Laudo de densitometria óssea online na Telemedicina Morsch

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de abril de 2016
densitometria óssea

O laudo de densitometria óssea é o resultado de um exame capaz de identificar, de maneira precoce, quadros de osteoporose e osteopenia, perda de massa óssea que pode evoluir para osteoporose se não for tratada corretamente.

Devido à sua precisão, esse é o método mais popular quando o objetivo é diagnosticar casos de diminuição da concentração de cálcio do osso ou ainda verificar se já existe risco aumentado de fraturas.

Como a osteoporose atinge principalmente mulheres, a partir de 65 de idade, recomenda-se que a avaliação seja feita regularmente como parte do check-up, sobretudo se há histórico de fraturas em familiares.

Como é o exame de densitometria óssea

É importante ressaltar que a densitometria óssea é um procedimento rápido, leva cerca de 5 minutos, e é indolor. Para medir a densidade mineral dos ossos, o radiologista utiliza um aparelho cuja técnica é chamada de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry).

Solicite um orçamento

Com esse sistema, é possível analisar a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas são áreas que estão mais sujeitas ao risco de fraturas.

Entre as vantagens do DNX destaca-se, além da já citada eficiência, a baixa exposição à radiação. Em comparação a uma radiografia geral de tórax, a densitometria óssea emite dez vezes menos raios X.

A partir do resultado, se houver sinais de osteopenia ou osteoporose, o médico é capaz de receitar os medicamentos e cuidados mais adequados.

A Telemedicina como alternativa para ter laudo de densitometria onde não há radiologista

O desenvolvimento tecnológico abrangendo computadores, sistema de informação e internet junto com a Medicina promoveram o surgimento da telemedicina e o laudo a distância. O exame é realizado sem a presença do radiologista na clínica.

Os benefícios da telemedicina para a densitometria óssea

laudo de Densitometria óssea

Densitometria óssea no idoso

A telemedicina é um tipo de suporte à saúde efetuado à distância. Tal formato é especialmente útil para as regiões que não contam com grande infraestrutura de hospitais e clínicas.

O serviço é conduzido por profissionais da área médica por meio de tecnologias da informação que viabilizam exames, consultas e interpretação dos exames com liberação dos laudos médicos através de uma Plataforma de Telemedicina em nuvem, entre outros recursos, de modo não presencial.

Com isso, os estabelecimentos que contratam o equipamento de telemedicina passam a oferecer condutas, bem como a troca de conhecimentos entre os médicos envolvidos, sem necessitar do transporte para outros centros de referência.

Essas novas ferramentas transpõem uma série de barreiras socioeconômicas, geográficas e culturais que tanto limitam o acesso ao atendimento de qualidade no Brasil, sobretudo fora das capitais.

Mais comumente, a telemedicina é empregada por hospitais e instituições de saúde que pretendem reportar a outros pontos de atendimento para consultar ou obter uma segunda opinião sobre determinados casos.

No entanto, é possível imaginar como esse sistema ampliará a atuação de médicos e agentes de saúde em pequenas comunidades em um futuro próximo.

A Telemedicina traz redução de custos no laudo de densitometria para a sua Clínica

Economicamente, adquirir tal modelo de negócio reduz custos com pessoal e garante alto faturamento. Por exemplo, para liberar um laudo de densitometria óssea, o radiologista não precisa estar na clínica durante toda a semana para efetuar o procedimento, já que pode ver os laudos diariamente em qualquer lugar com uso da telemedicina.

E isso é apenas para citar o setor de radiologia, porque quase todas as práticas médicas são contempladas pela tecnologia de laudos á distância. Como é o caso da mamografia, radiologia geral, tomografia e ressonância magnética.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp