Kit de primeiros socorros: o que deve ter e como montar na empresa
Fornecer um kit de primeiros socorros é dever de toda empresa, conforme determina a legislação trabalhista.
Afinal, os materiais do kit viabilizam a imobilização, realização de curativos e outras ações importantes diante de urgências e emergências.
Obviamente, esse cuidado deve ser prestado por funcionários capacitados, além de ser pontual.
Seu objetivo é dar segurança e conforto à vítima, encaminhando-a na melhor condição possível à assistência médica.
Sem contar os pequenos machucados, que dispensam atendimento posterior.
Neste texto, apresento mais conhecimento sobre o uso do kit de primeiros socorros nas empresas.
Você ainda terá acesso a um bônus com soluções de telemedicina para agilizar a assinatura de laudos ocupacionais.
O que é um kit de primeiros socorros?
Kit de primeiros socorros é um conjunto de itens destinados à assistência em saúde diante de urgências e emergências fora dos estabelecimentos de saúde.
Vale lembrar que os materiais contidos no kit são básicos, pois seu manuseio costuma ser feito por uma pessoa leiga, e não um profissional de saúde.
Ter um kit de primeiros socorros nas empresas faz todo o sentido, pois esses itens são indispensáveis para prestar os primeiros cuidados aos empregados.
Ao passar longas horas nas dependências da empresa, é natural que eles sofram incidentes de baixa gravidade, que podem ser resolvidos sem atendimento médico.
É o caso de pequenos cortes, arranhões e pancadas ao bater em um móvel durante a jornada de trabalho.
Nesse contexto, o kit oferece os insumos necessários para fazer curativos e aliviar dores.
Contudo, também é fundamental no socorro a eventos mais graves, como fraturas, infarto e distensões.
Afinal, os materiais ajudam a estancar sangramentos, conferir os sinais vitais e imobilizar membros para iniciar o tratamento até que a ambulância chegue.
O que tem em um kit de primeiros socorros?
Apesar de haver kits de primeiros socorros prontos, o ideal é que cada empresa considere as ameaças ou riscos ocupacionais presentes em seu ambiente laboral para escolher os itens de forma certeira.
Contudo, alguns tipos de produtos são comuns em qualquer maleta, a exemplo de:
- Instrumentos, como o termômetro
- Materiais para curativos, como a gaze
- Antissépticos como o álcool.
Itens que previnem contaminações também devem fazer parte do kit, tais como luvas e máscaras descartáveis.
O que diz a lei sobre kit de primeiros socorros para empresa?
Disponibilizar os materiais aos seus funcionários é uma exigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
É nela que são abordadas as medidas preventivas de medicina e segurança do trabalho.
Mais especificamente, no Art. 168, § 4º:
“O empregador manterá, no estabelecimento, o material necessário à prestação de primeiros socorros médicos, de acordo com o risco da atividade”.
Essa regra é reforçada por iniciativas previstas nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, com destaque para a NR-07 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
Segundo o item 7.3.2.1 da norma, o PCMSO deve incluir ações de:
“Vigilância passiva da saúde ocupacional, a partir de informações sobre a demanda espontânea de empregados que procurem serviços médicos.”
Para a prestação desses serviços, é necessário contar com os materiais contidos no kit de primeiros socorros.
Como montar um kit de primeiros socorros para empresa?
Montar o kit de primeiros socorros ideal para sua empresa pede uma avaliação e classificação dos riscos ocupacionais presentes.
Essa análise permite decidir os itens essenciais, além da necessidade ou não de incluir medicamentos no kit.
Embora seja comum pensar em analgésicos e outros remédios simples como parte dos insumos, os fármacos só podem ser liberados por um médico que atenda aos empregados.
Isso fica mais fácil quando a empresa dispõe de ambulatório ou outro espaço de saúde, tendo médicos em seu quadro de funcionários.
Os demais estabelecimentos devem solicitar a autorização ao médico responsável pelo PCMSO, por exemplo.
Inclusive, esse profissional estará a par dos riscos ocupacionais, indicando medicamentos adequados a abrasões, queimaduras, lesões decorrentes de esportes e outros possíveis acidentes de trabalho.
Na dúvida e na ausência de um médico, exclua qualquer remédio do seu kit.
Kit de primeiros socorros básico
Os componentes básicos para o kit combinam instrumentos, materiais para curativos e antissépticos.
A seguir, confira uma lista para montar um kit básico de primeiros socorros:
Instrumentos:
- Termômetro
- Tesoura sem ponta
- Pinça
- Conta-gotas
- Luva descartável
- Máscara descartável.
Materiais para curativos:
- Algodão hidrófilo
- Gaze esterilizada
- Esparadrapo
- Ataduras de crepe
- Caixa de curativo adesivo
- Pano limpo para bandagem.
Antissépticos:
- Solução de iodo
- Água oxigenada
- Álcool
- Éter
- Água boricada.
Como esse é um kit básico, falo de itens que toda empresa precisa ter.
O kit oferece os insumos necessários para fazer curativos e aliviar dores, sem a necessidade de atendimento médico.
Kit de primeiros socorros completo
Como mencionei acima, sua empresa pode adaptar o kit de primeiros socorros de acordo com as lesões mais comuns.
Se há colaboradores que carregam peso, por exemplo, faz sentido contar com materiais que ajudem a aliviar dores, como as bolsas térmicas.
Que também são úteis para diminuir o desconforto de cólicas menstruais.
Pensando nisso, trago outros insumos que deixam o kit mais completo:
- Bolsa térmica
- Equipamento de proteção individual (EPI) para face, como óculos de proteção
- Estetoscópio
- Esfigmomanômetro (aparelho para medir a pressão)
- Sabão líquido bactericida
- Tala para imobilização.
Lembrando que a montagem de um kit completo deve considerar a realidade da empresa e o mapeamento dos riscos nela existentes.
Quando e como usar o kit de primeiros socorros?
Embora seja destinado a pessoas leigas, o kit de primeiros socorros só deve ser manuseado por funcionários treinados.
O ideal é que haja ao menos três indivíduos capacitados para aplicar as técnicas de primeiros socorros, a fim de garantir que um deles esteja sempre presente na empresa.
Se houver mais de um departamento, certifique-se de que ao menos um dos profissionais da equipe recebeu o treinamento.
Normalmente, colaboradores que se interessam por saúde e segurança do trabalho são bons candidatos para fazer cursos básicos de atendimento a ocorrências na empresa.
Por isso, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) costumam tomar à frente nesses contextos.
Eles prestam cuidados iniciais diante de situações diversas.
Por exemplo:
- Cortes
- Abrasões
- Arranhões
- Escoriações
- Queimadura
- Esmagamentos
- Amputações
- Quedas
- Fraturas
- Luxação
- Traumas
- Asfixia
- Parada cardiorrespiratória
- Hemorragias
- Aspiração de corpos estranhos
- Pressão alta
- Desmaio
- Convulsão
- Choque elétrico.
Seja qual for o cenário, é importante agir com calma, proteger a vítima de remoções desnecessárias e aplicar apenas as técnicas que se conhece.
O socorro rápido pode manter a vítima viva e consciente até que receba atendimento médico.
Manutenção e controle do kit de primeiros socorros
Ainda que não seja muito usado na sua empresa, o kit de primeiros socorros deve passar por manutenção anual, pelo menos, ou em frequências menores.
Afinal, de nada adianta manter uma maleta com os itens destinados ao socorro se eles estiverem danificados ou fora da validade, concorda?
Descobrir esses problemas apenas na hora da assistência pode prejudicar o atendimento de uma urgência ou emergência, impedindo a realização de um curativo ou procedimento que poderia estancar uma hemorragia, por exemplo.
Inclua, então, a manutenção do kit entre as rotinas do ambulatório ou órgãos de SST da empresa (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e CIPA).
E lembre-se de conservar a maleta com o kit em local seco e arejado, acessível e a uma temperatura amena.
Isso se torna ainda mais importante quando o kit de primeiros socorros contém medicamentos, que podem provocar reações adversas graves quando consumidos fora da validade ou mantidos em condições de armazenamento inapropriadas.
Benefícios do kit de primeiros socorros para a imagem e cultura da empresa
Manter um kit de primeiros socorros à disposição mostra um cuidado com a saúde dos trabalhadores por parte da empresa.
Assim como a falta desses itens indica descuido com o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho.
Daí a relevância de montar seu kit considerando as ameaças apontadas pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), PCMSO e demais iniciativas prevencionistas.
Além, é claro, de dar treinamento aos funcionários, garantindo que sempre haja um empregado capacitado para os primeiros socorros até que a vítima receba assistência médica.
Essa dinâmica ainda colabora para a estratégia de prevenção de acidentes de trabalho, a partir da conscientização e educação em saúde.
O que acaba refletindo na cultura organizacional e imagem institucional da empresa, que passa a ser vista de forma positiva pela sociedade ao prover cuidados básicos com agilidade.
Como mencionei ao longo do artigo, a celeridade no atendimento pode evitar lesões graves a até a morte do empregado, afastando também sanções como multas e processos judiciais.
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Conclusão
Ao final deste texto, você já sabe como montar um kit de primeiros socorros adequado aos colaboradores.
Também reconhece o papel do treinamento para que as ações sejam eficazes, além de soluções de telemedicina que podem ser úteis.
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