A Telemedicina aumenta a produtividade na sua clínica

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de agosto de 2017
produtividade na sua clínica

Entenda como a Telemedicina aumenta a produtividade na sua Clínica, sem perder qualidade e ainda reduzir custos. Parece um sonho bastante difícil. Tradicionalmente, a redução de custos está associada a perda de qualidade e o aumento de produtividade ao aumento dos custos.

A tecnologia, sobretudo ao longo das últimas décadas, vem provando que não precisa ser bem assim, muito pelo contrário.

Cada vez mais, novas ferramentas tecnológicas vêm permitindo ganhos de produtividade com redução de custos, através da automatização de processos, sem que haja perda da qualidade final do bem ou serviço oferecido ao mercado.

A tecnologia da Telemedicina na medicina como auxiliar

Na área de medicina, a tecnologia sempre esteve presente, porém de um modo orientado para a sua atividade fim.

Aparelhos, ferramentas e equipamentos são desenvolvidos há muito tempo para apoio ao diagnóstico, intervenções cirúrgicas e realização de exames.

Solicite um orçamento

Mais recentemente, sobretudo a partir do século XXI, a tecnologia tem ampliado seu escopo da tentativa de obter precisão nas práticas médicas, de atendimento e tratamento, para favorecer a gestão das empresas médicas, melhorar seus controles financeiros, dar suporte ao atendimento e facilitar a vida dos pacientes um pouco além da cadeira do consultório ou do leito de um hospital.

A palavra de ordem na medicina, num momento em que a demanda por serviços aumenta, a remuneração diminui e a concorrência se intensifica, é a Telemedicina como ferramenta para aumentar a produtividade na sua clinica.

Por isso, é comum ver clínicas e consultórios médicos adotando ferramentas de TI, como prontuários eletrônicos, softwares de gestão, com controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, além de agendamento eletrônico de consultas, em alguns casos, permitindo que o próprio paciente agende a mesma pela internet.

A telessaúde, que virou programa governamental no Brasil no início do século XXI, reduz distâncias e permite que profissionais médicos e pacientes se integrem numa ampla rede que envolve telecomunicações e TI, com atendimento por telefone à distância, compartilhamento de informações, procedimentos e prontuários.

A telemedicina em constante evolução

A telemedicina é uma disciplina com uma finalidade bem clara, com uma enorme quantidade de benefícios.

Do ponto de vista da finalidade, a telemedicina se propõe reduzir drasticamente o tempo de espera pelo resultado de um exame, com atendimento á distância.

No modelo tradicional, o paciente vai ao consultório ou clínica médica e lá o especialista, ou o clínico geral, pede um ou mais exames, que são feitos, no mais das vezes, em laboratórios.

Em alguns casos, é possível que as clínicas possuam seus próprios equipamentos de exames, mas esses custam caro, exigem manutenção e substituição, além de um especialista para operá-los.

O antigo e o novo na Telemedicina

Antigamente, o paciente, quando fazia os exames em laboratório, era obrigado a retornar para buscar o laudo e levar para o seu médico.

Com a telemedicina tudo funciona diferente. Empresas como a Telemedicina Morsch, principal referência no Brasil no assunto, oferecem um sistema que integra pacientes, médicos e especialistas através de uma plataforma digital.

Os exames, nas áreas de cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia geral podem ser realizados em qualquer lugar, inclusive na residência do paciente, com a utilização de aparelhos portáteis manipulados por médicos ou enfermeiros treinados.

A telemedicina aumenta a produtividade na interpretação dos exames

Após realizar os exames,  são enviadas para a plataforma digital em nuvem, onde especialistas cadastrados acessam o conteúdo, fazem a análise dos exames e emitem os laudos médicos, um processo que pode ser concluído até mesmo em minutos.

O laudo é disponibilizado em nuvem, podendo ser acessado pelos médicos cadastrados e até mesmo pelo próprio paciente.

Do ponto de vista das clínicas, a Telemedicina aumenta a produtividade, além de ter o melhor corpo de profissionais conectados à plataforma digital, ainda disponibiliza os aparelhos em regime de comodato, de modo a propiciar que a telemedicina seja adotada de forma imediata e eficaz sem a necessidade de investimentos proibitivos.

Além disso, a clínica não precisa ter um grande corpo de especialistas, já que a plataforma digital tem todos os profissionais necessários para fazer a análise dos exames e emitir os laudos.

Em outras palavras, é aumento de produtividade com economia, sem perda de qualidade.

Sim, mas onde está o ganho de produtividade na sua clínica?

A telemedicina aumenta a produtividade na sua clínica de forma evidente e confere benefícios a todas as partes envolvidas.

Começando pelo paciente, não bastasse o fato de poder ir da anamnese ao tratamento em uma única visita, sem precisar perder tempo indo buscar exames e outras rotinas desnecessárias, tem o ganho no próprio combate ao problema, já que o diagnóstico leva apenas alguns minutos e o tratamento pode ser iniciado imediatamente.

Do ponto de vista da clínica, ou mesmo do consultório médico, o ganho de produtividade na sua clínica se dá a partir do momento em que uma consulta de dias, com duas visitas, dois agendamentos e duas esperas se resolve em apenas uma ida do paciente ao estabelecimento médico. É quase como pensar em reduzir o número de atendimentos pela metade. Sobra tempo para atender muito mais pessoas.

Tudo isso, sem contar com os benefícios trazidos pelo compartilhamento dos prontuários médicos em nuvem, que permite que qualquer especialista possa acessar qualquer informação de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo. Sem dúvida alguma, essa integração concorre para a elevação do padrão de atendimento.

Sistema de Telemedicina aumenta a produtividade

No sistema da Telemedicina Morsch, os exames são realizados através dos aparelhos, que são entregues ao cliente em sistema de comodato, incluindo 30 laudos médicos gratuitos mensais.

O cliente pode usar a plataforma digital também caso possua o próprio aparelho, pagando somente pelos laudos. Podendo ainda usar inclusive aparelhos analógicos, onde basta digitalizar os exames impressos em papel e anexar na plataforma.

O responsável por realizar o exame faz o login na plataforma digital e envia as imagens para a central de laudos, onde as mesmas são direcionadas virtualmente aos especialistas, que acessam os exames, fazem a análise e emitem os laudos.

Os laudos ficam armazenados em nuvem na plataforma, se mantendo disponíveis para consultas, comparações históricas e elaboração de relatórios, assim como para impressão.

A Telemedicina Morsch existe desde 2005, é referência no mercado e garante qualidade no serviço que entrega, além de uma possibilidade real para que sua clínica ou consultório dê um salto em termos de padrão de atendimento, se tornando mais competitivo e deixando mais felizes, satisfeitos e fidelizados os clientes.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp