A medicina de precisão melhora e muito o atendimento do paciente

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de janeiro de 2021
O que é medicina de precisão?

Não é novidade que o avanço acelerado da tecnologia impacta cada vez mais todos os setores da sociedade e do mercado. No segmento da saúde, uma de suas influências mais significativas está na medicina de precisão!

Na medida em que a área médica evolui, novas práticas, técnicas e abordagens junto aos pacientes também surgem e avançam.

Em poucas palavras, a medicina de precisão visa abandonar a visão antiga dos tratamentos, voltada ao combate de doenças. Assim, voltando suas atenções aos indivíduos em si, para que tenham mais longevidade e plena saúde.

A ideia é garantir intervenções muito mais eficientes, precisas e livres de erros que hoje são comuns na saúde contemporânea.

Para tal, as abordagens são multidisciplinares, em que diversos especialistas atuam em conjunto em prol do paciente.

A ideia é ir além das informações básicas hoje coletadas na medicina tradicional, apoiando-se no perfil genético das pessoas para garantir uma visão médica mais detalhada, profunda e personalizada.

Ao fornecer atenção plena às condições de saúde do indivíduo e garantir tratamentos muito mais precisos, é fácil concluir que a medicina de precisão proporciona benefícios significativos, tanto para os pacientes quanto para os médicos.

A seguir, vou me aprofundar mais sobre a prática, sua atual inserção no contexto brasileiro, dicas para sua implementação, principais vantagens e perspectivas de crescimento!

Como a medicina de precisão funciona na prática?

Conforme acabei de mencionar na introdução, uma das principais bases da medicina de precisão está nos dados do perfil genético dos pacientes.

Isso porque, com o avanço dos conhecimentos a respeito do organismo humano e de seus processos, é evidente que o sequenciamento e as possíveis alterações no genoma podem ter influência direta sobre os tratamentos e as ações de prevenção.

Ou seja, ao compreender as minúcias do sequenciamento genético dos pacientes, os especialistas são capazes de determinar ou mesmo criar medicamentos e intervenções muito mais assertivas.

Na medicina de precisão, além do genoma dos indivíduos, também é levado em consideração os fatores ambientais que o influenciam. Tais como o metaboloma, o microbioma, lipidoma, e assim por diante.

A partir de informações coletadas a respeito desses fatores, algoritmos são utilizados para reconhecer padrões clínicos e direcionar o melhor tratamento possível para cada caso específico.

Depois de elucidar a lógica por trás da prática da medicina de precisão, no próximo item, vou abordar melhor o contexto de suas aplicações com base no cenário brasileiro!

Como se dá a sua aplicação no contexto brasileiro?

Para que você compreenda melhor quais são as possibilidades e perspectivas da medicina de precisão, acho importante mencionar como a área já se desenvolve no Brasil.

Em primeiro lugar, lembre-se de que sua realização ainda não é ampla em terras brasileiras, até porque se trata de um segmento que ainda está crescendo.

Apesar disso, alguns marcos nacionais da medicina de precisão valem ser mencionados, pois demonstram um movimento claro de ascensão no país.

Entre os principais pontos que destacam o desenvolvimento da implementação do método no Brasil, estão:

  • Em 2013, foi criada a Rede Nacional de Farmacogenética, com o objetivo de gerar e organizar informações ligadas ao perfil farmacogenético da população. Trata-se de uma base fundamental de dados diretamente ligados à prática da medicina de precisão;
  • Já em 2015, o Brazilian Initiative on Precision Medicine, foi promovido com o auxílio da Fapesp. Sua finalidade era armazenar informações genéticas em uma plataforma própria, gerida por instituições de pesquisa e de ensino de São Paulo;
  • Em 2017, a Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão foi criada, a fim de integrar todas as instituições e especialistas interessados em contribuir com os avanços da medicina de precisão, desenvolvendo e aplicando pesquisas em saúde, medicina, diagnósticos e ciências afins.

Inclusive, entre as frentes que a Associação Brasileira de Medicina Personalizada afirma, estão áreas diretamente ligadas ao desenvolvimento da saúde de precisão. São elas:

  • Diagnóstico molecular, biópsia líquida e células tumorais circulantes;
  • Microbioma;
  • Imunoterapia;
  • Genética, oncogenética, farmacogenética, nutrigenética, nutrigenômica, epigenética, epigenômica médica, transcriptômica, metabolômica, proteômica, exposoma, interactoma;
  • Bioética;
  • Bioinformática;
  • Big data e inteligência cognitiva.
A aplicação no contexto brasileiro

Mais que manter-se atento aos avanços da medicina de precisão no Brasil, a adesão à área também depende de algumas mudanças e requisitos nas unidades de atendimento.

Vou me aprofundar sobre eles no item seguinte!

Quais os requisitos para implementar a medicina de precisão em clínicas e hospitais?

A medicina de precisão representa uma quebra de paradigmas sobre a forma com que médicos e pacientes enxergam a saúde.

Ela não serve para substituir os procedimentos já adotados na medicina tradicional, mas sim para aprimorá-los sob uma nova perspectiva.

Por sua vez, essa visão procura ser muito mais precisa, segura e voltada aos indivíduos em si, seja em termos de tratamento, qualidade de vida ou prevenção.

Para se adequar a essa nova realidade, clínicas e hospitais precisam seguir alguns requisitos próprios da implementação da medicina de precisão, que incluem:

Conte com uma equipe multidisciplinar

A medicina de precisão também é mais integrada que a medicina tradicional, apoiando-se em uma visão completa sobre o paciente e suas necessidades.

Dessa maneira, para que os diagnósticos e tratamentos sejam realmente mais precisos, é necessário integrar e alinhar diferentes especialidades em uma mesma unidade de atendimento.

Assim, o apoio de profissionais geneticistas, bioquímicos, além de médicos de diferentes áreas é fundamental.

Integre os dados médicos da clínica

Por falar em saúde integrativa, a medicina de precisão também precisa ter o apoio de informações completas. Isto é, com análises globais e pontos de vistas variados para determinar as melhores intervenções para cada paciente.

Para ir além das doenças e entender todos os fatores que influenciam a saúde de um indivíduo, dados médicos precisam ser integrados para que sirvam de insumo para investigações e cruzamentos de dados.

Ou seja, não adianta realizar testes genéticos e obter conclusões para cada caso específico, se esses insights forem isolados e não servirem para avanços, diagnósticos ou prognósticos futuros.

Assim, mais que integrar diferentes especialistas, também é preciso que os mesmos entendam a importância de compartilhar suas informações. E, dessa forma, utilizá-las de apoio para que a tecnologia viabilize a medicina de precisão.

Invista em equipamentos de qualidade

Além de contar com essas soluções específicas, ou planejar e viabilizar sua adesão, também é preciso ponderar os recursos que atuam em conjunto com elas.

Isso significa que todos os equipamentos e procedimentos médicos utilizados pela sua clínica e hospital precisam ser de ponta, de forma que viabilizem a integração de dados e forneçam a excelência necessária para uma medicina realmente precisa.

Tenha uma estrutura personalizada

Quando tratamos sobre medicina de precisão, precisamos ter uma visão organizacional que vá além daquela já utilizada na estruturação de clínicas, consultórios e hospitais tradicionais.

Isso significa que sua infraestrutura precisa ser organizada e personalizada para que viabilize as peculiaridades dessa nova área médica.

Por exemplo, se a presença de diversos especialistas multidisciplinares é fundamental. Ou seja, em sua unidade de atendimento precisa de salas e espaços adequados para que cada um deles desempenhe suas atividades da melhor maneira possível.

Além disso, como os exames são fundamentais no segmento, você também precisa de um ambiente adequado para instalar os equipamentos e receber os pacientes em suas análises.

Como implementar a medicina de precisão em clínicas e hospitais?

Em poucas palavras, sua estrutura deve se personalizar à medicina de precisão, conferindo praticidade aos especialistas envolvidos, organização para os processos necessários e excelência para um contato mais humano e integrado!

Use e abuse da tecnologia como apoio

As tecnologias também são fundamentais para uma medicina mais moderna e integrada.

Atualmente, softwares já auxiliam as rotinas médicas, organizando agendas e prontuários, gerando relatórios de gestão, possibilitando atendimentos à distância, e assim por diante.

Como a medicina de precisão se baseia na integração de dados, esse tipo de recurso é fundamental e já deve estar presente nas unidades de saúde.

Além disso, seria impossível tratar sobre umas das principais tendências da medicina moderna sem ressaltar o papel que os avanços tecnológicos já desempenham no dia a dia dos especialistas!

Por que a medicina de precisão é importante para melhorar a experiência dos pacientes?

Para que os diagnósticos sejam mais minuciosos e personalizados, a medicina de precisão deve se apoiar em recursos de ponta na área da saúde, como testes moleculares e sequenciamentos de última geração.

No caso das intervenções, a protagonista é a Inteligência Artificial. Nesse sentido, ela cruza dados para fornecer caminhos para que os tratamentos sejam mais efetivos, individualizados e precisos.

Isso porque, por meio dos dados genéticos obtidos nos exames e nas combinações feitas pela IA, é possível determinar:

  • Quais drogas são mais eficientes para determinado paciente;
  • Quais são menos tóxicas;
  • A sua dosagem ideal;
  • O tempo médio de tratamento, e assim por diante.

A tendência é que a atenção e os cuidados à saúde se tornem muito mais plenos, integrados e efetivos para os pacientes.

O foco da saúde será cada vez menos no tratamento de doenças. Assim, dará lugar a uma medicina muito mais ampla, focada na prevenção, no bem-estar e na qualidade de vida dos indivíduos.

Já para os médicos, o benefício está ligado à otimização de suas rotinas e na assertividade dos prognósticos, que evita erros e melhora significativamente a sua atuação profissional.

Quais as perspectivas de crescimento para a medicina de precisão?

Conforme expliquei acima, os diagnósticos de precisão, feitos a partir das análises de genoma, são inerentes à medicina de precisão, assim como a tecnologia de IA.

Porém, como todos sabem, o acesso aos procedimentos genéticos ainda são relativamente limitados.

Além disso, a tecnologia de Inteligência Artificial também ainda precisa desenvolver-se e ganhar mais escopo para que se torne amplamente acessível.

O motivo é que os algoritmos utilizados precisam ser alimentados com bases completas de dados genéticos, para que forneçam informações realmente efetivas e precisas. Além disso, seu acesso ainda não é amplamente difundido no mercado.

Ou seja, na saúde contemporânea, a medicina de precisão ainda é limitada aos avanços da IA e dos procedimentos de sequenciamento genético.

Isso significa que a evolução da área está condicionada ao crescimento e à acessibilidade desses recursos, que tendem a ser cada vez maiores.

Portanto, o domínio dos conceitos ligados à inteligência artificial deve ser cada vez mais exigido nos currículos médicos, assim como as práticas ligadas ao genoma.

O esperado é que essas frentes se ampliem em poucos anos e logo façam parte das rotinas comuns da área da saúde, mas por enquanto suas limitações ainda restringem a medicina de precisão.

Logo, trata-se de um segmento em plena expansão e que ditará os rumos da saúde. Contudo, ainda caminha para sua relevância máxima.

Para os especialistas, é preciso se ater a esse movimento e se atualizar para segui-lo, não só se alinhando às dicas que mencionei acima, mas também dominando as áreas inerentes a ele!

Conclusão

A medicina de precisão é aquela que busca compreender os aspectos genéticos que tornam cada indivíduo único. Logo, para determinar os tratamentos mais eficientes possíveis para cada paciente, o cruzamento de dados é realizado através de Inteligência Artificial.

Aos médicos, cabe se adaptar a essa nova realidade. Ou seja, aderindo a equipes multidisciplinares, integrando suas informações, investindo em equipamentos de ponta, personalizando sua infraestrutura e abusando das melhores tecnologias!

Como mencionei acima, os especialistas que desejam aderir à medicina de precisão precisam se atualizar quanto às suas tecnologias e já se adequar aos melhores recursos da área para otimizar suas rotinas médicas.

A Telemedicina Morsch oferece as melhores soluções online para o segmento da saúde e está pronta para lhe apoiar nesse processo de transformação!

Nós abrangemos diferentes segmentos e todas as etapas do contato junto aos pacientes.

Muito além de fornecer apoio completo e facilitar as rotinas dos profissionais das mais diversas áreas médicas, também fazemos questão de informar, qualificar e apontar os melhores caminhos para modernizar e impulsionar sua relação com os pacientes!

Se você gostou do nosso conteúdo sobre medicina de precisão e quer saber mais sobre as principais tendências que pretendem dominar o mercado em que você atua, assine nossa newsletter e não deixe de compartilhar o artigo para seus colegas!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin