Nutricionista perto de mim: como encontrar e vantagens da teleconsulta

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de setembro de 2023
Nutricionista perto de mim

Como encontro um nutricionista perto de mim?

Se você está procurando por esse tipo de consulta, continue a leitura deste artigo, pois vou trazer sugestões e caminhos para acessar um bom profissional.

Assim, você poderá receber a atenção necessária para alcançar seus objetivos em relação à dieta, perda ou ganho de peso e/ou reeducação alimentar.

Começar pedindo ajuda profissional é um jeito inteligente de atingir suas metas alimentares de maneira saudável.

Saiba que dá para contar com a praticidade e a rapidez da consulta online para se conectar ao nutricionista em poucos cliques.

Onde tem nutricionista perto de mim?

Não é só você que se pergunta “onde tem nutricionista perto de mim”, buscando por esse profissional na sua cidade ou próximo a ela.

A boa notícia é que está cada vez mais fácil ter acesso a ele.

Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o Brasil contava com 137.267 nutricionistas em 2018.

Caso a tendência de crescimento se mantenha, a quantidade desses profissionais vai continuar aumentando nos próximos anos, seguindo uma curva ascendente.

Para dar uma ideia do cenário, em 2008 havia apenas 56.217 nutricionistas, e cinco anos mais tarde, em 2013, o número era de 95.936.

Ainda assim, pode ser difícil encontrar um profissional de nutrição próximo à sua casa, ao trabalho ou mesmo na sua cidade.

Isso porque a quantidade ainda é baixa se comparada à população brasileira, que supera os 203 milhões de habitantes, conforme o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sem falar na distribuição desigual desses profissionais pelo país, que torna fácil receber assistência em centros urbanos e dificulta a vida de quem vive em municípios pequenos, interioranos e zonas remotas.

Nesse contexto, vale apostar em soluções tecnológicas como a telemedicina, que rompe a barreira geográfica para conectar pacientes a nutricionistas via internet.

Volto a falar dessa solução mais à frente.

O que faz um nutricionista?

A pergunta “nutricionista perto de mim” já foi respondida. Mas o que exatamente ele faz?

Graduado em Nutrição e Dietética, esse profissional realiza atividades como:

  • Avaliação nutricional a partir da análise das características dos alimentos presentes na dieta do paciente
  • Prescrição de dietas personalizadas
  • Preparação de cardápios customizados para uso individual ou de grupos (por exemplo, para alunos de uma escola ou pacientes internados na UTI de um hospital)
  • Elaboração de cardápios para a adoção de dietas restritivas de maneira saudável (destinadas a diabéticos, vegetarianos, pessoas com alergias alimentares, etc), compreendendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo
  • Orientação do paciente rumo à conquista de seus objetivos alimentares.

Vale também observar a definição do Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região.

O órgão diz o seguinte:

“O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural”.

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Embora seja comum confundir nutricionista e nutrólogo, estamos falando de carreiras e formações diferentes.

Isso porque, enquanto o nutricionista é graduado nessa área do conhecimento, o nutrólogo é um médico especializado em Nutrologia.

Para explicar melhor, o nutricionista recebe seu diploma após cursar uma graduação em Nutrição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que costuma durar quatro anos.

Depois, ele pode fazer a inscrição no CRN de sua jurisdição, que emite a carteira de identidade profissional.

Já o nutrólogo cursa uma Faculdade de Medicina, também reconhecida pelo MEC e com duração de seis anos.

Uma vez formado, o médico pode requerer o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua região, podendo atuar como clínico geral.

Ele vai precisar fazer uma especialização em Nutrologia, com duração média de dois anos, e ser aprovado na prova de título conduzida pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Só então é que o profissional recebe o título de especialista em Nutrologia e o respectivo RQE, podendo atuar na identificação de doenças relacionadas aos hábitos alimentares do paciente.

Para tanto, o nutrólogo utiliza instrumentos médicos como exames e pode prescrever medicamentos – prática reservada apenas a médicos, que não pode ser exercida por nutricionistas.

O que falar na primeira consulta com nutricionista?

A primeira consulta com nutricionista pode gerar ansiedade e dúvidas, que devem ser esclarecidas junto ao profissional.

Nesse contexto, é importante compartilhar o motivo do atendimento, fatores de descontentamento em relação à sua dieta habitual e possíveis objetivos alimentares.

Por exemplo, emagrecer, ganhar massa muscular, tornar-se vegano ou ter mais disposição no dia a dia.

Procure também responder às questões do nutricionista de modo completo, dando detalhes sobre os hábitos alimentares, doenças preexistentes e possíveis dietas realizadas no passado.

Médico nutricionista perto de mim

A ajuda profissional é um jeito inteligente de atingir suas metas alimentares de maneira saudável

O que o nutricionista faz na primeira consulta?

Um ponto de grande relevância é a anamnese, uma entrevista roteirizada que serve para conhecer o histórico do paciente.

Remédios em uso, tratamentos em curso, doenças crônicas e outros pontos da história clínica são abordados durante essa conversa.

Durante a primeira consulta, o nutricionista vai se dedicar a estabelecer uma relação de confiança junto ao cliente.

Afinal, ela é necessária para traçar e alcançar metas.

Também pode fazer a avaliação antropométrica para verificar dados sobre o peso, altura, percentual de massa magra e gordura, entre outros.

Quanto custa uma consulta com nutricionista?

A Federação Nacional dos Nutricionistas estabelece o valor de R$ 185,20 por consulta clínica com nutricionista, que serve como referência para essa categoria profissional.

No entanto, é possível encontrar opções a custos diferentes, a partir de R$ 100, dependendo da localidade, tipo de serviço prestado e nível de experiência do nutricionista.

Como funciona a teleconsulta com nutricionista?

A teleconsulta com nutricionista funciona por videoconferência.

O atendimento é realizado numa sala virtual exclusiva, dentro de uma plataforma de telemedicina devidamente protegida por senhas e criptografia.

A dinâmica é semelhante à consulta presencial, incluindo anamnese e avaliação nutricional para atender às necessidades e desejos do paciente.

Para marcar sua teleconsulta no sistema Morsch, basta acessar a página de agendamentos e usar o filtro de especialidades para encontrar o profissional, data e horário de sua preferência.

Depois, é só preencher um pequeno formulário e concluir o pagamento para receber um e-mail de confirmação com o link de acesso à sala virtual.

Clique sobre ele na hora marcada e você poderá conversar com o nutricionista online.

Conclusão

Gostou das dicas para achar um nutricionista perto de mim?

Conte sempre com a plataforma Morsch para conseguir atendimento no conforto da sua casa.

Veja outros conteúdos sobre saúde no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin