Como abrir uma clínica de exames usando a Telemedicina?

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de setembro de 2019
Como abrir uma clínica de exames usando a Telemedicina?

Para prosperar em um mercado que se torna mais competitivo a cada dia, é essencial saber como abrir uma clínica de exames.

Mais que conhecimentos técnicos na área da saúde, é necessário utilizar estratégias de gestão, estar atento à regulamentação e aos documentos necessários para a empresa funcionar.

Além disso, o empreendedor vai precisar administrar as finanças para manter o negócio lucrativo, o que pode ser bastante trabalhoso, principalmente no fase inicial.

Daí a importância de apostar em ferramentas tecnológicas que ajudam a enxugar as despesas e contribuem para o crescimento da unidade de saúde, como a telemedicina.

Neste artigo, destaco de que forma começar a sua clínica de exames com seriedade e produtividade, além de explicar como os laudos a distância auxiliam nesse processo.

Solicite um orçamento

Interessado? Então, continue lendo.

Clínica de exames: o que é?

Clínica de exames: o que é?

Clínica de exames: o que é?

Clínica de exames é uma empresa de saúde focada na realização de testes, que podem pertencer a diferentes especialidades.

Medicina do trabalho, cardiologia, neurologia e pneumologia estão entre as especialidades mais comuns para as clínicas que fazem testes com finalidade diagnóstica.

De acordo com o Sebrae, a clínica de exames é uma modalidade de clínica de saúde – definição mais ampla, que descreve negócios nas áreas de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames ou uma integração entre elas.

Ou seja, nada impede que a clínica de exames também oferte consultas e outros serviços médicos, desde que esteja habilitada e tenha aprovação das autoridades de saúde.

Um exemplo corriqueiro na hora de abrir uma clínica

Para ilustrar o processo de abertura de uma clínica, vou contar a história da Maria.

Tudo começou quando ela percebeu que seu marido precisou fazer exames para entrar em uma empresa e não encontraram ninguém que trabalhasse com Medicina Ocupacional na sua cidade.

Ela viu, então, uma oportunidade e resolveu abrir uma clínica voltada para essa área, junto a um sócio.

Imagine que ambos não têm formação em Administração ou Medicina do Trabalho, nem em qualquer área da saúde, max abriram uma empresa com recursos mínimos, contratando um médico do trabalho para atender uma vez por semana.

Para Maria, contratar o médico do trabalho é o suficiente para atender consultas, realizar e interpretar exames.

Aqui vem o primeiro erro da dupla ao abrir uma clínica de exames

Logo no começo, o médico do trabalho explica que os exames devem ser interpretados por especialistas e que, com sua formação, ele não possui habilitação para isso, apenas pode fazer consultas.

Para complicar ainda mais, uma nova clínica de medicina ocupacional é aberta na cidade, e também oferece exames.

Essa notícia cai como uma bomba para Maria e seu sócio.

O concorrente está aproveitando a oportunidade de fazer exames e receber os lucros que ela tanto queria.

Maria percebe, assim, que, ao abrir uma clínica sem recursos de exames adicionais, não encontra um volume de faturamento satisfatório.

Quando discute com seu sócio a possibilidade de iniciar com os exames em sua clínica, percebe que eles não têm condição financeira para efetuar a compra dos equipamentos médicos, muito menos para contratar especialistas para interpretar os exames.

A única alternativa que enxergam é o fechamento da clínica de exames, arcando com os prejuízos.

Mas, antes de desistir, Maria e seu sócio decidem buscar alternativas na internet para aumentar a produtividade de sua clínica.

Eles se deparam com blogs como o da Telemedicina Morsch, que descreve casos de sucesso com a introdução de exames médicos nas clínicas de medicina ocupacional.

Ela assina a newsletter e começa a ler todos os conteúdos disponibilizados. Percebe que há vários cursos gratuitos e se inscreve.

Depois de um tempo de estudo sobre as possibilidades para melhorar a gestão de sua clínica, solicita um orçamento.

A opção do comodato é a chave de como abrir uma clínica de exames sem recursos

A equipe de vendas descreve, para Maria, como a Morsch atua no mercado.

Assim, oferece duas possibilidades: comodato dos aparelhos médicos que ela deseja implantar na sua clínica ou apenas os laudos dos exames, com resultados entregues em 30 minutos.

Maria aprofunda as pesquisas e percebe que existem várias empresas de telemedicina no Brasil.

Então, estuda o mercado e compara os serviços que elas ofertam para escolher aquela com maiores vantagens para a sua empresa.

Estudar o concorrente é fundamental para sua estratégia de negócio

A partir do estudo do concorrente, Maria percebe que ele já havia contratado uma parceira de telemedicina.

Logo, ela levanta o tempo de entrega dos laudos, preços praticados, quais os exames oferecidos e compara com tudo o que aprendeu no blog da telemedicina Morsch.

Maria e seu sócio percebem que estão diante de uma grande decisão: fechar a clínica ou modernizar e reestruturar tudo o que fizeram até aquele momento.

Decidem pedir uma consultoria e fazer exatamente o que os especialistas da Morsch sugerirem.

Contratam, inicialmente, um equipamento em comodato: o eletrocardiógrafo digital.

Esse aparelho serve para fazer o eletrocardiograma, um exame rápido, de baixo custo e com equipamento portátil, que pode ser usado em qualquer lugar.

Entram em contato com o hospital da cidade, fazem parcerias com empresas na região e dão o passo inicial em busca de uma posição estável no mercado.

Os resultados não acontecem da noite para o dia em uma clínica de exames

Os resultados começam a aparecer em três meses, quando conseguem pagar a mensalidade do equipamento e começar a ter lucro.

Então, resolvem contratar mais aparelhos de outras áreas, e fazer uma divulgação ainda mais profissional.

Contratam uma agência de marketing digital para criar um site, blog, páginas nas redes sociais e, com isso, rapidamente conseguem aumentar a quantidade de pacientes.

Percebem que a Telemedicina Morsch é parceira em todas as etapas do processo para otimizar a entrega de laudos digitais de qualidade.

Realizam os treinamentos a distância, estudam os materiais educativos disponibilizados no site da Morsch e, em um ano, são considerados referência em sua região.

Vendo os resultados aparecerem de forma sólida, estudam a ampliação da empresa, com abertura de filiais em cidades vizinhas.

Esta é a realidade de muitos dos clientes da Morsch.

Através dela, fica evidente que abrir uma clínica de exames implica em estruturar todos os passos, inclusive verificar quais tecnologias são importantes para o seu negócio ter sucesso e lucro.

Como abrir uma clínica de exames: 5 passos

Como abrir uma clínica de exames: 5 passos

Como abrir uma clínica de exames

Agora que já conferiu um exemplo de como a telemedicina e os laudos a distância podem ajudar sua clínica, veja as cinco etapas fundamentais para começar o seu negócio.

Seguindo as orientações a seguir, o processo de abertura da sua clínica de exames fica mais simples.

1. Planejamento estratégico

Toda empresa de sucesso começa com planejamento, e não é diferente na área da saúde.

Portanto, antes de iniciar sua clínica, procure levantar informações sobre seu público-alvo, especialidades que deseja oferecer e concorrentes.

Uma dica é elaborar um plano de negócios bem estruturado, pois esse documento vai apontar para as questões centrais e até detalhes que podem impactar o funcionamento da sua unidade de saúde.

Custos com equipamentos e mão de obra são mais óbvios, mas é comum esquecer os investimentos em manutenção ou divulgação para atrair mais pacientes.

Você encontra dicas para elaborar seu plano de negócios no site do Sebrae.

2. Localização ideal e infraestrutura

A localização é um fator estratégico para qualquer companhia, e deve ser definida com base na visibilidade, presença do público-alvo, baixa concorrência e outros quesitos.

Mas, no caso de estabelecimentos de saúde, também é necessário alugar ou comprar um imóvel adequado para o porte e tipos de exames ofertados.

Equipamentos para testes radiológicos, por exemplo, costumam exigir salas inteiras garantir sua operação com segurança para funcionários e pacientes.

Então, é recomendado que você consulte um arquiteto ou engenheiro antes de definir o local de instalação da sua clínica.

Caso seja necessário, esse profissional pode assinar como responsável técnico para que a prefeitura municipal conceda o alvará de funcionamento à sua empresa.

Outra questão relevante é a infraestrutura necessária para o seu serviço funcionar de maneira apropriada.

Para tanto, vale observar as exigências de legislações como a RDC nº 50/2012 da Anvisa, que aprovou o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde.

Outra norma importante é a Resolução RDC 153/2017, que aborda o grau de risco e a estrutura necessária para diferentes estabelecimentos destinados a atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária.

Não deixe de conferir meu artigo completo sobre normas para montar um consultório médico.

3. Documentação e legalização

Abrir uma clínica de exames envolve, também, tarefas burocráticas para garantir sua legalização.

Além do já citado alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura municipal, é necessário:

  • Definir o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
  • Obter a Licença de Funcionamento Sanitária
  • Conseguir o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros
  • Cadastrar a clínica no departamento de limpeza urbana do município.

Se tiver dúvidas sobre a regularização da sua clínica, indico a leitura deste artigo, em que comento cada passo em detalhes.

4. Contratação de pessoal

Esta etapa é essencial, pois impacta tanto na qualidade do atendimento quanto nos custos fixos da sua clínica.

Pesquise e defina sua capacidade e horário de funcionamento, assim como os serviços que podem ser terceirizados, a exemplo da limpeza.

5. Divulgação e publicidade

De nada adianta ter um negócio estruturado e legalizado, com funcionários capacitados, se a agenda não estiver cheia.

Por isso, não se esqueça de planejar a divulgação e publicidade da sua clínica de exames.

Parcerias com empresas vizinhas e estratégias de marketing digital são ideias que pedem pouco investimento e podem alcançar um público interessante.

No entanto, é preciso ter conhecimentos sobre a vizinhança e o universo digital para construir uma estratégia sólida.

Em alguns casos, vale pedir o reforço de um profissional ou agência especializada para atrair e fidelizar pacientes.

Alguns exames disponíveis à distância pela Telemedicina Morsch para sua clínica

Alguns exames disponíveis à distância pela Telemedicina Morsch para sua clínica

Alguns exames disponíveis à distância pela Telemedicina Morsch para sua clínica

Seja para atender testes com fins clínicos ou de saúde ocupacional, a Morsch pode dar o suporte que faltava para viabilizar a abertura e funcionamento da sua clínica de exames.

Conforme as regras do Conselho Federal de Medicina, testes de diagnóstico simples não precisam ser realizados por especialistas.

Nesses casos, basta treinar um técnico em enfermagem ou radiologia para que conduza os procedimentos.

Confira os mais comuns abaixo.

Eletrocardiograma (ECG)

Teste de rotina em serviços cardiológicos, o ECG monitora os batimentos cardíacos para apontar anormalidades no sistema cardiovascular, como as arritmias.

Com duração aproximada de apenas cinco minutos, esse procedimento é indolor, não invasivo e tem baixo custo.

Eletroencefalograma (EEG)

Serve para avaliar a atividade elétrica cerebral, rastreando anomalias quanto aos neurônios.

O EEG também é simples, rápido, indolor e não invasivo, sendo empregado no diagnóstico de distúrbios neurológicos e da consciência.

Espirometria

Útil na detecção de doenças respiratórias crônicas, como asma e enfisema, o teste revela a capacidade respiratória do paciente.

Pode ser realizado com finalidade ocupacional, que exige apenas uma avaliação simples (teste do sopro), ou clínica, que pede uma avaliação completa, incluindo a prova de função pulmonar.

Radiografias

Exames de raio X permitem que partes internas do organismo sejam estudadas de maneira não invasiva, sendo relevantes para a observação de males como fraturas e nódulos.

Na Medicina do Trabalho, uma das radiografias mais conhecidas é o raio X de tórax padrão OIT, que se presta ao acompanhamento e prevenção de doenças ocupacionais que acometem órgãos como os pulmões.

Vantagens de obter laudo a distância ao abrir uma clínica de exames

Vantagens de obter laudo a distância ao abrir uma clínica de exames

Vantagens de obter laudo a distância ao abrir uma clínica de exames

Apostar em uma parceira de telemedicina logo no início da sua clínica contribui para um serviço otimizado, maior produtividade e aumento nas receitas, devido a uma série de vantagens.

Explico cada uma em detalhes a seguir.

1. Redução de custos

Como mencionei acima, diminuir os gastos é um fator crítico para a saúde financeira da sua clínica, principalmente no início.

Afinal, você ainda estará conquistando seu espaço no mercado e, dificilmente, terá receitas fixas nos primeiros meses.

Nesse cenário, aderir aos laudos a distância é bastante inteligente, pois permite economia na contratação de especialistas para cobrir todo o horário de funcionamento da empresa.

Na maioria dos casos, basta treinar um técnico na área do exame e delegar a interpretação e resultados aos especialistas da empresa de telemedicina.

Os laudos digitais também custam menos que aqueles emitidos localmente, e é possível economizar na aquisição dos equipamentos médicos, aderindo ao comodato.

Falarei mais dele nos próximos tópicos.

2. Resultados rápidos e diagnósticos de exames mais precisos

Laudos a distância são entregues, em média, apenas 30 minutos depois do compartilhamento dos registros do exame na plataforma de telemedicina.

O segredo para essa agilidade é que, ao contrário dos especialistas in loco, médicos de empresas como a Morsch ficam dedicados apenas à elaboração de laudos.

Eles também têm acesso ao histórico do paciente, suspeita clínica e recursos digitais como o zoom, que possibilitam uma análise de qualidade.

Assim, os laudos ganham confiabilidade, apoiando diagnósticos precisos.

3. Disponibilidade de segunda opinião médica quando solicitado

Em caso de dúvidas ou divergências quanto aos resultados dos testes, o cliente pode solicitar uma segunda opinião qualificada.

Essa opção fica disponível na própria plataforma de telemedicina, sem qualquer burocracia ou taxa adicional.

4. Laudos de exames médicos 24 horas por dia, sem interrupções

Clientes da Morsch podem ficar tranquilos quanto ao horário em que pedem os laudos, pois a plataforma funciona sem interrupções, mesmo aos finais de semana e feriados.

5. Laudos emitidos por especialistas

Como especialidade consolidada no Brasil e em diversos países, a telemedicina obedece aos padrões estabelecidos pelo CFM e Ministério da Saúde.

Ou seja, os laudos online só podem ser produzidos e assinados por especialistas na área do exame.

A fim de garantir a autenticidade, esses documentos são assinados digitalmente pelo médico responsável.

6. Comodato de aparelhos para exames quando solicitado

Comodato é uma modalidade de aluguel que dispensa qualquer custo adicional para o uso de equipamentos médicos.

Funciona assim: contratando um pacote de laudos a distância, o cliente paga uma única mensalidade e ganha o direito de utilizar os aparelhos enquanto durar a parceria.

A Morsch disponibiliza equipamentos para exames cardiológicos (ECG), neurológicos (EEG) e pneumológicos (espirometria) em comodato.

Veja a lista completa de equipamentos nesta página.

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

A Morsch iniciou sua operação em 2001, como clínica cardiológica, e hoje atua focada em serviços de telemedicina, com qualidade e preços competitivos.

A empresa possui uma equipe com 20 especialistas e um portal intuitivo e integrado, ideal para empreendedores que estão começando na área da saúde.

Para ofertar testes de diagnóstico e laudos confiáveis, eles podem economizar na aquisição de equipamentos, aderindo ao comodato.

Em seguida, contratam um técnico em enfermagem ou radiologia, que será treinado a distância com os conteúdos disponíveis 24 horas por dia no sistema.

Após realizar o exame, esse mesmo profissional compartilha os resultados na plataforma de telemedicina, onde ficam visíveis para especialistas logados.

Os médicos analisam, interpretam os registros e compõem o laudo médico remoto, assinado digitalmente e liberado no portal em minutos.

Essa dinâmica permite a entrega de resultados no mesmo dia do exame, colaborando para diagnósticos e tratamentos mais rápidos.

É por isso que cada vez mais clínicas estão se tornando parceiras da Morsch.

Conclusão

Neste artigo, mostrei exemplos e passos sobre como abrir uma clínica de exames.

Ficou clara a relevância da telemedicina nesse cenário, contribuindo para a melhoria no atendimento, produtividade e redução nas despesas.

Conte com a Morsch para otimizar a entrega dos laudos médicos para o seu serviço.

Entre em contato para conhecer nossas soluções, ou, se preferir, teste grátis nossa plataforma.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes e deixe um comentário abaixo.

Referências Bibliográficas

RDC nº 50/2012 – Anvisa – Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

RDC 153/2017 – Anvisa – Dispõe sobre a Classificação do Grau de Risco para as atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária.

Ideias de Negócio – Clínica de saúde – Sebrae.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp