo de mensagem
  11. Ampliação do público atendido
  12. Capacidade de atender a mais pacientes
  13. Contato recorrente e próximo entre pacientes e profissionais de saúde
  14. Benefícios que diferenciam a clínica, hospital ou consultório em relação a outros serviços médicos.

 

Conte com a Telemedicina Morsch

Se você quer oferecer teleconsultas médicas dentro dos parâmetros exigidos pelo CFM e com toda a qualidade que seus pacientes merecem, conheça as soluções oferecidas pela Telemedicina Morsch.

Desde 2005, oferecemos uma plataforma completa para os profissionais de saúde, dotada de todos os benefícios mencionados acima e com a mais alta tecnologia para:

Apoiado em sólidos protocolos de segurança, nosso sistema tem adesão simplificada, altamente viável, com total suporte e treinamento e disponibilidade de mais de 50 especialistas de todas as áreas da medicina.

Faça como as mais de 1 mil clínicas que já atendemos em todo o Brasil: clique aqui e comece a aproveitar as vantagens de aderir à Telemedicina Morsch.

Conclusão

A realização de consulta médica online já vinha ganhando muito espaço no mundo antes de 2020, quando as necessidades impostas pela pandemia de covid-19 transformaram esse formato numa realidade inerente à área da saúde.

Nessa esteira de avanços da tecnologia na saúde, os atendimentos via telemedicina seguem aumentando, mesmo após o fim da pandemia.

Contudo, para manter sua qualidade, é preciso que alguns cuidados sejam observados:

  • Criação de um ambiente apropriado
  • Humanização do atendimento
  • Infraestrutura de qualidade
  • Garantia de segurança de dados, entre outros pontos que mencionei ao longo do artigo.

Se você quer saber ainda mais sobre a evolução das consultas médicas e como a tecnologia está influenciando as rotinas dos especialistas, não perca meus próximos textos.

Veja mais artigos sobre telemedicina em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin