O Laudo a distância é a solução para exames sem especialistas

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de julho de 2017
Laudo a distancia

O laudo a distância vem se tornando uma alternativa cada vez mais interessante para quem está montando sua própria clínica.

A razão é extremamente compreensível: o surgimento da telemedicina e seus avanços gradativos.

E para dar início a esse artigo, gostaríamos de lhe fazer uma pergunta: você sabe como utilizar uma plataforma de telemedicina para melhorar a agilidade e reduzir custos de sua clínica?

Um pouco antes de entrarmos neste assunto, vamos falar um pouco mais sobre a telemedicina.

O surgimento da Telemedicina

A telemedicina vem, definitivamente, quebrando barreiras no que se refere ao segmento de saúde. Iniciou com os meios de comunicação tradicionais como telefone, fax onde os colegas trocavam informações e exames para auxílio no diagnóstico e hoje se tornou tão trivial que todos praticam essa especialidade sem se dar conta, como compartilhar registros de exames no Whatsapp, no e-mail, etc..

Solicite um orçamento

A plataforma em nuvem de Telemedicina apenas aperfeiçoa essa troca de informações com mais segurança, trazendo ainda mais recursos como avaliações de especialistas em vídeo-conferência, laudos de todos os exames praticados onde o médico não é obrigatório e também uma segunda opinião onde o médico assistente deseja mais informações para o seu paciente que fez exame com ele.

Aos poucos, ela permite que a rotina de hospitais, clínicas e demais centros médicos se torne muito mais eficiente – sendo a otimização na entrega de laudos ou exames à distância um dos principais exemplos disso.

A telessaúde (ou telemedicina) vem se consolidando no Brasil de forma cada vez mais expressiva. Isso permite que, aos poucos, ela chegue a comunidades em áreas isoladas ou para pessoas que, antes dela, não possuíam acesso à saúde de qualidade ou com frequência.

O crescimento na oferta do laudo a distância

Os laudos nada mais são do que os resultados dos exames realizados pelo paciente numa clínica, consultório, emergência ou hospital.

Com o laudo em mãos, o paciente sabe qual será o próximo passo a ser tomado: o início de um tratamento, a repetição do exame ou a realização de uma consulta médica presencial são alguns exemplos de atitudes posteriores ao laudo médico.

Com o surgimento da telemedicina, a oferta de laudo a distância se tornou uma realidade. Graças a uma plataforma de telemedicina, o médico especialista pode oferecer o laudo à distância.

Entre os exames que podem emitir resultados em tempo hábil por meio dos laudos médicos à distância podemos destacar:

  • Eletrocardiograma;
  • Radiologia geral, tomografia, ressonância, densitometria, etc
  • Holter e Mapa de pressão;
  • Espirometria clínica e ocupacional
  • Eletroencefalograma clínico e ocupacional
  • Exames ocupacionais;
  • Exames periódicos.

Vamos imaginar uma empresa de pequeno porte, que não tem em sua disposição uma comunidade médica para emitir em tempo hábil, laudos para a contratação ou demissão.

Neste caso, mais uma vez, uma clínica que oferece laudos à distância pode trazer vantagens para todos ao seu redor.

Telemedicina e laudo a distância: entenda como funciona!

O laudo a distância é eficiente uma vez que, desta forma, a empresa não precisa manter a sua disposição um corpo clínico a todo o momento.

Neste caso, as empresas podem pagar unicamente pela emissão dos laudos sob demanda – como para funcionários que precisam realizar exames ocupacionais, periódicos, de demissão ou contratação, por exemplo.

Os 5 motivos pelos quais você deve apostar no laudo a distância em sua clínica, que respondem, ainda a pergunta realizada no início deste artigo, são os seguintes:

1- Especialistas que disponibilizam o laudo a distância

O laudo a distância, diferentemente do que você pode estar imaginando, é realizado por profissionais médicos credenciados e especializados.

Sendo assim, vamos imaginar que uma determinada empresa submeteu todos os funcionários de um setor para a realização de exames ocupacionais.

Quem irá avaliar os resultados dos colaboradores da mesma serão médicos especializados no específico exame solicitado.

Neste sentido, devemos destacar que todos os laudos médicos são realizados por profissionais especialistas das mais variadas áreas: cardiologia, radiologia, neurologia, pneumologia e outras.

Outro diferencial referente a esse assunto diz respeito à rapidez na entrega dos laudos – o que pode ser eficiente principalmente para as empresas que, como já destacamos anteriormente, não tem suporte para manutenção de uma comunidade médica ao seu dispor.

Com a telemedicina, os resultados dos exames são avaliados pelos médicos profissionais e entregues ao paciente com rapidez e eficiência.

2- Atendimento em todo e qualquer lugar

Graças à telemedicina, o atendimento referente a laudos médicos pode ser realizado em todo e qualquer lugar.

Isso torna o procedimento muito mais rápido, uma vez que os exames são realizados por meio de aparelhos em comodato (o que falaremos a seguir).

Com o atendimento em todo e qualquer lugar, o médico pode enviar o laudo à distância para o paciente, que por sua vez, irá receber em tempo real sem que seja preciso se deslocar novamente para a sua clínica. Incrível, não é mesmo?

3- Aparelhos em comodato para quem não os possui

E se a sua clínica ainda não é dotada de aparelhos em comodato, isso não é problema.

A plataforma da telemedicina Morsch oferece tudo o que você precisa para a terceirização de laudos médicos à distância com qualidade e eficiência.

Os serviços oferecidos pela plataforma são todos baseados em profissionais médicos certificados e em tecnologia de primeira linha – o que inclui a oferta dos aparelhos em comodato para as clínicas que ainda não os possuem.

Graças aos serviços de telessaúde oferecidos pela Telemedicina Morsch, o trabalho de sua clínica irá se resumir na realização do exame por meio do aparelho em comodato.

Em seguida, ele será disponibilizado para a comunidade médica da Telemedicina Morsch, que instantaneamente, realizará a avaliação do exame e devolverá o laudo médico em 30 minutos.

Se a sua clínica já conta com os aparelhos, melhor ainda: já que isso irá diminuir ainda mais os custos da mesma. Neste caso, a clínica deverá pagar exclusivamente pelos laudos médicos.

E considerando que profissionais especialistas não precisarão ser contratados, a economia do seu empreendimento vai lá em cima.

4- Apoio aos médicos da clínica para uma segunda opinião

Se os médicos de sua clínica ficarem em dúvida na análise de determinados resultados de exames (o que é absolutamente normal), você pode contar ainda com o apoio da comunidade de médicos da Telemedicinamorsch para uma segunda opinião.

Geralmente a segunda opinião é de grande importância quando o médico generalista está em dúvida sobre a necessidade de repetição do exame ou não.

5- Baixo custo na contratação dos aparelhos e do laudo a distância

A contratação de aparelhos em comodato para a oferta de laudo a distância permite altíssima economia nos exames para todos os envolvidos: clínica, paciente e empresa que solicitou o exame (caso este seja o caso).

Isso porque a não-necessidade de deslocamento frequente e rapidez na entrega de resultados faz com que os laudos possam ser avaliados e devolvidos de modo muito mais eficiente.

Além disso, não devemos deixar de destacar a grande variedade de laudos a distância que podem ser realizados graças aos avanços da telemedicina.

São exames de eletrocardiograma, de espirometria, exames na área de radiologia, pneumologia, neurologia e vários outros, o que inclui avaliações cardiológicas a distância.

Para finalizar, gostaríamos ainda de lhe realizar um convite especial: que tal acompanhar as novidades enviadas pela Telemedicina Morsch em seu e-mail?

Desta forma, você poderá se informar, em tempo real, com dicas de grande importância para obtenção do sucesso em sua clínica. O que acha?

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp