Quais clínicas podem se beneficiar com o aluguel de Holter e M.A.P.A.?

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de outubro de 2019

Utilizar o aluguel de Holter e M.A.P.A. em comodato pode ser uma vantagem competitiva para muitas clínicas que precisam diversificar seus exames cardiológicos para sair na frente da concorrência.

Neste artigo vou falar sobre o comodato de Holter e M.A.P.A. e mostrar como é possível oferecer mais alternativas de exames em sua clínica. Além de ter um aumento considerável nos lucros. Acompanhe!

O que é aluguel de Holter e M.A.P.A.?

Por mais que a prática de comodato seja normalmente associada à ideia de aluguel de Holter e M.A.P.A., é importante ressaltar que ambos os conceitos se diferenciam entre si.

Enquanto o aluguel se refere à noção clássica de utilizar um equipamento médico em troca de um valor fixo mensal, no comodato os aparelhos são cedidos gratuitamente. Assim, em uma relação de parceria de prestação de serviços entre a clínica e uma empresa de Telemedicina.

Sendo assim, relembramos que, por mais que o uso do termo aluguel de Holter e M.A.P.A. em comodato seja mais constante na área, inclusive ao longo deste artigo, na verdade ele se refere ao simples comodato de Holter e M.A.P.A.

Inclusive, para elucidar o tema com mais precisão, abordarei melhor as diferenças entre aluguel e comodato de equipamentos médicos ao decorrer do conteúdo.

Afinal, o que é comodato de Holter e M.A.P.A.? É o empréstimo de um aparelho de Holter ou M.A.P.A. sem cobrança de aluguel.

Nesta modalidade, diferente do aluguel, o cliente recebe o aparelho e tem como benefício a interpretação de 10 exames por mês, que é feita por cardiologistas na Plataforma de Telemedicina sem custo.

Os clientes que tem um volume de exames de Holter e M.A.P.A. considerável por mês e decidem que não querem mais mandar para outros serviços que realizam o exame e faturam alto com isso, podem escolher essa modalidade de contratação.

O que é comodato de Holter e M.A.P.A

O contrato é realizado com a empresa de Telemedicina, que tem toda a estrutura de treinamento e interpretação dos exames.

Como funciona o aluguel de Holter e M.A.P.A.?

O cliente recebe o equipamento pelo correio, realiza um treinamento a distância com nosso suporte e no mesmo dia já pode instalar o aparelho no paciente.

Já no dia seguinte, ao retirar o aparelho, os dados são transmitidos para a Plataforma de Telemedicina, usando a internet.

O uso dos aparelhos comodatos nas rotinas médicas segue a mesma lógica dos exames comuns. Porém, com a viabilidade e praticidade garantidas pelo apoio da medicina à distância.

Para que você tenha mais clareza sobre a importância do comodato de Holter e M.A.P.A., vou abordar brevemente o conceito e aplicações de ambos os métodos. Confira:

M.A.P.A

Os médicos que optam pelo comodato de M.A.P.A. passam a ter acesso a um importante recurso de monitorização ambulatorial da pressão arterial dos pacientes.

O equipamento consiste em um gravador portátil, capaz de medir as mudanças de pressão em intervalos de 20 a 30 minutos.

Geralmente, o procedimento serve para confirmar suspeitas levantadas na anamnese ou compreender os motivos de certos quadros de hipertensão.

Por meio de sua utilização, os especialistas podem determinar com precisão as causas da pressão elevada e, dessa maneira, garantir as intervenções mais indicadas para cada paciente.

Ou seja, através do M.A.P.A, os médicos podem confirmar se a hipertensão é apenas episódica, de avental branco, gerada por transtornos psicológicos, e assim por diante.

Da mesma maneira, outro uso comum do aparelho é para o monitoramento de pacientes que já têm problemas cardíacos detectados.

Nesses casos, se o exame indicar que a pressão continua apresentando variações, o médico saberá que mudanças serão necessárias na abordagem do tratamento.

Holter

Já o Holter promove avaliações cardíacas em um período de 24 horas.

Geralmente, o aparelho é indicado para investigar casos de palpitações, dores na região torácica, episódios de desmaios, entre outros semelhantes que possam indicar problemas no coração, especialmente ligados à condução cardíaca.

Assim como o aparelho de M.A.P.A, o Holter é portátil e acoplado no corpo do paciente monitorado.

Por exigir apenas a fixação de eletrodos no peito, o Holter não possui contraindicações – vantagem que também é compartilhada com o M.A.P.A.

O ideal, porém, é que os médicos certifiquem-se de que os equipamentos não gerem desconfortos nos pacientes, já que seu uso é contínuo durante o monitoramento.

Além disso, as orientações sobre a utilização devem ser completas. Uma vez que qualquer intervenção dos pacientes, mudanças nos eletrodos, retiradas por desconfortos, entre outros casos parecidos, podem comprometer a precisão das análises.

Por que devo escolher o comodato de Holter?

"<yoastmark

Por que devo escolher o comodato de Holter e M.A.P.A.?

Como normalmente o ramo de atividade das clínicas é bem diversificado e a atuação não é exclusiva na área de cardiologia, é natural que surjam dúvidas se o investimento vai dar certo.

Nessa modalidade do comodato de Holter e M.A.P.A., o cliente não tem risco de comprar o equipamento e se não tiver sucesso e acabar com ele encalhado.

A maioria dos clientes inicia na modalidade de comodato e depois compra o seu próprio aparelho.

Vale lembrar que existem mais benefícios no comodato de Holter e M.A.P.A., mas descrevo num parágrafo mais a frente.

Qualquer clínica pode utilizar o aluguel de Holter e M.A.P.A.?

Todos os serviços de saúde que atuam na área de consultas médicas e exames complementares da população em geral podem realizar o Holter ou M.A.P.A. em seus pacientes.

O importante é entender que só tem sentido se iniciar com esse exame se os médicos da cidade o pedem regularmente para os seus pacientes.

Isso porque, são dois procedimentos bem específicos para a avaliação da atividade cardíaca, e de nada adianta fazer um exame e não ter para quem mostrar.

A diferença entre o Holter e o M.A.P.A. está apenas na indicação.

Enquanto o primeiro serve para verificar a atividade elétrica cardíaca, o segundo é utilizado para avaliar a pressão arterial.

Assim, uma das vantagens do aluguel de Holter e M.A.P.A. em comodato conjunto é que normalmente os dois procedimentos são utilizados de forma complementar. Especialmente em pacientes com condições cardiovasculares mais complexas.

Quais os benefícios para uma clínica escolher o comodato de Holter?

    • Acredito que iniciar um serviço com oferta de exames sem precisar comprar o equipamento médico seja a primeira vantagem do comodato de Holter e M.A.P.A.;
    • Poder oferecer o exame em sua cidade com laudos liberados pelos cardiologistas de Telemedicina em tempo real é outra grande vantagem;
    • Seguramente, ter exames desse porte em sua cidade vai alavancar seu negócio, sendo um diferencial quando comparado com os outros serviços;
    • Evita o deslocamento de pacientes para grandes centros;
    • Aumenta consideravelmente os lucros de sua clínica ao realizar mais exames;
    • São procedimentos complementares ao Eletrocardiograma;
    • O aluguel de Holter e M.A.P.A. comodato também é acompanhado de suporte técnico completo, para que os especialistas não tenham problemas e nem gastos extras perante qualquer falha ou manutenção;
    • Economia garantida no comodato de Holter e M.A.P.A. permite que a clínica tenha mais caixa disponível para investimentos futuros, inclusive se decidir optar pela compra dos próprios equipamentos;
    • Disponibilidade de especialistas para a avaliação dos exames também gera grandes economias, tanto em termos de contratações quanto de organização, uma vez que o apoio de cardiologistas é incluso para interpretação e emissão de laudos à distância e em tempo real.

Como a Telemedicina atua no aluguel de Holter e M.A.P.A.?

Nesse momento entra a Telemedicina Morsch como parceira, tanto no comodato de Holter e M.A.P.A. quanto na entrega dos laudos em tempo real.

Em outras palavras, utilizar o comodato de Holter e M.A.P.A, implica em ter toda a estrutura da Telemedicina a seu favor.

Após receber o equipamento pelo correio, basta marcar o treinamento com nosso suporte e no mesmo dia poderá realizar o exame. Além disso, é preciso transferir os arquivos para a nossa plataforma de Telemedicina em nuvem.

Os cardiologistas acessam, interpretam e liberam os laudos médicos assinados digitalmente em tempo real para que o cliente possa entregar rapidamente para o paciente levar para o seu médico.

Treinamento de como instalar o Holter em comodato na sua clínica

Além de toda rotina de realização do exame ser explicada por teleconferência, o cliente tem à sua disposição os vídeos que podem ser acessados quando quiser, sem custo para tirar as dúvidas na hora de realizar o exame.

Veja um exemplo de rotina de exame para o aparelho da DMS Brasil. Nele, você poderá aproveitar desde a marcação do exame, instalação no paciente e entendimento de como é transferido o arquivo de Holter ou M.A.P.A para a Telemedicina, usando a internet.

Veja abaixo um de nossos vídeos sobre o preparo do paciente para o exame de Holter.

Em poucas palavras, por mais que a empresa de Telemedicina que fornece o comodato de Holter e M.A.P.A. disponibilize apoio completo para sua utilização, cabe aos médicos fornecer todas as informações e indicações necessárias aos pacientes.

Todos esses dados são disponibilizados pelo comodante, mas é preciso que eles estejam claros entre quem utilizará os aparelhos.

Por isso, os médicos não podem abrir mão de seu papel enquanto orientadores. Assim, explicando as práticas ideais para cada situação, se existe algum tipo de preparo necessário e quais comportamentos podem colocar a precisão das análises em risco.

Lembre-se de estender as recomendações aos seus pacientes!

Por exemplo, durante o uso do M.A.P.A., os pacientes devem compreender que não podem levantar-se bruscamente ou deitar-se sobre a região em que os eletrodos foram instalados — já que isso pode comprometer o resultado do exame.

Mesmo que o aparelho não exija nenhuma preparação especial, já que é acoplado sem a necessidade de incisão, os especialistas também devem ressaltar que seu uso é contínuo.

Isso significa que, já que o equipamento fica instalado por 24 horas no corpo, os indivíduos precisam saber como se preparar para tal situação da maneira correta.

Assim, é importante que o médico avise sobre:

  • Uso de roupas confortáveis;
  • Que o paciente já tenha tomado banho antes de acoplar o aparelho;
  • Evite exposições que afetem o funcionamento do M.A.P.A. — como à chuva, por exemplo, e assim por diante.

No caso do Holter, as recomendações podem ser as mesmas, desde que o paciente entenda as peculiaridades e o funcionamento do aparelho.

Nesse sentido, outra recomendação importante é que os indivíduos andem com esparadrapos e micropore sempre à mão, garantindo que os eletrodos se mantenham fixos. Isso é importante especialmente em dias mais quentes, já que o suor faz com que eles se soltem com mais facilidade.

Afinal, como usar o aluguel de Holter e M.A.P.A. em comodato?

Como mencionado anteriormente, existe diferença entre alugar e comodatar um aparelho de Holter de ecg ou M.A.P.A..

No aluguel, o cliente contrata o aparelho e paga uma mensalidade, sem receber os benefícios da Telemedicina.

Qualquer empresa que aluga aparelhos médicos pode fornecer esse equipamento.

Porém, neste caso é necessário ter seu próprio cardiologista ou contratar à parte uma empresa de Telemedicina.

No comodato de Holter e M.A.P.A., o cliente contrata uma empresa médica com toda a estrutura de atendimento. Desde o treinamento até o uso da Plataforma de Telemedicina para mandar os exames e receber os laudos assinados pelo cardiologista.

Outros aparelhos disponíveis para comodato na telecardiologia

Além do comodato de Holter e M.A.P.A., é possível comodatar todos os equipamentos médicos empregados no cotidiano de uma clínica, consultório, hospital ou outro ponto de atendimento médico.

Na área da cardiologia, também merecem destaque especial os aparelhos para:

  • Eletrocardiograma;
  • Teste ergométrico em esteira;
  • Eletroencefalograma;
  • Espirometria;
  • Entre outros.

Tenho o Holter ou M.A.P.A., preciso só dos laudos médicos

Não há problema, pode contratar separado!

A contratação dos serviços de laudo a distância na Telemedicina pode ser feita para a maioria dos exames médicos realizados rotineiramente nos serviços de saúde.

A Telemedicina trabalha nos dois formatos, tanto oferecendo os aparelhos médicos quanto interpretando os exames para os clientes que já possuem seu próprio aparelho médico.

Quero ler só o resumo, não tenho tempo

Quero ler só o resumo, não tenho tempo

O comodato de Holter e M.A.P.A é uma alternativa viável para clínicas que estão iniciando com exames na área de cardiologia.

Depois de adquirir experiência com o eletrocardiograma de repouso, partir para o  Holter de ecg digital e M.A.P.A. é uma excelente estratégia para diversificar os serviços em sua cidade e se diferenciar dos concorrentes.

Conclusão

No comodato de Holter e M.A.P.A., o cliente recebe o equipamento e paga uma mensalidade referente aos exames.

O cliente recebe treinamento à distância fornecido pelo suporte da Telemedicina Morsch e no mesmo dia já pode enviar os arquivos dos exames para uma plataforma de Telemedicina em nuvem onde os Cardiologistas interpretam e liberam os laudos médicos em tempo real.

Esta alternativa é interessante para iniciar os serviços, já que recebe todo o suporte, garantia e treinamentos da equipe de Telemedicina.

Depois, quando tiver uma boa clientela, pode comprar seu próprio aparelho ou contratar ainda mais equipamentos no mesmo regime de comodato.

Tem dúvidas? Pergunte!

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog e receba semanalmente conteúdos como esse.

Até a próxima semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE