Carreira médica: vantagens de se especializar em telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de maio de 2018
carreira medica

O estudante de medicina que busca uma carreira médica, tem na Telemedicina uma oportunidade de trabalhar onde quiser sem precisar investir numa clínica ou consultório e ainda se livra dos plantões desgastantes de início de carreira.

Neste artigo pretendo descrever as possibilidades de escolher especialidades da Telemedicina e como isso pode ser alcançado.

A Telemedicina pode ser considerada como uma carreira médica?

Dentro das áreas da medicina, a Telemedicina é uma excelente escolha como atividade paralela á especialidade que o médico atua, sendo considerada uma excelente escolha como carreira médica.

Isso não é tudo,

No momento de escolher a especialidade que deseja atuar em sua vida profissional, vale a pena o médico avaliar se ela está dentro do que é possível trabalhar na Telemedicina.

Solicite um orçamento

Nem todas as especialidades podem ser utilizadas na Telemedicina, visto que o atendimento a distância envolve em muitas áreas o contato direto do especialista com o paciente, sendo impossível somente no meio digital.

No que devo me especializar para atuar na Telemedicina?

Ao se deparar com as áreas da medicina e suas funções, percebemos um leque muito grande de possibilidades, algumas totalmente integradas a Telemedicina e outras que necessitam do profissional sempre presente com o paciente.

Vejamos como exemplo, 2 áreas de medicina e suas funções que tornam mais claro o entendimento de como é possível usar a Telemedicina em alguns casos e em outros ela se torna inviável:

1-Áreas de diagnóstico

Neste cenário, o paciente realiza exames em determinado local, seja consultório, clínica, hospital sem a presença do especialista.

Um técnico em enfermagem, um enfermeiro treinados podem realizar o exame e enviar os registros para uma plataforma de Telemedicina onde o especialista está logado e fará a interpretação dos arquivos, descrevendo os achados e concluindo o laudo médico a distância com sua assinatura digital.

Fica evidente que a área de diagnóstico é a ideal para um profissional que deseja trabalhar com Telemedicina.

2-Áreas de terapêutica

Para tratamento de pacientes com câncer, seja com quimioterapia, radioterapia ou mesmo uso de medicações imunossupressoras em doenças reumatológicas, a presença do especialista durante o procedimento é mandatória, visto que existe um alto grau de complexidade e a atuação imediata numa intercorrência se faz necessária.

Quais áreas de medicina e Telemedicina auxiliam para uma carreira médica de sucesso?

De maneira geral, olhando o que é legal de ser feito no Brasil em termos de Telemedicina hoje, observamos que na área de diagnóstico podemos ter várias especialidades que podem ser trabalhadas tanto num formato tradicional em suas clínicas presenciais, quanto um aproveitamento integral de sua especialidade escolhida para laudar numa plataforma de Telemedicina em nuvem.

Como você pode usar isso?

Procure escolher uma especialidade onde seja possível trabalhar nos dois ambientes, seja presencial ou digital.

Todos buscamos uma aposentadoria tranquila, mantendo um trabalho decente e que não envolva tanto sacrifício, como plantões desgastantes.

A Telemedicina é uma escolha viável para esse seu projeto de aposentadoria.

Para início de carreira, escolha uma dessas 4 áreas na carreira médica:

1-Cardiologia

Você poderá laudar:

  • Eletrocardiograma de repouso,
  • Eletrocardiograma de esforço,
  • Holter de ecg digital 24 horas,
  • MAPA de pressão arterial 24 horas,
  • Tomografia cardiovascular,
  • Ressonância cardiovascular.

2-Pneumologia

Você estará apto a laudar:

3-Neurologia

O neurologista estará pronto ao final de sua especialização para laudar eletroencefalograma ocupacional, eletroencefalograma clínico, eletroencefalograma com mapeamento cerebral, polissonografia domiciliar, polissonografia hospitalar.

4-Radiologia

Um radiologista, ao final de sua residência poderá laudar:

  • Rx geral,
  • Densitometria óssea,
  • Mamografia digital,
  • Tomografias
  • Ressonâncias

E ao longo de suas sub-especialidades poderá assumir áreas mais específicas como ressonância musculoesquelética, neurológica, entre outras.

Os médicos sabem que para cada uma dessas 4 especialidades, existem sub-especialidades incríveis e que é neste momento que são totalmente aproveitadas na Telemedicina como áreas de diagnóstico com laudo a distância.

Procure atuar dentro dessas áreas e tenha a oportunidade de trabalhar em sua clínica ou hospital e aos poucos vai criando seu meio digital para que mais adiante deixe de ser escravo do trabalho e continue sua carreira médica onde quiser, laudando exames em qualquer dispositivo com internet.

carreira medica

Não sou especialista, como posso utilizar a Telemedicina na minha carreira médica?

Para os colegas que optaram por seguir a carreira médica como clínicos, existe a possibilidade de expandir seus serviços tanto em consultórios, clínicas, hospitais, com a contratação de empresas de Telemedicina.

Mas o que eu realmente ganho com essa especialidade?

Sabemos que não é fácil depender apenas das consultas.

Deixe de pedir os exames básicos como eletrocardiograma, espirometria, eletroencefalograma e mandar para o consultório do especialista que vai ganhar muito mais que você na consulta.

Compre os aparelhos médicos ou contrate em comodato e realize os exames no eu ambiente de trabalho e aumente o seu faturamento.

Essa área da medicina é totalmente ética e se não há mais possibilidade de seguir uma carreira médica, pelo menos aproveite a oportunidade e melhore os lucros da sua clínica.

Candidate-se a uma vaga na Telemedicina para seguir com uma carreira médica de sucesso

Se você já é um especialista e percebeu que a Telemedicina vem ganhando mercado e se posicionando como uma alternativa viável para áreas remotas, aproveite e se candidate para trabalhar nessa especialidade e ampliar sua carreira médica.

Entre em contato e seja mais um integrante do nosso time de especialistas que laudam na nossa plataforma de telessaúde e moram em qualquer lugar que tenha internet.

Quero ler a conclusão para ver se me interessa

Para médicos que estão pensando em qual área de medicina seguir em sua carreira médica, escolher a cardiologia, pneumologia, neurologia ou radiologia é uma forma de ter a oportunidade de trabalhar em sua clínica de forma presencial e ao mesmo tempo estar apto a laudar os exames em plataforma de Telemedicina em nuvem.

O crescimento da especialidade de Telemedicina tem permitido que muitos profissionais já iniciem suas atividades trabalhando no digital e no presencial, abrindo caminho para uma carreira de medicina de sucesso sem o sacrifício de fazer plantões intermináveis e podendo trabalhar onde bem quiser.

Gostou do artigo?

Compartilhe nas suas redes e assine nossa newsletter!

Desejo todo sucesso do mundo em sua carreira médica e conte comigo no que precisar!

Forte abraço!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp