Enfermeiro do trabalho: entenda o que faz e qual a importância do profissional

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de fevereiro de 2024
Enfermeiro do trabalho

A carreira do enfermeiro do trabalho é de oportunidades e responsabilidades.

Esse profissional geralmente atua dentro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Seja no SESMT terceirizado ou próprio da empresa, ele realiza atividades essenciais para preservar a saúde dos colaboradores, evitando doenças relacionadas ao trabalho.

Neste artigo, apresento as principais atribuições, importância e requisitos para a formação em enfermagem do trabalho.

Ao final, mostro soluções de telemedicina ocupacional que auxiliam esses profissionais no dia a dia.

O que é um enfermeiro do trabalho?

Enfermeiro do trabalho é um profissional de nível superior que atua em prol da saúde dos funcionários, realizando atendimentos, treinamentos e rotinas administrativas.

Como mencionei acima, ele costuma integrar o SESMT, reforçando especialmente as ações que promovem o bem-estar e diminuem o risco de doenças ocupacionais.

A presença de um ou mais enfermeiros do trabalho no serviço depende do porte e grau de risco da empresa ou órgão público em questão.

São esses fatores que dão base ao dimensionamento do SESMT, realizado de acordo com as exigências da Norma Regulamentadora 04 – que também determina a contratação de:

Na sequência, falo mais sobre as suas atribuições.

O que faz um enfermeiro do trabalho?

De forma resumida, o profissional executa atividades relacionadas aos campos da higiene ocupacional, medicina e segurança do trabalho.

O que rende uma atuação bastante ampla, que pode incluir desde atividades de planejamento e documentação até assistência e promoção da saúde.

De acordo com a Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT), as atribuições do enfermeiro do trabalho englobam:

  • Estudo das condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho
  • Elaboração e implementação de planos e programas de promoção e proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas etc.
  • Execução e avaliação de programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais, fazendo análise de fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos ocupacionais e das condições de trabalho do menor e da mulher
  • Prestação de primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado
  • Avaliação das atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, proporcionando-lhes atendimento ambulatorial, no local de trabalho
  • Administração do setor de enfermagem da empresa, prevendo pessoal e material necessários, treinando e supervisionando auxiliares de enfermagem
  • Treinamento de trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para prevenção de acidentes de trabalho
  • Planejamento e execução de programas de educação sanitária
  • Registro de dados estatísticos de acidentes e doenças profissionais, mantendo cadastros atualizados, a fim de preparar informes para subsídios processuais nos pedidos de indenização e orientar em problemas de prevenção de doenças profissionais.

No próximo tópico, trago detalhes sobre a formação do enfermeiro do trabalho.

Enfermeiros do trabalho

Enfermeiro do trabalho é um profissional de nível superior que atua em prol da saúde dos funcionários

O que é preciso para ser enfermeiro do trabalho?

A jornada para se tornar um enfermeiro do trabalho leva pelo menos 6 anos, começando com o ingresso na faculdade de Enfermagem.

A graduação se estende por 4 a 5 anos.

Nela, são abordados temas como anatomia, ética em saúde e cuidados de enfermagem.

Uma vez aprovado no curso, o enfermeiro deve solicitar o registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de sua jurisdição.

Essa é a condição exigida para que preste serviços como enfermeiro em consultórios, clínicas e outras unidades de saúde.

Também é preciso fazer uma pós-graduação em Enfermagem do Trabalho para concluir a formação nessa área.

Geralmente, o curso dura 2 anos e oferece capacitação sobre a legislação trabalhista e previdenciária, toxicologia, epidemiologia ocupacional, gerenciamento de riscos, entre outros temas.

Uma vez formado, o aluno recebe o diploma e habilitação para atuar no ambiente laboral.

Qual a importância dos enfermeiros para a saúde do trabalho?

As atividades realizadas por enfermeiros do trabalho têm grande importância na construção de ambientes mais seguros e salubres.

Sua atuação tem valor desde os serviços mais pontuais, como o socorro após um acidente de trabalho, até o desenho de programas de saúde e segurança no trabalho efetivos.

Unindo conhecimentos sobre cuidados do paciente aos riscos ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e mecânicos identificados na empresa, o enfermeiro presta suporte importante na elaboração do PGR, PCMSO, entre outras iniciativas.

Também fortalece as estratégias de educação em saúde, levando conscientização sobre diferentes agravos, ainda que não estejam relacionados ao trabalho.

Nesse cenário, é possível oferecer mais qualidade de vida no trabalho, o que resulta em equipes mais saudáveis e satisfeitas, diminuindo o absenteísmo e afastamentos.

Além de evitar sanções como multas e processos trabalhistas, mantendo as obrigações legais da empresa em dia.

Telemedicina na saúde do trabalho

Criada para conectar profissionais de saúde, a telemedicina disponibiliza soluções que conferem praticidade ao trabalho dos profissionais do SESMT.

Exames complementares do PCMSO, por exemplo, se beneficiam da interpretação e laudo a distância, solicitados em poucos cliques.

Basta que o médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem realize o eletrocardiograma, espirometria ocupacional ou eletroencefalograma ocupacional e compartilhe os registros na plataforma de telemedicina.

Em seguida, um especialista qualificado na área do exame avalia os achados e produz o laudo online, assinado digitalmente.

Dessa forma, o documento é entregue em minutos no sistema!

O software completo da Telemedicina Morsch ainda oferece o atestado de saúde ocupacional (ASO) digital, preenchido por um médico do trabalho.

Além do serviço de criação, armazenamento em nuvem, compartilhamento e assinatura digital para documentos de saúde ocupacional, incluindo:

Conheça as vantagens da telemedicina para o seu negócio.

Conclusão

O enfermeiro do trabalho tem papel relevante no atendimento ambulatorial e em atividades de SST dentro das empresas.

Ele pode contar com a Telemedicina Morsch para simplificar rotinas referentes à documentação e emissão de laudos eletrônicos produzidos a partir do exame ocupacional.

Se achou este texto interessante, compartilhe!

Leia mais artigos sobre medicina ocupacional que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin