Como abrir uma clínica de exames usando a Telemedicina?

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de janeiro de 2018
clínica de exames

Uma história real onde Maria viu na sua região uma oportunidade de empreender com serviços de saúde, sofreu muito no início até descobrir informações seguras de como abrir uma clínica de exames.

Tudo começou quando ela percebeu que seu marido precisou fazer exames para entrar numa empresa e não encontraram ninguém que trabalhasse com Medicina Ocupacional na sua cidade.

Se meter a abrir uma clínica de exames sem ter experiência no mercado, com os recursos financeiros escassos para qualquer empreendedor iniciante, poucos tomariam a ponta e seguiriam com seu sonho, mas como todo Brasileiro, é otimista e está feliz com a decisão que tomou junto com seu sócio.

Ambos não tem formação em administração e estão se botando com a cara e a coragem para ver no que vai dar.

Abre a clínica com o mínimo de recursos disponíveis.

Combina com um médico de atender uma vez por semana para a área de Medicina do trabalho.

Solicite um orçamento

A visão que a Maria tem é que contratar o médico do trabalho é o suficiente para atender consultas e realizar e interpretar na clínica de exames.

Aqui vem o primeiro erro da dupla ao abrir uma clínica de exames

O médico do trabalho solicita exames que não tem na cidade, fazendo os colaboradores viajarem até outra cidade para suprir essa necessidade.

O médico do trabalho explica que os exames devem ser interpretados por especialistas e que na sua formação não existe como ter habilitação para interpretar os exames, apenas pode fazer consultas.

Há uma insatisfação por parte dos colaboradores e empresas em ter que se deslocar para outros serviços distantes.

Pra complicar ainda mais, uma nova clínica de medicina ocupacional é aberta na cidade com exames que a cidade precisa.

Essa notícia veio como uma bomba para Maria e seu sócio.

Agora os colaboradores não precisam mais ir para outra cidade, mas o concorrente está aproveitando a oportunidade de fazer os seus exames e receber os lucros que ela tanto queria.

Maria percebe que ao abrir uma clínica sem recursos de exames adicionais, não encontra um volume de faturamento satisfatório somente nas consultas que o médico realiza uma vez por semana.

Quando discute com seu sócio a possibilidade de iniciar com os exames em sua clínica, percebe que eles não tem a menor condição financeira de efetuar a compra dos equipamentos médicos, que dirá contratar especialistas para interpretar os exames.

A única alternativa que enxergam é o fechamento da clínica de exames e arcar com os prejuízos

Maria e seu sócio decidiram buscar alternativas na internet para aumentar a produtividade de sua clínica e se deparam com o blog da Telemedicina Morsch que descreve casos de sucesso com  a introdução de exames médicos nas clínicas de medicina ocupacional.

Ela assina a newsletter e começa a ler todos os conteúdos disponibilizados. Percebe que tem vários cursos gratuitos e vai logo se inscrevendo.

Depois de um tempo de estudo sobre as possibilidades de melhorar a gestão de sua clínica, tomou coragem para pedir um orçamento.

A opção do comodato é a chave de como abrir uma clínica de exames sem recursos

A equipe de vendas descreveu como a Telemedicina Morsch atuava no mercado e ofereceu duas possibilidades: O aluguel em comodato de aparelhos médicos que ele gostaria de implantar na sua clínica ou apenas os laudos dos exames que o João precisaria, com um tempo de entrega do resultado de 30 minutos.

Maria aprofundou as pesquisas e percebeu que existem várias empresas de Telemedicina no Brasil, o que lhe trouxe ainda mais insegurança na sua decisão.

Ela precisou estudar ainda mais o mercado para comparar os serviços e ver quem poderia estar mais preparado para ajuda-lo, bem como unir o útil ao agradável, ou seja, bom serviço e bom preço.

Estudar o concorrente é fundamental para sua estratégia de negócio

Maria estudou seu concorrente e viu que a oferta da sua clínica de exames era boa, tinha percebido que o concorrente já usava uma empresa de Telemedicina.

Procurou descobrir o tempo de entrega dos exames, os preços praticados, quais exames eram oferecidos e comparou com tudo o que aprendeu na Telemedicina Morsch.

Maria e seu sócio perceberam que estavam diante de uma grande decisão: Ou fechavam a Clínica ou apostavam o que não tinham em modernizar e reestruturar tudo o que fizeram até aquele momento.

Após acompanhar alguns casos de sucesso que a Telemedicina Morsch disponibilizou em seu blog, decidiram pedir uma consultoria e se propuseram a fazer exatamente o que os consultores da Morsch sugeriram.

Contrataram inicialmente um equipamento em comodato, escolheram o eletrocardiograma, exame rápido, baixo custo e um diferencial de ser portátil e pode ser usado em qualquer lugar.

Entraram em contato com o Hospital da cidade, fizeram parceria com empresas na região e deram o passo inicial em busca de uma posição estável no mercado.

Os resultados não acontecem da noite para o dia numa clínica de exames

Os resultados começaram a aparecer em 3 meses, já podiam pagar a mensalidade do equipamento e tinham um lucro considerável.

Foi o momento de pisar no acelerador e contratar mais aparelhos de outras áreas, e fazer uma divulgação ainda mais profissional.

Contrataram uma agência de marketing digital para criar um site, um blog, uma página no Facebook e com isso, rapidamente adquiriram segurança nos exames, perceberam que a Telemedicina Morsch é parceira em todas as etapas do processo de uso dos serviços.

Fizeram os treinamentos com acesso remoto, estudaram os materiais educativos disponibilizados no site da Morsch e em 1 ano já estavam sendo considerados referência na região.

Quero conhecer um curso gratuito de eletrocardiograma

Vendo os resultados aparecerem rapidamente e de forma sólida, já estão estudando a ampliação com abertura de filiais em cidades vizinhas.

Em resumo, esta não é uma história inventada, é a realidade de muitos dos nossos clientes e pensar em como abrir uma clínica de exames é estruturar todos os passos, desde a pesquisa pela melhor empresa de telemedicina, o que seu concorrente está fazendo para fazer melhor e competir de forma saudável como em qualquer área de serviços.

Aproveite a consultoria gratuita que a Telemedicina Morsch oferece e aumente suas chances de sucesso com sua clínica agora!

Compartilhe nas suas redes! Faça como a Maria, assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp