Telemedicina e Medicina Ocupacional: entenda como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de setembro de 2016
Telemedicina e Medicina Ocupacional

A Telemedicina e Medicina Ocupacional nunca estiveram tão juntas. Realizar exames nas empresas e ter o laudo médico em tempo real é o sonho de todo médico do trabalho.

A engenharia e a construção civil estão em constante expansão no país inteiro. Portanto, há sempre uma demanda grande por uma mão de obra especializada por parte das empresas desses setores.

Apesar de tamanho crescimento, é possível observar que as empresas enfrentam uma série de desafios para se estabelecerem e prosperarem.

Entre as questões a serem destacadas está o fato da grande maioria dos empreendimentos não dispor de um ambulatório em sua estrutura para o elevado número de exames admissionais e demissionais.

Com isso, os donos das empresas precisam tirar os funcionários do local de trabalho para encaminhá-los para hospitais ou clínicas de custo elevado na cidade onde a obra está situada.

Solicite um orçamento

Porém, há uma solução financeiramente viável e prática para atender essa necessidade.

Saiba mais sobre a telemedicina como alternativa para auxiliar no oferecimento de um serviço de medicina e segurança do trabalho de primeira qualidade para os empregados.

Durante a leitura você poderá baixar gratuitamente e-books para auxiliar no seu trabalho diário em Medicina Ocupacional, então fica comigo e aproveite!

O papel da Telemedicina e Medicina Ocupacional

A parceria entre a Telemedicina e Medicina Ocupacional permite que as empresas disponibilizam em sua sede todo o atendimento necessário para os seus colaboradores, sem necessidade de ter ausências para consultas e exames admissionais, periódicos ou demissionais.

As firmas que saem na frente no concorrido mercado atual são aquelas que otimizam todas as áreas.

Sendo assim, a tendência hoje é utilizar a tecnologia para o benefício do contratante e também dos colaboradores.

E é justamente aí que entram as evoluções da telemedicina. Esse sistema permite ao gestor montar o serviço de telemedicina como alternativa dentro da própria empresa e efetuar os exames de saúde ocupacional necessários no local.

Basta contratar um médico do trabalho por uma hora na semana, já que o técnico em enfermagem presente na organização em tempo integral pode realizar boa parte dos procedimentos.

Telemedicina e Medicina Ocupacional

Medicina Ocupacional

Como aproveitar essa tecnologia de ponta na sua empresa?

Para que a empresa com um grande número de funcionários possa disponibilizar os cuidados de saúde requeridos, o primeiro passo fundamental é encontrar quem fornece essas condições.

Informe-se com uma empresa de Telemedicina sobre os orçamentos e explique se o seu objetivo é ampliar o atendimento existente ou começar do zero a instalação desse modelo.

Para que tudo aconteça conforme o esperado, confira a reputação da provedora de equipamentos e serviços.

Entregar os laudos médicos em tempo hábil é um fator não negociável, assim como a variedade na assistência envolvendo várias especialidades, como Cardiologia, Pneumologia, Neurologia.

O tempo de serviço no ramo da telemedicina é outro diferencial na hora de escolher.

Assegure-se de que os especialistas sejam experientes, pois deles dependerá a qualidade dos diagnósticos e tratamentos.

Apesar da tecnologia da informação possibilitar o suporte à distância, o conhecimento do profissional de saúde é insubstituível.

Decida pela empresa de Telemedicina como alternativa que corresponda à sua demanda, apresentando um bom preço e prazos rápidos.

O objetivo é diminuir as despesas e reduzir pessoal sem prejudicar a qualidade durante o processo.

Em um espaço de telemedicina bem preparado, tem-se a automatização das ações e por isso as condutas são concluídas com eficiência superior.

Em adição, o sistema não exige um profissional específico. Alguém que receba o treinamento completo, que é de responsabilidade da empresa de telemedicina, e uma secretária instruída corretamente consegue fazer os exames.

A Telemedicina e Medicina Ocupacional juntas no atendimento de várias empresas

Á partir do momento que o médico do trabalho percebe que tem uma oportunidade de empreender usando a Telemedicina, novos caminhos se abrem para um crescimento acelerado da sua clínica.

O médico do trabalho termina sua especialização e precisa tocar sua vida. A primeira coisa que pensa é montar sua clínica e atender várias empresas.

A primeira dificuldade encontrada é a falta de especialistas para realizar os exames na cidade em que escolhe morar e trabalhar.

Com a Telemedicina é possível realizar os exames em sua clínica e enviar os arquivos para a Plataforma de Telemedicina em nuvem onde os especialistas acessam esses arquivos, interpretam e liberam os laudos médicos em tempo real, ou seja, em menos de 30 minutos já recebe o resultado dos exames.

O suporte prestado da Telemedicina e Medicina Ocupacional

A clínica de Medicina Ocupacional que decide realizar exames para aumentar seu faturamento, pode adquirir o equipamento como por exemplo o eletrocardiograma e enviar os exames imediatamente para a empresa de Telemedicina.

Neste momento é que entra o suporte da empresa de Telemedicina. No momento em que o médico do trabalho recebe o equipamento, ele pode contratar os serviços de Telemedicina e marcar um horário de treinamento.

Através de acesso remoto o suporte da Telemedicina realiza a instalação do equipamento, treinamento em como realizar os exames e ainda como enviar para o sistema de Telemedicina e no final ainda aprende a receber os laudos, imprimir, salvar no computador ou até enviar o resultado por e-mail para o colaborador ou empresa.

O comodato dos equipamentos na Telemedicina e Medicina Ocupacional

Para aqueles clientes que não disponibilizam de recursos para comprar os equipamentos, basta solicitar a aquisição na modalidade de comodato.

O cliente paga uma mensalidade e recebe gratuitamente 30 laudos dos exames todos os meses. Pagando somente pelos excedentes.

Atualmente é possível adquirir 3 tipos de equipamentos para a Medicina Ocupacional:

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Espirometria

Quero entender mais sobre o comodato de equipamentos médicos

Em resumo, a Medicina Ocupacional tem á seu dispor uma ferramenta fantástica para realizar os exames nos colaboradores das empresas e se posicionar como referência em sua região.

Estude o assunto e programe-se para uma inovação na Medicina, o uso da Telemedicina e Medicina Ocupacional como parceiras sólidas de crescimento.

Lembre-se que se não tem caixa para comprar os equipamentos, pode contratar em comodato!

Gostou das vantagens que a Telemedicina e Medicina Ocupacional oferecem para a sua empresa?

Então compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp