Por que ser um ginecologista online e como funciona o atendimento?

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de outubro de 2021
Por que ser um ginecologista online e como funciona o atendimento?

Tornar-se um ginecologista online pode ser a alternativa ideal para os médicos do segmento que desejam modernizar seus atendimentos e agregar mais comodidade aos seus pacientes.

Não é novidade que a área da saúde está em constante evolução, sendo que praticamente todas as suas especialidades já estão se adaptando aos novos avanços da tecnologia.

Se antes a Telemedicina já era uma tendência global que estava conquistando espaço no Brasil, após a pandemia ela se tornou uma das práticas assistenciais mais importantes.

Com o aumento de sua adesão e regulamentação no período de isolamento, as teleconsultas tornaram-se parte inerente das rotinas médicas e já são cada vez mais exigidas pelo público.

Não por acaso, mais da metade dos médicos brasileiros já realizam atendimentos à distância, segundo dados publicados no portal Medicina SA.

Não há dúvidas que as consultas remotas firmaram seu espaço na medicina moderna. Ignorar suas vantagens e facilidades já não é mais uma opção no mercado atual.

Também vale citar que a ginecologia é uma área predominante no país. Segundo matéria da Veja, são mais de 22.815 especialistas. Evidentemente, diferenciar-se é algo fundamental. 

Se você quer manter-se alinhado aos novos paradigmas da área, beneficiar seus pacientes e tornar-se mais competitivo na especialidade em que atua, certamente precisa dominar o tema.

Então, pensando nisso, preparei este artigo completo com todas as informações necessárias para quem deseja atender como ginecologista online. Acompanhe. 

Como é ser um ginecologista online?

Como você provavelmente já deve saber, a Telemedicina consiste na prática de atendimentos à distância. Isso pode englobar teleconsultas, teleorientações ou telemonitoramentos. 

Ou seja, ao invés de deslocar-se até um consultório, os pacientes podem ser atendidos, orientados e monitorados pela internet, via computadores, smartphones ou tablets.

Nesse sentido, é fácil perceber como a prática pode ser benéfica para todos os envolvidos. Afinal, diversos tipos de assistências se tornam mais práticas, viáveis e rápidas. 

Antes, a Telemedicina era relativamente restrita no Brasil. Contudo, sua ampla liberação já era esperada, a exemplo das tendências que eram observadas ao redor do mundo.

Conforme citei na introdução, o processo de liberação foi significativamente acelerado com a pandemia, e deve permanecer em definitivo para beneficiar cada vez mais médicos e pacientes. 

A partir disso, praticamente todas as especialidades médicas passaram a aderir aos atendimentos remotos.

Como utilizar a tecnologia como aliada na ginecologia online 

No caso do ginecologista online, há uma imensa gama de possibilidades para explorar nesse processo de avanço.

Por meio de uma plataforma de Telemedicina, é possível atender aos pacientes com total segurança e comodidade, inclusive com ferramentas de prontuário, receituário, exames, etc.

Outra possibilidade é utilizar um marketplace médico para cobrir os horários ociosos na agenda. Nele, os pacientes podem escolher entre diversos médicos e agendar suas consultas online. 

Em ambos os casos, o ginecologista online pode prestar orientações sobre cuidados de saúde íntima, tirar dúvidas das mulheres, realizar atendimentos de retorno, e assim por diante.

Basicamente, a única demanda que não pode ser atendida é quando há a necessidade de exame físico.

Isso porque, o ginecologista online pode até mesmo solicitar os procedimentos e análises necessários à distância, analisar seus resultados e orientar tratamentos remotamente.

Para que serve o ginecologista online? 

Muitas são as demandas que podem ser atendidas pelo ginecologista online. Por sua vez, todas elas contemplam uma série de benefícios.

Em primeiro lugar, está a dispensa da necessidade de deslocamento. Além da facilidade e até maior viabilidade que isso confere aos atendimentos, há ainda outras questões importantes.

Nesse sentido, a área pode beneficiar a assistência de mulheres em momentos delicados, com restrições de mobilidade, acamadas ou mesmo longe de bons especialistas. 

Outro ponto relevante inclui os próprios riscos de contaminação, seja pela Covid-19 ou outras doenças respiratórias. Com a diminuição de pessoas em consultórios, eles se tornam mínimos.

Dessa forma, em termos de acessibilidade, os pacientes deixam de gastar com combustível ou passagens. Por sua vez, os médicos otimizam sua agenda e o tempo de serviço.

Ainda, a Telemedicina online é extremamente flexível. A própria marcação da consulta é simplificada, pois pode ser feita facilmente pela internet a qualquer horário. 

Inclusive, a consulta com o ginecologista em si também segue esse padrão, já que pode ser feito no período mais conveniente para ambos (inclusive fora dos horários convencionais).

O ginecologista online atende a todas as necessidades das pacientes de forma ainda mais benéfica. Tudo é feito no conforto de suas casas.

Essa comodidade ainda se estende ao recebimento de prontuários, receituários, laudos de exames e outros documentos importantes.

Afinal, tudo pode ser recebido via sistema, por e-mail ou até mensagem. A validade é garantida por assinatura digital, a regularidade é atestada pelo CFM e a proteção dos dados é reforçada por sólidos protocolos de criptografia e segurança.  

Para que serve o ginecologista online?

Para entender melhor para que serve o ginecologista online, veja em seguida , as principais recomendações para esse tipo de consulta. 

Quando o ginecologista online deve ser consultado?

O ginecologista online pode servir para inúmeras situações. O ideal é que o paciente o procure em casos que não necessitem de exame físico presencial. Isso inclui:

  • Atendimentos iniciais simples;
  • Consultas de retorno;
  • Sanar dúvidas e suspeitas;
  • Monitoramento de pacientes;
  • Interpretação de exames;
  • Avaliação de resposta a tratamentos;
  • Orientação de sexologia;
  • Recomendação ou troca de anticoncepcional;
  • Entre outras situações parecidas.

As possibilidades são inúmeras. Entretanto, se existirem novas queixas ou persistência de sintomas, recomenda-se então optar pelo atendimento presencial com avaliação física.

Os casos em que o ginecologista online não é recomendado são aqueles em que a paciente tem dores severas, corrimento, lesões na vulva ou nas mamas, ou mesmo suspeitas mais graves, como sintomas de câncer de útero, por exemplo. 

O que é preciso para ser um bom ginecologista online?

Apesar das vantagens e facilidades das consultas médicas remotas, é evidente que você deve cumprir alguns requisitos para se tornar um bom ginecologista online. Eles incluem: 

Tenha uma infraestrutura adequada

Primeiramente, você deve garantir uma boa conexão de internet e um equipamento adequado para as videoconferências.

A própria infraestrutura da sua clínica conta. Afinal, ela está diretamente relacionada à percepção de qualidade dos pacientes. Além disso, ela deve estar preparada para receber aqueles que eventualmente optarem pelo atendimento presencial.

Intercale o online com o presencial

Em resumo, ser um ginecologista online não significa abandonar os atendimentos no consultório. Na verdade, a Telemedicina funciona como um complemento.

Ou seja, as consultas remotas são uma opção a mais para você preencher sua agenda, alcançar um público maior e agregar mais flexibilidade aos pacientes. Sendo assim, não ignore os requisitos fundamentais do presencial, conforme citei logo acima.

Contrate uma boa plataforma

Uma plataforma de excelência de Telemedicina é o que viabiliza sua atuação como ginecologista online. Não deixe de pesquisar pelas ferramentas de referência no mercado.

Por meio de um bom sistema, você não só poderá fazer as consultas com toda a qualidade e segurança que precisa. No software, também estão as ferramentas de prontuário, receituário e laudo, recursos para agendamento na internet, marketing, métricas para medir seus resultados, controle financeiro, marketplace para alcançar novos pacientes, e assim por diante.

O que o ginecologista online faz na primeira consulta?

A primeira consulta com o ginecologista online funciona como nos atendimentos presenciais. Nela, há o levantamento e análise das informações sobre a paciente.

Claro que, isso pode variar de acordo com o objetivo da mulher que procura o especialista. Afinal, ela pode simplesmente querer tirar dúvidas ou investigar alguma suspeita de doença.

Em geral, o contato do médico começa com uma entrevista. A conversa pode ser sobre o ciclo menstrual, sexualidade, condições do aparelho reprodutor, eventuais anormalidades, etc. 

Os temas possíveis a serem abordados são inúmeros e podem incluir, por exemplo: 

  • Menstruação;
  • Mudanças da puberdade, no caso das mais jovens;
  • Alterações na menopausa, para aquelas de idade mais avançada;
  • Recomendações de cuidado e higienização íntima;
  • Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis;
  • Cuidados sexuais;
  • Práticas contraceptivas;
  • Orientações sobre gestação;
  • Recomendações sobre mamografia e outros exames;
  • Entre outros tópicos semelhantes. 

Como expliquei anteriormente, o ginecologista online pode até mesmo pedir e interpretar exames, orientar tratamentos e fazer o acompanhamento da paciente remotamente.

Entretanto, é preciso ter critério. Afinal, alguns casos podem exigir intervenções presenciais.

 O que o ginecologista online faz na primeira consulta?

Nessas situações, cabe ao especialista prestar as devidas orientações (se possível, até mesmo recebendo a mulher atendida em seu consultório ou realizando a triagem para outra unidade).

Como funciona o atendimento com ginecologista online?

Ao longo deste artigo, você pôde conferir algumas das principais práticas e requisitos para atuar como ginecologista online.

Para compreender como a modalidade funciona de maneira ainda mais completa, também deve-se analisar a prática sob a perspectiva do paciente. 

Em suma, o processo das mulheres que desejam ser atendidas remotamente ocorre da seguinte maneira:

  • A paciente marca o seu horário. Isso pode ser feito automaticamente no site do seu consultório, em um marketplace médico ou diretamente com o seu atendimento;
  • Nos agendamentos online, a mulher deve preencher seus dados no site. Em alguns casos, o pagamento pode até mesmo ser feito online;
  • Chegado o dia da consulta, a paciente recebe um link para entrar na videochamada. Ele pode ser enviado por e-mail, mensagem ou até WhatsApp;
  • A teleconsulta então é feita no próprio navegador, ou seja, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo;
  • No fim da consulta, se necessário, a paciente pode receber suas receitas, exames, relatórios e até prontuário via mensagem ou e-mail. Graças à assinatura digital, a documentação tem total validade e pode ser usada como qualquer outra.

Quais são as vantagens de atuar como ginecologista online?

Com todos os detalhes que abordei até aqui, ficou fácil perceber como é vantajoso atender na modalidade de ginecologista online, não é mesmo?

Definitivamente, para que não restem dúvidas sobre as oportunidades geradas por essa tendência, abaixo relembro alguns dos seus principais benefícios para médicos e pacientes:

Mais praticidade e conveniência

As mulheres que desejam cuidar da sua saúde não precisam enfrentar filas e longos deslocamentos para ter acesso aos melhores especialistas.

Mais praticidade e conveniência

Tudo pode ser feito sem sair de casa, com praticidade desde o agendamento até o pós-consulta. Para os médicos, isso é garantia de mais mobilidade, organização de agenda e celeridade para sua rotina de atendimentos. 

Ganho de viabilidade

Ao contrário da infraestrutura física exigida nos atendimentos em consultório, as consultas online têm serviços muito menos dispendiosos.

Porém, por mais que o ginecologista online não dispense o presencial, isso significa mais viabilidade para uma boa parcela dos serviços realizados. 

Inclusive, a economia pode ser refletida nos próprios preços dos teleatendimentos, que acabam se tornando mais acessíveis às mulheres.

Garantia de segurança

Sem a necessidade de deslocamento, as pacientes não precisam sujeitar-se aos riscos de infecção que existem nos centros de saúde (algo que foi agravado na pandemia).

Sobretudo, o sigilo médico é uma etapa fundamental no processo, ou seja  as melhores plataformas de Telemedicina possuem avançados protocolos de proteção. 

Maior acessibilidade

Em algumas regiões ou áreas remotas, encontrar um bom especialista pode ser algo desafiador ou até mesmo improvável.

Ao ter acesso a um ginecologista online, as pacientes podem ter uma assistência de qualidade onde quer que estejam. Já para os médicos, isso significa não limitar seu público a possíveis barreiras geográficas. 

Conclusão

Portanto, neste artigo, você pôde compreender melhor a importância de utilizar a Telemedicina para alinhar-se aos principais avanços do mercado médico e para beneficiar os serviços prestados aos pacientes.

Acima de tudo, na área da ginecologia, a gama de possibilidades é imensa. Com os atendimentos remotos, a assistência se torna mais acessível, prática, viável e capaz de prestar uma atenção ainda mais completa à saúde das mulheres. 

Se você gostou de conhecer todos os detalhes para se tornar um ginecologista online, não perca nossos próximos conteúdos com temas tão relevantes quanto esse.

Agora, clique aqui para assinar nossa newsletter e compartilhe o texto com os seus colegas.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin