Como abrir seu consultório médico: passo a passo

Por Dr. José Aldair Morsch, 30 de setembro de 2019
Como abrir seu consultório médico: passo a passo

Tem uma ideia em mente e quer saber como abrir consultório médico?

Esteja você completando a especialização em Medicina ou desejando empreender na área da saúde, as oportunidades são promissoras.

Afinal, você vai ofertar um serviço necessário e com demanda constante que, desde que bem administrado, pode democratizar o acesso a procedimentos e gerar lucro.

Mas não se preocupe se ainda tiver dúvidas e dificuldades.

Neste artigo, mostro as principais exigências, dicas para abrir seu estabelecimento, gerenciar sua equipe e processos de maneira estratégica, adotando soluções tecnológicas como suporte.

Solicite um orçamento

Se quiser algo prático, BAIXE esse PASSO-A-PASSO bem prático sem enrolação, nele tem como começar, dicas e como investir em marketing. Aproveite!

Vamos começar com um pequeno resumo sobre o que é necessário para estruturar o seu negócio.

Como abrir seu consultório médico?

Como abrir seu consultório médico?

Como abrir seu consultório médico?

Uma vez que você tenha decidido abrir um consultório, tenha em mente que, apesar de ter um cunho social, ele não deixa de ser uma empresa.

Portanto, fazer a gestão do consultório médico implica em obter conhecimentos na área administrativa ou contar com a ajuda de alguém que tenha experiência nesse segmento.

Essa pessoa pode ser seu sócio ou um assessor. O importante é que seja alguém de confiança, pois vai conhecer as estratégias de funcionamento do seu negócio.

Em seguida, vale a pena dedicar um tempo para traçar objetivos, avaliar a estrutura necessária, investimentos e a concorrência para oferecer serviços diferenciados e atrair pacientes.

Nesse momento, é útil montar um plano de negócios completo.

Resolvida essa questão, você pode partir para a fase prática da abertura da empresa, que se inicia com o registro no CNPJ, escolha da área de atuação e levantamento da documentação requisitada pelas autoridades de saúde.

Falarei mais sobre essas etapas nos próximos tópicos.

As principais dificuldades na abertura do consultório médico

Geralmente, as barreiras enfrentadas para abrir um consultório são:

  • Alto investimento para adquirir equipamentos
  • Elevados custos para a realização de exames
  • Treinamentos caros para os funcionários conduzirem exames
  • Dificuldade em compor uma equipe médica com especialistas em todas as áreas
  • Baixa qualidade tecnológica.

Mas e se você tivesse a oportunidade de abrir o seu consultório médico sem investir muito dinheiro?

A seguir, confira algumas dicas para fazer com que a abertura do seu empreendimento na área de saúde se torne realidade o quanto antes.

Dicas para abrir consultório médico

Dicas para abrir consultório médico

Dicas para abrir consultório médico

Neste tópico, relaciono os principais passos para criar um consultório bem-sucedido, saudável financeiramente e que tenha sempre a agenda cheia.

Confira a seguir.

1. Escolha bem a localização

Antes de alugar ou comprar o imóvel para seu consultório, é essencial avaliar se existe demanda pelo seu serviço na região.

Caso contrário, a distância pode dificultar a conquista e fidelização de pacientes.

Além disso, será preciso conhecer as normas que regem sua especialidade, pois elas podem interferir no tipo de imóvel e no espaço necessário para sua instalação.

Unidades que realizam exames de diagnóstico em radiologia, por exemplo, podem precisar de salas inteiras para alguns equipamentos, cuidando para evitar a exposição desnecessária à radiação ionizante.

Portanto, é interessante consultar um engenheiro ou arquiteto com conhecimentos no setor da saúde para que verifique se o local escolhido é adequado e, se necessário, assine o alvará de funcionamento como responsável técnico.

2. Tenha uma gestão financeira clara e organizada

Vital para a sobrevivência de qualquer empresa, a gestão financeira precisa começar na etapa de planejamento, marcando presença desde o plano de negócios.

E a lógica de funcionamento de um consultório médico é a mesma de qualquer outra companhia: o principal indicativo de saúde das finanças é o lucro.

Para lucrar, é necessário manter controle total das receitas e despesas, através de ferramentas como o fluxo de caixa, que mostra um balanço desses valores.

Outra dica de ouro é separar as finanças pessoais do dinheiro do consultório.

Mesmo que seu negócio funcione apenas com seu trabalho e o de uma secretária, é fundamental ter clareza sobre as receitas e custos que ele gera.

Só assim você terá controle e manterá tudo organizado.

3. Invista na seleção de pessoas eficientes

Um dos fatores que colaboram para fidelizar pacientes é o atendimento, concorda?

Cordialidade, respeito e atenção devem estar presentes desde o primeiro contato de um possível cliente com o seu consultório.

Daí a necessidade de investir tempo e recursos na contratação de pessoal capacitado, que agregue eficiência à sua empresa.

Esteja atento ao perfil, formação e qualificação dos seus funcionários.

4. Infraestrutura adequada

Uma unidade de saúde oferta serviços delicados que, muitas vezes, pedem a adaptação de ambientes e proteção contra agentes como os raios X, além de equipamentos específicos.

Caso você disponibilize exames de diagnóstico em cardiologia, por exemplo, vai precisar adquirir pelo menos um aparelho para eletrocardiograma, que é um teste de rotina.

Tudo depende do tipo de procedimentos e especialidades atendidas.

Então, antes de inaugurar seu negócio, confirme se ele possui a estrutura exigida por órgãos como o Conselho Federal de Medicina e a Anvisa.

Comece observando a RDC nº 50/2012, que aprova o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

5. Crie estratégias de marketing

Crie estratégias de marketing

Crie estratégias de marketing

Em um primeiro momento, a divulgação do seu negócio pode parecer apenas um detalhe.

Mas não é bem assim.

Empresas que não investem em uma estratégia de marketing eficaz correm o risco de fechar as portas em pouco tempo, devido à falta de clientes.

Por isso, as formas de divulgar seus serviços devem ser pensadas, se possível, antes mesmo de ele começar a funcionar.

Marketing digital e parcerias locais são boas opções para empreendedores iniciantes, pois têm custos atrativos e bons resultados, desde que executadas por profissionais com conhecimento em comunicação e publicidade na área da saúde.

Até porque a publicidade para estabelecimentos de saúde precisa obedecer a regras rígidas descritas em normas como o Manual de Publicidade Médica e o Código de Ética Médica.

Explico melhor como elaborar uma estratégia de marketing consistente neste artigo.

6. Faça os registros e documentos necessários

Basicamente, será necessário cadastrar seu consultório para obter licenças de funcionamento junto aos órgãos abaixo:

  • Receita federal
  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
  • Vigilância sanitária
  • Corpo de Bombeiros
  • Departamento de limpeza urbana do município.

Para se aprofundar nessas questões burocráticas, não deixe de ler o artigo que escrevi sobre as normas para montar um consultório.

7. Invista no treinamento da equipe

Além da formação, lembre-se que sua equipe vai necessitar de treinamentos para integração à rotina do consultório médico.

Também será preciso realizar reciclagens e capacitações para o uso de aparelhos, principalmente para os profissionais de saúde.

Divisão do consultório médico com profissionais de outras especialidades

Divisão do consultório médico com profissionais de outras especialidades

Divisão do consultório médico com profissionais de outras especialidades

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Você é um jovem médico recém-formado em Medicina. Durante os seis anos de curso, possivelmente, deve ter conhecido alguns colegas que quer levar para toda a vida.

Enquanto você decidiu se especializar em cardiologia, seu melhor amigo vai atuar profissionalmente em neurologia.

Vocês dois se dão muito bem e têm em comum um objetivo: abrir um consultório médico.

Neste caso, por que não unir o útil ao agradável, abrindo um consultório médico que abranja ambas as especialidades?

Além de dividirem os custos burocráticos e com equipamentos, juntos, vocês vão atender duas especialidades médicas que têm forte relação: cardiologia e neurologia.

Isso fará com que o consultório médico seja bem avaliado, uma vez que abrange mais de uma única especialidade médica.

Já pensou em utilizar a telemedicina como aliada em seu consultório médico?

Já pensou em utilizar a telemedicina como aliada em seu consultório médico?

Já pensou em utilizar a telemedicina como aliada em seu consultório médico?

Telemedicina é uma disciplina que emprega tecnologias da informação e comunicação (TIC) para viabilizar laudos a distância e o compartilhamento seguro de informações médicas.

Com ela, há democratização nos serviços de saúde, que chegam com mais qualidade em comunidades afastadas e distantes de grandes centros urbanos.

Utilizar uma plataforma de telemedicina está entre as melhores formas de economizar na abertura de um consultório médico, pois proporciona custos menores e mais agilidade na entrega dos resultados de testes de diagnóstico.

Nesse cenário, uma das companhias pioneiras no Brasil é a Telemedicina Morsch, que atua no segmento desde 2005, oferecendo a interpretação de exames médicos a distância com qualidade e eficiência.

Todos os testes são avaliados por profissionais médicos especializados e credenciados.

Com o suporte da Morsch, você poderá abrir seu consultório médico sem comprar equipamentos previamente, aderindo ao aluguel em comodato.

Essa modalidade funciona assim: contratando um pacote de exames, você paga uma mensalidade única e ainda ganha o direito de usar aparelhos modernos sem qualquer taxa adicional.

Perceba que o comodato é uma ótima alternativa para os jovens que estão dando início aos seus empreendimentos.

Além disso, é interessante apostar em uma plataforma de telemedicina, já que essa opção dispensa a contratação de todo um time de especialistas para a interpretação de exames e elaboração de laudos médicos.

Com a Telemedicina Morsch, você não precisará arcar com os altíssimos gastos referentes à contratação de médicos e demais profissionais especialistas na interpretação de exames.

Dificuldades em comum enfrentadas por médicos que estão iniciando seu consultório médico

Dificuldades em comum enfrentadas por médicos que estão iniciando seu consultório médico

Dificuldades em comum enfrentadas por médicos que estão iniciando seu consultório médico

Agora, listo obstáculos comuns ao dar início no seu projeto de consultório médico:

  • Dificuldade para a rápida obtenção de resultados pelos médicos especialistas terceirizados
  • Exames com custos elevados
  • Prazos extremamente longos para entrega
  • Baixa qualidade na oferta de laudos
  • Práticas tecnológicas precárias.

Essas barreiras podem ser superadas com a contratação de uma parceira idônea em telemedicina.

Ao apostar nos laudos a distância, você elimina as necessidades do consultório na contratação de uma ampla gama de médicos especialistas – já que os testes serão laudados pelos especialistas da Morsch.

Mas, afinal, como os exames são laudados pela telemedicina?

Mas, afinal, como os exames são laudados pela telemedicina?

Mas, afinal, como os exames são laudados pela telemedicina?

Imagine que você e seu sócio no consultório decidiram alugar os equipamentos por comodato.

Vocês receberão os pacientes para a realização dos exames e, logo em seguida, os resultados serão disponibilizados em tempo real pela Telemedicina Morsch.

Basta que, depois de realizar os testes de diagnóstico, vocês compartilhem os registros digitais na plataforma de telemedicina, acessível mediante login e senha.

Especialistas logados no sistema farão a análise, interpretação e produção do laudo médico, que será assinado digitalmente.

Em seguida, os resultados ficam disponíveis no portal de telemedicina, podendo ser salvos, impressos ou enviados ao médico solicitante.

Assim, você poderá oferecer laudos com mais rapidez e precisão para os seus pacientes. Consequentemente, eles passarão a confiar mais na sua equipe.

Ou seja, investir na telemedicina e equipamentos em comodato ao abrir seu consultório médico proporciona economia e melhora a qualidade do serviço.

Telemedicina Morsch como aliada na emissão de laudos a distância de consultórios médicos

Telemedicina Morsch como aliada na emissão de laudos a distância de consultórios médicos

Telemedicina Morsch como aliada na emissão de laudos a distância de consultórios médicos

Por combinar laudos remotos, opções de comodato, suporte e capacitação, a Morsch é uma parceira interessante para quem deseja abrir um consultório médico.

Além de otimizar a entrega dos resultados de exames, o cliente tem acesso a treinamentos a distância para que técnicos em enfermagem e radiologia aprendam boas práticas na condução de diferentes exames.

Os conteúdos ficam disponíveis na plataforma de telemedicina, podendo ser acessados a qualquer hora do dia ou da noite.

Tendo a Morsch como parceira, sua equipe também vai contar com uma segunda opinião qualificada sempre que houver dúvidas sobre os laudos.

Dessa forma, poderá ofertar serviços confiáveis, favorecendo diagnósticos assertivos.

Nossa plataforma integrada contempla procedimentos não invasivos em cardiologia, radiologia, pneumologia e radiologia.

Sobre a Telemedicina Morsch

Sobre a Telemedicina Morsch

Dispondo de um time de 20 especialistas com formações distintas e um sistema intuitivo, a Morsch já ajudou centenas de clínicas e consultórios brasileiros a modernizar seus serviços e reduzir despesas.

Durante quase 15 anos de atuação, entregamos mais de 1 milhão de laudos, disponibilizados em minutos e com toda a confiabilidade.

A comunicação com os clientes é feita a partir de poucos cliques em nosso portal, que funciona sem interrupções, inclusive aos feriados e finais de semana.

Hospedada na nuvem (local de armazenamento na internet), nossa plataforma preserva os arquivos da deterioração pelo tempo, manuseio e os protege contra ataques, impedindo que sejam vistos por pessoas não autorizadas.

Para isso, ela utiliza mecanismos de segurança como senhas e criptografia.

Salvos na nuvem, os laudos e outros documentos médicos podem ser consultados a qualquer momento, através de pesquisas no portal.

Conclusão

Ao longo deste artigo, apresentei os principais requisitos e insights sobre como abrir um consultório médico de sucesso.

Apostar em tecnologias como a telemedicina é uma forma inteligente de enxugar despesas e agregar agilidade desde o início do serviço nos consultórios que realizam exames de diagnóstico.

Deixe que a Morsch auxilie você com laudos a distância, suporte e treinamento para sua equipe.

Entre em contato para saber mais, ou aproveite para testar gratuitamente nossa plataforma.

Se gostou deste artigo, compartilhe.

Referências Bibliográficas

RDC nº 50/2012 – Anvisa – Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Código de Ética Médica – Conselho Federal de Medicina.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp