Como abrir seu consultório médico sem investir muito dinheiro?

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de janeiro de 2017
o consultório médico

Abrir um consultório médico é o sonho de muitos jovens apaixonados pela área de saúde e medicina, porém, uma realidade para poucos. As dificuldades para abertura da clínica ou consultório são bem diferenciadas em cada caso, mas geralmente, são burocráticas e financeiras.

São burocráticas pelo fato de que lidar com saúde é algo naturalmente delicado – já que envolve vidas, cuidado e segurança. Por isso, as burocracias envolvendo a abertura de um espaço que trabalha diretamente com a saúde humana são imensas.

Porém, o que geralmente atrapalha na abertura do consultório ou clínica médica é o orçamento apertado. Isso porque, os custos para abrir um consultório bem equipado e com um amplo time de médicos pode sair ainda mais caro do que você imagina.

As 5 principais dificuldades na abertura do consultório médico são:

  1. Alto investimento para equipá-los;
  2. Elevados custos para a realização de exames;
  3. Treinamentos caros para a realização de exames;
  4. Dificuldade em compor uma equipe médica com especialistas em todas as áreas;
  5. Baixa qualidade tecnológica.

Mas e se você tivesse a oportunidade de abrir o seu consultório médico sem investir muito dinheiro?

A seguir, confira algumas dicas para fazer com que a abertura do seu empreendimento na área de saúde se torne realidade o quanto antes.

Solicite um orçamento

Divisão do consultório médico com outros profissionais de outras especialidades

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Você é um jovem médico recém-formado em medicina. Durante os seis anos de curso, possivelmente, deve ter conhecido alguns colegas que quer levar para toda a vida.

Enquanto você decidiu se especializar em cardiologia, seu melhor amigo atuar profissionalmente em neurologia. Vocês dois se dão super bem e tem em comum um objetivo: abrir um consultório médico.

Neste caso, por que não unir o útil ao agradável, abrindo um consultório médico que abranja ambas as especialidades?

Além de dividirem os custos burocráticos e com equipamentos, juntos, vocês já estarão abrangendo duas especialidades médicas que tem tudo a ver: cardiologia e neurologia.

Isso inclusive fará com que o consultório médico se torne melhor conceituado, uma vez que abrange além de uma única especialidade médica.

Já pensou em utilizar a Telemedicina como aliada em seu consultório médico?

A Telemedicina vem dominando aos poucos o território brasileiro e os seus benefícios não são nada limitados. Com ela, serviços de saúde passam a chegar com qualidade em comunidades afastadas e distantes, que muitas vezes, não tinham como serem atendidos antes disso.

Utilizar uma plataforma de Telemedicina está entre as melhores formas de economizar na abertura de um consultório médico.

Neste sentido, gostaríamos de lhe apresentar os serviços oferecidos pela Telemedicina Morsch, que atua no segmento desde 2005 – sendo uma das pioneiras no ramo em todo o Brasil.

A Telemedicina Morsch oferece a interpretação de exames médicos a distância com altíssima qualidade e eficiência. Todos os exames são avaliados por profissionais médicos especializados e credenciados.

Com a clínica, você poderá abrir seu consultório médico sem previamente comprar os equipamentos – uma vez que o investimento com eles pode ser um dos mais altos.

Sendo assim, se você ainda não tem recursos financeiros o suficiente, aposte no sistema de aluguel de aparelhos em comodato da Telemedicina Morsch.

O aluguel em comodato é uma ótima alternativa para os jovens que estão dando início aos seus empreendimentos. Além disso, outro benefício interessante ao apostar em uma plataforma de Telemedicina, diz respeito a não necessidade de contratar especialistas para a interpretação de exames e realização de laudos médicos.

Com a Telemedicina Morsch, você não precisará arcar com os altíssimos gastos referentes à contratação de médicos e demais profissionais especialistas na interpretação de exames.

As 5 dificuldades em comum enfrentadas por médicos que estão iniciando seu consultório médico:

  1. Dificuldade para a rápida obtenção de resultados pelos médicos especialistas terceirizados;
  2. Exames com custos elevadíssimos;
  3. Prazos extremamente longos para entrega – o que pode prejudicar a própria visibilidade do consultório;
  4. Baixíssima qualidade na oferta de laudos;
  5. Práticas tecnológicas precárias.

Porém, ao utilizar a Telemedicina como aliada, você elimina as necessidades do consultório na contratação de uma ampla gama de médicos especialistas – já que estes médicos serão os da própria Telemedicina Morsch.

Mas afinal, como os exames são realizados neste sentido?

Vamos lá! Imagine que você e seu sócio no consultório decidiram alugar os equipamentos por comodato. Vocês receberão os pacientes para a realização dos exames e, logo em seguida, os resultados dos exames serão disponibilizados em tempo real pela Telemedicina Morsch.

A clínica se torna a responsável por encaminhar os resultados dos exames para a análise de médicos especialistas, tais como cardiologistas, neurologistas, radiologistas, pneumologistas, clínicos gerais, terapeutas ocupacionais e assim por diante.

Os médicos, após analisarem os resultados, os retornarão (via laudos médicos a distância) para o seu consultório médico com rapidez e eficiência.

Sendo assim, você, dono do consultório médico, poderá oferecer os resultados com ainda mais rapidez e precisão para os seus pacientes. Consequentemente, eles também passarão a confiar mais em seu estabelecimento.

E já pensou que todos esses benefícios da Telemedicina você poderá ter em seu consultório médico gastando muito menos do que gastaria caso não optasse por essas vantagens? Pois é. Não é à toa que dizem que o futuro está aí para a medicina.

Se você decidir investir um pouco mais ao abrir seu consultório médico e realizar a compra dos aparelhos em comodato, perfeito. Você pode entrar em contato com a Telemedicina Morsch unicamente para a compra dos laudos – o que ficará financeiramente ainda mais em conta.

Mas, no caso do aluguel do sistema de comodato, vale destacar que a clínica oferece 30 laudos médicos gratuitamente, para que você teste o serviço e conheça a sua eficácia.

Como funciona a Telemedicina?

Vamos supor que você recebeu em seu consultório um paciente para a realização de um exame neurológico de eletroencefalograma.

Assim que o exame for finalizado, você já pode enviar os dados captados pelo equipamento para a plataforma digital da Telemedicina Morsch. Vale lembrar que, para realização de tal procedimento, não é preciso instalar nenhum tipo de software.

Após o envio, basta aguardar o retorno da clínica – geralmente realizado em questão de 30 minutos. Os laudos médicos à distância são de altíssima qualidade de interpretação, uma vez que são realizados por profissionais especializados, qualificados e devidamente certificados.

Para acompanhar as novidades da Telemedicina Morsch e obter ainda mais sucesso em seu consultório, não hesite em assinar nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp