20 opções de podcast de saúde que vale a pena acompanhar desde já

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de janeiro de 2021
OPÇÕES DE PODCAST DE SAÚDE

Um bom podcast de saúde pode ser a alternativa perfeita para que os médicos consigam se informar e atualizar-se a respeito dos avanços das áreas em que atuam.

Esse tipo de conteúdo, que atualiza o formato dos antigos programas de rádio para os padrões dinâmicos da internet, se tornou extremamente popular nas plataformas de streaming e só tende a crescer nos próximos anos.

O motivo é simples: trata-se de uma maneira prática e muito eficiente de consumir conteúdo. Por meio disso, é possível obter trocas entre especialistas que realmente inserem os ouvintes dentro de suas conversas.

Não é novidade que qualquer médico deve ficar atento e buscar por diferentes fontes de atualização dentro do seu núcleo de atuação em saúde.

Nesse sentido, mais que uma opção leve, popular e muito informativa, o podcast de medicina também pode servir para otimizar tempo e facilitar o processo de qualificação.

Afinal, os programas podem ser acompanhados enquanto o profissional se desloca até o trabalho, no intervalo entre os seus atendimentos, junto às suas atividades de lazer, e assim por diante.

Inclusive, durante a atual pandemia da COVID-19, os podcasts caíram ainda mais no gosto das pessoas. Eles cresceram em termos de qualidade e de novas opções para os ouvintes.

Para se ter uma ideia, o Spotify (maior plataforma de streaming do mundo) registrou um aumento de quase 30% em seus usuários mensais na metade de 2020. Com isso, atingiu a marca de quase 300 milhões de pessoas ativas, segundo matéria da CNN.

São mais de 1,5 milhão de programas de podcasts disponíveis na plataforma, que tem 21% de sua base totalmente voltada ao formato.

Se você quer entrar nesse mundo, ou mesmo ir além do seu podcast de saúde favorito, acompanhe abaixo a lista que preparei com os melhores programas na área!

Quais os melhores podcasts de saúde para acompanhar?

Como mencionei acima, são muitas as opções disponíveis de podcast de saúde.

Por mais que eu tenha destacado a plataforma Spotify, é importante lembrar que existem diversos streamings repletos de títulos interessantes para você explorar!

Abaixo, preparei uma lista com os programas de podcast de saúde que julgo mais interessantes para os médicos das mais diversas áreas.

Lembre-se de não se restringir às minhas sugestões. Afinal, uma breve pesquisa pode lhe auxiliar a encontrar ainda mais opções alinhadas com os seus interesses.

Confira nossa lista de 20 opções de podcast de saúde

Acredito que os podcasts abaixo são um excelente ponto de partida para quem quer começar a consumir esse tipo de conteúdo ou mesmo expandir as opções que já acompanha.

Entre os melhores títulos de podcast de medicina atualmente disponíveis na internet, destaco:

  • #LinhaDeFrente

Minha primeira dica é a série de programas recentemente produzidos pelo Conselho Federal de Medicina, com foco na COVID-19.

Em cada episódio, um novo assunto sobre a pandemia no mundo é abordado, com médicos e especialistas em saúde convidados para compor as discussões.

Entre os temas, estão:

  • Recomendações de atendimento para grupos de riscos;
  • Cuidados indicados para os pacientes;
  • A prática da Telemedicina, entre outros relacionados.
  • 15 Minutos em Emergência

Voltado a temas relacionados aos atendimentos emergenciais, o podcast de saúde 15 Minutos em Emergência visa abordar os desafios e principais aspectos dessa importante área médica.

Realizado pelos alunos do curso de Medicina de Emergência da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP, em parceria com a Manole Educação, o programa procura informar os ouvintes por meio de discussões diretas e dinâmicas.

  • Ausculta Cast

Por sua vez, o Ausculta Cast aborda as principais atualidades em medicina, com foco em questões técnicas e estudos de caso.

Os programas também são marcados por revisões clínicas e entrevistas com especialistas. Destacando-se por sua alta qualidade técnica e abrangência para profissionais dos mais diversos perfis.

  • AVASCast

Assim como o primeiro podcast de saúde mencionado na lista, o AVASCast tem em seu conteúdo as principais discussões relacionadas à pandemia da COVID-19.

O programa foi criado pelos estudantes de medicina da UFMG. Em conjunto com professores e jornalistas, promovem informações científicas sobre a pandemia e discutem seus principais impactos na área da saúde e na população em geral.

  • Biomedcast

Com mais de 100 episódios disponíveis nas plataformas de streaming, o Biomedcast está entre os programas mais populares e antigos da área.

Os temas abordados contemplam a área da saúde como um todo, incluindo temas de ciência e biomedicina.

Por meio de uma abordagem didática e muito lúdica, a opção é leve de se ouvir e uma excelente pedida para quem quer acompanhar as últimas novidades no segmento.

  • Check-up Semanal

O Check-up Semanal, como seu próprio nome brinca, é um podcast de saúde que faz um resumo das principais novidades da área de saúde da última semana.

Apresentado pelo cardiologista e Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense Ronaldo Gismondi.  Ele é produzido pelo portal PEBMED e aborda estudos publicados por especialistas de diversos segmentos médicos.

  • CoronaFatos

Também voltado às discussões sobre a COVID-19, o CoronaFatos é uma ótima opção para quem quer informações rápidas e precisas, já que seus episódios semanais são sucintos e duram apenas 15 minutos.

Seu foco é difundir dados e conhecimentos para auxiliar o enfrentamento da pandemia. Além disso, possui uma linguagem acessível para esclarecer as notícias sobre o tema e desmentir os dados falsos que tanto circulam a respeito do assunto.

  • DrauzioCast

Quem é fã do renomado oncologista Dr. Drauzio Varella também pode acompanhar seu conteúdo no formato de podcast de medicina.

Sua ideia é garantir informações breves e didáticas, que podem ser acompanhadas até mesmo pelos próprios pacientes.

Para isso, os programas são curtos, com duração aproximada de 1 minuto. A cada episódio, um tema de destaque em saúde é abordado, desde questões relacionadas ao câncer, até a pandemia, doenças em geral, tabagismo, e assim por diante.

  • Fronteiras da Ciência

Para complementar informações acadêmicas e preencher lacunas em diferentes áreas do conhecimento, o podcast de saúde Fronteiras da Ciência trata sobre diferentes temas científicos da atualidade.

Por mais que sua proposta não seja voltada à medicina em si, mas sim para discussões científicas de temas mais abrangentes, a opção é muito indicada para que os médicos ampliem seus conhecimentos e os relacionem às suas rotinas profissionais. 

  • Literatura Viral

Apresentado por Áureo Lustosa Guérios, doutorando na Università di Padova, o podcast de medicina Literatura Viral é mais voltado às frentes históricas e culturais da saúde.

Como o próprio nome indica, a ideia do programa é voltar-se à literatura, a fim de elucidar como as civilizações antigas lidavam com quadros epidemiológicos. É possível compreender como os tratamentos médicos evoluíram ao longo dos anos, entre outros pontos relacionados.  

  • Maratona da Saúde

O conteúdo do podcast Maratona da Saúde é perfeito para quem gosta de acompanhar as visões e opiniões dos maiores especialistas em medicina do país.

Normalmente, os episódios são focados em entrevistas com médicos de diferentes áreas. Porém, alguns deles têm como foco doenças e casos específicos.

Ou seja, trata-se de um conteúdo completo, de qualidade e com o respaldo dos nomes que contribuem para o desenvolvimento da saúde no Brasil.

  • Medcast

Assim como o Biomedcast, o Medcast é um dos podcasts de saúde mais antigos e buscados do país dentro da área médica.

Para se ter uma ideia, alguns de seus programas já foram premiados por publicações importantes sobre Educação Médica. Seu conteúdo é mais voltado para estudantes de Medicina e médicos que desejam aprofundar seus domínios no segmento.

Os temas são abrangentes e vão desde o desenvolvimento de carreira e gestão financeira para médicos, até ética, abordagens clínicas e entrevistas com especialistas.

  • Medicina e Cirurgia

Apresentado pelos cirurgiões Diego Garcia e Paulo Cesar Rozental, o podcast Medicina e Cirurgia foi lançado no início de 2020, mas já é muito popular na área.

Reivindicando a marca de primeiro podcast de cirurgia do país, o programa aborda semanalmente questões sobre a área. Além de casos clínicos, procedimentos médicos e atualizações em saúde. 

Para garantir visões e abordagens mais abrangentes, diferentes especialistas são convidados e participam das discussões, enriquecendo ainda mais o conteúdo.

  • Medicina em Debate

O podcast de saúde Medicina em Debate não se restringe aos temas médicos em si, mas também aos seus impactos sobre a política e sobre a saúde pública.

Esse ponto é o que o difere de grande parte dos programas mencionados até aqui, já que muitas vezes gera discussões polêmicas e de extrema relevância para o cenário brasileiro.

  • Neurocast

Com foco apenas na área neurocirúrgica, o Neurocast é um programa direcionado aos profissionais que atuam na área.

Por mais que o conteúdo também seja interessante para os demais médicos interessados, é importante ressaltar que seu conteúdo é mais técnico.

Produzido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o podcast de medicina traz diversas informações sobre o segmento. Além disso, incluem discussões sobre literatura e opiniões ligadas aos seus temas mais controversos.

  • Pallicast

Produzido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos, o Pallicast promove discussões interessantes e muito produtivas na área, por meio de convidados especiais que participam das conversas todas as semanas.

Entre as frentes abordadas, está a relação entre médicos e pacientes, questões ligadas à: 

  • Atenção primária;
  • Rotinas profissionais;
  • Controle de sintomas, entre outros temas semelhantes.
  • Pausa para Saúde

Trata-se de um podcast de saúde produzido pelo Ministério da Saúde, que também atua na produção de títulos como o Saúde em Série e o MinSaúde.

Sua ideia é garantir uma linguagem descontraída e acessível para diferentes públicos, difundindo informações abrangentes sobre a área, como:

  • Patologias raras;
  • Emergências;
  • Pediatria;
  • Dietas populares;
  • Suicídio;
  • Depressão;
  • Menopausa, entre muitas outras.
  • PQU Podcast

Voltado ao nicho específico da medicina psiquiátrica, o PQU Podcast procura discutir e difundir questões abrangentes sobre a área.

Assim, os episódios contam com temas variados e de grande interesse entre os psiquiatras, promovendo informações atuais e relevantes para o atendimento da população.

  • Saúde Digital

Esse podcast de medicina, Saúde Digital, visa discutir como a área médica é influenciada e beneficiada pela ascensão das novas tecnologias.

Com foco na aplicação de novas soluções tecnológicas no mercado de trabalho médico, sua ideia é informar e inspirar os médicos para que se equipem e explorem os principais avanços da área da melhor maneira possível.

Além de questões próprias da medicina, também são levantados temas relacionados ao mercado e ao empreendedorismo, que também são de suma importância para a carreira médica.

  • TED Talks Health

A marca TED Talks já é muito conhecida no universo de conteúdo. Além dos conhecidos vídeos e palestras que promove, ela também realiza o seu próprio podcast de saúde.

O principal objetivo é difundir e elucidar diversas áreas do conhecimento. Através de apresentações feitas por referências profissionais, eles discutem temas próprios dos segmentos em que atuam.

Na área da saúde, não é diferente: o TED Talks Health oferece programas completos, informativos e muito interessantes sobre tendências médicas, inovações e novas descobertas promovidas pela ciência.

Para isso, o conteúdo reúne especialistas de diversos pontos do globo para tratar sobre temas relevantes aos médicos. Assim, as particularidades específicas de cada área e os desafios de cada região em que a saúde são abordadas por eles.

Conclusão

A especialização médica vai muito além de cursos, residências e outras frentes acadêmicas. Na verdade, ela depende igualmente da busca constante por novas informações, avanços e atualizações na área da saúde.

20 opções de Podcast de saúde

Para os profissionais que desejam manter o compromisso de acompanhar as constantes transformações das frentes em que atuam, um bom podcast de medicina é a melhor pedida.

Afinal, eles permitem informar-se de forma prática, dinâmica e até lúdica!

Com respeito às regras de publicidade e marketing médico, a Telemedicina Morsch também oferece uma fonte segura de informações no segmento. Através de conteúdos completos e gratuitos, nosso blog é repleto de opções para você complementar o que ouviu nos seus programas de streaming.

Quer ir além do seu podcast de saúde e acompanhar os artigos da empresa que é referência em Telemedicina no Brasil? Então assine agora a nossa newsletter e não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus colegas de profissão!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE