Clínica Consultrata melhora seus números com a Telemedicina Morsch

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de novembro de 2018
Case consultrata

O case Consultrata é uma Clínica Médica Popular localizada em Erechim (RS) e que, graças a Telemedicina Morsch, tem conseguido com sucesso cumprir a sua missão, que é “proporcionar o acesso à saúde de qualidade a todos”.

A Consultrata conta com uma equipe multidisciplinar e presta serviços de consultas médicas de diversas especialidades e também exames clínicos e complementares.

A maior parte dos pacientes da clínica é formada por pessoas que não possuem plano de saúde, além disso, mesmo aqueles que possuem um plano, muitas vezes não contam com determinada especialidade ou mesmo exames.

Pensando em uma solução para ampliar os serviços e oferecer tudo isso com qualidade e preço acessível, um dos sócios da Consultrata, Lucas Jaskulski, buscou a Telemedicina Morsch.

Telemedicina Morsch e case Consultrata: parceria de resultado

A parceria começou em meados de 2017. Lucas, que é da área de tecnologia, já entendia sobre o processo de Telemedicina e com o auxílio direto do Dr. Morsch recebeu um suporte completo sobre como seria a implantação o case da Consultrata e de que forma o projeto funcionaria na clínica.

Na Consultrata, a Telemedicina Morsch é utilizada principalmente na área de exames. De acordo com Lucas, antes da implementação era preciso buscar um médico especialista na cidade para elaborar determinados laudos.

Esse processo era moroso e com alto custo para a clínica e para os pacientes.

E em outros casos, era praticamente inviável a realização de alguns exames.

Graças a parceria com a Telemedicina Morsch, desde 2017 a Consultrata passou a oferecer exames com preços bem mais atrativos e com resultados bem mais rápidos. Tudo isso com muita qualidade.

Além disso, a clínica conta também com total suporte no reparo de equipamentos e treinamento de equipe relacionados a Telemedicina.

O resultado dessa parceria é que o case Consultrata se tornou mais competitiva no mercado, atraindo novas parcerias e, principalmente novos clientes, que agora recebem um atendimento e serviço de qualidade e com um preço bem mais acessível.

Case Consultrata recebe laudos com agilidade e preço baixo

O laudo a distância vem se tornando uma alternativa cada vez mais interessante para quem está montando sua própria clínica ou pretende expandir o seu negócio.

E razão é extremamente compreensível: o surgimento da Telemedicina e seus avanços gradativos.

A Telemedicina vem quebrando barreiras no que se refere ao segmento de saúde, pois com a utilização da plataforma em nuvem, aperfeiçoa a troca de informações com mais segurança, trazendo ainda mais recursos como avaliações de especialistas em videoconferência, laudos de todos os exames praticados onde o médico não é obrigatório e também uma segunda opinião onde o médico assistente deseja mais informações para o seu paciente que fez exame com ele.

Isso faz com que a a rotina de hospitais, clínicas e demais centros médicos se torne muito mais eficiente – sendo a otimização na entrega de laudos ou exames à distância um dos principais exemplos disso.

Além disso, com laudos online  não é preciso contratar vários especialistas para interpretar os exames. Isso implica em uma importante redução de custos, uma vez que não é barato manter muitos desses profissionais na sua unidade.

Entre os exames que podem emitir resultados em tempo hábil por meio dos laudos médicos à distância podemos destacar:

  • Eletrocardiograma;
  • Radiologia geral, tomografia, ressonância, densitometria, etc
  • Holter e Mapa de pressão;
  • Espirometria clínica e ocupacional
  • Eletroencefalograma clínico e ocupacional
  • Exames ocupacionais;
  • Exames periódicos.

Telemedicina como solução para escassez de médicos

A pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), mostra que a proporção atual é de pouco mais de dois médicos para cada mil brasileiros.

Possivelmente, o quadro não seria tão grave se esses profissionais estivessem distribuídos com mais igualdade pelas regiões do país.

Para se ter uma ideia, o Distrito Federal possui 4,35 médicos por mil habitantes, enquanto o Maranhão registra apenas 0,87 médico por mil habitantes.

Conclusão

Nesse cenário, a Telemedicina tem ajudado unidades de saúde em cidades menores e no interior do país, possibilitando o acesso a especialistas.

A Telemedicina é uma solução com excelente custo benefício e extremamente eficiente uma vez que, as unidades de saúde não precisam manter a sua disposição um corpo clínico a todo o momento.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin