Aprenda a locar equipamentos médicos e entenda as vantagens

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de janeiro de 2021
Conheça as vantagens, desvantagens e como realizar a locação de equipamentos médicos

A locação de equipamentos médicos é uma prática já conhecida no segmento de saúde, mas que vem ganhando cada vez mais importância nas clínicas, consultórios e hospitais.

Não é novidade que o uso de bons aparelhos diagnósticos amplia significativamente as possibilidades de atendimento. Assim, garante mais vantagens para especialistas e pacientes.

Porém, também é indiscutível que esses equipamentos exigem investimentos altíssimos e cuidados minuciosos de manutenção.

Para tornar seu uso mais acessível e viável para as instituições de saúde, a locação de equipamentos se desta umca comoa alternativa extremamente vantajosa, especialmente na modalidade de comodato.

A seguir, vou explicar as diferenças entre os aluguéis comuns e de comodato, porque a segunda opção é a mais indicada para os médicos, além dos aparelhos que normalmente são disponibilizados!

Qual a diferença entre a locação de equipamentos comum e em comodato?

Como mencionei brevemente logo no início do artigo, existem diferenças entre a locação de equipamentos considerada “tradicional” e aquela feita em comodato.

Para que você entenda porque a segunda alternativa é a mais vantajosa, veja como os dois casos se conceituam e quais são as suas principais diferenças:

Locação comum

A locação de equipamentos comum, como é de se imaginar, é aquela que ocorre como em qualquer aluguel.

Isso quer dizer que, a clínica recebe o aparelho e precisa pagar uma mensalidade para utilizá-lo enquanto durar seu contrato.

Diferença entre a locação de equipamentos comum e em comodato

A vantagem é que os médicos sem recursos para comprar equipamentos podem adotá-los em suas rotinas e utilizá-los normalmente junto aos pacientes.

Contudo, também cabe aos médicos que alugam arcar com os custos de manutenção e lidar com todos os gastos gerados pelo aparelho.

Além disso, a unidade de saúde também precisa contar com um especialista para laudar os exames, além de organizar sua estrutura de atendimentos para conseguir atender à demanda gerada pelos novos procedimentos e laudos.  

Em poucas palavras, por mais simples que seja a lógica da locação de equipamentos médicos, ela pode não ser vantajosa em longo prazo.

Isso porque, os altos custos envolvidos e responsabilidades inerentes do equipamento podem gerar altos gastos, comprometer a economia pretendida e sobrecarregar os médicos.

Felizmente, para driblar essas questões e garantir uma locação de equipamentos realmente vantajosa, existe a modalidade de comodato, que explicarei melhor abaixo.

Locação de equipamentos em comodato

A locação de equipamentos médicos em comodato acontece de forma semelhante ao aluguel comum, mas de maneira mais acessível.

Nela, uma empresa comodante fornece os aparelhos por um custo mensal menor e arca com todos os seus cuidados e manutenções.

Em contrapartida, o comodatário deve enviar as informações dos exames a essa empresa, que elabora, emite e encaminha os laudos por meio de especialistas próprios.

Dessa forma, as clínicas ou hospitais garantem mais vantagens. Uma vez que podem ampliar os serviços oferecidos sem arcar com custos muito altos e nem se preocupar com as responsabilidades inerentes às manutenções do equipamento.

Quais as principais opções para locação de equipamentos médicos?

Além disso, os custos com contratações e organização também não se tornam um problema, já que não é preciso laudar, apenas receber os documentos à distância!

Como se não bastasse, os comodantes oferecem assistência contínua, inclusive para treinar os profissionais que irão utilizar os aparelhos junto aos pacientes.

No caso das empresas fornecedoras, a vantagem é manter uma demanda fixa de laudos, por meio das parcerias firmadas junto aos postos de atendimento que utilizam seus equipamentos.

Ou seja, na locação de equipamentos em comodato todos saem ganhando, em uma relação mútua muito mais viável, prática e vantajosa para a realização de exames.

Quais as principais opções para locação de equipamentos médicos?

A locação de equipamentos médico-hospitalares pode ser feita em absolutamente todos os aparelhos do segmento.

No caso do comodato, a restrição é para aqueles que podem ter suas informações coletadas e enviadas para a emissão dos laudos à distância.

Inclusive, muitos equipamentos analógicos podem ser adaptados para que se conectem à internet e permitam a atuação do comodante.

Entre as opções mais utilizadas na locação de equipamentos em comodato, destacam-se:

  • Eletrocardiograma;
  • Eletroencefalograma;
  • Espirometria;
  • MAPA de pressão arterial;
  • Holter cardíaco.

Muitos outros exemplos ainda poderiam ser mencionados, mas esses atualmente são os que mais têm procura e mais geram benefícios às clínicas ou hospitais comodatários!

Como o contrato de locação de equipamentos em comodato funciona na prática?

Por mais que eu já tenha explicado acima como é a locação de equipamentos em regime de comodato, é importante esclarecer como esse tipo de contrato funciona na prática.

Basicamente, a clínica ou hospital deve um pacote de laudos à distância junto a um comodante de Telemedicina comodante.

Assim, a empresa fornecerá os equipamentos específicos para que os exames sejam realizados na unidade de atendimento.

Normalmente, esse tipo de acordo prevê certo período de treinamento e adequação para os procedimentos.

Além disso, também é comum que as empresas de Telemedicina auxiliem o giro financeiro de seus parceiros por meio de benefícios específicos, como ações de divulgação dos serviços antes da realização do primeiro pagamento de aluguel.

Como se não bastasse, a periodicidade do acordo e do fornecimento dos aparelhos pode ser adequada à demanda de atendimentos.

Ou seja, caso existam intervalos sazonais que mudem a procura pelos exames, é possível obter os equipamentos apenas em intervalos, meses ou dias específicos da semana!  

Com todos os pontos que destaquei aqui, é fácil perceber como a locação de equipamentos em comodato é vantajosa.

Para que não restem dúvidas sobre sua importância, vou abordar melhor os seus principais benefícios no próximo item.

Por que a locação de equipamentos médicos em comodato é vantajosa?

De todas as vantagens garantidas pela locação de equipamentos médico-hospitalares em comodato, algumas merecem destaque especial. São elas:

Aumento da gama de serviços

Como reforcei ao longo do artigo, uma das vantagens mais significativas do aluguel de equipamentos médicos é a ampliação da gama de serviços.

Na modalidade, a clínica ou hospital pode oferecer exames que não conseguiria com recursos próprios, dado o alto custo dos aparelhos.

Além disso, no caso do comodato, é possível:

  • Reduzir ainda mais os custos;
  • Agilizar os atendimentos;
  • Receber laudos de excelência sem precisar elaborá-los;
  • Contar com assistência completa para adequações;
  • Manutenções e treinamentos inclusos.

Redução de custos com manutenção

Por mais que a locação de equipamentos comum também possa ser vantajosa, ela é mais cara e não exime as clínicas de arcar com custos de manutenção.

Normalmente, a manutenção de equipamentos hospitalares e médicos é cara e exige grandes esforços de organização entre os gestores na área.

Como se não bastasse, para que os exames sejam sempre precisos e seguros, as manutenções preventivas precisam ser constantes, exigindo ainda mais atenção.

No comodato, é a empresa de Telemedicina que lida com esse tipo de questão. Garantindo, assim, que os equipamentos estejam sempre em dia para que as unidades de atendimento possam aproveitá-los de forma tranquila e totalmente adequada.

Maior flexibilidade durante crises

Questões que envolvem a demanda e a sazonalidade na procura por exames são muito comuns nos postos de atendimento.

Isso significa que, em determinados períodos, a procura pode ser maior do que a instituição consegue lidar. Já em outros, ela pode ser pequena ao ponto de deixar equipamentos parados.

Especialmente em períodos de crise, esse tipo de variação pode gerar sérios prejuízos e afetar a lucratividade dos serviços prestados.

Com a locação de equipamentos em comodato, é possível ter disponibilidade de aparelhos de acordo com a demanda necessária.

Ou seja, certos exames podem ser disponibilizados ou ter sua estrutura ampliada em épocas de mais procura e vice-versa.

Isso é muito importante em termos financeiros, especialmente em momentos de crises e incertezas financeiras, o que só reforça a viabilidade do regime de comodato.

Não demanda novas contratações

Ao montar uma clínica ou ampliar sua disponibilidade de exames, os gestores precisam arcar com uma série de custos.

Muito além do alto preço dos equipamentos e das manutenções, existem questões que envolvem a adaptação da infraestrutura e quadro de profissionais.

Nesse sentido, um dos pontos mais onerosos é a contratação de novos especialistas, que precisam atuar para laudar os exames realizados.

Com a locação de equipamentos em comodato, as clínicas e hospitais se eximem dessa responsabilidade, já que os laudos podem ser recebidos rapidamente à distância.

Isso porque, as empresas de Telemedicina contam com quadros próprios de especialistas, disponíveis para receber as informações, elaborar a documentação e encaminhá-la corretamente.

Não há necessidade de comprar

Talvez o benefício mais óbvio e marcante da locação de equipamentos seja a possibilidade de não gastar preços enormes com bons aparelhos médicos.

Com ela, basta fechar um acordo de comodato com uma empresa de Telemedicina e passar a oferecer os exames.

Tudo isso é feito de forma muito mais barata e prática do que nas aquisições, ampliando os resultados financeiros da clínica ou hospital.

Quantidade conforme a demanda

Seguindo a mesma lógica que expliquei no tópico sobre crises, a locação de equipamentos em comodato garante um melhor alinhamento com a demanda.

Isso porque, é possível ter acesso aos equipamentos apenas em períodos ou dias específicos, de acordo com o volume de procura.

A periodicidade é definida em contrato, sem gerar custos extras ou incômodos junto aos comodatários, que só precisam receber e devolver os aparelhos nas datas acordadas.

Suporte e treinamento 24 horas

Na locação de equipamentos em comodato, a empresa de Telemedicina comodante oferece treinamentos completos ao comodatário.

Eles servem principalmente para qualificar aqueles profissionais que utilizarão os aparelhos e lidarão com os pacientes.

Dessa maneira, é possível garantir que tudo seja feito corretamente, que não ocorram problemas por mal uso e que a instituição tire o máximo proveito possível do equipamento.

Para conferir mais flexibilidade, além de treinamentos presenciais, o suporte também pode ser feito à distância!

Troca rápida de equipamentos

Imagine que a sua clínica possui um número limitado de equipamentos para exames e que, eventualmente, algum deles estrague.

Esse tipo de situação exigiria contato direto com o fabricante ou fornecedor e demandaria muito tempo até que o aparelho fosse buscado, arrumado e devolvido ao posto de atendimento.

Na locação de equipamentos por comodato, a empresa de Telemedicina realiza a substituição imediata nessas situações, para que a agenda médica não seja prejudicada enquanto o aparelho é reparado.

Uso de tecnologia de ponta

Por fim, a locação de equipamentos em comodato se destaca por sempre garantir a mais alta tecnologia para médicos e pacientes.

Se aparelhos hospitalares normalmente já são caros, isso quer dizer que aqueles mais avançados e de ponta podem trazer consigo custos praticamente inviáveis.

Ao firmar parcerias com empresas de Telemedicina, os médicos podem evitar esses gastos e ainda utilizar somente o que há de melhor para os seus exames.

Afinal, como os aparelhos não são pertencentes a um único local, eles podem ser atualizados e trocados sempre que preciso ou solicitado.

Sendo assim, a excelência dos procedimentos é ampliada e sempre contínua, ao mesmo tempo em que a viabilidade do comodato é garantida e a qualidade dos atendimentos aumentada!

Conclusão

Como abordei ao longo do artigo, a locação de equipamentos médico-hospitalares é uma opção que viabiliza os exames nas clínicas e hospitais, e que pode se tornar ainda mais viável, prática e vantajosa por meio da modalidade de comodato.

Assim, ao se tornar um comodatário, o médico pode aumentar sua gama de serviços, garantir mais flexibilidade, evitar novas contratações, reduzir seus custos de manutenção, atuar em alinhamento à sua demanda, contar com tecnologia de ponta e ainda dispor de suporte e treinamentos contínuos!

Viu como a locação de equipamentos em comodato pode impulsionar os seus atendimentos?

Quer saber mais e ampliar as discussões sobre esse importante tema?

Assine agora nossa newsletter e compartilhe o artigo com os seus colegas.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin