Como otimizar tempo e investir na gestão de carreira médica?

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de janeiro de 2021
Gestão de carreira médica

Uma boa gestão de carreira médica é indispensável para qualquer profissional de saúde que deseja prosperar no mercado e garantir ainda mais excelência nos serviços prestados aos seus pacientes.

Com a crescente especialização de novos médicos e a ascensão de tecnologias mais avançadas na área, uma qualificação constante e mais aprofundada se tornou fundamental para todos que querem ser realmente competitivos em suas atividades.

Além disso, o sucesso nesse tipo de carreira também depende de conhecimentos que vão além do segmento médico — contemplando questões interpessoais e financeiras.

Sendo assim, uma gestão de carreira médica bem-sucedida depende de alguns cuidados muito importantes e abrangentes, capazes de impulsionar o desenvolvimento e ampliar a visão dos atuais ou dos futuros especialistas.

Para que você entenda as questões relativas ao tema e conheça os caminhos certos para alcançar suas pretensões profissionais, elaborei abaixo uma lista com os pontos mais importantes para um gerenciamento de carreira eficiente!

Como otimizar o tempo e garantir uma boa gestão de carreira médica?

Mesmo que não exista um único caminho certeiro para garantir uma gestão de carreira médica de sucesso, alguns cuidados podem ajudar (e muito!) a impulsionar a sua competitividade na área em que atua. 

Os principais deles são:

Seja criterioso e minucioso

A primeira dica é relacionada ao perfil do médico durante os atendimentos. Visto que deve sempre ser voltado às dores e necessidades dos pacientes.

Isso diz respeito a muitos aspectos, que podem ser ligados ao:

  • Relacionamento do profissional com o público;
  • Qualidade dos atendimentos prestados;
  • Até mesmo à forma com que os problemas das pessoas são resolvidos.

Nesse sentido, é prescindível ser criterioso e detalhista, indo além das rotinas clínicas para prestar mais atenção ao perfil, às preferências, demandas e pormenores dos indivíduos.

Muitas vezes, um olhar do paciente ou um sinal transmitido por seu corpo podem conter as respostas para entender melhor determinado caso.

Isso significa que, ser sempre minucioso e atento é fundamental, pois isso faz toda a diferença para o sucesso dos atendimentos e para a satisfação dos pacientes.

Saiba lidar com o público

Antigamente, uma das maiores dificuldades dos médicos era orientar com clareza as pessoas que não tinham familiaridade com a medicina ou que até não acreditavam em algumas de suas técnicas.

Nos dias de hoje, a realidade é inversa: cada vez mais médicos relatam casos de pacientes que já pesquisaram seus sintomas no Google e ficaram certos de que têm alguma doença específica — o que muitas vezes atrapalha a análise do especialista.

Não importa qual seja a situação: é fundamental ser sempre paciente e ter clareza para explicar detalhadamente. Além disso, é necessário esclarecer quais serão as etapas de diagnóstico ou tratamento, as características de determinado sintoma, importância de certos cuidados, e assim por diante.

Ao saber lidar com o público, você será capaz de se conectar e compreendê-lo melhor, melhorando seus serviços e a percepção que as pessoas têm do seu consultório ou clínica!

Mantenha hábitos saudáveis

A gestão de carreira médica é marcada por grandes jornadas de estudos, rotinas constantes de atendimentos, agendas lotadas com cursos e encontros profissionais. Além de outras responsabilidades que muitas vezes tomam tempo e esforços.

Isso significa que uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios e a manutenção geral de uma vida saudável são fundamentais. Afinal, é isso que garante condições e disposição para encarar os desafios do dia a dia.

Inclusive, saber valorizar os momentos de lazer também é muito importante nesse sentido. Afinal, a falta deste e dos demais cuidados mencionados pode gerar profissionais sobrecarregados, improdutivos, estressados e até mesmo doentes.

Entenda as dores do paciente

Como expliquei anteriormente, saber lidar com o público é de suma importância para a qualidade geral dos atendimentos.

Porém, mais que boas capacidades de comunicação e relacionamento, essa demanda também depende de muita empatia.

A rotina de um médico é marcada por diversos casos clínicos, que vão desde aqueles mais leves, até os mais graves e preocupantes.

Com essa base de conhecimentos, muitos profissionais acabam se esquecendo de que a maioria dos pacientes não conhece o andamento de determinados quadros ou doenças.

O que é corriqueiro para um especialista, muitas vezes pode gerar nervosismo, ansiedade e preocupação para alguém que não é da área.

Além disso, é comum que algumas pessoas não consigam comunicar com clareza o que estão sentindo, quais são as suas preocupações ou suas principais queixas.

Frente a essas questões, é fundamental que o médico seja capaz de entender e lidar com as dores dos pacientes, tendo máxima compreensão, clareza e afinidade junto àqueles que atende.

Cultive sempre a persistência

Como em qualquer área do mercado, a gestão de carreira médica pode ser marcada por altos e baixos.

Inclusive, a demanda constante por novas qualificações, as crescentes exigências dos pacientes e a necessidade de se destacar entre a concorrência algumas vezes podem ser fatores desanimadores.

Isso significa que, acima de tudo, uma jornada bem-sucedida na área precisa ser marcada por persistência e muito foco.

Lembre-se de que os percalços de hoje representam a experiência que fará a diferença amanhã! Além disso, quando há direcionamento e esforços certos, as recompensas do mercado sempre serão vantajosas.

Estreite as relações com os pacientes e sua equipe

Entre os pontos que ressaltei até aqui, saber lidar com o público e entender as dores dos pacientes estão entre os mais importantes.

O que ambos têm em comum é que eles geram uma relação mais próxima com as pessoas, o que não só melhora a satisfação em relação aos serviços, mas também contribui para uma medicina mais eficiente e humana.

No mesmo sentido, lembre-se de que todos os envolvidos em sua equipe médica são responsáveis pelo cuidado dos pacientes e pelo sucesso dos negócios.

Por isso, ser cordial, aberto e participativo junto aos seus colegas é fundamental, pois isso amplia o seu networking, o engajamento dos profissionais e a eficiência de todo o fluxo de atendimentos.  

Inove em técnicas e materiais

A gestão de qualidade em saúde depende de alinhamento aos principais avanços tecnológicos da medicina e da adoção de diferenciais em relação aos demais profissionais que atuam no mercado.

técnicas e materiais em gestão de carreira médica

Nesse sentido, o conceito de inovação é indispensável, e deve estar presente em todas as suas frentes de atuação.

Isso significa investir em ferramentas que contemplem desde o marketing digital da sua empresa, até sistemas de gestão de fluxo de pacientes, plataformas de Telemedicina, serviços de telelaudos, softwares de gerenciamento, etc.

Para você ter uma ideia, a pesquisa TIC Saúde 2019 aponta que 88% dos estabelecimentos privados de saúde já utilizam sistemas eletrônicos de registro de informações.

Ou seja, as tendências da era digital já se tornaram uma realidade na medicina. Ainda, mais que acompanhar sua evolução, é preciso saber aproveitar os melhores recursos disponíveis na área para se diferenciar na especialidade em que você atua!

Realize cursos e treinamentos

Como todos sabem, a formação de um médico não acaba na graduação ou após o período de residência.

Na área da saúde, a qualificação precisa sempre ser uma prioridade. Isto é tanto para acompanhar os principais avanços que ditam o futuro da medicina, quanto para aprimorar a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes.

Sendo assim, participar de cursos, novos treinamentos e especializações é imprescindível e deve ser constante.

Participe de congressos da área

No mesmo sentido da dica anterior, uma boa maneira de se aprimorar e de acompanhar os principais avanços médicos é por meio da ampliação do seu networking.

Por isso, congressos e simpósios de medicina também são sempre muito indicados. Isso porque, permitem participar de discussões de casos, acompanhar novas técnicas, conhecer avanços em medicamentos, tratamentos, entre outras questões de suma importância.

Acompanhe revistas e artigos

Assim como os cursos e os congressos, as revistas e artigos de medicina são indispensáveis para uma gestão de carreira médica efetiva.

Isso porque, são esses materiais que trazem as pesquisas mais recentes sobre saúde, aprofundam temas inerentes às suas rotinas clínicas e apontam as principais tendências da medicina moderna.

Por mais que muitas vezes sejam conteúdos mais densos, é fundamental que você reserve alguns momentos da semana para ler publicações especializadas e compreender as questões que terão impacto sobre a área em que você atua.

Faça parte de grupos de discussão

A medicina é uma área cada vez mais integrada, e isso significa que a proximidade entre os médicos tende a ser maior nos mais diversos tipos de atendimentos.

Além disso, as trocas de informações, a busca por uma segunda opinião, o auxílio em determinados tratamentos sempre fazem parte de qualquer carreira médica.

Dessa maneira, grupos de discussão são excelentes opções para melhorar o seu relacionamento com colegas de profissão, e para compartilhar conhecimentos ou ampliar a sua rede de contatos.

O ideal é buscar pelo grupo mais alinhado aos seus interesses ou até mesmo formar o seu com os profissionais que você conhece.

Eles podem ser feitos em redes sociais, formados em aplicativos de mensagens ou até mesmo promovidos de maneira presencial.

Ouça podcasts regularmente

Os podcasts de saúde são ótimas alternativas para quem quer economizar tempo e agilizar a rotina, mas sem abrir mão de acompanhar as notícias e avanços da medicina.

Esse formato cada vez mais popular de conteúdo reinventa os tradicionais programas de rádio e oferece uma opção muito dinâmica para se informar e entreter-se na internet.

Os programas podem ser encontrados facilmente em qualquer plataforma de streaming de áudio.

O melhor é que eles podem ser ouvidos no caminho para o trabalho, na pausa para os atendimentos, no horário de almoço e em outras situações corriqueiras.

Assim, você economiza o seu tempo e conta com uma opção leve e completa para ampliar os seus conhecimentos na área.

Invista na divulgação da clínica

Não importa em qual ponta do mercado da saúde você atua: investir em marketing é sempre fundamental!

O mercado está cada vez mais concorrido, o que significa que, quanto mais pessoas lhe conhecerem, mais à frente você sairá em relação aos seus concorrentes.

Nesse contexto, é impossível ignorar que cada vez mais pessoas pesquisam por seus interesses na internet.

Para os médicos, não é diferente. Normalmente, os pacientes encontram novas clínicas, consultórios ou especialistas por meio de consultas na internet.

Sendo assim, além de avaliar a necessidade de divulgações em mídias tradicionais, tenha em mente que é absolutamente indispensável:

  • Marcar presença nas redes sociais;
  • Ter um bom site;
  • Investir em SEO para o Google;
  • Ter um canal de comunicação no WhatsApp;
  • Entre outras frentes semelhantes.

Aproveite a tecnologia ao máximo

Por fim, reforço a necessidade de aproveitar ao máximo os avanços, benefícios e possibilidades oferecidos pela tecnologia.

Cada vez mais, novas ferramentas surgem para favorecer a gestão de clínicas. Além de:

  • Aperfeiçoar a atuação médica;
  • Facilitar as rotinas hospitalares;
  • Garantir um atendimento humanizado;
  • Tornar os avanços da saúde mais acessíveis para médicos e pacientes.

Por meio de plataformas como a Telemedicina Morsch, você digitaliza os seus processos e garante uma rotina médica muito mais ágil, precisa, segura e viável.

Ao integrar recursos de administração, soluções seguras em nuvem para armazenamento de dados e atendimentos remotos. Além de serviços para obtenção de laudos confiáveis em poucos minutos, atuamos em prol de um gerenciamento completo e eficiente, capaz de impulsionar a sua carreira profissional!

Conclusão

Gestão de carreira médica: como otimizar tempo e investir na qualificação?

O mercado médico atual conta com especialistas cada vez melhores em suas áreas e avanços muito profundos de novas tecnologias.

Por conta disso, uma carreira médica bem-sucedida depende de qualificações constantes e conhecimentos abrangentes.

Mais que dominar os conceitos próprios da medicina, os novos profissionais devem contemplar questões de gestão e administração, além de saber compreender, se comunicar e aproximar-se de seus públicos.

Para isso, cuidados fundamentais devem ser priorizados, como:

  • Possuir critério e ser minucioso;
  • Desenvolver capacidades interpessoais;
  • Cultivar a persistência;
  • Realizar cursos e treinamentos constantes;
  • Investir em tecnologia e inovação;
  • Participar de congressos;
  • Investir em divulgação, e assim por diante!

Quer se informar ainda mais sobre a área e impulsionar a sua gestão em saúde?

Aprofunde os seus conhecimentos sobre gestão de carreira médica com o conteúdo exclusivo da Telemedicina Morsch! Assine a nossa newsletter, compartilhe esse conteúdo com os seus colegas e continue acompanhando nossos artigos.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin