Doenças do pulmão: quais são as principais e seus sintomas

Por Dr. José Aldair Morsch, 14 de outubro de 2022
Doenças do pulmão

As doenças do pulmão são responsáveis por nada menos que uma em cada seis mortes em todo o mundo.

No Brasil, 58 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de enfermidade pulmonar, o que corresponde a 27,3% da população.

Nem sempre elas são investigadas como deveriam.

Asmáticos e portadores de bronquite, por exemplo, normalmente convivem com suas doenças fazendo uso de broncodilatadores ou nebulização, sendo que existem tratamentos farmacológicos para controle dessas doenças.

Apesar de crônicas, elas podem entrar em remissão para o resto da vida.

Para combater a desinformação, neste texto, eu abordo as principais doenças do pulmão, seus sintomas e alguns dos tratamentos disponíveis.

Também mostro como a telemedicina agiliza o atendimento nestes casos.

Siga em frente, informe-se e repasse para quem precisar.

Quais as principais doenças do pulmão?

Existe uma associação equivocada entre doenças do pulmão e do coração, até mesmo por parte de alguns profissionais de saúde.

Em certos casos, são emitidos laudos apontando como causa mortis doenças do coração, quando na verdade são do pulmão.

Se até nesse meio há alguma confusão com doenças que afetam os pulmões, imagine os problemas que podem acontecer entre as camadas menos esclarecidas da população.

Respirar bem é uma condição básica para ter qualidade de vida e, por isso, é fundamental dimensionar corretamente a seriedade dos problemas respiratórios.

Conheça, então, alguns dos mais graves e recorrentes no Brasil e no mundo.

Câncer de pulmão

Segundo a American Cancer Society, o câncer de pulmão é responsável por 25% das mortes por neoplasias (câncer), matando mais do que os de colo de útero e próstata juntos.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que sejam diagnosticados cerca de 30,2 mil novos casos, a maioria em pessoas do sexo masculino.

A exemplo de outras doenças respiratórias, o câncer pulmonar acarreta sintomas típicos como tosse, expectoração e falta de ar.

Além destes, o paciente apresenta tosse com sangue, perda de peso súbita, dores no peito, rouquidão e falta de apetite.

Como em outros tipos de câncer, o tratamento pode ser à base de quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, com uso de medicação controlada.

Enfisema pulmonar

A exemplo de outras doenças do pulmão, o enfisema pulmonar não tem cura.

Assim, o que pode ser feito é o controle da enfermidade, dependendo do quão avançada esteja.

Isso porque, em certos casos, o enfisema detectado por exames já está tão avançado que o paciente só conseguirá respirar com aparelhos ou realizando um transplante de pulmão.

A propósito, o enfisema é outra nomenclatura usada para se referir à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), da qual falarei mais à frente.

Fibrose pulmonar idiopática (FPI)

A FPI é um dos tipos de Doenças Pulmonares Intersticiais (DPI), cujo principal sintoma é a cicatrização do tecido pulmonar, mais ou menos como acontece na cirrose hepática.

Suas causas não são completamente conhecidas, mas acredita-se que ela tenha um forte componente genético, associado a fatores ambientais.

É uma doença que atinge principalmente idosos, raramente pessoas com menos de 50 anos.

Os homens são os mais acometidos.

Entre os seus sintomas estão a tosse, falta de ar e, principalmente, o inchaço na ponta dos dedos (hipocratismo).

No tratamento, podem ser prescritos fármacos antifibróticos e corticoides que, junto à atividade física e rotinas de reabilitação, podem preservar as funções pulmonares.

Patologia do pulmão

Exames de imagem são parte importante do diagnóstico de diferentes doenças do sistema pulmonar

Fibrose cística

O principal sintoma da fibrose cística é o muco extremamente espesso, o que por sua vez expõe o paciente a uma série de infecções causadas por bactérias nas vias respiratórias.

Essa é uma doença crônica, cuja origem está em uma alteração genética que faz com que os pulmões, além do pâncreas e o sistema digestivo, não funcionem como deveriam.

Trata-se da doença genética de alta gravidade mais recorrente em crianças, atingindo cerca de 70 mil indivíduos em todo o mundo anualmente.

Além da expectoração de muco extremamente denso, similar a um chiclete, a fibrose cística leva a problemas de desenvolvimento, já que dificulta a absorção de nutrientes.

Outro sintoma peculiar é a secreção de suor e saliva muito salgados, o que faz com que a enfermidade também seja conhecida como Doença do Beijo Salgado.

Doença reumatoide do pulmão

Doenças que afetam o tecido conjuntivo, ou doenças reumáticas, consistem em processos inflamatórios causados por deficiências no sistema imunológico.

Entre as mais conhecidas, temos:

  • Artrite reumatoide
  • Dermatopolimiosite
  • Esclerose progressiva sistêmica
  • Espondilite anquilosante
  • Lúpus eritematoso sistêmico
  • Síndrome de Sjogren.

São enfermidades que afetam principalmente as articulações, mas que também podem se manifestar em outros órgãos, inclusive nos pulmões, causando fibrose.

Os sintomas mais comuns são falta de ar em repouso e ao menor esforço, tosse seca, febre e hemoptise (tosse com sangue).

O tratamento é medicamentoso: podem ser prescritos fármacos como cortisonas, metotrexate, azatioprina e ciclofosfamida.

Doenças intersticiais do pulmão

O grupo de doenças conhecido como DPI (doença pulmonar intersticial) é composto por mais de 300 enfermidades, a maioria considerada rara.

Elas se manifestam danificando as células que cercam os alvéolos pulmonares, causando inflamação e cicatrização (fibrose).

As DPIs são progressivas, podem avançar lentamente em alguns pacientes e em ritmo acelerado em outros.

Normalmente, os primeiros sintomas são falta de ar e baixa capacidade em realizar exercícios físicos.

Em geral, o tratamento é realizado com anticicatrizantes e esteroides.

Displasia broncopulmonar

Já a displasia broncopulmonar surge como resultado do tratamento por ventilação mecânica de doenças respiratórias em bebês prematuros.

Esse processo pode levar a infecções, malformações pulmonares e acúmulo de fluidos nos pulmões que ainda não estão completamente formados ao nascer.

Assim, há uma multiplicação anormal dos alvéolos nos primeiros anos, o que aumenta a probabilidade de desenvolver infecções respiratórias.

Enquanto cresce, a criança vai reparando o tecido pulmonar, recuperando progressivamente as suas funções.

Doença do pulmão

A tosse é uma manifestação comum e serve de alerta para uma série de doenças do pulmão

Bronquiectasia

A principal característica da bronquiectasia é a dilatação irreversível dos brônquios, nos quais o muco passa a se acumular, sendo por isso o oposto da atelectasia pulmonar.

Ela está associada a inflamação no parênquima pulmonar e nas vias aéreas, causando a perda de elasticidade e tônus dos brônquios, que alargam permanentemente.

Com o acúmulo de muco resultante, o paciente fica mais exposto a inflamações e infecções.

Seus sintomas são tosse, cansaço e falta de ar, até mesmo nos mais simples esforços físicos.

Ela pode estar também associada à fibrose cística ou ser causada por imunodeficiências, e em seu tratamento são prescritos broncodilatadores, antibióticos e expectorantes.

Tuberculose

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos no Brasil, com 4,5 mil mortes em 2020 e 69 mil novos casos naquele ano.

Ela é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e sua transmissão se dá pelo contato com fluidos corporais expelidos pelo doente, principalmente saliva.

Entre os seus sintomas, estão a tosse persistente por semanas, emagrecimento, suor noturno e febre no fim do dia.

Para tratar da doença, são prescritos medicamentos antibacilares, que devem ser administrados por pelo menos seis meses.

Sarcoidose

A doença de Besnier-Boeck-Schaumann, mais conhecida como sarcoidose, é uma enfermidade autoimune que se caracteriza pela formação de macrófagos ao redor de diversos órgãos.

Os pulmões, no caso, são os mais atingidos.

Suas causas são desconhecidas e, por ser autoimune, ela não é contagiosa.

Quando atinge os pulmões, os sintomas mais frequentes são tosse persistente, falta de ar e dor na região do peito.

O tratamento para essa doença incurável varia, dependendo da gravidade do caso.

De qualquer forma, são normalmente prescritos no tratamento corticosteroides e imunossupressores para reduzir a resposta imunológica.

Embolia pulmonar

Os pulmões são, a exemplo de outros órgãos, formados por artérias responsáveis por garantir o fluxo sanguíneo.

Acontece que, em alguns casos, essas artérias podem ser obstruídas por coágulos (êmbolos) formados em outras partes do corpo e carreados pela corrente sanguínea.

A embolia pulmonar pode ser causada por fatores como insuficiência cardíaca, imobilismo prolongado, tratamentos de reposição hormonal e idade, entre outras causas.

Entre os sintomas característicos estão a palidez, aceleração dos batimentos cardíacos, cianose (pele e unhas azuladas), além da falta de ar.

Para o tratamento, é indicada a administração intravenosa de heparina e oxigenoterapia nasal ou por máscara, a fim de evitar a formação de novos coágulos.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC.

Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Embora seja incurável, o tratamento à base de broncodilatadores e anti-inflamatórios pode devolver parte das funções respiratórias, prolongando a expectativa de vida do paciente.

Doença do pulmão negro

O pulmão negro é uma doença que afeta pessoas que tenham inalado a poeira do carvão por longos períodos, sendo portanto mais frequente em trabalhadores de minas de carvão.

Apesar do acúmulo desse resíduo, que causa manchas, principalmente nos bronquíolos, o material em si não causa grandes danos, e a pessoa pode levar uma vida normal.

Contudo, cerca de 2% das pessoas com pulmão negro desenvolvem uma doença grave em decorrência do carvão inalado, a fibrose maciça progressiva.

Hipertensão pulmonar

A hipertensão arterial dificulta a passagem de sangue pelas artérias em diversas partes do corpo e no coração, podendo também acometer os pulmões.

Lembre que, como todo órgão, o pulmão recebe nutrientes pela corrente sanguínea, assim como precisa dela para oxigenar o corpo.

Por isso, quando as artérias na região pulmonar estão entupidas, ocorre uma redução das trocas gasosas e da consequente eliminação de gás carbônico.

Pessoas hipertensas podem sentir tonturas, cansaço e falta de ar ao realizar algum esforço, já que o corpo não está recebendo a quantidade adequada de oxigênio.

No tratamento, é prescrito o uso de máscara de oxigênio, além de diuréticos e anticoagulantes como medicação de apoio.

Pneumonia

Doença infecciosa, a pneumonia pode ser causada por diversos vírus (inclusive o da Covid-19) assim como pela inalação constante de certos compostos químicos ou por aspiração acidental de materiais sólidos (pneumonia aspirativa).

Por ser um processo inflamatório que atinge os bronquíolos, causa tosse, falta de ar e dores no peito.

A pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae é a manifestação mais comum da doença, que também pode ser causada por fungos.

O tratamento varia conforme a causa – viral, bacteriana ou fúngica.

Principais sintomas das doenças do pulmão

A partir do que apresentei ao longo do texto, ficam evidentes alguns sintomas comuns à maioria das doenças do pulmão.

Destaco os seguintes:

De qualquer forma, são sintomas bastante inespecíficos, não devem ser tomados como referência para um diagnóstico, que só pode ser feito pelo médico pneumologista.

Como a telemedicina agiliza o diagnóstico e tratamento de doenças do pulmão

Doenças do pulmão reduzem a mobilidade, dificultando a vida do paciente que precisa se deslocar para ir em busca de tratamento.

A Telemedicina Morsch está ao lado das pessoas que sofrem de enfermidades pulmonares, oferecendo atendimento remoto, via teleconsulta.

Médicos e clínicas também se beneficiam, ampliando suas capacidades de atendimento com a emissão de laudos a distância.

Conheça as vantagens deste serviço e ofereça mais essa comodidade para os pacientes.

Conclusão

As doenças do pulmão estão entre as de maior prevalência entre a população adulta, no Brasil e no mundo.

Algumas delas avançam silenciosamente, até que, quando o paciente percebe, já poderá estar com sua capacidade respiratória severamente comprometida.

Com a saúde dos pulmões, não se brinca.

Sintomas como tosse insistente, cansaço, perda de peso e dificuldade em realizar esforços devem ser imediatamente investigados por um médico.

A Morsch oferece atendimento a distância para quem precisa encontrar um tratamento para as mais variadas enfermidades do pulmão.

Se você é médico ou gestor de uma clínica, conheça os benefícios que podemos agregar, melhorando ainda mais a qualidade dos seus serviços.

E siga acompanhando as novidades do blog, com muitos conteúdos para facilitar sua rotina e qualificar a assistência em saúde.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin