Como implantar a Telerradiologia odontológica

Por Dr. José Aldair Morsch, 20 de agosto de 2019
Telerradiologia odontológica

Sabemos que a tecnologia está em constante evolução, e a odontologia não deixa de usar isso a seu favor, em busca de aprimorar-se para atender seus clientes da melhor maneira possível. A telerradiologia odontológica é muito utilizada para fazer as seguintes funções: avaliações, laudos, exames radiológicos a distância.

Com a implantação de novas tecnologias, o seu consultório poderá atender de forma mais ampla os pacientes, pois além de um atendimento bucal completo e com algumas facilidades como, plano odontológico, sua clínica será também uma referência em tecnologia oferecendo serviços de alta qualidade.

Sendo assim, a tecnologia é parte fundamental da odontologia digital, mais conhecida como telemedicina. Essa inovação, tem como intuito diminuir as barreiras geográficas, através de recursos tecnológicos, agilizando e facilitando o cotidiano tanto dos doutores, quanto dos pacientes.

Compreende-se que, ela pode ser implementada em vários métodos de exames radiológicos. O exame é realizado da mesma forma que o convencional, com diversificações somente, em relação a laudos, porque o laudo a distância é emitido remotamente por um radiologista qualificado.

Saiba qual a função da telerradiologia nos consultórios

Saiba qual a função da telerradiologia nos consultórios

A telerradiologia surgiu como uma inovação na área da odontologia, inúmeros dentistas estão implantando essa nova tecnologia em seu consultório odontológico, e tem apresentado excelentes resultados para todos os profissionais da área da odontologia.

Tudo isso ocorre porque, o modelo de laudos à distância, pode trazer muitos benefícios para todos os consultórios odontológicos.

As clínicas odontológicas que apostam em implementar a telerradiologia em seus consultórios, conseguem ter foco em todas as questões primordiais para o bom funcionamento do negócio como, por exemplo, um bom atendimento ao paciente, agilidade no processo de laudo e no tratamento.

Aliás, todas as atividades de laudagem, são um pouco burocráticas, e levam um determinado período de tempo para serem realizadas.

Mas, quando cogitar a ideia de contratar uma empresa de telerradiologia odontológica, é fundamental ter muita atenção e claro, alguns cuidados a serem considerados.

Por que contratar uma empresa de telerradiologia?

A principal dúvida que todo profissional do ramo odontológico têm é: por que contratar uma empresa de telerradiologia? Bom, para começar, a contratação de radiologistas, é sim um custo muito alto, mas, é um grande investimento para qualquer clínica odontológica.

Como dito anteriormente, por ser uma nova tecnologia, a qual faz parte da odontologia digital, tem apresentado os melhores resultados dentro dos consultórios odontológicos, e está em ascensão no mercado.

É necessário destacar-se aos demais concorrentes e, para isso, nada melhor do que investir na tecnologia, a fim de oferecer serviços modernos e de alta qualidade, pois além de realizar procedimentos bucais e algumas facilidades de serviços como, plano odontológico, é necessário buscar novos métodos de atendimento para atender de forma completa os seus pacientes.

Ao fazer a contratação de radiologistas opte sempre por empresas com laudos hospitalares a distância, assim além de haver uma economia considerável o pagamento será realizado mediante a cada laudo feito, ou seja, só será cobrado o serviço prestado.

Todos os exames que são ambulatoriais, e até mesmo, exames de rotina, normalmente ficam prontos em até 15 horas úteis, já os exames emergenciais levam em média 30 minutos até que o laudo seja feito.

Ao fazer a contratação de uma empresa de telerradiologia, deve-se questionar a distância, pois além de ser benéfica à clínica que é afastada, permite que o paciente tenha um acesso mais rápido ao resultado com profissionais extremamente capacitados.

Vantagens da telerradiologia

Agora que você já entendeu tudo sobre a telerradiologia, conheça as suas principais vantagens, e como todas elas vão te ajudar na sua clínica odontológica.

  1. Exames precisos a distância;
  2. Sistemas de gestão hospitalar totalmente completo;
  3. Praticidade e rapidez para os médicos e dentistas;
  4. Valor baixo de investimento para a contratação;
  5. Redução de custos e melhorias de atendimento.

Todos esses benefícios, são únicos e exclusivos para você implementar dentro da sua clínica odontológica. Agora, você pode utilizar todas essas dicas e vantagens, aplicá-las e, observar os resultados.

Conheça os cuidados após a contratação de uma empresa de Telerradiologia

Conheça os cuidados após a contratação de uma empresa de Telerradiologia

Conheça os cuidados após a contratação de uma empresa de Telerradiologia

Então, vamos lá! Sabe-se que é muito importante seguir todos os cuidados corretamente, para não correr riscos futuros. Sendo assim, após fechar o contrato com uma empresa, para a sua clínica odontológica, tenha esses cuidados.

Antes de tudo, ao fechar o contrato com uma empresa de telerradiologia, para a sua clínica odontológica, é fundamental que você faça uma boa avaliação sobre toda a capacitação dos profissionais que estejam dentro do ramo de funcionários.

Para ter uma boa garantia que será feito para o seu consultório odontológico, um serviço de qualidade, é necessário que você exija que todos os profissionais, estejam dentro dos conhecimentos e estudos sobre radiologia.

Mas porque essa exigência é necessária?

Sim, é necessário que os profissionais sejam radiologistas, porque isso que vai garantir um bom resultado para a sua clínica odontológica. E além disso, vai passar mais credibilidade para todos os seus pacientes, ajudando a fidelizá-los.

Preserve a segurança das informações

A segurança com as informações aumentam, ou seja, tudo que está por dentro da odontologia digital, ou que envolve a telemedicina, é preciso fazer a utilização de alguns sistemas como, por exemplo, de transmissão de imagens e que são extremamente seguros.

Assim, você poderá enviar todos os exames dos pacientes e receber todos os laudos que são importantes para o sua clínica odontológica, utilizando somente a internet de uma forma prática e ágil.

Mas, para tudo isso ser possível, não corra o risco de que haja vazamento de dados dos seus pacientes, por exemplo. É fundamental que todos os sistemas da sua clínica odontológica esteja em total segurança.

Como ter essa certeza?

De forma simples, você pode ter toda segurança com as informações dos seus pacientes, é necessário que todos os sistemas utilizados dentro do seu consultório, sejam criptografados em todos os detalhes, por menores que sejam.

A criptografia é um excelente meio de segurança do sistema e, até mesmo de outros itens, pois, a segurança dela é avaliada de ponta a ponta por uma agência nacional.

Justamente por esse motivo, ao fechar um contrato com uma empresa de telerradiologia, solicite à empresa o selo de certificação da entidade, assim, você poderá ter mais segurança sobre os dados da sua clínica odontológica.

A criptografia do sistema e outros itens de segurança são avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo, é importante solicitar à empresa contratada, o selo de certificação da entidade.

Outro detalhe importante, sempre se certificar se a empresa contratada, cumpre todas as exigências do CFM (conselho federal de medicina) com relação à telerradiologia.

Esse detalhe tem um ponto positivo, pois, é recente que a telerradiologia foi reconhecida, pelo CFM. Mas, quando houve toda a regularização de atividades, esse conselho impôs muitas exigências, a serem seguidas, por todos os prestadores desse ramo.

Não esqueça de verificar no contrato alguns itens que são de extrema importância, e garantem segurança. Veja abaixo:

  1. Registro no Conselho Federal de Medicina;
  2. Segurança de todos os dados;
  3. Sede em território brasileiro;
  4. Presença de um profissional radiologista responsável;
  5. Autorização do envio de exames dos pacientes;
  6. Infraestrutura de qualidade.

Apesar de estar fazendo serviços terceirizados de laudos como esse exemplo, é necessário ter em mente que será preciso adaptar a empresa de telerradiologia a sua infraestrutura.

Dessa forma, todos os itens precisam ser verificados na sua clínica odontológica, além do sistema de internet de boa qualidade, e alguns contatos técnicos para todas as operações que sejam solicitadas.

Em casos, de aproveitar a disponibilidade do tempo para fazer um bom atendimento aos seus pacientes, também depende de uma adaptação da estrutura física para que a sua clínica odontológica possa acomodar de forma confortável, todos os seus pacientes e possíveis pacientes.

Observe se a empresa oferece treinamentos

Observe se a empresa oferece treinamentos

Observe se a empresa oferece treinamentos

Todas as empresas de telerradiologia, de certa forma precisa oferecer treinamentos, isso porque é um bom diferencial e deve ser observado. Sendo assim, ao fechar o contrato com uma empresa, observe se ela oferece os treinamentos necessários.

Aliás, todos os seus colaboradores irão precisar saber quais são as melhores práticas que precisam ser adotadas pelo sistema e, claro, possuir certa compreensão dos exames a serem laudados.

Todas as empresas possuem uma certa responsabilidade de oferecer treinamentos para todos os funcionários, que fazem parte dos trabalhos e projetos, em relação a organização.

Compreendido isto, é de extrema importância, observar bem se a empresa contratada possui canais de comunicações como, por exemplo, os e-mails, redes sociais e telefones para suportes técnicos, ou até mesmo, para fazer esclarecimento de dúvidas.

Determine impressões de ação

Ao fazer a contratação dos serviços de telerradiologia, não se esqueça! Você precisa ter em mente que, a sua clínica odontológica vai ter um grande diferencial de benefícios, os quais justificam todos os valores pagos da contratação.

Para que seja possível provar e ver que, todo o investimento está sendo realmente algo que vale a pena, é preciso que seja acordado indicadores de desempenho.

Só assim, vai ser possível provar que o investimento está alcançando bons resultados, isso trata de métricas que vão mostrar em números como está indo a sua clínica odontológica, e se obterá o aumento de lucros após fazer a contratação.

Outra forma de acompanhar a evolução da sua clínica odontológica, é observando o aumento na quantidade de pacientes, o tempo de entrega de exames, e certamente a evolução na qualidade de atendimento.

Prepare-se para evoluções

Prepare- se para evoluções

Prepare- se para evoluções

Todos sabem que é preciso estar pronto para todas as evoluções dentro de uma clínica odontológica.  Sendo assim, todos os seus colaboradores necessitam estar preparados para as mudanças.

Cabe ao profissional, explicar detalhadamente sobre a terceirização dos laudos de exames, assim eles terão mais segurança, porque a partir disso, eles poderão ter mais tempo a se dedicar a outras funções e, com isso ter um crescimento e aprendizado melhor.

Todos os radiologistas que passarem pela experiência de trabalhar com você, deverão entender que não será necessário realizar o laudo dos exames e sim irão prestar outros serviços dentro das clínicas odontológicas, um exemplo é, atender mais pacientes.

Dessa forma, com mais pacientes na sua clínica odontológica, você irá alavancar os seus resultados e a lucratividade da sua clínica odontológica.  E claro, isso torna-se benéfico para todos, pois, gera aumento significativo nos lucros.

Para concluir, podemos reforçar que, tudo o que foi falado e listado é  fundamental no momento em que é colocado em prática esse serviço de telerradiologia em uma clínica odontológica. Por esse motivo, considere todos esses aprendizados e veja os resultados.

Atente-se antes de implementar tudo, realize um estudo sobre todas as suas condições, avalie também, a condição da sua clínica odontológica. Então a partir disso, pontue todas as observações e comece a desenvolvê-las.

É necessário compreender que como a odontologia digital está em ascensão, tanto tecnológica quanto de aprimoramento, a mesma estará presente em inúmeros consultórios e crescerá cada vez mais. A telerradiologia, inclui-se neste formato.

Faça a união do útil ao agradável, utilize a odontologia digital na sua clínica odontológica, com isso, a sua clínica vai ter um diferencial exclusivo como, por exemplo, a utilização de procedimentos tecnologicamente avançados, que otimizam muitos tratamentos e o tempo do paciente.

Com esse diferencial, você poderá  agilizar consultas com praticidade e claro, o que a maioria dos dentistas pensa, modernizar o seu ambiente profissional e diferenciar-se dos concorrentes, pois além de oferecer procedimentos focados na saúde bucal e facilidades como plano odontológico, sua clínica também poderá se tornar um referencial de tecnologia odontológica.

Consegue imaginar, o quão bom seria para a sua clínica odontológica a adoção de sistemas e equipamentos que usam por exemplo, scanners, câmeras, softwares e imagens em 3D, para a criação de próteses, facetas, inlays e onlays, com uma facilidade e praticidade maior?

Levantando o questionamento doutor(a), o  avanço tecnológico é algo inevitável, sendo assim, se você pretende se destacar, utilize essa metodologia em sua clínica. Porque além de trazer diversas vantagens que podem ser rapidamente percebidas, tanto pelo profissional, quanto pelo paciente, usar a tecnologia é a forma certa de se tornar uma autoridade no mercado odontológico.

Lembre-se, só se destaca aqueles que dão um passo à frente, então, inserir a tecnologia na clínica, é uma maneira excepcional de fidelizar os seus pacientes, e além de tudo, trazer conforto à todos eles.

Além, de proporcionar uma melhora significante na qualidade dos seus serviços, impactando diretamente na satisfação de todos os seus pacientes, e consequentemente irá impactar na satisfação dos pacientes e nos resultados do seu negócio.

Viu como a odontologia digital pode ajudar na sua clínica odontológica? E o melhor de tudo, trará melhorias incríveis para o seu negócio.

Chegou o momento da sua clínica se tornar destaque, dentro do mercado, não perca tempo, doutor(a)! Faça um bom estudo do seu consultório e comece já a investir em novas técnicas.

 

Conheça os canais do Ideal Odonto: Site, facebook e Instagram

 

Artigo produzido pela Ideal Odonto.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin