Laudo para tomografia computadorizada na Telerradiolgia

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de julho de 2017
laudo para tomografia

Muitas clínicas de radiologia e hospitais têm demonstrado avanços tecnológicos na investigação de doenças complexas com o uso do laudo para tomografia computadorizada.

Entenda como é possível melhorar os serviços com agilidade e redução nos custos usando laudo a distância na telerradiologia.

Esse processo condiz com os novos modelos de equipamentos e produtos que estão disponíveis no mercado.

São novos métodos que tem por característica evoluir os processos da medicina tradicional.

Na tomografia em específico a evolução acontece com o aumento do número de detectores e a redução da exposição a radiação durante o exame.

Solicite um orçamento

Por isso, se você possui uma clínica e acompanha as novas tendências de mercado, sabe que hoje destacam-se as instituições de saúde que oferecem diferenciais aos seus pacientes.

Além de contribuir para uma maior facilidade na rotina médica, novos procedimentos podem ser extremamente rentáveis.

Para aqueles que possuem estabelecimentos que realizam exames como a tomografia, a tecnologia tem muito a contribuir.

O mercado apresenta atualizações desses procedimentos que podem ser econômicas e vantajosas para a sua clínica, bem como satisfatórias aos seus pacientes.

Tomografia computadoriza: Qual sua importância e benefícios

Como conhecemos, a tomografia computadorizada é um procedimento complementar de diagnóstico por imagem. Ela é capaz de captar uma imagem de alguma seção do corpo.

O resultado é obtido através de um processamento por um computador, e toda a informação consistente no laudo é obtida através de uma sucessão de raios X.

Mas é importante ressaltar que o exame se difere da radiologia convencional, apesar de basear-se nos mesmos princípios.

Na radiologia, os tecidos absorvem a radiação de uma maneira mais leve; em uma tomografia computadorizada, os raios podem alcançar tecidos mais densos e elementos mais pesados do corpo humano.

Portanto, podemos dizer que na tomografia computadorizada uma quantidade de radiação é absorvida pela parte do corpo analisada e traduz todas as variações produzindo a imagem.

O procedimento é bem simples. O paciente é colocado sob uma mesa que se move eletronicamente para dentro de um anel geralmente medindo cerca de 70 cm de diâmetro.

Em volta desse aparelho, há uma ampola de raios-x e também um detector que consegue captar a radiação e transmitir a um computador que disponibiliza as imagens.

Um pouco sobre a história da Tomografia

Vamos falar um pouco sobre a história dela?

A tomografia computadorizada foi criada em 1961 pelo médico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf.

Ele realizou uma série de experiências com imagens computadorizadas, porém não conseguiu conclui-las devido à falta de suporte matemático teórico.

Mais tarde, em 1964, o físico Allan Cormack conseguiu desvendar o método matemático para realizar as imagens.

Com uma base de estudos, aos poucos o método foi aperfeiçoado, conseguindo assim reconstruir imagens a partir dos raios x de uma tomografia.

Sendo assim, a primeira máquina registrada foi criada com fonte de amerício.

Um computador com programação para reprodução bidimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio deram forma às primeiras imagens de um exame tomográfico.

Porém, as imagens demoravam cerca de nove dias para ficarem prontas e, além disso, eram de baixa qualidade.

Houve uma segunda tentativa realizada por Godfrey Hounsfield, que usou tubos de raio x comercial para adquirir imagens do cérebro de um cadáver.

O resultado conseguiu demonstrar uma imagem nítida dentro do crânio. O sucesso de Hounsfield foi tanto, que hoje os pixels das imagens são calculados por medidas que levam o seu nome.

Já no Brasil, o primeiro tomógrafo computadorizado foi registrado no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo.

O primeiro exame realizado foi em 1971, em uma mulher de 41 anos que possuía tumor no lobo frontal esquerdo.

Existem dois planos básicos capazes de fornecer imagens tomográficas, que são o plano axial e o plano coronal.

O primeiro é perpendicular ao maior eixo do corpo, o outro permite uma visão frontal.

Depois das imagens obtidas, os recursos computacionais podem permitir imagens em um plano sagital que é paralelo à sutura sagital do crânio, ou até mesmo reconstruções tridimensionais.

As principais são os o campo de visão, pixels, a escala de cinzas, as janelas e a matriz.

Vantagens do uso do laudo para Tomografia

A tomografia computadorizada possui diversas vantagens.

A principal delas é que o exame permite o estudo de seções transversais do corpo humano, além de uma imagem mais nítida e uma percepção espacial do local.

A tomografia ajuda também a distinguir diferentes tecidos, podendo achar diferenças de densidade.

Para analisar as diferenças de densidade são realizadas medidas em unidades conhecidas como Hounsfield.

Mas é importante destacar que a tomografia computadorizada é capaz de alcançar dados e imagens que a radiologia convencional não permite detectar.

Dessa maneira, facilita-se o diagnóstico para o médico ou radiologista que realizar o exame, permitindo detectar anomalias importantes que podem debilitar a saúde do ser humano.

O procedimento não é invasivo e oferece um diagnóstico de grande valor.

Agora sabemos que a tomografia é um exame de extrema importância para a manutenção da saúde da população.

Com os procedimentos de alta tecnologia, o exame pode realizar o diagnóstico de diversas doenças.

Porém, mais importante ainda é que os exames fornecidos sejam de qualidade, e preferencialmente disponíveis com agilidade.

Para conseguir isso, a tecnologia nos favorece mais uma vez ofertando a telerradiologia.

Como a telerradiologia pode ser benéfica com laudo para tomografia?

A telerradiologia é uma ferramenta que pode te ajudar a aperfeiçoar a sua clínica.

Se você está procurando realizar investimentos que visam a melhoria do atendimento e diagnóstico dos exames, precisa aderir a esse sistema.

Essa é uma novidade no mercado que busca ampliar consideravelmente os exames que você fornece em sua instituição de saúde.

Você já deve ter ouvido falar sobre o sistema: que o laudo para tomografia na telerradiologia é uma especialidade consagrada, pois fornece laudos de exames com rapidez e qualidade.

Bem, se você não domina muito sobre o assunto, nós vamos te explicar como ele funciona e como pode ser benéfico para a sua clínica.

O conceito de telerradiologia é bem simples. Mas para deixar a explicação mais didática, podemos citar o seguinte exemplo: a palavra “telefone”.

O prefixo tele significa enviar mensagem pelo fone.

Na radiologia é a mesma coisa, ou seja, você envia as informações e mensagem contidas em um exame de radiologia para outras pessoas.

Mas como?

Muito simples!

Você realiza os seus exames normalmente e o envia para uma empresa terceirizada de telerradiologia.

A empresa possui uma equipe especializada de radiologistas que realizará interpretação do exame que você forneceu.

Depois, eles reenviam para você o laudo médico com todos os resultados que foram registrados no exame.

Quando você recebe o exame, pode repassá-lo digitalmente para outras pessoas, como o próprio paciente ou até mesmo um outro médico para angariar uma segunda opinião sobre o resultado.

Ou seja, nesse sistema, você não precisa contar com uma equipe especializada de radiologistas.

Há uma empresa terceirizada que fará isso para você de uma maneira qualificada e ágil.

Sabemos que há um déficit tremendo de radiologistas no mercado; por isso, essa tecnologia pode ser muito benéfica para sua clínica, além de ser rentável para você.

Ao invés de você gastar com o contrato de um radiologista especializado unicamente para o seu atendimento, no serviço de laudo para tomografia na teleradiologia você apenas paga pelos exames que envia, o que pode fazer uma grande diferença no final das contas.

Além disso, você encontrará uma equipe maior e disponível a todo momento que entregará os laudos da maneira mais rápida possível.

Viu só? Ela pode oferecer diversos benefícios não somente para você, mas também para os seus pacientes que sempre estão em busca de diferenciais.

Mas agora, se você já possui o serviço de laudo para tomografia na telerradiologia na sua clínica e está insatisfeito com o método, pode ser porque você precisa procurar por uma empresa confiável.

Por isso, apresentamos a Telemedicina Morsch.

Quais as vantagens de contratar os serviços da Telemedicina Morsch

A empresa de Telemedicina Morsch que fornece laudo para tomografia na teleradiologia é referência e destaque no mercado pela oferta diferencial de seus produtos.

É uma instituição que se preocupa em fornecer laudos com qualidade e agilidade com um ótimo custo-benefício.

Precisamos destacar que a empresa é homologada pela ANVISA, garantindo assim uma maior segurança e confiança dos serviços prestados.

Mas o laudo para tomografia na teleradiologia não compromete a qualidade dos exames? De forma alguma, é até ao contrário.

Na Telemedicina Morsch você encontrará uma equipe altamente especializada, séria e competente, que realizará os laudos online da sua tomografia computadorizada com qualidade e segurança, liberando-os em questão de minutos.

Ou seja, esse é momento para você que procura uma modernização do seu negócio.

Afinal, como atualizar minha clínica em telerradiologia?

A tomografia computadorizada é um exame realizado com alta tecnologia que permite o diagnóstico de diversas doenças.

Sendo assim, o processo é de extrema importância para a manutenção da saúde da população.

Como discutimos ao longo do artigo, a tecnologia aprimorou os avanços na medicina, contribuindo ainda mais para um maior desenvolvimento da tomografia.

Assim, temos hoje a telerradiologia.

O serviço tem avançado no mercado pela contribuição ofertada.

Graças ao sistema, os laudos de exames são entregues de maneira ágil e qualificada, além de possuírem um excelente custo-benefício.

E o maior destaque deve-se a Telemedicina  Morsch, que é uma das maiores empresas no ramo, e sempre contribui com aqueles profissionais que buscam uma modernização dos seus negócios.

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp