Como otimizar a gestão de Clínicas?

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de janeiro de 2016
otimizar a gestão de clínicas

Precisamos entender como otimizar a gestão de clínicas para almejarmos um maior sucesso na área da saúde.

Não é preciso somente ter habilidade de lidar com o paciente e garantir todo o conhecimento teórico e prático necessário para atendê-lo.

Hoje o profissional da área da saúde também precisa ter noções de como otimizar a gestão de clínicas para poder manter sua clínica sempre funcionando com qualidade e com as contas no azul.

No artigo de hoje separamos algumas dicas para você otimizar a gestão da sua clínica, para poder usufruir melhor dos frutos do seu árduo trabalho! Confira!

Use softwares de prontuários eletrônicos

O uso de prontuários de papel já deve estar no passado.

Solicite um orçamento

Os softwares de prontuário eletrônico dominaram o mercado da saúde,  não somente por sua praticidade no momento de registrar uma informação, mas também por sua capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados e garantir confiabilidade nos resultados de pesquisas realizadas na sua plataforma.

Se você quer tornar seu trabalho mais prático, prazeroso e seguro – tanto para você, quanto para seu paciente – usar um prontuário eletrônico é uma decisão importante para otimizar a gestão de clínicas.

Integre mobile no seu sistema para aumentar a mobilidade do seu serviço

Não adianta de nada ter um sistema moderno de prontuário eletrônico que integra a sua agenda e todos os dados importantes da sua clínica, se você não consegue acessá-lo de qualquer lugar.

Garanta que seu sistema de gestão eletrônica consiga ficar disponível para acesso no seu celular, no tablet e até mesmo no computador da sua casa. Dessa maneira você vai conseguir sempre ter o controle da sua clínica a poucos cliques de distância.

Mantenha todos os seus documentos organizados

Uma das atitudes mais prejudiciais para uma clínica de sucesso é a falta de organização de documentos. Não importa se eles são documentos relacionados com as consultas dos pacientes ou se são contas que você precisa pagar – é preciso mantê-los organizados para que seu trabalho seja feito de maneira mais rápida e prática.

Uma boa maneira de organizar esses documentos é contar com o prontuário eletrônico, que citamos acima, e também outros softwares de gestão de negócios, que ajuda a acompanhar o fluxo financeiro, a agenda de compromissos e outras informações importantes para sua clínica.

Conte com a ajuda de especialistas para fazer um bom fluxo de caixa

Está tendo dificuldades para deixar a conta da sua clínica no azul e isso tem refletido na qualidade do seu serviço?

Não tenha medo de contar com a ajuda de um especialista para controlar seu fluxo de caixa e fazer com que o dinheiro que entra na sua clínica seja revertido em melhorias estruturais e também no atendimento oferecido para seu paciente.

Tenha uma agenda organizada e atualizada para otimizar a gestão de clínicas

Ter uma agenda desorganizada, que permite que seus clientes cancelem consultas em cima da hora ou se esqueçam de comparecer nos compromissos, também reflete na otimização do seu trabalho e aproveitamento do seu tempo.

Para manter a agenda organizada e garantir a presença de seus pacientes, conte com a ajuda de uma boa recepcionista e também com um software específico de controle, para fugir das falhas comuns apresentadas em agendas de papel.

Integre o prontuário eletrônico com a Telemedicina

Os administradores de clínicas que já utilizam um sistema de Telemedicina podem contar com mais uma integração importante.

É possível após realizar o exame e enviar para a plataforma de Telemedicina, receber o laudo médico em 30 minutos diretamente no prontuário do paciente, sem precisar acessar o sistema de Telemedicina em nuvem para pegar o resultado e adicionar no prontuário do paciente.

Essa facilidade reduz consideravelmente o erro humano de troca de exames entre pacientes e disponibiliza ainda com mais rapidez o resultado diretamente nos meios de acesso que o médico usa regularmente com maior agilidade para tomar a conduta ideal para aquele paciente.

Com a ajuda dessas dicas você vai conseguir transformar a sua clínica em um lugar de trabalho moderno e otimizado. Quem vai colher os frutos dessas mudanças, além de você, são seus pacientes – e eles vão adorar!

A Telemedicina ajuda a otimizar a gestão de clínicas que estão iniciando suas atividades

Tanto hospitais, clinicas gerais, medicina do trabalho aderiram ao serviço de telemedicina para otimizar a gestão financeira.

A facilidade em ter todos os exames sem precisar do especialista presente é uma realidade em todo o mundo. A contratar o serviço, o cliente recebe login e senha para acessar a plataforma de Telemedicina em nuvem.

O técnico é treinado remotamente para realizar o exame de acordo com as normas de cada especialidade e em seguida já pode enviar o exame via internet e receber o laudo médico em 30 minutos, interpretado por especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina de sua especialidade.

Comodato de aparelhos médicos para otimizar a gestão de clínicas

Uma alternativa para não precisar comprar o equipamento é contratar em comodato.

O cliente paga uma mensalidade e recebe 30 laudos gratuitos ao mês.

A Telemedicina Morsch envia o aparelho pelo correio e faz o treinamento remoto para instalação, realização do exame e envio para o software de Telemedicina em nuvem onde os especialistas acessam e liberam o laudo médico em 30 minutos.

Quais dessas dicas você já implementou no seu dia a dia de trabalho? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!

Compartilhe com os amigos nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista e Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp