15 dicas para atingir seus objetivos de marketing para clínicas médicas

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de outubro de 2019
Marketing para clínicas médicas

Preocupar-se com marketing para clínicas médicas tem relação com os resultados do negócio.

Afinal, você quer atrair a atenção do público e conquistar mais pacientes, não quer?

Isso depende da estratégia e das ações que colocar em prática, o que passa pela definição do canal, da mensagem escolhida e da forma como a empresa se posiciona.

Todos esses aspectos devem fazer parte do planejamento de marketing para a clínica.

Investir no marketing digital é fundamental para captar leads, conquistar e fidelizar clientes, fortalecer a sua marca e ser reconhecido como autoridade. Mas ter ações que incentivem o bom e velho boca a boca também é importante.

E se você está em dúvida sobre como fazer isso, este artigo pode ajudar.

Nele, eu trago detalhes sobre o investimento em marketing, incluindo 15 dicas para você empregar na sua estratégia hoje mesmo.

Continue a leitura e comece agora a planejar as ações de marketing da sua clínica.

Investimento em marketing para clínica médica vale a pena?

Sim! Vale muito a pena!

Em qualquer negócio, independente do porte ou segmento, investir em marketing é crucial não só para atrair atenção, como também para construir e consolidar sua imagem diante do público.

Além de gerar proximidade e identidade entre a clínica e seus pacientes, facilita a comunicação e o relacionamento de confiança.

É por meio do marketing bem feito que sua clínica ganhará visibilidade e será reconhecida pela qualidade do seu atendimento, além de respeito e ética pelos profissionais e pacientes.

Marketing para clínica médica: para que serve?

O marketing alia um conjunto de práticas e estratégias para gerar visibilidade e atrair leads, que são aquelas pessoas que demonstram interesse no seu conteúdo ou na sua oferta.

É um esforço que consolida a confiança e fidelidade de quem já conhece sua clínica, ao mesmo tempo em que irá buscar atingir e despertar o interesse de novas pessoas.

O objetivo do marketing para clínica médica, além da captação (conquista), é que seja reconhecido o valor e a credibilidade do nome e do atendimento prestados pela clínica e por todos os profissionais que atuam nela.

Conheça seu público e invista no marketing para clínicas médicas

Conhecer o seu público é o primeiro passo para começar o planejamento.

Pois são as características e os interesses dele que servirão de base para montar a estratégia de marketing para sua clínica.

Um conceito que vale a pena entender é o de personas. Elas são uma representação fictícia do seu perfil ideal de cliente.

Definir as personas significa identificar mais facilmente tudo aquilo que o público deseja receber não só na oferta, mas na forma como ela acontece.

Escolha de canais de marketing e da mensagem a transmitir, incluindo o tom de voz usado na comunicação, são detalhes que são mais facilmente resolvidos quando você mapeia as personas.

E como fazer isso?

Avaliar a idade, gênero, nível de escolaridade, faixa de renda, interesses, região em que reside e trabalha. Esses são alguns dos vários aspectos que precisam ser observados e analisados.

Conhecendo essas informações, você poderá planejar a linguagem, os recursos visuais e os conteúdos que farão com que consiga se aproximar e conversar com esse público.

Tenha em mente perguntas como:

  • O que pode interessar o público?
  • Do que ele gosta?
  • Quais são as suas necessidades?

E use as respostas para elaborar materiais e anúncios que possam atrair o interesse para a sua clínica.

O marketing para clínicas surge como uma brilhante estratégia para os médicos atingirem seus objetivos 

O marketing para clínicas surge como uma brilhante estratégia para os médicos atingirem seus objetivos 

O marketing para clínicas surge como uma brilhante estratégia para os médicos atingirem seus objetivos

Divulgação dos serviços médicos, captação e conquista dos pacientes e desafios para aumentar o faturamento são os pontos sobre os quais o marketing atua.

E não há outra forma de alcançar esse resultado se não através de uma boa estratégia de marketing.

Seja no boca a boca ou via redes sociais, são muitas as ações e esforços que sua clínica pode colocar em pauta para se conectar com os clientes.

Não deixe de conferir o próximo tópico para obter detalhes sobre todas elas.

15 dicas de marketing para clínicas novas no mercado

Neste artigo, separei 15 dicas para você que deseja abrir sua própria clínica médica ou alavancar os resultados de um consultório já existente.

O destaque vai para a última dica, que será a cereja do bolo de um trabalho rico em divulgação, captação e sucesso.

Vamos conhecer todas elas?

1. Consulte o Código de Ética Médica antes de qualquer decisão

Antes de qualquer ação de marketing, deve-se consultar o Código de Ética Médica e a Resolução CFM Nº 1.974/2011, que estabelece critérios para a propaganda em Medicina.

É fundamental que divulgação da sua clínica seja feita respeitando a ética, as normas médicas e os profissionais da saúde.

O Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, é outro documento que vale ser consultado e estudado para começar a definir as estratégias de marketing.

2. Site sério, profissional e esteticamente agradável

Já é costume procurarmos por produtos e serviços, utilizando a internet.

Um site bem feito e agradável ao olhar gera credibilidade e confiança.

É por meio dele que o público terá o primeiro contato com a sua clínica. E a experiência que o usuário tiver no seu site pode ser determinante.

Vale a pena investir na criação e manutenção do seu site.

As informações sobre a sua clínica e seus serviços devem estar acessíveis ao usuário da internet, atendendo aos requisitos de navegabilidade (a facilidade com que o usuário encontra as informações dentro do site).

Site atrativo, profissional e bonito, hoje em dia, é sinônimo de seriedade e credibilidade.

3. Estar nas redes sociais é estar em evidência

Marcar presença nas redes sociais é outro ponto importante. É por meio delas que seus clientes irão avaliar os serviços e o atendimento da clínica médica.

Os perfis sociais ganham força e destaque porque facilitam a comunicação com o público.

A interação e o engajamento são avaliados pelo o usuário na hora de escolher por um serviço.

E não é só o número de curtidas do Facebook ou de seguidores no Instagram que servem como parâmetro. Mas, sim, o tempo de resposta e formas como a página interage com a sua audiência.

O ideal é elaborar uma estratégia para cada rede social.

Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são as que mais estão em evidência, atualmente, e cada uma delas tem um perfil e uma proposta diferente.

Seu plano de marketing deve avaliar os recursos disponíveis, para saber qual a melhor maneira de se posicionar em cada uma delas.

4. Uma marca que seja de presença no marketing para clínicas

A marca é uma das primeiras coisas a ser lembrada pelo paciente.

A imagem é fixada na memória e é atrelada às impressões e experiências do paciente com a clínica.

Portanto, invista em uma marca que seja fácil de memorizar e que tenha elementos que identifiquem não só a sua clínica, mas o propósito, os valores e a postura que ela adota diante seus pacientes e de toda a sociedade.

5. Faça um blog no site – essencial no marketing para clínicas

O blog é um canal de ideias, conversas, dicas e opiniões.

Nele, a clínica estabelece um contato com seu público de maneira leve, direta e didática.

É um espaço mais livre e de linguagem leve, no qual você pode trazer novidades e tirar dúvidas.

Além de manter contato com o público, o blog também tem um papel importante quando o assunto é otimização.

Por meio dele é possível aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e divulgar assuntos relevantes para ajudar o site da clínica ser facilmente encontrado pelo Google.

6. Faça uma conta no Google Meu Negócio

Faça uma conta no Google Meu Negócio

Faça uma conta no Google Meu Negócio

O Google organiza e exibe os resultados de pesquisa dando preferência para páginas que possuem maior quantidade de informações e avaliações.

Por isso, a criação de uma conta no Google Meu Negócio pode ajudar a impulsionar o site da sua clínica.

Ao criar a conta, fique atento para preencher corretamente todos os campos disponíveis.

É interessante, também, incentivar seus pacientes a avaliar e deixar comentários sobre a clínica.

7. Invista em e-mail marketing com conteúdos relevantes

O e-mail marketing é uma maneira de manter o contato constante com seu público.

Invista em conteúdos relevantes, como novidades sobre sua clínica ou resumo de notícias da área médica.

Além de ser uma forma de ser lembrado pelos seus pacientes, o e-mail marketing é também um jeito de captar novos clientes, que irão se lembrar da sua clínica quando precisarem realizar algum exame ou consulta.

8. Clínica e site: a sintonia entre o real e o virtual

A clínica e o site precisam ser, praticamente, um só.

Pense que o site é a extensão da clínica. A sensação que ele desperta, portanto, deve ser a mesma que o paciente tem quando visita a clínica.

Organização, limpeza, beleza e equilíbrio são alguns dos conceitos que se aplicam ao mundo real e ao virtual.

Quais sensações/impressões que você deseja que o paciente sinta na clínica?

Use a resposta para elaborar o site e replicar nesse espaço o que descobriu.

9. Investir no YouTube também é boa ideia

Investir no YouTube também é boa ideia

Investir no YouTube também é boa ideia

Segundo dados da própria plataforma, o YouTube tem hoje mais um bilhão de usuários acessando a rede mensalmente.

Só no Brasil, são 140 milhões de usuários ativos. E eles gastam, em média, três horas por dia na plataforma, de acordo com o estudo Global Digital 2019 (realizado pela agência We Are Social e o Hootsuite).

Além desses dados citados, cabe destacar que o YouTube já é considerado o segundo maior buscador da internet.

Isso mostra que ter um canal ativo na plataforma é uma boa maneira de divulgação da clínica médica e dos serviços oferecidos por ela.

10. O paciente em 1º lugar

Tratar bem o paciente é primordial.

A atenção, o respeito e a cordialidade com o paciente e seus familiares devem ser os requisitos principais de tratamento.

Ao dar entrada na clínica, os pacientes necessitam de cuidados. É um momento delicado tanto fisicamente quanto emocionalmente (independente do caráter de urgência).

E a experiência que ele passar irá despertar ou não o interesse dele e de sua família em voltar à clínica.

11. Recepcionista cortês e atenciosa

A recepção é o primeiro contato da clínica com o paciente.

Por isso, invista no treinamento das pessoas responsáveis por essa tarefa.

É importante que a equipe seja sempre atenciosa, educada e empática com os pacientes e seus acompanhantes.

12. Jaleco limpo, sorriso no rosto e total atenção ao paciente

A apresentação e postura dos médicos são pontos preciosos.

Sentir o conforto e a confiança naquele que irá cuidar do paciente no momento em que ele se sente abatido e fragilizado, será de extrema importância tanto no tratamento, quanto no marketing boca a boca.

Afinal, ninguém melhor que o próprio paciente para relatar a experiência que teve e indicar a clínica para amigos e familiares.

13. Abasteça o círculo online de conteúdo

Mantenha seus canais online ativos e atualizados.

Fique de olho nos assuntos do momento relacionados à área de saúde e se inspire para produzir conteúdos que chamem a atenção e gerem engajamento.

Faça uso dos recursos disponíveis, como imagens, vídeos, gifs, emojis, figurinhas.

Aproveite a linguagem leve da internet para interagir com seus seguidores.

14. Use WhatsApp para contatos rápidos, agendamento e comercial

O WhatsApp já é parte da rotina de todos.

Então, por que não aproveitar para facilitar a comunicação com seus pacientes?

Use para marcar exames, confirmar agendamentos, dar avisos e fazer contatos rápidos por meio de mensagens no app de maneira rápida e prática.

Atualmente, o WhatsApp oferece a opção comercial, que permite inserir informações como descrição, endereço, horário de atendimento, e-mail e site.

15. A chave de ouro para adquirir clientes para sempre

Por fim, após planejar todo o marketing da sua clínica e seguir as dicas deste artigo, é hora de fazer com que os usuários na internet não só conheçam o seu site, mas que voltem a visitá-lo.

Também que usuários das redes sociais não apenas sigam, mas interajam com as postagens.

E que as ações no mundo virtual tenham consequências no mundo real e se transformem em consultas, exames e visitas para demais procedimentos médicos.

Mas como fazer isso?

Apostando em conteúdos relevantes no blog e redes sociais, assinatura de materiais informativos por e-mail (como a newsletter, por exemplo) e mantendo o site atualizado.

Para captar clientes, é preciso criar e investir no consumo dos seus conteúdos divulgados na internet, criando uma relação baseada em informação e credibilidade entre a clínica e os pacientes.

Com conteúdo de qualidade e soluções inovadoras no seu serviço, o marketing tem tudo para fazer sua clínica decolar.

E por falar em inovação, não deixe de conferir o próximo tópico.

Telemedicina para sua clínica médica

Telemedicina para sua clínica médica

Telemedicina para sua clínica médica

O que acha de contar ao público, dentro da sua estratégia de marketing, que a clínica médica, agora, oferece acesso a novos exames, com resultados de qualidade em tempo recorde?

Isso é possível através da telemedicina.

Essa é uma especialidade que faz uso de tecnologias da informação e comunicação para permitir o diagnóstico de forma remota.

Na prática, no Brasil, a telemedicina acontece especialmente com a emissão de laudos médicos à distância.

Para aproveitar, sua clínica precisa apenas de um profissional treinado (que pode ser um técnico em enfermagem ou radiologia) e equipamentos digitais, que possibilitam coletar os dados de exames e já disponibilizá-las na plataforma de telemedicina.

Ali, mediante login e senha, especialistas da empresa de telemedicina analisam os resultados, registram suas conclusões, emitem e assinam o laudo médico digitalmente.

Em até 30 minutos (ou em tempo real, no caso de urgências), o documento é liberado na mesma plataforma para ser impresso, consultado ou encaminhado.

Veja exames que você pode oferecer ao se tornar um parceiro da Telemedicina Morsch:

  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética
  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Eletrocardiograma
  • Mapa de pressão arterial
  • Holter 24 Horas
  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia
  • Espirometria
  • Radiologia geral

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

Presente no mercado desde 2001, a Morch oferece uma plataforma completa de serviços disponíveis 24 horas por dia, todos os dias.

Contando com uma equipe permanente de especialistas em diferentes áreas médicas, a empresa dá amplo suporte na otimização do atendimento e permite a entrega de resultados em poucos minutos.

Além dos laudos médicos para exames destacados no tópico anterior, a Morsch ainda pode ser sua parceira na aquisição de equipamentos.

Vários deles podem ser obtidos no regime de comodato. Ou seja, você contrata uma quantidade de laudos e pode usar aparelhos médicos sem custos para realizar exames.

É uma excelente estratégia para ampliar o portfólio, reduzir despesas e atrair pacientes.

Conclusão

Apresentei, neste texto, dicas valiosas para planejar o marketing para clínicas médicas, conquistar e fidelizar pacientes.

A Telemedicina Morsch pode ser sua parceira no projeto de expansão do negócio, com sua plataforma moderna e todo o suporte para a realização de exames médicos.

Se preferir, entre em contato e veja as vantagens de contar com a Telemedicina Morsch na sua clínica ou hospital!

Se gostou do conteúdo, compartilhe! E continue acompanhando nossas novidades sobre inovação e medicina.

Referências Bibliográficas

Manual de Publicidade Médica – Conselho Federal de Medicina

Resolução CFM Nº 1.974/2011 – Estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina

Código de Ética Médica  – Conselho Federal de Medicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin