Como funcionam e quando contratar Empresas de Telerradiologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 25 de setembro de 2019
Empresas de Telerradiologia

Com a popularização das empresas de telerradiologia, a área cresceu e se modernizou.

Tanto que, segundo esta notícia, a radiologia foi a primeira especialidade a ter os processos digitalizados por completo, eliminando os filmes radiográficos e auxiliando na preservação do meio ambiente.

Ter uma parceria nessa área traz uma série de benefícios para clínicas, hospitais e consultórios, a exemplo do menor tempo de espera por laudos médicos.

Graças aos avanços tecnológicos, as imagens são transmitidas com qualidade e os resultados ficam prontos em poucos minutos.

Se deseja saber mais sobre quando é interessante contratar uma empresa de telerradiologia e como funcionam as companhias desse setor, você veio ao lugar certo.

A partir de agora, vou contar tudo sobre a telemedicina radiológica e, ao final do texto, você terá informações suficientes para decidir pela melhor forma de modernizar seu serviço.

Empresa de telerradiologia: o que é?

Empresa de telerradiologia é uma companhia que presta serviços de apoio ao diagnóstico radiológico.

Basicamente, ela atua na oferta de laudos a distância para testes de diagnóstico por imagem e pode, ou não, disponibilizar serviços agregados, como é o caso da segunda opinião qualificada.

Para explicar melhor, vale definir o que é telerradiologia.

Esse campo é um braço da telemedicina, que utiliza as tecnologias da informação e comunicação (TIC) para viabilizar a troca de informações médicas de maneira remota.

A telemedicina radiológica contempla exames não invasivos nos segmentos de:

  • Radiologia geral
  • Tomografia
  • Ressonância magnética
  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Medicina nuclear.

Como funcionam as empresas de Telerradiologia?

Como funcionam as empresas de Telerradiologia?

Como funcionam as empresas de Telerradiologia?

Não é difícil de entender como funcionam as empresas de telerradiologia.

São serviços de apoio diagnóstico que fornecem laudos radiológicos à distância. Para tanto, obedecem às regras de entidades como o Conselho Federal de Medicina.

Em aspectos práticos, os serviços são prestados de forma muito semelhante à do médico radiologista no local.

Primeiro, um médico ou técnico em radiologia realiza um teste simples, usando equipamento digital.

Se for uma mamografia, por exemplo, será empregado um mamógrafo digital, que produz imagens com qualidade superior ao aparelho analógico.

Como as imagens obtidas a partir dos equipamentos de radiologia são enviadas para um computador, o que acontece em seguida é o seu compartilhamento com a empresa de telerradiologia através da plataforma de telemedicina.

Nela, o especialista tem acesso aos dados coletados da mesma forma que teria se estivesse presente durante o exame.

Para tanto, ele entra com seu login e senha e, só então, pode interpretar os resultados e emitir seu parecer na forma de laudo médico.

A legislação prevê que as empresas de telerradiologia tenham toda a infraestrutura tecnológica necessária para oferecer o apoio diagnóstico.

O médico responsável pelo documento se responsabiliza solidariamente pelo atendimento, já que isso compete principalmente ao especialista que assistiu ao paciente durante a realização do exame.

Não é permitido recorrer a empresas de telerradiologia fora do país.

Empresa de telerradiologia e sistema PACS

Empresa de telerradiologia e sistema PACS

Empresa de telerradiologia e sistema PACS

Mencionei, acima, que as empresas de telerradiologia seguem exigências de autoridades na área da saúde para prestar serviços idôneos.

Uma delas visa garantir que os radiologistas consultados a distância recebam imagens com nitidez e qualidade suficientes para elaborar laudos confiáveis.

Para tanto, eles devem utilizar o sistema PACS (Picture Archiving and Comunication System) no compartilhamento dos arquivos, respeitando os formatos designados para cada tipo de procedimento.

O mais comum é o protocolo DICOM (Digital Imaging Communications in Medicine).

Além de transmitir os registros de exames radiográficos com eficiência, o PACS confere a segurança necessária para preservar o sigilo das informações.

As empresas de telerradiologia são seguras?

A resposta é sim.

As empresas que seguem as normas de telerradiologia oferecem segurança e comodidade aos clientes, pois obedecem a padrões rígidos no envio e guarda das informações.

Todos os dados ficam salvos na plataforma de telemedicina, que fica hospedada na nuvem e só pode ser acessada por pessoas autorizadas, mediante login e senha.

A nuvem é um local seguro de armazenamento na internet, onde os arquivos são preservados da deterioração pelo tempo e podem ser consultados, comparados e usados em relatórios a partir de alguns cliques.

O portal de telemedicina também é protegido por outros mecanismos, como a criptografia.

Legislação e normatização da Telerradiologia

A telerradiologia conta com regulamentação no Brasil a partir de normativas do CFM.

As principais são as resoluções CFM nº 1.890/2009 e CFM nº 2.107/14.

Esta segunda é a mais recente e a sua publicação revogou a primeira.

Cabe destacar alguns pontos da norma para atestar a legalidade e regularidade desse importante serviço.

O que diz a normatização da Telerradiologia

Ela exige que o serviço que realiza o exame de imagem tenha um médico radiologista local na função de responsável técnico, não precisando estar em tempo integral.

Também determina que o profissional que vai receber os dados para análise a distância seja especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, devidamente registrado nos conselhos regionais de medicina.

Já aqueles com certificação em mamografia e densitometria óssea só poderão atuar na emissão de laudo médico a distância em suas respectivas áreas.

Então, a presença do especialista in loco pode ser dispensada em casos de radiologia geral não contrastada, incluindo mamografia, além de situações de emergência.

Na prática, o suporte diagnóstico a distância da telerradiologia pode ser disponibilizado nessas condições sem contrariar as regras do CFM.

É neste cenário que a telerradiologia ajuda as clínicas que não possuem radiologistas em tempo integral ou que estejam sobrecarregadas.

Outro ponto importante é que os exames radiológicos só podem ser transmitidos através da tecnologia desde que contenham os dados clínicos do paciente e a sua autorização para tanto, assinada pelo paciente.

É interessante observar que a norma garante que o laudo médico só seja emitido se a qualidade da informação for suficiente e adequada ao caso em questão.

Benefícios da empresa de telerradiologia para clínicas e consultórios

A telerradiologia é capaz de elevar a eficiência na emissão de laudos .

E essa otimização é resultado de diversas vantagens da área, que comento a seguir.

1. Uma segunda opinião médica de especialistas

Além da emissão de laudos digitais, empresas como a Telemedicina Morsch oferecem uma segunda opinião caso haja dúvidas ou divergências.

O serviço pode ser solicitado de modo simples na plataforma de telemedicina.

2. Os laudos são feitos por médicos radiologistas em tempo real

Assim que as informações ficam disponíveis no sistema, um especialista qualificado inicia sua análise e interpretação, favorecendo diagnósticos rápidos e precisos.

Como forma de atestar a autenticidade do laudo online, o médico radiologista responsável o assina digitalmente.

3. A empresa de telerradiologia oferece laudo rápido para o médico

A equipe da empresa de telerradiologia fica dedicada apenas à composição dos laudos, o que agrega maior agilidade ao processo.

Assim, os resultados são liberados, em média, após 30 minutos, acabando com as filas de espera e permitindo o início do tratamento rapidamente.

4. Garantia de segurança para o paciente

O paciente pode ficar tranquilo quanto à confiabilidade do laudo remoto, pois o documento recebe a assinatura digital do radiologista nos padrões exigidos pelo CFM e SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).

As informações contidas nos arquivos digitais também ficam seguras no portal de telemedicina, graças à utilização de mecanismos de proteção a exemplo da criptografia e senhas.

5. Atendimento 24 horas na empresa de telerradiolgia

A plataforma integrada de telemedicina, que viabiliza a troca de informações em telerradiologia, funciona sem interrupções.

Por isso, clientes de empresas como a Morsch têm ampla cobertura, podendo solicitar laudos a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em finais de semana e feriados.

Seja qual foi a ocasião, eles recebem os resultados em minutos.

Quais são as áreas da Telerradiologia

Muitos limitam a radiologia ao uso do raio-x, mas a verdade é que seus equipamentos e aplicações vão muito além, abrangendo uma série de doenças e outras condições médicas.

Veja quais são as áreas que fazem parte da telerradiologia:

  • Radiologia Geral e Especializada: consiste na obtenção de imagem de determinada área do corpo. Seu uso mais comum se dá por meio do raio-x para o diagnóstico de fraturas, problemas nas articulações ou na coluna e doenças pulmonares
  • Tomografia Geral e Especializada: evolução da radiologia, alcança imagens mais precisas que as do raio-x para ossos, órgãos e tecidos, sendo empregada para investigar tumores, coágulos e infecções, além de diagnosticar e monitorar doenças e lesões diversas
  • Ressonância Magnética: também gera imagens em alta definição para investigação de áreas internas do corpo humano, mas se difere da tomografia em suas aplicações. Costuma ser bastante utilizada em diagnósticos que envolvem músculos e tendões
  • Mamografia: área da radiologia que estuda o tecido mamário, sendo bastante empregada na investigação de nódulos nos seios, incluindo tumores malignos (câncer)
  • Densitometria Óssea: mede a densidade mineral óssea e, ao comparar com padrões de idade e sexo, por exemplo, apura possíveis anormalidades no tecido ósseo. É o principal exame para o diagnóstico da osteoporose
  • Medicina Nuclear: faz uso de radiofármacos para estudar a fisiologia do corpo humano, tendo aplicações na prevenção e diagnóstico de doenças, incluindo condições degenerativas, como o Mal de Alzheimer, e vários tipos de câncer, como o colorretal, de pulmão, de mama, de pele, de cabeça e pescoço (câncer de tireoide).

Exames interpretados na empresa de Telerradiologia

Neste tópico, vou falar sobre os principais exames radiológicos que contam com laudos à distância.

Já dei algumas pinceladas no assunto ao apresentar as diferentes áreas da telerradiologia, mas há muito mais a saber a respeito.

Veja como são extensas as opções de diagnóstico por imagem laudados por radiologista não presente no local do exame:

  • Raio-X convencional: exame que obtém imagens bidimensionais do corpo humano
  • Raio-X contrastado: semelhante ao raio-x convencional, se diferencia pela aplicação de uma substância chamada contraste, que permite visualizar com maior nitidez a área do corpo desejada
  • Tomografia computadorizada: investiga áreas como crânio, coração, tórax e coluna vertebral
  • Gastrografia: exame não invasivo, realizado por meio de tomografia computadorizada, utilizado no diagnóstico de anormalidades no sistema gástrico, como hérnia de hiato, pólipos e úlceras
  • Colonografia: também chamada de colonoscopia virtual, é também um exame não invasivo, feito por tomografia computadorizada, sendo empregado em casos de câncer colorretal e na análise de estenoses
  • Angiotomografia coronária: a angiografia por tomografia computadorizada é utilizada para visualizar artérias e veias, sendo um instrumento importante na prevenção a doenças cardiovasculares, incluindo o infarto
  • Cintilografia: exame de imagem de medicina nuclear, indicado para investigação cardiovascular em oncologia, nefrologia, endocrinologia, traumatologia e gastroenterologia
  • PET/CT: sigla para Tomografia por Emissão de Pósitrons, procedimento em medicina nuclear, também chamado de PET Scan, tem grande utilização em oncologia
  • Ressonância magnética: varia conforme a área investigada, sendo útil em diagnósticos que envolvem tórax, abdômem, crânio, coluna, ossos e articulações

Quando contratar uma empresa de telerradiologia?

Quando contratar uma empresa de telerradiologia?

Quando contratar uma empresa de telerradiologia?

Ao chegar até aqui, você já sabe bastante sobre os exames radiológicos e a emissão de laudos à distância.

Mas será que uma empresa de telerradiologia é mesmo uma boa para você?

Para encontrar a resposta, cabe analisar a sua própria realidade.

Vou listar quatro perguntas bastante básicas nesse processo de autoavaliação:

  1. Tem faltado radiologistas na sua equipe?
  2. Quando um médico especialista em radiologia entra em férias, isso costuma ser um grande problema para você?
  3. Enfrenta dificuldades pontuais com a interpretação de exames de maior complexidade?
  4. Percebe a necessidade de contar com uma segunda opinião especializada para o fornecimento de diagnósticos?

Se respondeu positivamente a qualquer uma dessa questões, arrisco a dizer que, sim, você precisa de uma empresa de telerradiologia – e vou explicar o porquê.

Seu objetivo, muito provavelmente, é se tornar referência na área de atuação, até mesmo para ser uma escolha óbvia dos pacientes.

Isso demanda investimentos em quantidade e qualidade.

Por quantidade, é claro, entendemos o números de radiologistas e a contratação deles em tempo integral, incluindo aí a questão das férias e também feriados prolongados.

Já no quesito qualidade, o foco se volta à precisão dos laudos radiológicos, o que é fundamental para transmitir confiança ao paciente.

Quem deseja construir uma reputação sólida no mercado não pode correr riscos desnecessários.

Falo em deixar de emitir um laudo pela falta de profissional habilitado, por exemplo.

Acho uma boa ideia você estudar o mercado em busca da melhor opção em telerradiologia.

Comece pelas dicas que apresento a seguir.

Como escolher uma empresa de Telerradiologia

Separei, neste tópico, as cinco dicas principais para você acertar ao contratar os serviços de empresas de telerradiologia.

Faça destas dicas o seu checklist pela melhor solução em laudos à distância.

Agilidade

Ainda que não seja uma situação de urgência, tempo é sempre um recurso valioso quando o assunto é saúde.

Então, a solução que contratar precisa laudar o exame radiológico o mais rápido possível.

Isso exige sintonia total, desde a realização do exame, passando pelo envio das informações e culminando na disponibilização do laudo.

Já se for urgência, aí não tem jeito: você precisa do documento imediatamente.

Tecnologia

Não existe telemedicina sem investimentos em tecnologia. É simples assim.

A dica aqui é verificar a infraestrutura oferecida pela empresa de telerradiologia para atestar se ela está preparada para fornecer o suporte que você precisa.

A plataforma online disponibilizada deve ser de fácil integração, com layout e usabilidade descomplicados.

Eficiência é inegociável.

Disponibilidade

Outro ponto sem discussão: ou a empresa de telerradiologia está à sua disposição, ou não está. Não existe meio termo.

Isso significa que ela deve poder ser acionada a qualquer momento, 24 horas por dia.

E respondendo com a agilidade já destacada.

Vale o mesmo para o suporte a possíveis dúvidas, não apenas para os laudos.

Segurança e privacidade

Este é um ponto que só reforça o que já está previsto na legislação.

Os dados do paciente, tanto pessoais quanto clínicos, são sigilosos e não devem cair nas mãos erradas.

O sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem assegura a proteção contra acessos não autorizados, mas verifique, ainda, de que forma a empresa manipula as informações para a elaboração dos laudos.

Equipe de especialistas

Como vimos, a telerradiologia é composta por diferentes áreas.

Por isso, quanto maior o nível de especialização da equipe terceirizada, melhor.

O ideal é que ela possua profissionais certificados em cada uma das áreas nas quais você realiza exames radiológicos.

O que é preciso para contratar uma empresa de Telerradiologia?

A clínica ou hospital que deseja optar pela telerradiologia deve investir em aparelhos digitais para os testes, na contratação e capacitação de um técnico em radiologia para realizar os procedimentos.

Conforme expliquei nos tópicos acima, a produção e entrega dos laudos digitais ficam sob a responsabilidade da parceira de telemedicina, responsável pela manutenção de uma plataforma segura e eficiente.

Empresas bem estruturadas também fornecem suporte e treinamento a distância para os técnicos, com boas práticas voltadas aos testes de diagnóstico radiológico.

É o caso da Morsch, que dispõe de conteúdos que podem ser acessados na própria plataforma, permitindo a capacitação a qualquer hora do dia ou da noite.

Vantagens em contratar uma empresa de Telerradiologia

Tenho certeza de que você já visualizou uma série de vantagens na contratação de empresas de telerradiologia.

Mas, para deixar tudo mais claro, vou listá-las agora:

  • Laudos emitidos por equipe especializada
  • Solução para férias, feriados e plantões
  • Investimento na qualidade dos serviços oferecidos
  • Redução de custos com a terceirização
  • Segurança diagnóstica com a segunda opinião
  • Maior produtividade e capacidade de atendimento
  • Adesão a uma solução moderna
  • Segurança no processo e proteção às informações médicas.

Qual profissional realiza o laudo a distância na empresa de telerradiologia?

Segundo exige o CFM, somente radiologistas qualificados na área do exame podem elaborar e assinar o laudo médico, seja ele em papel ou digital.

Essa determinação garante a emissão de documentos confiáveis e precisos, apoiando diagnósticos assertivos.

Reduza os custos da sua clínica com Telerradiologia hoje mesmo

Antes de terminar este texto, quero falar especificamente sobre uma das grandes vantagens da telerradiologia: a economia.

Ela se dá especialmente porque o custo de contratação de um médico especialista em tempo integral é muito superior ao de uma solução terceirizada.

Dependendo do porte da clínica, esse fator pode representar a diferença entre a vida e a morte da empresa.

Isso sem falar na estrutura do serviço, que implica na compra de equipamentos e no investimento em recursos humanos, com o treinamento das equipes.

Mas por que estou destacando esses outros pontos?

Porque a proposta da Telemedicina Morsch é oferecer uma solução completa.

Se você já possui os aparelhos necessários para a realização dos exames, tem acesso a valores diferenciados para a contratação dos nossos serviços.

E tem ainda todo um suporte remoto, que inclui instalação do sistema e treinamento do funcionário responsável pela operação, além do atendimento a qualquer dúvida ou necessidade.

Imagine, então, contar com uma solução que vai qualificar seus exames radiológicos, pagando menos por isso.

Pode ser a sua realidade.

Sobre a Telemedicina Morsch

 

Experiente na entrega de laudos para exames de imagem, a Morsch combina uma equipe completa a uma plataforma integrada e intuitiva que funciona sem interrupções.

Bastam alguns cliques para compartilhar informações e solicitar o suporte de um dos 20 especialistas que compõem nossa equipe.

Além de atender a diversos exames radiológicos, o sistema é a solução ideal para clínicas e hospitais que desejam expandir seu atendimento para outras especialidades, como cardiologia, neurologia e pneumologia.

Essas unidades de saúde podem contratar laudos a distância no próprio portal, sem burocracia e adquirindo equipamentos a custo zero.

Através do aluguel em comodato, elas pagam apenas a mensalidade pelo pacote de laudos e ganham o direito de utilizar aparelhos modernos em diferentes especialidades médicas, sem qualquer taxa extra, enquanto durar o contrato.

Conclusão

Neste artigo, apresentei vantagens e expliquei como funciona o serviço ofertado por empresas de telerradiologia – especialidade que faz parte da telemedicina.

Antes de escolher sua parceira, vale consultar a reputação, a adequação e possibilidades que ela disponibiliza para seu estabelecimento.

Com a Morsch, seu time terá pleno suporte na otimização da área radiológica, com mais agilidade na entrega de laudos, segunda opinião qualificada e apoio para a expansão do negócio.

Entre em contato para saber mais e aproveite para testar nossa plataforma. É grátis.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais.

Deixe sua dúvida ou comentário a seguir.

Referências Bibliográficas

Semana da Saúde: As vantagens da radiologia digital –  Saúde Business.

Resolução CFM Nº 2.107/14 – Define e normatiza a Telerradiologia – Conselho Federal de Medicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin