Telessaúde e eletroencefalograma, entenda como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de outubro de 2015
Telemedicina e eletroencefalograma

A Telessaúde e eletroencefalograma são especialidades médicas que se complementam. Consistem essencialmente no uso da tecnologia da informação e nas ferramentas de telecomunicações junto com a neurologia em fornecer recursos, como dados e conhecimentos médicos para Clínicas remotas e aos pacientes e também a outros profissionais da área da saúde.

Como ocorre a integração entre a Telessaúde e Eletroencefalograma?

Basicamente a Telessaúde consiste numa estrutura de atendimento a distância onde usa a Telemedicina como uma plataforma em nuvem que recebe os exames de eletroencefalograma que são interpretados pelos neurologistas em tempo real.

Com isso, a Clínica que envia os exames tem qualidade na interpretação dos exames e rapidez em liberar o resultado para os pacientes.

Falando em exemplos práticos, a telessaúde vai desde a oferta de cursos à distância na área da saúde, usando a internet e videoconferência, até o fornecimento de resultados de exames para pacientes e médicos, passando pela discussão de casos clínicos raros entre médicos de diferentes partes do mundo e pela execução de cirurgias, em tempo real, realizadas por robôs controlados à distância.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE?

Solicite um orçamento

Como funciona na prática a telessaúde e Eletroencefalograma?

Tanto Clínicas distantes, hospitais, consultórios que desejam realizar exames médicos mesmo não tendo especialistas, podem usufruir dos benefícios da Telemedicina.

O cliente pode usar seu próprio aparelho ou contratar um em comodato. Fornecemos treinamento á distância para o técnico da Clínica que contratou os serviços e em pouco tempo estará apto para realizar o exame e enviar para a plataforma de telemedicina. Após o envio do exame usando a internet, o especialista logado no sistema irá interpretar e liberar o laudo médico em 30 minutos para que o cliente possa imprimir e entregar para o paciente.

QUERO FAZER O CURSO GRATUITO DE EEG

O desenvolvimento da telemedicina tem proporcionado que exames fundamentais para o diagnóstico de determinadas doenças possam evoluir, como por exemplo, o eletroencefalograma (EEG). Esse exame é realizado por meio da colocação de eletrodos no couro cabeludo do paciente, capazes de monitorar a atividade cerebral elétrica instantânea.

Para quem é indicado realizar eletroencefalograma?

O exame é indicado para pacientes de todas as idades, sempre que houver uma suspeita de anomalia na atividade do cérebro.

Além disso, também é um recurso para diagnosticar epilepsia e uma série de outras doenças neurológicas e psiquiátricas.

O EEG fornece um panorama preciso, capaz de detectar alterações cerebrais precocemente, em tempo de se fazer um tratamento eficiente.

Mas, qual é a relação entre Telessaúde e Eletroencefalograma?

Ela possibilita que o laudo seja compartilhado (sempre de forma segura e sigilosa) com médicos de outras regiões do país e do mundo, que tenham mais experiência nesse segmento e que possam fornecer mais informações, que auxiliem no tratamento do paciente.

A interpretação de exames online auxilia muito na análise do EEG e pode até ser uma ferramenta para que o próprio paciente compreenda de forma mais simples qual é o real significado daquele resultado. O conhecimento é o primeiro passo na busca por saúde e qualidade de vida.

Que marca de aparelho de eeg devo comprar?

O mercado disponibiliza várias marcas. O importante é ver se são registradas na ANVISA. Na dúvida, faça um orçamento e solicite nossa opinião para ajudar a escolher a melhor marca que caiba no seu bolso.

QUERO CONHECER ALGUMAS MARCAS DE EEG

O aparelho é muito caro. Posso alugar?

SIM. A Telemedicina Morsch disponibiliza a modalidade de aluguel em comodato. O cliente paga uma mensalidade e recebe 30 laudos cortesia todos os meses.

QUERO SABER MAIS SOBRE COMODATO DE APARELHOS MEDICOS

Tenho meu aparelho, posso usar na Telessaúde?

SIM. A plataforma de telessaúde disponibiliza a Telemedicina que recebe exames de qualquer aparelho médico do Brasil.

Depois de fazer contrato, o cliente recebe treinamento online e em poucos minutos estará apto a enviar os exames para a plataforma de telemedicina.

Um mesmo aparelho de Eletroencefalograma pode realizar os seguintes exames:

  • Eletroencefalograma Clínico
  • Eletroencefalograma Ocupacional
  • Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

Em resumo, a Telessaúde e Eletroencefalograma estão intimamente relacionados em atendimento a distância. Dentro da Telessaúde temos a Telemedicina que é exclusiva em receber os exames e disponibilizar os laudos interpretados por especialistas logados na plataforma em tempo real.

A Telessaúde é o ambiente digital completo, com a Telemedicina, prontuário eletrônico, cursos de educação a distância, telemonitoramento, e uma lista infindável de aplicativos na saúde todos interligados para centralizar as informações em um único lugar.

Contratar serviços de Telessaúde e Telemedicina é seguro, viável e traz um custo-benefício que compensa o investimento.

Gostou do assunto? Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp