Tecnologia e segurança no trabalho: por que e como investir?
A união entre tecnologia e segurança no trabalho faz toda a diferença para a proteção dos colaboradores.
Afinal, investir em inovações viabiliza a preservação de sua saúde e integridade, reforçando a estratégia de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) nas empresas.
Quer aprender a usar a tecnologia em favor da SST no dia a dia? Então, este artigo é para você.
A partir de agora, vou apresentar a importância, motivos para investir e boas práticas para aproveitar as ferramentas disponíveis.
Lendo até o final, você conhece também as vantagens da telemedicina ocupacional.
O que é tecnologia e segurança no trabalho?
Tecnologia e segurança no trabalho é a aplicação de recursos tecnológicos para enfrentar e reduzir ameaças no ambiente laboral.
Essa combinação compreende os instrumentos utilizados para prevenir ou minimizar os impactos das ocorrências no trabalho, desde os controles de engenharia até os equipamentos de proteção individual (EPI).
Começando por um exemplo comum, detectores de fumaça emitem alarmes quando identificam esse agente de risco químico no ambiente, permitindo que os trabalhadores abandonem o local antes de inalar quantidades perigosas de gases nocivos.
Já um dispositivo instalado numa máquina pode resultar em seu desligamento automático caso haja movimento próximo a uma parte perigosa, como uma lâmina ou prensa.
Mas versões da tecnologia na saúde também auxiliam gestores de diversos departamentos, que dispõem de suporte para acelerar a identificação e controle de riscos ocupacionais.
Qual a importância da tecnologia e segurança no trabalho?
A aplicação da tecnologia fortalece as ações de segurança do trabalho e, por consequência, a prevenção de acidentes de trabalho.
Evitar essas lesões é a principal missão da segurança do trabalho, que atua identificando fontes de risco, a fim de adotar medidas preventivas para mitigar ou atenuar as ameaças.
Com o auxílio da tecnologia, essas medidas de ST são potencializadas.
Sem contar que os próprios equipamentos de proteção coletiva (EPC) e os EPI nasceram de tecnologias que visam preservar a vida e a integridade dos empregados.
Nesse cenário, colaboram para reverter o quadro preocupante de acidentes de trabalho no país, que ocorrem, em média, a cada 51 segundos.
De acordo com o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, a cada 3 horas um trabalhador morre em decorrência desses acidentes no Brasil, que ceifaram a vida de 28 mil pessoas entre 2012 e 2022.
Além dos óbitos e incapacidade, o estudo evidenciou gastos da ordem de R$ 150 milhões com afastamentos do trabalho.
Por que investir em tecnologia e segurança no trabalho?
São muitos os benefícios de apostar nessa estratégia.
Conheça alguns deles abaixo:
- Automação de tarefas monótonas, agregando mais agilidade junto à economia de tempo e dinheiro
- Restrição e controle de entrada em locais restritos com eficiência
- Substituição de trabalhadores em atividades arriscadas, como em espaços confinados e restritos ou na detecção de elementos tóxicos após vazamentos
- Localização de trabalhadores com rapidez, a partir de tecnologias como o Beacon
- Apoio à gestão, otimizando a coleta, compilação e armazenamento de dados que poderão ser comparados posteriormente. Por exemplo, para manter o controle referente ao gerenciamento de EPI, mostrando seu número de série, validade, registro de avarias, trocas etc.
- Maior produtividade para os colaboradores, que delegam tarefas repetitivas e se concentram em pontos estratégicos
- Monitoramento da saúde dos funcionários simplificado, com acesso ao prontuário eletrônico apenas por pessoas autorizadas, mas partindo de qualquer dispositivo conectado à internet
- Emissão de alertas diante de anormalidades, como no caso dos detectores de fumaça e outros agentes de risco.
Agora que elencamos as vantagens da tecnologia aplicada à ST, vamos avançar para boas práticas que potencializam esses efeitos positivos.
Como melhorar a tecnologia e segurança no trabalho?
As ações que listo a seguir são indicadas para todo o tipo de empresa que deseja melhorar as medidas preventivas e ampliar o bem-estar e segurança do trabalhador.
Acompanhe!
Gestão com indicadores de desempenho
O gerenciamento da SST nas empresas se torna mais prático utilizando softwares e outras tecnologias digitais.
Como comentei acima, esses sistemas fazem a coleta, organização e arquivamento de dados com agilidade, possibilitando análises referentes a indicadores de desempenho.
Nesse contexto, o gestor, profissionais do SESMT e CIPA podem acompanhar os resultados com maior precisão para tomar as decisões corretas em prol da proteção dos trabalhadores.
Diminuição de erros
Cálculos e gráficos são gerados com rapidez usando as tecnologias.
No entanto, sua aplicação vai muito além, alcançando planilhas de manutenção preventiva e periódica, compra e substituição de EPCs e EPIs, registros de acidentes de trabalho etc.
Enquanto erros são inerentes à ação humana, suas chances são reduzidas quando o time tem o apoio da tecnologia.
Suporte à comunicação
Em vez de aguardar por reuniões presenciais, anúncios podem utilizar a intranet, e-mail corporativo ou mesmo chats em dispositivos espalhados por diferentes locais da empresa.
Dessa forma, a comunicação ganha celeridade, impulsionando a adoção de medidas preventivas nos locais de trabalho.
Agilidade no treinamento
Diálogos Diários de Segurança (DDS), treinamento periódico e outros tipos de capacitação e conscientização ficam mais acessíveis e rápidos usando a tecnologia.
Uma opção interessante é a educação a distância (EAD) ou em formato híbrido.
Isso dispensa a permanência do empregado durante toda a formação, facilitando a conclusão de aulas teóricas.
Tecnologias disruptivas como a realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) ainda podem ser usadas para simulações, oferecendo capacitação sem risco real ao funcionário.
Otimização da emissão de laudos
A elaboração e conclusão de documentos de saúde ocupacional é outra tarefa simplificada por meio de recursos tecnológicos.
Utilizando uma plataforma de telemedicina, os laudos de SST são criados, atualizados, armazenados e compartilhados com praticidade, em poucos cliques.
Sistemas completos como a Telemedicina Morsch ainda oferecem a assinatura digital.
Ela otimiza a entrega dos relatórios mesmo que o especialista em medicina e segurança do trabalho esteja geograficamente distante.
O serviço está disponível para:
Solicite um orçamento sem compromisso aqui!
Conclusão
Investir em tecnologia e segurança no trabalho é importante para manter seu negócio competitivo sem prejudicar o bem-estar dos empregados.
Então, comece a aproveitar as vantagens das medidas preventivas hoje mesmo!
Compartilhe também este conteúdo com sua rede, para que mais pessoas conheçam o impacto positivo da segurança do trabalho.
Siga acompanhando artigos sobre medicina ocupacional em nosso blog.