Veja os benefícios e porque utilizar um ERP médico

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de dezembro de 2020
como escolher o melhor ERP médico?

Nos dias de hoje, o uso do ERP médico é indispensável para qualquer consultório, clínica, hospital, entre outros pontos de atendimento em saúde.

Isso porque, ERPs consistem em sistemas integrados de gestão, capazes de:

  • Centralizar as informações hospitalares;
  • Aumentar a produtividade dos médicos e demais especialistas;
  • Melhorar os processos de atendimento em geral.

Em um cenário em que a demanda de novos pacientes é crescente, é fundamental garantir mais agilidade nas rotinas médicas e encontrar meios para que o contato junto ao público seja cada vez mais descomplicado, atrativo e de excelência.

Nesse cenário, o ERP para clínicas médicas desempenha um papel essencial, já que proporciona um nível de organização capaz de melhorar os atendimentos aos pacientes, diminuir custos operacionais e garantir mais precisão empresarial.

Para se ter uma ideia dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar para a área da saúde, vamos lembrar do célebre programa piloto realizado em um hospital em Alberta, no Canadá.

A partir de dados armazenados em ERP, a instituição utilizou uma tecnologia 5G para promover a triagem e o cruzamento das informações relativas às entradas de emergência.

Reconhecendo os gargalos e pontos passíveis de melhorias em seus processos, a instituição foi capaz de economizar cerca de C$ 250.000,00, dólares canadenses, em seus custos com pronto-socorro.

Este é apenas um exemplo sobre como boas soluções de informação são capazes de otimizar os serviços de atendimento. Além disso, o ERP médico oferece muitas outras possibilidades e é mais acessível do que você imagina!

Quer saber mais? Então acompanhe o artigo, em que abordaremos o conceito e uso do ERP para clínicas médicas, suas vantagens, frentes de atuação e melhores meios para escolher a solução ideal.

O que é e para que serve o uso de ERP médico?

A sigla ERP se refere a “Enterprise Resource Planning”, um termo que pode ser traduzido como “Planejamento de Recursos Empresariais”.

Isso quer dizer que um sistema ERP se refere a um grupo de ferramentas de gestão responsáveis por aprimorar a eficiência dos processos de um negócio.

Portanto, um ERP médico consiste em um software dotado de funcionalidades capazes de otimizar as rotinas dos especialistas de saúde.

Sua finalidade é integrar os dados de diferentes segmentos de atuação de uma clínica, consultório ou hospital, como:

  • Informações referentes aos pacientes;
  • Aquisição de materiais;
  • Dados ligados às folhas de pagamento;
  • Gerenciamento de suprimentos, entre outras semelhantes.

Assim, o ERP médico garante que as diferentes áreas de uma instituição troquem informações entre si.

Sem esse tipo de tecnologia, cada departamento possuiria um sistema próprio, ligado às suas atividades específicas, mas incapaz de considerar o todo em seus processos.

Ou seja, com o ERP, cada especialidade pode lidar com suas próprias ferramentas de gestão, mas os dados podem ser cruzados para garantir mais eficiência operacional e todas as áreas podem acessá-los por meio de uma interface comum para todos.

Todo o grau de organização e acessibilidade conferido pelo ERP médico é capaz de gerar benefícios significativos para os médicos, que vão desde o ganho de tempo, até a economia de recursos e o aumento da produtividade.

Como mencionamos anteriormente, qualquer instituição de saúde pode se beneficiar deste tipo de sistema. Confira alguns exemplos:

  • Consultórios e clínicas;
  • Maternidades;
  • Laboratórios de análise;
  • Hospitais de emergência;
  • Drogarias;
  • Policlínicas;
  • Postos e clínicas vinculados ao SUS;
  • Planos de saúde;
  • Casas de reabilitação;
  • Distribuidores de OPMEs;
  • Secretarias regionais de saúde.

Com o conceito em mente, no próximo item, descubra os fatores que fazem a adoção do ERP médico valer a pena!

Por que vale a pena adotar um ERP médico?

Por que vale a pena adotar um ERP médico?

Muitos são os motivos que destacam a viabilidade do ERP médico. Confira os principais deles:

Aumento da carteira de pacientes

Ao eliminar processos organizacionais demorados, repetitivos e burocráticos, o ERP médico permite que as instituições tenham mais tempo para lidar com os pacientes.

Dessa maneira, a capacidade de atendimento ao público é ampliada, mas sem comprometer a excelência no contato junto aos indivíduos.

Além disso, com o aumento da qualidade das intervenções, a procura se torna maior, favorecendo a ampliação da carteira de clientes.

O ERP médico gerencia o controle eficiente dos processos

Ao integrar os diferentes setores de uma clínica ou hospital, o ERP médico permite que os processos sejam estabelecidos de maneira mais natural e conjunta.

Além de aprimorar a eficiência das tarefas e procedimentos cotidianos, isso também permite uma melhor identificação de falhas, gargalos e pontos passíveis de melhorias.

Assim, a própria tomada de decisões para a definição dos processos se torna mais assertiva e adaptável. De forma que favoreça a produtividade de todas as áreas da instituição.

Clínica como referência no mercado

Graças aos dois pontos citados até aqui, a clínica ou hospital melhora significativamente seu contato junto aos pacientes e o padrão de qualidade de seus processos.

Este padrão de excelência é percebido pelo mercado, que passa a considerar a instituição como referência na área em que atua.

Isso não só amplia seus resultados financeiros, como também agrega mais prestígio e confiança junto ao público.

Execução alinhada das tarefas

Com os supracitados controles de processos e integração entre diferentes áreas de atuação da clínica ou hospital, todas as tarefas podem ser feitas de maneira mais alinhada.

Isso melhora a experiência dos pacientes, que passam a ter um contato simplificado e de excelência junto à instituição, desde o momento de entrada, até o ato de pagamento e posteriores atendimentos.

Foco no planejamento

Ao desburocratizar suas tarefas e garantir o padrão ideal de contato com o público, o ERP médico otimiza as rotinas dos profissionais e libera tempo para que eles voltem seu foco a outras tarefas importantes.

Nesse sentido, o planejamento é especialmente beneficiado, já que toda a otimização e capacidade de gerenciamento permitem que os especialistas encontrem novos meios para aprimorar seus processos e ampliar a excelência dos serviços que prestam aos pacientes.

Manutenção da saúde financeira

Ao contemplar o controle financeiro das instituições, o ERP médico também permite que elas lidem melhor com seus recursos e obtenham maiores rendimentos por meio dos serviços que prestam.

A própria melhoria do padrão organizacional é vantajosa neste sentido, já que elimina processos redundantes e gastos desnecessários, que têm impacto direto no equilíbrio das contas.

Redução de falhas humanas

Por fim, com informações integradas, processos bem definidos e controles minuciosos, o ERP médico evita que falhas humanas comprometam a gestão da sua instituição de saúde.

Com ele, toda a organização se torna mais precisa, alinhada e assertiva, de modo que nenhum erro comprometa os rendimentos dos médicos e as experiências dos pacientes!

Quais frentes de atuação o ERP médico contempla?

O ERP para clínicas médicas e outros postos de atendimentos proporciona benefícios para diversas frentes de atuação na área da saúde.

Entre as principais tarefas que este tipo de sistema é capaz de cumprir, destacam-se:

  • Melhoria dos processos internos;
  • Implementação de políticas de saúde;
  • Compreender os gargalos e pontos gerenciais passíveis de melhorias;
  • Identificar oportunidades de otimização;
  • Garantir pleno alinhamento às leis do setor;
  • Agregar mais segurança e excelência aos serviços médicos;
  • Promover uma gestão financeira, comercial, fiscal e de suprimentos completa;
  • Gerenciar a instituição, suas tarefas e seus colaboradores;
  • Compreender a demanda de recursos e insumos;
  • Treinar colaboradores e aprimorar especialistas.

Em geral, o ERP médico atua em 4 verticais de gestão: clínica, medicamentos, prevenção e financeira. Confira as principais características de cada uma delas:

Gestão Clínica

Na frente de gestão clínica, o ERP médico garante que os especialistas tenham suas informações e procedimentos ligados ao sistema da instituição em que trabalham, favorecendo assim o levantamento de dados e a gestão do local como um todo.

Conforme abordamos acima, esta integração proporciona um melhor andamento para os processos internos, melhora o gerenciamento das receitas e melhora os padrões de atendimento.

Por exemplo, com as informações de prontuário ligadas ao ERP médico, os profissionais podem utilizar informações armazenadas e protocolos diretos para agregar mais inteligência clínica em suas intervenções, definindo os tratamentos mais adequados para cada perfil de paciente.

Gestão de Medicamentos

Não é novidade que o gerenciamento de remédios, próteses, órteses e OPMEs em geral está entre a maior fonte de gastos e receita dos hospitais, ou mesmo das clínicas.

Com o ERP médico, é possível controlar melhor a demanda destes insumos, garantindo uma logística mais precisa e integrada às prescrições feitas na instituição, de forma que otimiza seu aproveitamento financeiro.

Gestão de Prevenção

Cada vez mais, os médicos têm investido em políticas de prevenção. Isso significa que, ao invés de manter uma visão passiva, prestando tratamentos quando já existem problemas de saúde, a ideia é agir de maneira preventiva e intervir apenas quando necessário.

Em parceria com operadoras e instituições de saúde, este tipo de ação pode reduzir em até 8 vezes os custos com tratamentos.

Os acompanhamentos médicos também podem ser incluídos nesse aspecto, uma vez que pessoas que já possuem condições crônicas não podem preveni-las, mas devem ser monitoradas e orientadas para que evitem agravamentos.

Toda a gestão financeira é feita pelo ERP médico

Por fim, mas não menos importante, o ERP médico também é imprescindível para uma boa gestão financeira nas instituições de atendimento à saúde.

Por meio deles, é possível integrar cobranças com planos de saúde, garantir que as contas estejam fechadas assim que os pacientes forem liberados, sem inconformidades ou perdas de informações, entre outros processos semelhantes.

Mais que aprimorar a organização dos recursos, o objetivo é que as clínicas e hospitais faturem mais rápido dos planos de saúde, tenham uma relação mais transparente com seu público e desempenhem suas atividades com toda a saúde financeira necessária!

Como escolher o ERP médico ideal?

Sempre que você perceber que os recursos e sistemas adotados para a organização das suas rotinas de atendimento não são mais capazes de atender às suas demandas cotidianas, é sinal de que você precisa adotar um bom ERP médico!

Quais os benefícios do ERP para clínicas médicas?

O ideal não é escolher a solução que oferece o maior número possível de funcionalidades, mas sim aquela que melhor se adeque às suas necessidades.

Ou seja, sempre que a instituição ou sua equipe não se sentirem satisfeitas com a tecnologia escolhida, ou não se adaptarem ao ERP médico atual, é necessário considerar a troca por outros sistemas mais eficientes.

Além de considerar as necessidades do local e a capacidade que o ERP tem de se adequar a elas, procure também observar os padrões de conectividade, segurança e acesso remoto da solução, que são recursos cada vez mais importantes na atualidade.

Nesse sentido, não abra mão de ERPs Médicos dotados de suporte completo para implementação e adaptação do sistema.

Lembre-se de que o suporte não deve ser feito apenas quando os recursos começam a ser utilizados, mas precisa estar disponível sempre que os profissionais precisem de apoio para cumprir suas tarefas com excelência.

Dessa maneira, você garante que a tecnologia adotada se insira em sua rotina da melhor maneira possível e gere resultados realmente concretos para a sua organização!

Quais os benefícios do ERP para clínicas médicas?

Ao observar todos os pontos destacados no item anterior, o ERP médico é capaz de gerar benefícios significativos para as instituições de saúde, como:

  • Acesso facilitado e integrado 24 horas;
  • Agendamento e confirmação de consultas;
  • Anexação de imagens e comunicação interna;
  • Atendimento otimizado para pacientes;
  • Credibilidade e otimização dos custos;
  • Gerenciamento de exames e laudos;
  • Gestão financeira da clínica médica;
  • Receituário inteligente e dinâmico;
  • Prontuário eletrônico e completo;
  • Segurança das informações (LGPD).

Conclusão

Em poucas palavras, podemos concluir que o ERP médico é uma tecnologia fundamental para que as instituições de saúde integrem seus dados e frentes de atuação, garantindo um melhor padrão de organização e rendimento.

Como resultado pode-se obter:

  • Rotinas mais produtivas;
  • Recursos financeiros mais bem aproveitados;
  • Pacientes mais fiéis;
  • Organizações mais fluidas;
  • Excelência garantida para qualquer experiência de saúde promovida junto ao público.

A Telemedicina Morsch oferece o que há de melhor em ERP médico, que é integrado com soluções de atendimentos remotos capazes de ampliar ainda mais as possibilidades das suas rotinas médicas!

Nosso sistema está disponível na nuvem. Ou seja, tudo pode ser utilizado online por meio de login e senha, a partir de qualquer dispositivo, conforme suas preferências.

Além disso, todas as informações são armazenadas de maneira organizada e com total segurança, com a possibilidade de geração de relatórios e estatísticas para aprimorar a sua gestão.

Nossa solução contempla diversas especialidades e ainda oferece a possibilidade de laudos à distância, para que você tenha acesso a diagnósticos mais rápidos, feitos por especialistas disponíveis a qualquer hora e para qualquer lugar.

Mais que oferecer suporte e treinamento completo aos seus parceiros, a Telemedicina Morsch também é perfeita para quem quer começar, mas não tem os recursos necessários para isso.

Assine nosso blog e compartilhe o artigo com os amigos.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin